Metodologias aplicadas no ensino de ética, bioética e deontologia da saúde durante a última década : uma revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Tiago Pereira de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Rech, Rafaela Soares, Gomes, Erissandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/239855
Resumo: Esta revisão integrativa realiza um mapeamento da produção científica da última década com vistas às metodologias aplicadas no ensino de Ética, Bioética e Deontologia, objetivando categorizá-las e descrevê-las. Na busca pelos descritores “ensino” and “saúde” and “ética” or “bioética” or “deontologia”, nas bases de Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Educational Resources Information Centre (ERIC), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Google Acadêmico, foram encontrados 34 artigos. As metodologias foram organizadas em: metodologias ativas e modelo tradicional. A síntese desta revisão afirma que as metodologias ativas oferecem aprendizagens mais significativas se comparadas ao modelo tradicional, sobretudo associadas ao uso da tecnologia. Além disso, pressupostos teóricos transversais e interdisciplinares também foram associados à aplicabilidade metodológica no ensino das temáticas em questão.
id UFRGS-2_858252332dbb9ff28ad6cefb03489001
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/239855
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Souza, Tiago Pereira deRech, Rafaela SoaresGomes, Erissandra2022-06-07T04:40:38Z20221414-3283http://hdl.handle.net/10183/239855001139710Esta revisão integrativa realiza um mapeamento da produção científica da última década com vistas às metodologias aplicadas no ensino de Ética, Bioética e Deontologia, objetivando categorizá-las e descrevê-las. Na busca pelos descritores “ensino” and “saúde” and “ética” or “bioética” or “deontologia”, nas bases de Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Educational Resources Information Centre (ERIC), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Google Acadêmico, foram encontrados 34 artigos. As metodologias foram organizadas em: metodologias ativas e modelo tradicional. A síntese desta revisão afirma que as metodologias ativas oferecem aprendizagens mais significativas se comparadas ao modelo tradicional, sobretudo associadas ao uso da tecnologia. Além disso, pressupostos teóricos transversais e interdisciplinares também foram associados à aplicabilidade metodológica no ensino das temáticas em questão.This integrative review maps out the scientific production of the last decade focusing on methodologies applied in teaching Ethics, Bioethics and Deontology, aiming to categorize and describe them. The review found thirty-four articles searching the keywords “teaching” and “health” and “ethics” or “bioethics” or “deontology” in the bases Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Educational Resources Information Centre (ERIC), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Scientific Electronic Library Online (SciELO) and Google Scholar. The methodologies were organized into: active methodologies and traditional model. The synthesis of this review states that active methodologies offer more significant learning, when compared to the traditional model, especially due to technology. Moreover, transversal and interdisciplinary theoretical assumptions were also associated with methodological applicability in the teaching of the themes in question.Esta revisión integradora realiza un mapeo de la producción científica de la última década, con relación a las metodologías aplicadas en la enseñanza de la Ética, Bioética y Deontología, con el objetivo de caracterizarlas y describirlas. En la búsqueda por los descriptores “enseñanza” and “salud” and “ética” or “bioética” or “deontología” en las bases Literatura Latinoamericana y del Caribe en Ciencias de la Salud (LILACS), Educational Resources Information Centre (ERIC), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Scientific Electronic Library Online (SciELO) y Google Académico se encontraron treinta y cuatro artículos. Las metodologías se organizaron en: metodologías activas y modelo tradicional. La síntesis de esta revisión afirma que las metodologías activas ofrecen aprendizajes más significativos si comparadas al modelo tradicional, principalmente asociadas al uso de la tecnología. Además, presuposiciones teóricas transversales e interdisciplinarias también se asociaron a la aplicabilidad metodológica en la enseñanza de las temáticas en cuestión.application/pdfporInterface (Botucatu) : comunicação, saúde, educação. Botucatu. Vol. 26 (2022), e210621, 16 p.ÉticaBioéticaDeontologiaEnsinoCapacitação de recursos humanos em saúdeEthicBioethicsDeontologyTeachingHealth human resource trainingDeontologíaEnseñanzaCapacitación de recursos humanos de SaludMetodologias aplicadas no ensino de ética, bioética e deontologia da saúde durante a última década : uma revisão integrativaMethodologies applied in the teaching of ethics, bioethics and deontology during the last decade : an integrative reviewMetodologías aplicadas en la enseñanza de la ética, bioética y deontología de la salud durante la última década : una revisión integradorainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001139710.pdf.txt001139710.pdf.txtExtracted Texttext/plain47150http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239855/3/001139710.pdf.txt66d514db80d41fb6876a261c1b0ea815MD53001139710-02.pdf.txt001139710-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain46163http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239855/4/001139710-02.pdf.txt75bc0585a041e4a84ae77e63f30f9590MD54ORIGINAL001139710.pdfTexto completoapplication/pdf741101http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239855/1/001139710.pdf3349cc0c845240b6394103acbbbf7c09MD51001139710-02.pdfTexto completo (inglês)application/pdf430175http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239855/2/001139710-02.pdf1aec332eb9822422a19ef0668ed8d4ceMD5210183/2398552022-06-08 04:40:02.438456oai:www.lume.ufrgs.br:10183/239855Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-08T07:40:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Metodologias aplicadas no ensino de ética, bioética e deontologia da saúde durante a última década : uma revisão integrativa
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Methodologies applied in the teaching of ethics, bioethics and deontology during the last decade : an integrative review
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Metodologías aplicadas en la enseñanza de la ética, bioética y deontología de la salud durante la última década : una revisión integradora
title Metodologias aplicadas no ensino de ética, bioética e deontologia da saúde durante a última década : uma revisão integrativa
spellingShingle Metodologias aplicadas no ensino de ética, bioética e deontologia da saúde durante a última década : uma revisão integrativa
Souza, Tiago Pereira de
Ética
Bioética
Deontologia
Ensino
Capacitação de recursos humanos em saúde
Ethic
Bioethics
Deontology
Teaching
Health human resource training
Deontología
Enseñanza
Capacitación de recursos humanos de Salud
title_short Metodologias aplicadas no ensino de ética, bioética e deontologia da saúde durante a última década : uma revisão integrativa
title_full Metodologias aplicadas no ensino de ética, bioética e deontologia da saúde durante a última década : uma revisão integrativa
title_fullStr Metodologias aplicadas no ensino de ética, bioética e deontologia da saúde durante a última década : uma revisão integrativa
title_full_unstemmed Metodologias aplicadas no ensino de ética, bioética e deontologia da saúde durante a última década : uma revisão integrativa
title_sort Metodologias aplicadas no ensino de ética, bioética e deontologia da saúde durante a última década : uma revisão integrativa
author Souza, Tiago Pereira de
author_facet Souza, Tiago Pereira de
Rech, Rafaela Soares
Gomes, Erissandra
author_role author
author2 Rech, Rafaela Soares
Gomes, Erissandra
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Tiago Pereira de
Rech, Rafaela Soares
Gomes, Erissandra
dc.subject.por.fl_str_mv Ética
Bioética
Deontologia
Ensino
Capacitação de recursos humanos em saúde
topic Ética
Bioética
Deontologia
Ensino
Capacitação de recursos humanos em saúde
Ethic
Bioethics
Deontology
Teaching
Health human resource training
Deontología
Enseñanza
Capacitación de recursos humanos de Salud
dc.subject.eng.fl_str_mv Ethic
Bioethics
Deontology
Teaching
Health human resource training
dc.subject.spa.fl_str_mv Deontología
Enseñanza
Capacitación de recursos humanos de Salud
description Esta revisão integrativa realiza um mapeamento da produção científica da última década com vistas às metodologias aplicadas no ensino de Ética, Bioética e Deontologia, objetivando categorizá-las e descrevê-las. Na busca pelos descritores “ensino” and “saúde” and “ética” or “bioética” or “deontologia”, nas bases de Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Educational Resources Information Centre (ERIC), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Google Acadêmico, foram encontrados 34 artigos. As metodologias foram organizadas em: metodologias ativas e modelo tradicional. A síntese desta revisão afirma que as metodologias ativas oferecem aprendizagens mais significativas se comparadas ao modelo tradicional, sobretudo associadas ao uso da tecnologia. Além disso, pressupostos teóricos transversais e interdisciplinares também foram associados à aplicabilidade metodológica no ensino das temáticas em questão.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-06-07T04:40:38Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/239855
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1414-3283
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001139710
identifier_str_mv 1414-3283
001139710
url http://hdl.handle.net/10183/239855
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Interface (Botucatu) : comunicação, saúde, educação. Botucatu. Vol. 26 (2022), e210621, 16 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239855/3/001139710.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239855/4/001139710-02.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239855/1/001139710.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239855/2/001139710-02.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 66d514db80d41fb6876a261c1b0ea815
75bc0585a041e4a84ae77e63f30f9590
3349cc0c845240b6394103acbbbf7c09
1aec332eb9822422a19ef0668ed8d4ce
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225058179350528