Metodologias aplicadas no ensino de ética, bioética e deontologia da saúde durante a última década : uma revisão integrativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/239855 |
Resumo: | Esta revisão integrativa realiza um mapeamento da produção científica da última década com vistas às metodologias aplicadas no ensino de Ética, Bioética e Deontologia, objetivando categorizá-las e descrevê-las. Na busca pelos descritores “ensino” and “saúde” and “ética” or “bioética” or “deontologia”, nas bases de Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Educational Resources Information Centre (ERIC), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Google Acadêmico, foram encontrados 34 artigos. As metodologias foram organizadas em: metodologias ativas e modelo tradicional. A síntese desta revisão afirma que as metodologias ativas oferecem aprendizagens mais significativas se comparadas ao modelo tradicional, sobretudo associadas ao uso da tecnologia. Além disso, pressupostos teóricos transversais e interdisciplinares também foram associados à aplicabilidade metodológica no ensino das temáticas em questão. |
id |
UFRGS-2_858252332dbb9ff28ad6cefb03489001 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/239855 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Souza, Tiago Pereira deRech, Rafaela SoaresGomes, Erissandra2022-06-07T04:40:38Z20221414-3283http://hdl.handle.net/10183/239855001139710Esta revisão integrativa realiza um mapeamento da produção científica da última década com vistas às metodologias aplicadas no ensino de Ética, Bioética e Deontologia, objetivando categorizá-las e descrevê-las. Na busca pelos descritores “ensino” and “saúde” and “ética” or “bioética” or “deontologia”, nas bases de Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Educational Resources Information Centre (ERIC), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Google Acadêmico, foram encontrados 34 artigos. As metodologias foram organizadas em: metodologias ativas e modelo tradicional. A síntese desta revisão afirma que as metodologias ativas oferecem aprendizagens mais significativas se comparadas ao modelo tradicional, sobretudo associadas ao uso da tecnologia. Além disso, pressupostos teóricos transversais e interdisciplinares também foram associados à aplicabilidade metodológica no ensino das temáticas em questão.This integrative review maps out the scientific production of the last decade focusing on methodologies applied in teaching Ethics, Bioethics and Deontology, aiming to categorize and describe them. The review found thirty-four articles searching the keywords “teaching” and “health” and “ethics” or “bioethics” or “deontology” in the bases Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Educational Resources Information Centre (ERIC), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Scientific Electronic Library Online (SciELO) and Google Scholar. The methodologies were organized into: active methodologies and traditional model. The synthesis of this review states that active methodologies offer more significant learning, when compared to the traditional model, especially due to technology. Moreover, transversal and interdisciplinary theoretical assumptions were also associated with methodological applicability in the teaching of the themes in question.Esta revisión integradora realiza un mapeo de la producción científica de la última década, con relación a las metodologías aplicadas en la enseñanza de la Ética, Bioética y Deontología, con el objetivo de caracterizarlas y describirlas. En la búsqueda por los descriptores “enseñanza” and “salud” and “ética” or “bioética” or “deontología” en las bases Literatura Latinoamericana y del Caribe en Ciencias de la Salud (LILACS), Educational Resources Information Centre (ERIC), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Scientific Electronic Library Online (SciELO) y Google Académico se encontraron treinta y cuatro artículos. Las metodologías se organizaron en: metodologías activas y modelo tradicional. La síntesis de esta revisión afirma que las metodologías activas ofrecen aprendizajes más significativos si comparadas al modelo tradicional, principalmente asociadas al uso de la tecnología. Además, presuposiciones teóricas transversales e interdisciplinarias también se asociaron a la aplicabilidad metodológica en la enseñanza de las temáticas en cuestión.application/pdfporInterface (Botucatu) : comunicação, saúde, educação. Botucatu. Vol. 26 (2022), e210621, 16 p.ÉticaBioéticaDeontologiaEnsinoCapacitação de recursos humanos em saúdeEthicBioethicsDeontologyTeachingHealth human resource trainingDeontologíaEnseñanzaCapacitación de recursos humanos de SaludMetodologias aplicadas no ensino de ética, bioética e deontologia da saúde durante a última década : uma revisão integrativaMethodologies applied in the teaching of ethics, bioethics and deontology during the last decade : an integrative reviewMetodologías aplicadas en la enseñanza de la ética, bioética y deontología de la salud durante la última década : una revisión integradorainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001139710.pdf.txt001139710.pdf.txtExtracted Texttext/plain47150http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239855/3/001139710.pdf.txt66d514db80d41fb6876a261c1b0ea815MD53001139710-02.pdf.txt001139710-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain46163http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239855/4/001139710-02.pdf.txt75bc0585a041e4a84ae77e63f30f9590MD54ORIGINAL001139710.pdfTexto completoapplication/pdf741101http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239855/1/001139710.pdf3349cc0c845240b6394103acbbbf7c09MD51001139710-02.pdfTexto completo (inglês)application/pdf430175http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239855/2/001139710-02.pdf1aec332eb9822422a19ef0668ed8d4ceMD5210183/2398552022-06-08 04:40:02.438456oai:www.lume.ufrgs.br:10183/239855Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-08T07:40:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Metodologias aplicadas no ensino de ética, bioética e deontologia da saúde durante a última década : uma revisão integrativa |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Methodologies applied in the teaching of ethics, bioethics and deontology during the last decade : an integrative review |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Metodologías aplicadas en la enseñanza de la ética, bioética y deontología de la salud durante la última década : una revisión integradora |
title |
Metodologias aplicadas no ensino de ética, bioética e deontologia da saúde durante a última década : uma revisão integrativa |
spellingShingle |
Metodologias aplicadas no ensino de ética, bioética e deontologia da saúde durante a última década : uma revisão integrativa Souza, Tiago Pereira de Ética Bioética Deontologia Ensino Capacitação de recursos humanos em saúde Ethic Bioethics Deontology Teaching Health human resource training Deontología Enseñanza Capacitación de recursos humanos de Salud |
title_short |
Metodologias aplicadas no ensino de ética, bioética e deontologia da saúde durante a última década : uma revisão integrativa |
title_full |
Metodologias aplicadas no ensino de ética, bioética e deontologia da saúde durante a última década : uma revisão integrativa |
title_fullStr |
Metodologias aplicadas no ensino de ética, bioética e deontologia da saúde durante a última década : uma revisão integrativa |
title_full_unstemmed |
Metodologias aplicadas no ensino de ética, bioética e deontologia da saúde durante a última década : uma revisão integrativa |
title_sort |
Metodologias aplicadas no ensino de ética, bioética e deontologia da saúde durante a última década : uma revisão integrativa |
author |
Souza, Tiago Pereira de |
author_facet |
Souza, Tiago Pereira de Rech, Rafaela Soares Gomes, Erissandra |
author_role |
author |
author2 |
Rech, Rafaela Soares Gomes, Erissandra |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Tiago Pereira de Rech, Rafaela Soares Gomes, Erissandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ética Bioética Deontologia Ensino Capacitação de recursos humanos em saúde |
topic |
Ética Bioética Deontologia Ensino Capacitação de recursos humanos em saúde Ethic Bioethics Deontology Teaching Health human resource training Deontología Enseñanza Capacitación de recursos humanos de Salud |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Ethic Bioethics Deontology Teaching Health human resource training |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Deontología Enseñanza Capacitación de recursos humanos de Salud |
description |
Esta revisão integrativa realiza um mapeamento da produção científica da última década com vistas às metodologias aplicadas no ensino de Ética, Bioética e Deontologia, objetivando categorizá-las e descrevê-las. Na busca pelos descritores “ensino” and “saúde” and “ética” or “bioética” or “deontologia”, nas bases de Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Educational Resources Information Centre (ERIC), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Google Acadêmico, foram encontrados 34 artigos. As metodologias foram organizadas em: metodologias ativas e modelo tradicional. A síntese desta revisão afirma que as metodologias ativas oferecem aprendizagens mais significativas se comparadas ao modelo tradicional, sobretudo associadas ao uso da tecnologia. Além disso, pressupostos teóricos transversais e interdisciplinares também foram associados à aplicabilidade metodológica no ensino das temáticas em questão. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-06-07T04:40:38Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/239855 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1414-3283 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001139710 |
identifier_str_mv |
1414-3283 001139710 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/239855 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Interface (Botucatu) : comunicação, saúde, educação. Botucatu. Vol. 26 (2022), e210621, 16 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239855/3/001139710.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239855/4/001139710-02.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239855/1/001139710.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239855/2/001139710-02.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
66d514db80d41fb6876a261c1b0ea815 75bc0585a041e4a84ae77e63f30f9590 3349cc0c845240b6394103acbbbf7c09 1aec332eb9822422a19ef0668ed8d4ce |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225058179350528 |