Metodologias aplicadas no ensino de Ética, Bioética e Deontologia da Saúde durante a última década: uma revisão integrativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo (review) |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832022000100301 |
Resumo: | Esta revisão integrativa realiza um mapeamento da produção científica da última década com vistas às metodologias aplicadas no ensino de Ética, Bioética e Deontologia, objetivando categorizá-las e descrevê-las. Na busca pelos descritores “ensino” and “saúde” and “ética” or “bioética” or “deontologia”, nas bases de Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Educational Resources Information Centre (ERIC), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Google Acadêmico, foram encontrados 34 artigos. As metodologias foram organizadas em: metodologias ativas e modelo tradicional. A síntese desta revisão afirma que as metodologias ativas oferecem aprendizagens mais significativas se comparadas ao modelo tradicional, sobretudo associadas ao uso da tecnologia. Além disso, pressupostos teóricos transversais e interdisciplinares também foram associados à aplicabilidade metodológica no ensino das temáticas em questão. |
id |
UNESP-8_85afbfd66687f7b95ec6ef9bf4aaa5b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832022000100301 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Metodologias aplicadas no ensino de Ética, Bioética e Deontologia da Saúde durante a última década: uma revisão integrativaÉticaBioéticaDeontologiaEnsinoCapacitação de recursos humanos em SaúdeEsta revisão integrativa realiza um mapeamento da produção científica da última década com vistas às metodologias aplicadas no ensino de Ética, Bioética e Deontologia, objetivando categorizá-las e descrevê-las. Na busca pelos descritores “ensino” and “saúde” and “ética” or “bioética” or “deontologia”, nas bases de Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Educational Resources Information Centre (ERIC), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Google Acadêmico, foram encontrados 34 artigos. As metodologias foram organizadas em: metodologias ativas e modelo tradicional. A síntese desta revisão afirma que as metodologias ativas oferecem aprendizagens mais significativas se comparadas ao modelo tradicional, sobretudo associadas ao uso da tecnologia. Além disso, pressupostos teóricos transversais e interdisciplinares também foram associados à aplicabilidade metodológica no ensino das temáticas em questão.UNESP2022-01-01info:eu-repo/semantics/reviewinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832022000100301Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.26 2022reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/interface.210621info:eu-repo/semantics/openAccessSouza,Tiago Pereira deRech,Rafaela SoaresGomes,Erissandrapor2022-03-10T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832022000100301Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2022-03-10T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metodologias aplicadas no ensino de Ética, Bioética e Deontologia da Saúde durante a última década: uma revisão integrativa |
title |
Metodologias aplicadas no ensino de Ética, Bioética e Deontologia da Saúde durante a última década: uma revisão integrativa |
spellingShingle |
Metodologias aplicadas no ensino de Ética, Bioética e Deontologia da Saúde durante a última década: uma revisão integrativa Souza,Tiago Pereira de Ética Bioética Deontologia Ensino Capacitação de recursos humanos em Saúde |
title_short |
Metodologias aplicadas no ensino de Ética, Bioética e Deontologia da Saúde durante a última década: uma revisão integrativa |
title_full |
Metodologias aplicadas no ensino de Ética, Bioética e Deontologia da Saúde durante a última década: uma revisão integrativa |
title_fullStr |
Metodologias aplicadas no ensino de Ética, Bioética e Deontologia da Saúde durante a última década: uma revisão integrativa |
title_full_unstemmed |
Metodologias aplicadas no ensino de Ética, Bioética e Deontologia da Saúde durante a última década: uma revisão integrativa |
title_sort |
Metodologias aplicadas no ensino de Ética, Bioética e Deontologia da Saúde durante a última década: uma revisão integrativa |
author |
Souza,Tiago Pereira de |
author_facet |
Souza,Tiago Pereira de Rech,Rafaela Soares Gomes,Erissandra |
author_role |
author |
author2 |
Rech,Rafaela Soares Gomes,Erissandra |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza,Tiago Pereira de Rech,Rafaela Soares Gomes,Erissandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ética Bioética Deontologia Ensino Capacitação de recursos humanos em Saúde |
topic |
Ética Bioética Deontologia Ensino Capacitação de recursos humanos em Saúde |
description |
Esta revisão integrativa realiza um mapeamento da produção científica da última década com vistas às metodologias aplicadas no ensino de Ética, Bioética e Deontologia, objetivando categorizá-las e descrevê-las. Na busca pelos descritores “ensino” and “saúde” and “ética” or “bioética” or “deontologia”, nas bases de Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Educational Resources Information Centre (ERIC), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Google Acadêmico, foram encontrados 34 artigos. As metodologias foram organizadas em: metodologias ativas e modelo tradicional. A síntese desta revisão afirma que as metodologias ativas oferecem aprendizagens mais significativas se comparadas ao modelo tradicional, sobretudo associadas ao uso da tecnologia. Além disso, pressupostos teóricos transversais e interdisciplinares também foram associados à aplicabilidade metodológica no ensino das temáticas em questão. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/review |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
review |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832022000100301 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832022000100301 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/interface.210621 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.26 2022 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958525363585024 |