A tecnologia digital e suas possibilidades na educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/141514 |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso busca refletir sobre a utilização da tecnologia digital no processo educativo sob uma perspectiva construtivista, observando os principais desafios das instituições de ensino para a aplicação de novos métodos de ensino através de recursos tecnológicos. Em um levantamento bibliográfico, é apresentada uma visão panorâmica das diferentes realidades escolares em que as tecnologias estão sendo incorporadas; em seguida, são tecidas considerações sobre a resistência dos professores para o uso das tecnologias em sala de aula, inclusão digital e as transformações necessárias de alguns elementos do cotidiano pedagógico, como o papel do educador e o planejamento sob a perspectiva da inovação de recursos de ensino. |
id |
UFRGS-2_8593fbca584e0adc56ab41de25665f88 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141514 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Cardona, Carmem Alcenira CostaFlores, Maria Lucia Pozzatti2016-05-21T02:08:56Z2010http://hdl.handle.net/10183/141514000988177Este trabalho de conclusão de curso busca refletir sobre a utilização da tecnologia digital no processo educativo sob uma perspectiva construtivista, observando os principais desafios das instituições de ensino para a aplicação de novos métodos de ensino através de recursos tecnológicos. Em um levantamento bibliográfico, é apresentada uma visão panorâmica das diferentes realidades escolares em que as tecnologias estão sendo incorporadas; em seguida, são tecidas considerações sobre a resistência dos professores para o uso das tecnologias em sala de aula, inclusão digital e as transformações necessárias de alguns elementos do cotidiano pedagógico, como o papel do educador e o planejamento sob a perspectiva da inovação de recursos de ensino.This conclusion of course work reflects upon the use of digital technology in the educational process in a constructivist perspective, noting the main challenges of educational institutions for the implementation of new teaching methods through technological resources. Through literature, we present an overview of different educational situations in which technologies are being incorporated, then, are considerations regarding the teachers' resistance to the use of technology in the classroom, digital inclusion and the changes necessary to some elements of the pedagogical and the role of educator and planning from the perspective of innovation in teaching resources.application/pdfporTecnologia digitalInclusão digitalProfessorAlunoDigital technologyEducationDigital inclusionA tecnologia digital e suas possibilidades na educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Mídias Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000988177.pdf000988177.pdfTexto completoapplication/pdf122469http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141514/1/000988177.pdf504309f75a43ae4d6ef8fd5c40269e65MD51TEXT000988177.pdf.txt000988177.pdf.txtExtracted Texttext/plain64761http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141514/2/000988177.pdf.txte6d1ab71dcec262b73f362467aab4040MD52THUMBNAIL000988177.pdf.jpg000988177.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1042http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141514/3/000988177.pdf.jpg6b029eedf9bbd8e8f93356d69525e91bMD5310183/1415142018-10-25 10:06:05.524oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141514Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:06:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A tecnologia digital e suas possibilidades na educação |
title |
A tecnologia digital e suas possibilidades na educação |
spellingShingle |
A tecnologia digital e suas possibilidades na educação Cardona, Carmem Alcenira Costa Tecnologia digital Inclusão digital Professor Aluno Digital technology Education Digital inclusion |
title_short |
A tecnologia digital e suas possibilidades na educação |
title_full |
A tecnologia digital e suas possibilidades na educação |
title_fullStr |
A tecnologia digital e suas possibilidades na educação |
title_full_unstemmed |
A tecnologia digital e suas possibilidades na educação |
title_sort |
A tecnologia digital e suas possibilidades na educação |
author |
Cardona, Carmem Alcenira Costa |
author_facet |
Cardona, Carmem Alcenira Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardona, Carmem Alcenira Costa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Flores, Maria Lucia Pozzatti |
contributor_str_mv |
Flores, Maria Lucia Pozzatti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia digital Inclusão digital Professor Aluno |
topic |
Tecnologia digital Inclusão digital Professor Aluno Digital technology Education Digital inclusion |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Digital technology Education Digital inclusion |
description |
Este trabalho de conclusão de curso busca refletir sobre a utilização da tecnologia digital no processo educativo sob uma perspectiva construtivista, observando os principais desafios das instituições de ensino para a aplicação de novos métodos de ensino através de recursos tecnológicos. Em um levantamento bibliográfico, é apresentada uma visão panorâmica das diferentes realidades escolares em que as tecnologias estão sendo incorporadas; em seguida, são tecidas considerações sobre a resistência dos professores para o uso das tecnologias em sala de aula, inclusão digital e as transformações necessárias de alguns elementos do cotidiano pedagógico, como o papel do educador e o planejamento sob a perspectiva da inovação de recursos de ensino. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-05-21T02:08:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/141514 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000988177 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/141514 |
identifier_str_mv |
000988177 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141514/1/000988177.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141514/2/000988177.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141514/3/000988177.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
504309f75a43ae4d6ef8fd5c40269e65 e6d1ab71dcec262b73f362467aab4040 6b029eedf9bbd8e8f93356d69525e91b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224509973331968 |