A tecnologia digital e suas possibilidades na educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardona, Carmem Alcenira Costa
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/141514
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso busca refletir sobre a utilização da tecnologia digital no processo educativo sob uma perspectiva construtivista, observando os principais desafios das instituições de ensino para a aplicação de novos métodos de ensino através de recursos tecnológicos. Em um levantamento bibliográfico, é apresentada uma visão panorâmica das diferentes realidades escolares em que as tecnologias estão sendo incorporadas; em seguida, são tecidas considerações sobre a resistência dos professores para o uso das tecnologias em sala de aula, inclusão digital e as transformações necessárias de alguns elementos do cotidiano pedagógico, como o papel do educador e o planejamento sob a perspectiva da inovação de recursos de ensino.
id UFRGS-2_8593fbca584e0adc56ab41de25665f88
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141514
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Cardona, Carmem Alcenira CostaFlores, Maria Lucia Pozzatti2016-05-21T02:08:56Z2010http://hdl.handle.net/10183/141514000988177Este trabalho de conclusão de curso busca refletir sobre a utilização da tecnologia digital no processo educativo sob uma perspectiva construtivista, observando os principais desafios das instituições de ensino para a aplicação de novos métodos de ensino através de recursos tecnológicos. Em um levantamento bibliográfico, é apresentada uma visão panorâmica das diferentes realidades escolares em que as tecnologias estão sendo incorporadas; em seguida, são tecidas considerações sobre a resistência dos professores para o uso das tecnologias em sala de aula, inclusão digital e as transformações necessárias de alguns elementos do cotidiano pedagógico, como o papel do educador e o planejamento sob a perspectiva da inovação de recursos de ensino.This conclusion of course work reflects upon the use of digital technology in the educational process in a constructivist perspective, noting the main challenges of educational institutions for the implementation of new teaching methods through technological resources. Through literature, we present an overview of different educational situations in which technologies are being incorporated, then, are considerations regarding the teachers' resistance to the use of technology in the classroom, digital inclusion and the changes necessary to some elements of the pedagogical and the role of educator and planning from the perspective of innovation in teaching resources.application/pdfporTecnologia digitalInclusão digitalProfessorAlunoDigital technologyEducationDigital inclusionA tecnologia digital e suas possibilidades na educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Mídias Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000988177.pdf000988177.pdfTexto completoapplication/pdf122469http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141514/1/000988177.pdf504309f75a43ae4d6ef8fd5c40269e65MD51TEXT000988177.pdf.txt000988177.pdf.txtExtracted Texttext/plain64761http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141514/2/000988177.pdf.txte6d1ab71dcec262b73f362467aab4040MD52THUMBNAIL000988177.pdf.jpg000988177.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1042http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141514/3/000988177.pdf.jpg6b029eedf9bbd8e8f93356d69525e91bMD5310183/1415142018-10-25 10:06:05.524oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141514Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:06:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A tecnologia digital e suas possibilidades na educação
title A tecnologia digital e suas possibilidades na educação
spellingShingle A tecnologia digital e suas possibilidades na educação
Cardona, Carmem Alcenira Costa
Tecnologia digital
Inclusão digital
Professor
Aluno
Digital technology
Education
Digital inclusion
title_short A tecnologia digital e suas possibilidades na educação
title_full A tecnologia digital e suas possibilidades na educação
title_fullStr A tecnologia digital e suas possibilidades na educação
title_full_unstemmed A tecnologia digital e suas possibilidades na educação
title_sort A tecnologia digital e suas possibilidades na educação
author Cardona, Carmem Alcenira Costa
author_facet Cardona, Carmem Alcenira Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardona, Carmem Alcenira Costa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Flores, Maria Lucia Pozzatti
contributor_str_mv Flores, Maria Lucia Pozzatti
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia digital
Inclusão digital
Professor
Aluno
topic Tecnologia digital
Inclusão digital
Professor
Aluno
Digital technology
Education
Digital inclusion
dc.subject.eng.fl_str_mv Digital technology
Education
Digital inclusion
description Este trabalho de conclusão de curso busca refletir sobre a utilização da tecnologia digital no processo educativo sob uma perspectiva construtivista, observando os principais desafios das instituições de ensino para a aplicação de novos métodos de ensino através de recursos tecnológicos. Em um levantamento bibliográfico, é apresentada uma visão panorâmica das diferentes realidades escolares em que as tecnologias estão sendo incorporadas; em seguida, são tecidas considerações sobre a resistência dos professores para o uso das tecnologias em sala de aula, inclusão digital e as transformações necessárias de alguns elementos do cotidiano pedagógico, como o papel do educador e o planejamento sob a perspectiva da inovação de recursos de ensino.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-21T02:08:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/141514
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000988177
url http://hdl.handle.net/10183/141514
identifier_str_mv 000988177
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141514/1/000988177.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141514/2/000988177.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141514/3/000988177.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 504309f75a43ae4d6ef8fd5c40269e65
e6d1ab71dcec262b73f362467aab4040
6b029eedf9bbd8e8f93356d69525e91b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224509973331968