O uso da tecnologia como ferramenta em sala de aula na educação básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/197902 |
Resumo: | O presente tema foi escolhido através da minha experiência como docente, onde percebi algumas dificuldades dos professores em relação ao uso das tecnologias em sala de aula. A partir desse fato propus este trabalho que tem como objetivo pesquisar as relações entre professor, aluno e a tecnologia. Os objetivos específicos se desdobram em descrever os conceitos escolares sobre a inserção da tecnologia em sala de aula, como ferramenta de aprendizagem, identificar como os professores administram a inclusão digital em sala de aula, verificar a percepção dos professores sobre a inclusão digital e sua repercussão, averiguar a capacitação e aceitação dos professores em relação ao uso da tecnologia em sala de aula. Destacando-se a problemática: de que forma os professores identificam e buscam soluções para enfrentar a inserção do aluno ao mundo digital. Com este propósito, realiza-se a pesquisa, levantando contribuições teóricas sobre os temas propostos: tecnologia e educação, diferentes computadores na educação, projeto TV Multimídia, capacitação dos professores, programas de capacitação da rede pública. Procede-se a pesquisa de campo, mediante a coleta e análise de dados obtidos através da aplicação de questionários a professores na Escola Estadual de Ensino Fundamental Ayrton Senna do Brasil, situada em Novo Hamburgo. O estudo mostra-se relevante à medida que traz uma reflexão sobre a importância da inclusão tecnológica em sala de aula, de forma a promover mudanças no modo de ensinar, de aprender e de enxergar os estudantes do contexto estudado. |
id |
UFRGS-2_9dd370f76653e84f5a0815844203a68e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197902 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Domeraski, Marcio BoenoAzevedo, Marcelo Alexandre de2019-08-10T02:32:07Z2019http://hdl.handle.net/10183/197902001099084O presente tema foi escolhido através da minha experiência como docente, onde percebi algumas dificuldades dos professores em relação ao uso das tecnologias em sala de aula. A partir desse fato propus este trabalho que tem como objetivo pesquisar as relações entre professor, aluno e a tecnologia. Os objetivos específicos se desdobram em descrever os conceitos escolares sobre a inserção da tecnologia em sala de aula, como ferramenta de aprendizagem, identificar como os professores administram a inclusão digital em sala de aula, verificar a percepção dos professores sobre a inclusão digital e sua repercussão, averiguar a capacitação e aceitação dos professores em relação ao uso da tecnologia em sala de aula. Destacando-se a problemática: de que forma os professores identificam e buscam soluções para enfrentar a inserção do aluno ao mundo digital. Com este propósito, realiza-se a pesquisa, levantando contribuições teóricas sobre os temas propostos: tecnologia e educação, diferentes computadores na educação, projeto TV Multimídia, capacitação dos professores, programas de capacitação da rede pública. Procede-se a pesquisa de campo, mediante a coleta e análise de dados obtidos através da aplicação de questionários a professores na Escola Estadual de Ensino Fundamental Ayrton Senna do Brasil, situada em Novo Hamburgo. O estudo mostra-se relevante à medida que traz uma reflexão sobre a importância da inclusão tecnológica em sala de aula, de forma a promover mudanças no modo de ensinar, de aprender e de enxergar os estudantes do contexto estudado.T The present theme was chosen through my experience as a teacher, where I noticed some difficulties of the teachers in relation to the use of technology in the classroom. From this fact I proposed this work that aims to research the relationships among teacher, student and technology. The specific objectives are to identify the school concepts about the insertion of technology in the classroom as a learning tool, to identify how teachers manage digital inclusion in the classroom, to verify teachers' perception of digital inclusion and its repercussion , to verify the qualification and acceptance of teachers in relation to the use of technology in the classroom. Highlighting the problematic: how teachers identify and seek solutions to face the insertion of the student in the digital world. With this purpose, a bibliographical research is carried out, raising theoretical contributions on the proposed themes: technology and education, computer in education, TV Multimedia project, teacher training, public network training programs. Field research is carried out by collecting and analyzing data obtained through the application of questionnaires to teachers at a Primary School of the State Network of Novo Hamburgo. The study is relevant as it reflects on the importance of technological inclusion in the classroom, in order to promote changes in the way of teaching, learning and seeing the students of this generation.application/pdfporTecnologiaInclusão digitalFormação de professoresTechnologyDigital inclusionTeacher trainingO uso da tecnologia como ferramenta em sala de aula na educação básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019especializaçãoCurso de Especialização em Informática Instrumental para Professores da Educação Básica a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001099084.pdf.txt001099084.pdf.txtExtracted Texttext/plain60966http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197902/2/001099084.pdf.txtb7be252a6f62e2ee0fa95a44695c69cdMD52ORIGINAL001099084.pdfTexto completoapplication/pdf1878982http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197902/1/001099084.pdf7b8f49c3902015df4782c843d8138dbfMD5110183/1979022019-08-11 02:32:23.668198oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197902Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-08-11T05:32:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso da tecnologia como ferramenta em sala de aula na educação básica |
title |
O uso da tecnologia como ferramenta em sala de aula na educação básica |
spellingShingle |
O uso da tecnologia como ferramenta em sala de aula na educação básica Domeraski, Marcio Boeno Tecnologia Inclusão digital Formação de professores Technology Digital inclusion Teacher training |
title_short |
O uso da tecnologia como ferramenta em sala de aula na educação básica |
title_full |
O uso da tecnologia como ferramenta em sala de aula na educação básica |
title_fullStr |
O uso da tecnologia como ferramenta em sala de aula na educação básica |
title_full_unstemmed |
O uso da tecnologia como ferramenta em sala de aula na educação básica |
title_sort |
O uso da tecnologia como ferramenta em sala de aula na educação básica |
author |
Domeraski, Marcio Boeno |
author_facet |
Domeraski, Marcio Boeno |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Domeraski, Marcio Boeno |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Azevedo, Marcelo Alexandre de |
contributor_str_mv |
Azevedo, Marcelo Alexandre de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia Inclusão digital Formação de professores |
topic |
Tecnologia Inclusão digital Formação de professores Technology Digital inclusion Teacher training |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Technology Digital inclusion Teacher training |
description |
O presente tema foi escolhido através da minha experiência como docente, onde percebi algumas dificuldades dos professores em relação ao uso das tecnologias em sala de aula. A partir desse fato propus este trabalho que tem como objetivo pesquisar as relações entre professor, aluno e a tecnologia. Os objetivos específicos se desdobram em descrever os conceitos escolares sobre a inserção da tecnologia em sala de aula, como ferramenta de aprendizagem, identificar como os professores administram a inclusão digital em sala de aula, verificar a percepção dos professores sobre a inclusão digital e sua repercussão, averiguar a capacitação e aceitação dos professores em relação ao uso da tecnologia em sala de aula. Destacando-se a problemática: de que forma os professores identificam e buscam soluções para enfrentar a inserção do aluno ao mundo digital. Com este propósito, realiza-se a pesquisa, levantando contribuições teóricas sobre os temas propostos: tecnologia e educação, diferentes computadores na educação, projeto TV Multimídia, capacitação dos professores, programas de capacitação da rede pública. Procede-se a pesquisa de campo, mediante a coleta e análise de dados obtidos através da aplicação de questionários a professores na Escola Estadual de Ensino Fundamental Ayrton Senna do Brasil, situada em Novo Hamburgo. O estudo mostra-se relevante à medida que traz uma reflexão sobre a importância da inclusão tecnológica em sala de aula, de forma a promover mudanças no modo de ensinar, de aprender e de enxergar os estudantes do contexto estudado. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-10T02:32:07Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/197902 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001099084 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/197902 |
identifier_str_mv |
001099084 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197902/2/001099084.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197902/1/001099084.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b7be252a6f62e2ee0fa95a44695c69cd 7b8f49c3902015df4782c843d8138dbf |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224578241921024 |