O uso da tecnologia como ferramenta em sala de aula na educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domeraski, Marcio Boeno
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/197902
Resumo: O presente tema foi escolhido através da minha experiência como docente, onde percebi algumas dificuldades dos professores em relação ao uso das tecnologias em sala de aula. A partir desse fato propus este trabalho que tem como objetivo pesquisar as relações entre professor, aluno e a tecnologia. Os objetivos específicos se desdobram em descrever os conceitos escolares sobre a inserção da tecnologia em sala de aula, como ferramenta de aprendizagem, identificar como os professores administram a inclusão digital em sala de aula, verificar a percepção dos professores sobre a inclusão digital e sua repercussão, averiguar a capacitação e aceitação dos professores em relação ao uso da tecnologia em sala de aula. Destacando-se a problemática: de que forma os professores identificam e buscam soluções para enfrentar a inserção do aluno ao mundo digital. Com este propósito, realiza-se a pesquisa, levantando contribuições teóricas sobre os temas propostos: tecnologia e educação, diferentes computadores na educação, projeto TV Multimídia, capacitação dos professores, programas de capacitação da rede pública. Procede-se a pesquisa de campo, mediante a coleta e análise de dados obtidos através da aplicação de questionários a professores na Escola Estadual de Ensino Fundamental Ayrton Senna do Brasil, situada em Novo Hamburgo. O estudo mostra-se relevante à medida que traz uma reflexão sobre a importância da inclusão tecnológica em sala de aula, de forma a promover mudanças no modo de ensinar, de aprender e de enxergar os estudantes do contexto estudado.
id UFRGS-2_9dd370f76653e84f5a0815844203a68e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197902
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Domeraski, Marcio BoenoAzevedo, Marcelo Alexandre de2019-08-10T02:32:07Z2019http://hdl.handle.net/10183/197902001099084O presente tema foi escolhido através da minha experiência como docente, onde percebi algumas dificuldades dos professores em relação ao uso das tecnologias em sala de aula. A partir desse fato propus este trabalho que tem como objetivo pesquisar as relações entre professor, aluno e a tecnologia. Os objetivos específicos se desdobram em descrever os conceitos escolares sobre a inserção da tecnologia em sala de aula, como ferramenta de aprendizagem, identificar como os professores administram a inclusão digital em sala de aula, verificar a percepção dos professores sobre a inclusão digital e sua repercussão, averiguar a capacitação e aceitação dos professores em relação ao uso da tecnologia em sala de aula. Destacando-se a problemática: de que forma os professores identificam e buscam soluções para enfrentar a inserção do aluno ao mundo digital. Com este propósito, realiza-se a pesquisa, levantando contribuições teóricas sobre os temas propostos: tecnologia e educação, diferentes computadores na educação, projeto TV Multimídia, capacitação dos professores, programas de capacitação da rede pública. Procede-se a pesquisa de campo, mediante a coleta e análise de dados obtidos através da aplicação de questionários a professores na Escola Estadual de Ensino Fundamental Ayrton Senna do Brasil, situada em Novo Hamburgo. O estudo mostra-se relevante à medida que traz uma reflexão sobre a importância da inclusão tecnológica em sala de aula, de forma a promover mudanças no modo de ensinar, de aprender e de enxergar os estudantes do contexto estudado.T The present theme was chosen through my experience as a teacher, where I noticed some difficulties of the teachers in relation to the use of technology in the classroom. From this fact I proposed this work that aims to research the relationships among teacher, student and technology. The specific objectives are to identify the school concepts about the insertion of technology in the classroom as a learning tool, to identify how teachers manage digital inclusion in the classroom, to verify teachers' perception of digital inclusion and its repercussion , to verify the qualification and acceptance of teachers in relation to the use of technology in the classroom. Highlighting the problematic: how teachers identify and seek solutions to face the insertion of the student in the digital world. With this purpose, a bibliographical research is carried out, raising theoretical contributions on the proposed themes: technology and education, computer in education, TV Multimedia project, teacher training, public network training programs. Field research is carried out by collecting and analyzing data obtained through the application of questionnaires to teachers at a Primary School of the State Network of Novo Hamburgo. The study is relevant as it reflects on the importance of technological inclusion in the classroom, in order to promote changes in the way of teaching, learning and seeing the students of this generation.application/pdfporTecnologiaInclusão digitalFormação de professoresTechnologyDigital inclusionTeacher trainingO uso da tecnologia como ferramenta em sala de aula na educação básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019especializaçãoCurso de Especialização em Informática Instrumental para Professores da Educação Básica a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001099084.pdf.txt001099084.pdf.txtExtracted Texttext/plain60966http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197902/2/001099084.pdf.txtb7be252a6f62e2ee0fa95a44695c69cdMD52ORIGINAL001099084.pdfTexto completoapplication/pdf1878982http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197902/1/001099084.pdf7b8f49c3902015df4782c843d8138dbfMD5110183/1979022019-08-11 02:32:23.668198oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197902Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-08-11T05:32:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso da tecnologia como ferramenta em sala de aula na educação básica
title O uso da tecnologia como ferramenta em sala de aula na educação básica
spellingShingle O uso da tecnologia como ferramenta em sala de aula na educação básica
Domeraski, Marcio Boeno
Tecnologia
Inclusão digital
Formação de professores
Technology
Digital inclusion
Teacher training
title_short O uso da tecnologia como ferramenta em sala de aula na educação básica
title_full O uso da tecnologia como ferramenta em sala de aula na educação básica
title_fullStr O uso da tecnologia como ferramenta em sala de aula na educação básica
title_full_unstemmed O uso da tecnologia como ferramenta em sala de aula na educação básica
title_sort O uso da tecnologia como ferramenta em sala de aula na educação básica
author Domeraski, Marcio Boeno
author_facet Domeraski, Marcio Boeno
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Domeraski, Marcio Boeno
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Azevedo, Marcelo Alexandre de
contributor_str_mv Azevedo, Marcelo Alexandre de
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia
Inclusão digital
Formação de professores
topic Tecnologia
Inclusão digital
Formação de professores
Technology
Digital inclusion
Teacher training
dc.subject.eng.fl_str_mv Technology
Digital inclusion
Teacher training
description O presente tema foi escolhido através da minha experiência como docente, onde percebi algumas dificuldades dos professores em relação ao uso das tecnologias em sala de aula. A partir desse fato propus este trabalho que tem como objetivo pesquisar as relações entre professor, aluno e a tecnologia. Os objetivos específicos se desdobram em descrever os conceitos escolares sobre a inserção da tecnologia em sala de aula, como ferramenta de aprendizagem, identificar como os professores administram a inclusão digital em sala de aula, verificar a percepção dos professores sobre a inclusão digital e sua repercussão, averiguar a capacitação e aceitação dos professores em relação ao uso da tecnologia em sala de aula. Destacando-se a problemática: de que forma os professores identificam e buscam soluções para enfrentar a inserção do aluno ao mundo digital. Com este propósito, realiza-se a pesquisa, levantando contribuições teóricas sobre os temas propostos: tecnologia e educação, diferentes computadores na educação, projeto TV Multimídia, capacitação dos professores, programas de capacitação da rede pública. Procede-se a pesquisa de campo, mediante a coleta e análise de dados obtidos através da aplicação de questionários a professores na Escola Estadual de Ensino Fundamental Ayrton Senna do Brasil, situada em Novo Hamburgo. O estudo mostra-se relevante à medida que traz uma reflexão sobre a importância da inclusão tecnológica em sala de aula, de forma a promover mudanças no modo de ensinar, de aprender e de enxergar os estudantes do contexto estudado.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T02:32:07Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/197902
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001099084
url http://hdl.handle.net/10183/197902
identifier_str_mv 001099084
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197902/2/001099084.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197902/1/001099084.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b7be252a6f62e2ee0fa95a44695c69cd
7b8f49c3902015df4782c843d8138dbf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224578241921024