A construção da interdisciplinaridade na atenção primária em saúde através da experiência pedagógica do currículo integrado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/32947 |
Resumo: | O Currículo Integrado (CI) é uma atividade teórica de campo da Atenção Primária em Saúde (APS) entre as residências de Medicina de Família e Comunidade e Integrada em Saúde da Saúde da Família com 08 anos de atividade, sendo 05 com as duas residências; tem como um objetivo formar profissionais com atitudes para a interdisciplinaridade. O estudo objetivou analisar a construção da interdisciplinaridade no CI. É uma pesquisa qualitativa, um estudo de caso. Foram analisadas as respostas dadas na avaliação de processo pedagógico (2005 a 2009) do CI tendo-o como dispositivo para a construção da interdisciplinaridade na APS. Realizou-se análise de conteúdo identificando-se três categorias: na Vivência Interdisciplinar a constituição dos grupos multiprofissionais, a discussão de temas comuns reconheceram este processo como efetivo na construção da interdisciplinaridade, propicia o trabalho de equipe, a formulação de compreensões coletivas e de propostas de intervenção em problemas; o Diálogo como troca de conhecimentos, como construção coletiva, aponta para reconhecer ao outro e a si mesmo como participantes de um contexto, construindo o diálogo participativo e democrático, reconstruindo identidades; o Método apresentou-se como problematizar, debater a prática construindo práxis, espaço para reflexão, protagonismo e construção de conhecimento. Conclui-se que o CI tem atingido seus objetivos quanto a ser um espaço de formação com um caráter da interdisciplinaridade e da integralidade. |
id |
UFRGS-2_85f955c5c5ed42dbab58746e50d9c479 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/32947 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pekelman, RenataDiercks, Margarita Silva2011-10-15T01:18:08Z2010http://hdl.handle.net/10183/32947000760035O Currículo Integrado (CI) é uma atividade teórica de campo da Atenção Primária em Saúde (APS) entre as residências de Medicina de Família e Comunidade e Integrada em Saúde da Saúde da Família com 08 anos de atividade, sendo 05 com as duas residências; tem como um objetivo formar profissionais com atitudes para a interdisciplinaridade. O estudo objetivou analisar a construção da interdisciplinaridade no CI. É uma pesquisa qualitativa, um estudo de caso. Foram analisadas as respostas dadas na avaliação de processo pedagógico (2005 a 2009) do CI tendo-o como dispositivo para a construção da interdisciplinaridade na APS. Realizou-se análise de conteúdo identificando-se três categorias: na Vivência Interdisciplinar a constituição dos grupos multiprofissionais, a discussão de temas comuns reconheceram este processo como efetivo na construção da interdisciplinaridade, propicia o trabalho de equipe, a formulação de compreensões coletivas e de propostas de intervenção em problemas; o Diálogo como troca de conhecimentos, como construção coletiva, aponta para reconhecer ao outro e a si mesmo como participantes de um contexto, construindo o diálogo participativo e democrático, reconstruindo identidades; o Método apresentou-se como problematizar, debater a prática construindo práxis, espaço para reflexão, protagonismo e construção de conhecimento. Conclui-se que o CI tem atingido seus objetivos quanto a ser um espaço de formação com um caráter da interdisciplinaridade e da integralidade.application/pdfporCurrículo integradoInterdisciplinaridadeSaúdeResidência integradaMedicina de famíliaA construção da interdisciplinaridade na atenção primária em saúde através da experiência pedagógica do currículo integradoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Práticas Pedagógicas para a Educação em Serviços de Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000760035.pdf.txt000760035.pdf.txtExtracted Texttext/plain70916http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32947/2/000760035.pdf.txt270ebe9d4df6be0714e115026243a426MD52ORIGINAL000760035.pdf000760035.pdfTexto completoapplication/pdf172388http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32947/1/000760035.pdf58efe9a4fffc6dc063b84777a09a9277MD51THUMBNAIL000760035.pdf.jpg000760035.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1116http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32947/3/000760035.pdf.jpg45bafdb4c904df60397cc17b7282208aMD5310183/329472018-10-08 08:01:29.567oai:www.lume.ufrgs.br:10183/32947Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:01:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A construção da interdisciplinaridade na atenção primária em saúde através da experiência pedagógica do currículo integrado |
title |
A construção da interdisciplinaridade na atenção primária em saúde através da experiência pedagógica do currículo integrado |
spellingShingle |
A construção da interdisciplinaridade na atenção primária em saúde através da experiência pedagógica do currículo integrado Pekelman, Renata Currículo integrado Interdisciplinaridade Saúde Residência integrada Medicina de família |
title_short |
A construção da interdisciplinaridade na atenção primária em saúde através da experiência pedagógica do currículo integrado |
title_full |
A construção da interdisciplinaridade na atenção primária em saúde através da experiência pedagógica do currículo integrado |
title_fullStr |
A construção da interdisciplinaridade na atenção primária em saúde através da experiência pedagógica do currículo integrado |
title_full_unstemmed |
A construção da interdisciplinaridade na atenção primária em saúde através da experiência pedagógica do currículo integrado |
title_sort |
A construção da interdisciplinaridade na atenção primária em saúde através da experiência pedagógica do currículo integrado |
author |
Pekelman, Renata |
author_facet |
Pekelman, Renata |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pekelman, Renata |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Diercks, Margarita Silva |
contributor_str_mv |
Diercks, Margarita Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo integrado Interdisciplinaridade Saúde Residência integrada Medicina de família |
topic |
Currículo integrado Interdisciplinaridade Saúde Residência integrada Medicina de família |
description |
O Currículo Integrado (CI) é uma atividade teórica de campo da Atenção Primária em Saúde (APS) entre as residências de Medicina de Família e Comunidade e Integrada em Saúde da Saúde da Família com 08 anos de atividade, sendo 05 com as duas residências; tem como um objetivo formar profissionais com atitudes para a interdisciplinaridade. O estudo objetivou analisar a construção da interdisciplinaridade no CI. É uma pesquisa qualitativa, um estudo de caso. Foram analisadas as respostas dadas na avaliação de processo pedagógico (2005 a 2009) do CI tendo-o como dispositivo para a construção da interdisciplinaridade na APS. Realizou-se análise de conteúdo identificando-se três categorias: na Vivência Interdisciplinar a constituição dos grupos multiprofissionais, a discussão de temas comuns reconheceram este processo como efetivo na construção da interdisciplinaridade, propicia o trabalho de equipe, a formulação de compreensões coletivas e de propostas de intervenção em problemas; o Diálogo como troca de conhecimentos, como construção coletiva, aponta para reconhecer ao outro e a si mesmo como participantes de um contexto, construindo o diálogo participativo e democrático, reconstruindo identidades; o Método apresentou-se como problematizar, debater a prática construindo práxis, espaço para reflexão, protagonismo e construção de conhecimento. Conclui-se que o CI tem atingido seus objetivos quanto a ser um espaço de formação com um caráter da interdisciplinaridade e da integralidade. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-10-15T01:18:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/32947 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000760035 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/32947 |
identifier_str_mv |
000760035 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32947/2/000760035.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32947/1/000760035.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32947/3/000760035.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
270ebe9d4df6be0714e115026243a426 58efe9a4fffc6dc063b84777a09a9277 45bafdb4c904df60397cc17b7282208a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447063964418048 |