Medidas socioeducativas : cartas ao reinado do saber

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lazzarotto, Gislei Domingas Romanzini
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/119230
Resumo: O estudo problematiza a experiência desenvolvida na defensoria interdisciplinar de adolescentes em conflito com a lei num programa de extensão acadêmica da Univewrsidade Federal do Rio Grande do Sul, no contexto de políticas públicas brasileiras. A metodologia do estudo consiste em analisar as narrativas sobre o trabalho da equipe de defensoria interdisciplinar discutindo as experiências ali vivenciadas com um olhar crítico sobre as práticas desenvolvidas no atendimento de adolescentes que cumprem medida socioeducativa por terem cometido ato infracional. A análise conceitual é orientada pelo diálogo com o filósofo Michel Foucault, especial em seu texto "La vie des hommes infâmes”, mapeando as relações de poder e saber que regulam as práticas institucionais e visam ao controle social dos indivíduos. A análise possibilita uma reflexão sobre as ligações que são estabelecidas entre os saberes do direito, da psicologia e da pedagogia, produzindo práticas que tendem a regular e prescrever a vida de adolescentes no contexto de atendimento socioeducativo, numa perspectiva de judicialização da vida contemporânea
id UFRGS-2_86056255919251f7ce0d8dfbcce01380
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/119230
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lazzarotto, Gislei Domingas Romanzini2015-07-16T02:02:16Z20141413-7372http://hdl.handle.net/10183/119230000963999O estudo problematiza a experiência desenvolvida na defensoria interdisciplinar de adolescentes em conflito com a lei num programa de extensão acadêmica da Univewrsidade Federal do Rio Grande do Sul, no contexto de políticas públicas brasileiras. A metodologia do estudo consiste em analisar as narrativas sobre o trabalho da equipe de defensoria interdisciplinar discutindo as experiências ali vivenciadas com um olhar crítico sobre as práticas desenvolvidas no atendimento de adolescentes que cumprem medida socioeducativa por terem cometido ato infracional. A análise conceitual é orientada pelo diálogo com o filósofo Michel Foucault, especial em seu texto "La vie des hommes infâmes”, mapeando as relações de poder e saber que regulam as práticas institucionais e visam ao controle social dos indivíduos. A análise possibilita uma reflexão sobre as ligações que são estabelecidas entre os saberes do direito, da psicologia e da pedagogia, produzindo práticas que tendem a regular e prescrever a vida de adolescentes no contexto de atendimento socioeducativo, numa perspectiva de judicialização da vida contemporâneaThis study discusses the experience developed in interdisciplinary advocacy for adolescents in conflict with law in an academic extension program in the context of Brazilian public policy, at the Federal University of Rio Grande do Sul. The study methodology analyzes narratives about the work of the interdisciplinary advocacy team, aiming to discuss the experiences that show a critical look over the practices developed with adolescents who are under social-educational measures, prescribed due to misdemeanors. The conceptual analysis is guided by the dialogue with Michel Foucault's texts, especially the one entitled "La vie des hommes infâmes", mapping the relations of power and knowledge that regulate the institutional practices and social control of individuals. This analysis enables a reflection on the links that are established among the knowledge of law, psychology and pedagogy, producing practices that tend to regulate and prescribe the life of adolescents in the context of social-educational measures, from the perspective of judicialization of contemporary lifeEl estudio analiza la experiencia desarrollada en la defensoría interdisciplinaria de adolescentes en conflicto con la ley en un programa de extensión académica, en el contexto de las políticas públicas brasileñas, en la Universidad Federal do Rio Grande do Sul. La metodología del estudio analiza las narrativas de trabajo del equipo de la defensoría interdisciplinaria con el fin de discutir las experiencias que evidencian una mirada crítica a las prácticas desarrolladas en la atención a los adolescentes que cumplen una medida socio-educativa debido a haber cometido un delito. El análisis conceptual se orienta a través del diálogo con el autor Michel Foucault, especialmente su texto "La vie des hommes infâmes", mapeando las relaciones de poder y saber que regulan las prácticas institucionales y que buscan el control social de los individuos. El análisis permite una reflexión sobre los vínculos que se establecen entre el conocimiento del derecho, de la psicología y de la pedagogía, produciendo prácticas que tienden a regular y prescribir la vida de los adolescentes en el contexto de la atención socio-educativa, en una perspectiva de la judicialización de la vida contemporáneaapplication/pdfporPsicologia em estudo. Maringá. Vol. 19, n. 3 (jul./set. 2014), p. 503-514.AdolescenteMedidas socioeducativasTeenager in conflict with the lawSocioeducational measureSocial psychologyAdolescente en conflito con la leyMedida socio-educativaPsicologia socialMedidas socioeducativas : cartas ao reinado do saberSocio-educational measures : letters to the reign of knowledgeMedidas socio-educativas : cartas al reino del saberinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000963999.pdf000963999.pdfTexto completoapplication/pdf217429http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/119230/1/000963999.pdfcf6f89d39af8ffcdcb9249392c1fb795MD51TEXT000963999.pdf.txt000963999.pdf.txtExtracted Texttext/plain55330http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/119230/2/000963999.pdf.txtc97e54f1bbe05eac668b71fa0bc27b85MD52THUMBNAIL000963999.pdf.jpg000963999.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2197http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/119230/3/000963999.pdf.jpg5c518ce6d2e296f90f59078d8e91701fMD5310183/1192302018-10-23 08:32:52.831oai:www.lume.ufrgs.br:10183/119230Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T11:32:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Medidas socioeducativas : cartas ao reinado do saber
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Socio-educational measures : letters to the reign of knowledge
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Medidas socio-educativas : cartas al reino del saber
title Medidas socioeducativas : cartas ao reinado do saber
spellingShingle Medidas socioeducativas : cartas ao reinado do saber
Lazzarotto, Gislei Domingas Romanzini
Adolescente
Medidas socioeducativas
Teenager in conflict with the law
Socioeducational measure
Social psychology
Adolescente en conflito con la ley
Medida socio-educativa
Psicologia social
title_short Medidas socioeducativas : cartas ao reinado do saber
title_full Medidas socioeducativas : cartas ao reinado do saber
title_fullStr Medidas socioeducativas : cartas ao reinado do saber
title_full_unstemmed Medidas socioeducativas : cartas ao reinado do saber
title_sort Medidas socioeducativas : cartas ao reinado do saber
author Lazzarotto, Gislei Domingas Romanzini
author_facet Lazzarotto, Gislei Domingas Romanzini
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lazzarotto, Gislei Domingas Romanzini
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescente
Medidas socioeducativas
topic Adolescente
Medidas socioeducativas
Teenager in conflict with the law
Socioeducational measure
Social psychology
Adolescente en conflito con la ley
Medida socio-educativa
Psicologia social
dc.subject.eng.fl_str_mv Teenager in conflict with the law
Socioeducational measure
Social psychology
dc.subject.spa.fl_str_mv Adolescente en conflito con la ley
Medida socio-educativa
Psicologia social
description O estudo problematiza a experiência desenvolvida na defensoria interdisciplinar de adolescentes em conflito com a lei num programa de extensão acadêmica da Univewrsidade Federal do Rio Grande do Sul, no contexto de políticas públicas brasileiras. A metodologia do estudo consiste em analisar as narrativas sobre o trabalho da equipe de defensoria interdisciplinar discutindo as experiências ali vivenciadas com um olhar crítico sobre as práticas desenvolvidas no atendimento de adolescentes que cumprem medida socioeducativa por terem cometido ato infracional. A análise conceitual é orientada pelo diálogo com o filósofo Michel Foucault, especial em seu texto "La vie des hommes infâmes”, mapeando as relações de poder e saber que regulam as práticas institucionais e visam ao controle social dos indivíduos. A análise possibilita uma reflexão sobre as ligações que são estabelecidas entre os saberes do direito, da psicologia e da pedagogia, produzindo práticas que tendem a regular e prescrever a vida de adolescentes no contexto de atendimento socioeducativo, numa perspectiva de judicialização da vida contemporânea
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-07-16T02:02:16Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/119230
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1413-7372
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000963999
identifier_str_mv 1413-7372
000963999
url http://hdl.handle.net/10183/119230
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Psicologia em estudo. Maringá. Vol. 19, n. 3 (jul./set. 2014), p. 503-514.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/119230/1/000963999.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/119230/2/000963999.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/119230/3/000963999.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv cf6f89d39af8ffcdcb9249392c1fb795
c97e54f1bbe05eac668b71fa0bc27b85
5c518ce6d2e296f90f59078d8e91701f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224878181842944