Pavimentação com blocos intertravados de concreto : análise crítica da técnica de execução

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, André Moraes Lino de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/78204
Resumo: Este trabalho versa sobre a comparação, quanto aos aspectos de execução, entre os processos apresentados na bibliografia para pavimentos com blocos intertravados de concreto e os empregados em uma obra executada na cidade de Porto Alegre. A revisão de literatura técnica aborda os aspectos dos materiais usados, teoria sobre pavimentação em geral, classificação do tipo de pavimento, normas referentes a blocos, como a NBR 9781/2013 e NBR 15953/2011, e demais materiais como areia de assentamento e contenções laterais. Os referenciais teóricos analisados foram da Interlocking Concrete Pavement Institute (ICPI), instituição americana que publica recomendações sobre a aplicação de blocos intertravados de concreto para pavimentação, Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), que também publica material sobre o assunto e certifica os fabricantes de blocos intertravados de concreto no Brasil, além das normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O trabalho apresenta como devem ser os processos executivos e operações no canteiro de obra e utiliza um checklist com diversos itens a serem observados em campo e que são comparados com a indicação do referencial teórico, além da coleta de amostras de areia de assentamento e rejuntamento para análise granulométrica em laboratório. O acompanhamento foi fotografado em situações consideradas importantes no andamento da obra e demais informações foram obtidas através de consulta com funcionários da empresa que realizou a obra. Ainda, é realizada uma análise crítica sobre os diversos itens da execução e a hipótese de que os pavimentos com blocos intertravados de concreto estão de acordo com o referencial teórico é parcialmente confirmada, sendo sugeridas possíveis modificações no sistema executivo desse tipo de obra na cidade de Porto Alegre.
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