Análise descritiva e crítica dos trabalhos de pesquisa submetidos ao III ENPEC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Greca, Ileana María
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Costa, Sayonara Salvador Cabral da, Moreira, Marco Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/204841
Resumo: São apresentados e, em alguns casos, comentados criticamente, dados estatísticos descritivos dos trabalhos de pesquisa em educação em ciências submetidos ao III Encontro Nacional de Pesquisa em Educação de Ciências, promovido pela Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências e realizado em Atibaia, SP, de 7 a 10 de novembro de 2001. Os dados apresentados destacam, entre outros aspectos, que quase a metade dos trabalhos tomam o professor como objeto de estudo, cerca de 30% não definem bem o problema, aproximadamente 40% não esclarecem adequadamente a metodologia e apenas um terço deles apresenta os resultados coerentemente com o problema definido e com os referenciais teóricos e metodológicos adotados.
id UFRGS-2_8684ec7ad5385ce118a3ae6d902c4806
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204841
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Greca, Ileana MaríaCosta, Sayonara Salvador Cabral daMoreira, Marco Antonio2020-01-23T04:05:08Z20021806-5104http://hdl.handle.net/10183/204841000404870São apresentados e, em alguns casos, comentados criticamente, dados estatísticos descritivos dos trabalhos de pesquisa em educação em ciências submetidos ao III Encontro Nacional de Pesquisa em Educação de Ciências, promovido pela Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências e realizado em Atibaia, SP, de 7 a 10 de novembro de 2001. Os dados apresentados destacam, entre outros aspectos, que quase a metade dos trabalhos tomam o professor como objeto de estudo, cerca de 30% não definem bem o problema, aproximadamente 40% não esclarecem adequadamente a metodologia e apenas um terço deles apresenta os resultados coerentemente com o problema definido e com os referenciais teóricos e metodológicos adotados.Statistical data regarding the papers submitted to the III National Meeting on Research in Science Education are presented and, in some cases, critically commented. This meeting was promoted by the Brazilian Association for Research in Science Education and held in Atibaia, SP, November 7th to 10th 2001. The presented data show that, among other aspects, almost half of the studies take the teacher as object of study, about 30% do not clearly define the problem, some 40% do not explain the methodology adequately, and only a third of them present the results coherently with the stated problem and the adopted theoretical and methodological frameworks.application/pdfporRevista brasileira de pesquisa em educação em ciências. Porto Alegre. Vol. 2, n. 1 (jan./abr. 2002), p. 60-65FísicaScience educationResearchCritical analysisAnálise descritiva e crítica dos trabalhos de pesquisa submetidos ao III ENPECA descriptive and critical analysis of the papers submitted to the III ENPEC info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000404870.pdf.txt000404870.pdf.txtExtracted Texttext/plain14255http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204841/2/000404870.pdf.txtca3cbd0dbb0724306c74da52d4616259MD52ORIGINAL000404870.pdfTexto completoapplication/pdf299129http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204841/1/000404870.pdf07bb25313b3b17a6e2b55dfa43d30929MD5110183/2048412020-01-24 05:08:28.433613oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204841Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-01-24T07:08:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise descritiva e crítica dos trabalhos de pesquisa submetidos ao III ENPEC
dc.title.alternative.en.fl_str_mv A descriptive and critical analysis of the papers submitted to the III ENPEC
title Análise descritiva e crítica dos trabalhos de pesquisa submetidos ao III ENPEC
spellingShingle Análise descritiva e crítica dos trabalhos de pesquisa submetidos ao III ENPEC
Greca, Ileana María
Física
Science education
Research
Critical analysis
title_short Análise descritiva e crítica dos trabalhos de pesquisa submetidos ao III ENPEC
title_full Análise descritiva e crítica dos trabalhos de pesquisa submetidos ao III ENPEC
title_fullStr Análise descritiva e crítica dos trabalhos de pesquisa submetidos ao III ENPEC
title_full_unstemmed Análise descritiva e crítica dos trabalhos de pesquisa submetidos ao III ENPEC
title_sort Análise descritiva e crítica dos trabalhos de pesquisa submetidos ao III ENPEC
author Greca, Ileana María
author_facet Greca, Ileana María
Costa, Sayonara Salvador Cabral da
Moreira, Marco Antonio
author_role author
author2 Costa, Sayonara Salvador Cabral da
Moreira, Marco Antonio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Greca, Ileana María
Costa, Sayonara Salvador Cabral da
Moreira, Marco Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Física
topic Física
Science education
Research
Critical analysis
dc.subject.eng.fl_str_mv Science education
Research
Critical analysis
description São apresentados e, em alguns casos, comentados criticamente, dados estatísticos descritivos dos trabalhos de pesquisa em educação em ciências submetidos ao III Encontro Nacional de Pesquisa em Educação de Ciências, promovido pela Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências e realizado em Atibaia, SP, de 7 a 10 de novembro de 2001. Os dados apresentados destacam, entre outros aspectos, que quase a metade dos trabalhos tomam o professor como objeto de estudo, cerca de 30% não definem bem o problema, aproximadamente 40% não esclarecem adequadamente a metodologia e apenas um terço deles apresenta os resultados coerentemente com o problema definido e com os referenciais teóricos e metodológicos adotados.
publishDate 2002
dc.date.issued.fl_str_mv 2002
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-23T04:05:08Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/204841
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1806-5104
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000404870
identifier_str_mv 1806-5104
000404870
url http://hdl.handle.net/10183/204841
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista brasileira de pesquisa em educação em ciências. Porto Alegre. Vol. 2, n. 1 (jan./abr. 2002), p. 60-65
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204841/2/000404870.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204841/1/000404870.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ca3cbd0dbb0724306c74da52d4616259
07bb25313b3b17a6e2b55dfa43d30929
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224983434756096