Análise descritiva e crítica dos trabalhos de pesquisa submetidos ao III ENPEC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/204841 |
Resumo: | São apresentados e, em alguns casos, comentados criticamente, dados estatísticos descritivos dos trabalhos de pesquisa em educação em ciências submetidos ao III Encontro Nacional de Pesquisa em Educação de Ciências, promovido pela Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências e realizado em Atibaia, SP, de 7 a 10 de novembro de 2001. Os dados apresentados destacam, entre outros aspectos, que quase a metade dos trabalhos tomam o professor como objeto de estudo, cerca de 30% não definem bem o problema, aproximadamente 40% não esclarecem adequadamente a metodologia e apenas um terço deles apresenta os resultados coerentemente com o problema definido e com os referenciais teóricos e metodológicos adotados. |
id |
UFRGS-2_8684ec7ad5385ce118a3ae6d902c4806 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204841 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Greca, Ileana MaríaCosta, Sayonara Salvador Cabral daMoreira, Marco Antonio2020-01-23T04:05:08Z20021806-5104http://hdl.handle.net/10183/204841000404870São apresentados e, em alguns casos, comentados criticamente, dados estatísticos descritivos dos trabalhos de pesquisa em educação em ciências submetidos ao III Encontro Nacional de Pesquisa em Educação de Ciências, promovido pela Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências e realizado em Atibaia, SP, de 7 a 10 de novembro de 2001. Os dados apresentados destacam, entre outros aspectos, que quase a metade dos trabalhos tomam o professor como objeto de estudo, cerca de 30% não definem bem o problema, aproximadamente 40% não esclarecem adequadamente a metodologia e apenas um terço deles apresenta os resultados coerentemente com o problema definido e com os referenciais teóricos e metodológicos adotados.Statistical data regarding the papers submitted to the III National Meeting on Research in Science Education are presented and, in some cases, critically commented. This meeting was promoted by the Brazilian Association for Research in Science Education and held in Atibaia, SP, November 7th to 10th 2001. The presented data show that, among other aspects, almost half of the studies take the teacher as object of study, about 30% do not clearly define the problem, some 40% do not explain the methodology adequately, and only a third of them present the results coherently with the stated problem and the adopted theoretical and methodological frameworks.application/pdfporRevista brasileira de pesquisa em educação em ciências. Porto Alegre. Vol. 2, n. 1 (jan./abr. 2002), p. 60-65FísicaScience educationResearchCritical analysisAnálise descritiva e crítica dos trabalhos de pesquisa submetidos ao III ENPECA descriptive and critical analysis of the papers submitted to the III ENPEC info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000404870.pdf.txt000404870.pdf.txtExtracted Texttext/plain14255http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204841/2/000404870.pdf.txtca3cbd0dbb0724306c74da52d4616259MD52ORIGINAL000404870.pdfTexto completoapplication/pdf299129http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204841/1/000404870.pdf07bb25313b3b17a6e2b55dfa43d30929MD5110183/2048412020-01-24 05:08:28.433613oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204841Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-01-24T07:08:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise descritiva e crítica dos trabalhos de pesquisa submetidos ao III ENPEC |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
A descriptive and critical analysis of the papers submitted to the III ENPEC |
title |
Análise descritiva e crítica dos trabalhos de pesquisa submetidos ao III ENPEC |
spellingShingle |
Análise descritiva e crítica dos trabalhos de pesquisa submetidos ao III ENPEC Greca, Ileana María Física Science education Research Critical analysis |
title_short |
Análise descritiva e crítica dos trabalhos de pesquisa submetidos ao III ENPEC |
title_full |
Análise descritiva e crítica dos trabalhos de pesquisa submetidos ao III ENPEC |
title_fullStr |
Análise descritiva e crítica dos trabalhos de pesquisa submetidos ao III ENPEC |
title_full_unstemmed |
Análise descritiva e crítica dos trabalhos de pesquisa submetidos ao III ENPEC |
title_sort |
Análise descritiva e crítica dos trabalhos de pesquisa submetidos ao III ENPEC |
author |
Greca, Ileana María |
author_facet |
Greca, Ileana María Costa, Sayonara Salvador Cabral da Moreira, Marco Antonio |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Sayonara Salvador Cabral da Moreira, Marco Antonio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Greca, Ileana María Costa, Sayonara Salvador Cabral da Moreira, Marco Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Física |
topic |
Física Science education Research Critical analysis |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Science education Research Critical analysis |
description |
São apresentados e, em alguns casos, comentados criticamente, dados estatísticos descritivos dos trabalhos de pesquisa em educação em ciências submetidos ao III Encontro Nacional de Pesquisa em Educação de Ciências, promovido pela Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências e realizado em Atibaia, SP, de 7 a 10 de novembro de 2001. Os dados apresentados destacam, entre outros aspectos, que quase a metade dos trabalhos tomam o professor como objeto de estudo, cerca de 30% não definem bem o problema, aproximadamente 40% não esclarecem adequadamente a metodologia e apenas um terço deles apresenta os resultados coerentemente com o problema definido e com os referenciais teóricos e metodológicos adotados. |
publishDate |
2002 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2002 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-01-23T04:05:08Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/204841 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1806-5104 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000404870 |
identifier_str_mv |
1806-5104 000404870 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/204841 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista brasileira de pesquisa em educação em ciências. Porto Alegre. Vol. 2, n. 1 (jan./abr. 2002), p. 60-65 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204841/2/000404870.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204841/1/000404870.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ca3cbd0dbb0724306c74da52d4616259 07bb25313b3b17a6e2b55dfa43d30929 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447704646451200 |