Temas contemporâneos transversais no ensino de ciências: uma análise a partir dos trabalhos do ENPEC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Jéferson Evangelista
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Martins, Kaique Nascimento, de Paula, Marlúbia Corrêa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13628
Resumo: Este artigo trata da abordagem de Temas Contemporâneos Transversais no Ensino de Ciências, a partir de propostas evidenciadas em trabalhos publicados nos Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC, e mostra a importância de conceber o Ensino de Ciências com vistas a uma formação cidadã. O objetivo da pesquisa é discutir sobre as possibilidades de uso dos Temas Contemporâneos Transversais no Ensino de Ciências, compreendendo-o como elemento obrigatório da Educação Básica nas aulas de Ciências. A metodologia do trabalho é de natureza qualitativa e o procedimento se caracteriza como levantamento bibliográfico de dados selecionados nos Anais do ENPEC, entre os anos 2005 e 2019. Utilizamos como metodologia para analisar as informações a Análise Textual Discursiva. Os Temas Contemporâneos Transversais se constituem como uma proposta de abordagem de temas de cunho social, cultural e político na educação, para desenvolver a formação cidadã e contextualizada. Verificamos pesquisas e propostas didáticas que recomendam a inserção de aspectos sociais no Ensino de Ciências através da transversalidade e articulação com conhecimentos científicos. Consideramos que os Temas Transversais e Temas Contemporâneos Transversais devem ser recorrentes no currículo escolar, a fim de promover uma educação cidadã.
id UTFPR-13_219ac8d9423e45974f76317db28ffa56
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/13628
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling Temas contemporâneos transversais no ensino de ciências: uma análise a partir dos trabalhos do ENPECContemporary transversal themes in science education: an analysis based on ENPEC’s worksEducação e ensino-aprendizagemTransversal Themes; Science Education; Civic EducationTemas Transversais; Educação em Ciências; Educação CidadEste artigo trata da abordagem de Temas Contemporâneos Transversais no Ensino de Ciências, a partir de propostas evidenciadas em trabalhos publicados nos Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC, e mostra a importância de conceber o Ensino de Ciências com vistas a uma formação cidadã. O objetivo da pesquisa é discutir sobre as possibilidades de uso dos Temas Contemporâneos Transversais no Ensino de Ciências, compreendendo-o como elemento obrigatório da Educação Básica nas aulas de Ciências. A metodologia do trabalho é de natureza qualitativa e o procedimento se caracteriza como levantamento bibliográfico de dados selecionados nos Anais do ENPEC, entre os anos 2005 e 2019. Utilizamos como metodologia para analisar as informações a Análise Textual Discursiva. Os Temas Contemporâneos Transversais se constituem como uma proposta de abordagem de temas de cunho social, cultural e político na educação, para desenvolver a formação cidadã e contextualizada. Verificamos pesquisas e propostas didáticas que recomendam a inserção de aspectos sociais no Ensino de Ciências através da transversalidade e articulação com conhecimentos científicos. Consideramos que os Temas Transversais e Temas Contemporâneos Transversais devem ser recorrentes no currículo escolar, a fim de promover uma educação cidadã.This article deals with the Contemporary Transversal Themes in Science Education based on proposals published in the annals of the National Meeting for Research in Science Education (ENPEC) and shows the importance of conceiving Science Education with a view to civic training. The research aims to discuss the possibilities of using Transversal Contemporary Themes in Science Education, taking it as a mandatory component of Basic Education in science classes. We used a qualitative methodology, conducting a bibliographic survey of data selected in the annals of ENPEC, from 2005 to 2019. We use Discursive Text Analysis as a methodology to analyze the information. Contemporary Transversal Themes are a proposal to address social, cultural, and political issues in education, to develop civic and contextualized training. We identified research and educational proposals recommending the inclusion of social aspects in Science Education through transversality and articulation with scientific knowledge. We believe that Transversal Themes and Transversal Contemporary Themes must be recurrent in the school curriculum to promote civic education.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)dos Santos, Jéferson EvangelistaMartins, Kaique Nascimentode Paula, Marlúbia Corrêa2021-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de RevisãoPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1362810.3895/actio.v6n3.13628ACTIO: Teaching in Sciences; v. 6, n. 3 (2021); 1-18ACTIO: Docência em Ciências; v. 6, n. 3 (2021); 1-182525-892310.3895/actio.v6n3reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRenghttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13628/8650https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/13628/2102Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-26T14:10:29Zoai:periodicos.utfpr:article/13628Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-26T14:10:29Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Temas contemporâneos transversais no ensino de ciências: uma análise a partir dos trabalhos do ENPEC
Contemporary transversal themes in science education: an analysis based on ENPEC’s works
title Temas contemporâneos transversais no ensino de ciências: uma análise a partir dos trabalhos do ENPEC
spellingShingle Temas contemporâneos transversais no ensino de ciências: uma análise a partir dos trabalhos do ENPEC
dos Santos, Jéferson Evangelista
Educação e ensino-aprendizagem
Transversal Themes; Science Education; Civic Education
Temas Transversais; Educação em Ciências; Educação Cidad
title_short Temas contemporâneos transversais no ensino de ciências: uma análise a partir dos trabalhos do ENPEC
title_full Temas contemporâneos transversais no ensino de ciências: uma análise a partir dos trabalhos do ENPEC
title_fullStr Temas contemporâneos transversais no ensino de ciências: uma análise a partir dos trabalhos do ENPEC
title_full_unstemmed Temas contemporâneos transversais no ensino de ciências: uma análise a partir dos trabalhos do ENPEC
title_sort Temas contemporâneos transversais no ensino de ciências: uma análise a partir dos trabalhos do ENPEC
author dos Santos, Jéferson Evangelista
author_facet dos Santos, Jéferson Evangelista
Martins, Kaique Nascimento
de Paula, Marlúbia Corrêa
author_role author
author2 Martins, Kaique Nascimento
de Paula, Marlúbia Corrêa
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Jéferson Evangelista
Martins, Kaique Nascimento
de Paula, Marlúbia Corrêa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação e ensino-aprendizagem
Transversal Themes; Science Education; Civic Education
Temas Transversais; Educação em Ciências; Educação Cidad
topic Educação e ensino-aprendizagem
Transversal Themes; Science Education; Civic Education
Temas Transversais; Educação em Ciências; Educação Cidad
description Este artigo trata da abordagem de Temas Contemporâneos Transversais no Ensino de Ciências, a partir de propostas evidenciadas em trabalhos publicados nos Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC, e mostra a importância de conceber o Ensino de Ciências com vistas a uma formação cidadã. O objetivo da pesquisa é discutir sobre as possibilidades de uso dos Temas Contemporâneos Transversais no Ensino de Ciências, compreendendo-o como elemento obrigatório da Educação Básica nas aulas de Ciências. A metodologia do trabalho é de natureza qualitativa e o procedimento se caracteriza como levantamento bibliográfico de dados selecionados nos Anais do ENPEC, entre os anos 2005 e 2019. Utilizamos como metodologia para analisar as informações a Análise Textual Discursiva. Os Temas Contemporâneos Transversais se constituem como uma proposta de abordagem de temas de cunho social, cultural e político na educação, para desenvolver a formação cidadã e contextualizada. Verificamos pesquisas e propostas didáticas que recomendam a inserção de aspectos sociais no Ensino de Ciências através da transversalidade e articulação com conhecimentos científicos. Consideramos que os Temas Transversais e Temas Contemporâneos Transversais devem ser recorrentes no currículo escolar, a fim de promover uma educação cidadã.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-18
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão
Pesquisa bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13628
10.3895/actio.v6n3.13628
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13628
identifier_str_mv 10.3895/actio.v6n3.13628
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13628/8650
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/13628/2102
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; v. 6, n. 3 (2021); 1-18
ACTIO: Docência em Ciências; v. 6, n. 3 (2021); 1-18
2525-8923
10.3895/actio.v6n3
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239985458380800