Prática curatorial educativa : entrelaçamentos através da aproximação professor-curador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santo, Renan Silva do Espirito
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/221657
Resumo: Este projeto curatorial visa entrelaçar e friccionar os espaços e ofícios do curador e do professor através da substituição de seus fazeres. Pelo contato com o outro e com a prática do outro, esses sujeitos são convidados a observar e questionar suas próprias práticas (curatoriais e educativas) quando contidas dentro de um cenário que não pertence ao seu cotidiano. Por meio do exercício da atenção e do distanciamento de sua ação, o projeto pretende analisar o desenvolvimento dos gestos e da potência contida na experiência do olhar para si através do outro. O que, no ofício do curador, existe de professor? O que, no ofício do professor, existe de curador?
id UFRGS-2_869b0aefff3c0b8ffda259ec5ee8b75d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221657
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santo, Renan Silva do EspiritoSchenkel, Camila Monteiro2021-05-28T04:26:10Z2020http://hdl.handle.net/10183/221657001125795Este projeto curatorial visa entrelaçar e friccionar os espaços e ofícios do curador e do professor através da substituição de seus fazeres. Pelo contato com o outro e com a prática do outro, esses sujeitos são convidados a observar e questionar suas próprias práticas (curatoriais e educativas) quando contidas dentro de um cenário que não pertence ao seu cotidiano. Por meio do exercício da atenção e do distanciamento de sua ação, o projeto pretende analisar o desenvolvimento dos gestos e da potência contida na experiência do olhar para si através do outro. O que, no ofício do curador, existe de professor? O que, no ofício do professor, existe de curador?This curatorial project aims to intertwine and rub the spaces and trades of the curator and the teacher through a temporary change of roles. Through contact with the other and with the practice of the other, these subjects are invited to observe and question their own practices (curatorial and educational) when contained within a scenario that does not belong to their daily lives. With this exercise of attention and detachement/ estrangement, the project intends to analyze the development of gestures and the power contained in the experience of looking at oneself through the other. What, in the curator’s profession, is significant to the teacher? What, in the teacher’s profession, is significant to the curator?application/pdfporCuradoria de arteArte : EducaçãoMuseu de arteEducational curatorshipArt educationTeacher-curatorSchoolArt museumPrática curatorial educativa : entrelaçamentos através da aproximação professor-curadorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2020especializaçãoPráticas Curatoriaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001125795.pdf.txt001125795.pdf.txtExtracted Texttext/plain34548http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221657/2/001125795.pdf.txtab5921a9835a5033e12b7c57518adc18MD52ORIGINAL001125795.pdfTexto completoapplication/pdf7052211http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221657/1/001125795.pdfaabc19fee033a7f28afa210028d2f661MD5110183/2216572021-06-13 04:33:18.253837oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221657Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-06-13T07:33:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Prática curatorial educativa : entrelaçamentos através da aproximação professor-curador
title Prática curatorial educativa : entrelaçamentos através da aproximação professor-curador
spellingShingle Prática curatorial educativa : entrelaçamentos através da aproximação professor-curador
Santo, Renan Silva do Espirito
Curadoria de arte
Arte : Educação
Museu de arte
Educational curatorship
Art education
Teacher-curator
School
Art museum
title_short Prática curatorial educativa : entrelaçamentos através da aproximação professor-curador
title_full Prática curatorial educativa : entrelaçamentos através da aproximação professor-curador
title_fullStr Prática curatorial educativa : entrelaçamentos através da aproximação professor-curador
title_full_unstemmed Prática curatorial educativa : entrelaçamentos através da aproximação professor-curador
title_sort Prática curatorial educativa : entrelaçamentos através da aproximação professor-curador
author Santo, Renan Silva do Espirito
author_facet Santo, Renan Silva do Espirito
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santo, Renan Silva do Espirito
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schenkel, Camila Monteiro
contributor_str_mv Schenkel, Camila Monteiro
dc.subject.por.fl_str_mv Curadoria de arte
Arte : Educação
Museu de arte
topic Curadoria de arte
Arte : Educação
Museu de arte
Educational curatorship
Art education
Teacher-curator
School
Art museum
dc.subject.eng.fl_str_mv Educational curatorship
Art education
Teacher-curator
School
Art museum
description Este projeto curatorial visa entrelaçar e friccionar os espaços e ofícios do curador e do professor através da substituição de seus fazeres. Pelo contato com o outro e com a prática do outro, esses sujeitos são convidados a observar e questionar suas próprias práticas (curatoriais e educativas) quando contidas dentro de um cenário que não pertence ao seu cotidiano. Por meio do exercício da atenção e do distanciamento de sua ação, o projeto pretende analisar o desenvolvimento dos gestos e da potência contida na experiência do olhar para si através do outro. O que, no ofício do curador, existe de professor? O que, no ofício do professor, existe de curador?
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-28T04:26:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/221657
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001125795
url http://hdl.handle.net/10183/221657
identifier_str_mv 001125795
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221657/2/001125795.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221657/1/001125795.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ab5921a9835a5033e12b7c57518adc18
aabc19fee033a7f28afa210028d2f661
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224606530404352