Prática curatorial educativa : entrelaçamentos através da aproximação professor-curador
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/221657 |
Resumo: | Este projeto curatorial visa entrelaçar e friccionar os espaços e ofícios do curador e do professor através da substituição de seus fazeres. Pelo contato com o outro e com a prática do outro, esses sujeitos são convidados a observar e questionar suas próprias práticas (curatoriais e educativas) quando contidas dentro de um cenário que não pertence ao seu cotidiano. Por meio do exercício da atenção e do distanciamento de sua ação, o projeto pretende analisar o desenvolvimento dos gestos e da potência contida na experiência do olhar para si através do outro. O que, no ofício do curador, existe de professor? O que, no ofício do professor, existe de curador? |
id |
UFRGS-2_869b0aefff3c0b8ffda259ec5ee8b75d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221657 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santo, Renan Silva do EspiritoSchenkel, Camila Monteiro2021-05-28T04:26:10Z2020http://hdl.handle.net/10183/221657001125795Este projeto curatorial visa entrelaçar e friccionar os espaços e ofícios do curador e do professor através da substituição de seus fazeres. Pelo contato com o outro e com a prática do outro, esses sujeitos são convidados a observar e questionar suas próprias práticas (curatoriais e educativas) quando contidas dentro de um cenário que não pertence ao seu cotidiano. Por meio do exercício da atenção e do distanciamento de sua ação, o projeto pretende analisar o desenvolvimento dos gestos e da potência contida na experiência do olhar para si através do outro. O que, no ofício do curador, existe de professor? O que, no ofício do professor, existe de curador?This curatorial project aims to intertwine and rub the spaces and trades of the curator and the teacher through a temporary change of roles. Through contact with the other and with the practice of the other, these subjects are invited to observe and question their own practices (curatorial and educational) when contained within a scenario that does not belong to their daily lives. With this exercise of attention and detachement/ estrangement, the project intends to analyze the development of gestures and the power contained in the experience of looking at oneself through the other. What, in the curator’s profession, is significant to the teacher? What, in the teacher’s profession, is significant to the curator?application/pdfporCuradoria de arteArte : EducaçãoMuseu de arteEducational curatorshipArt educationTeacher-curatorSchoolArt museumPrática curatorial educativa : entrelaçamentos através da aproximação professor-curadorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2020especializaçãoPráticas Curatoriaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001125795.pdf.txt001125795.pdf.txtExtracted Texttext/plain34548http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221657/2/001125795.pdf.txtab5921a9835a5033e12b7c57518adc18MD52ORIGINAL001125795.pdfTexto completoapplication/pdf7052211http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221657/1/001125795.pdfaabc19fee033a7f28afa210028d2f661MD5110183/2216572021-06-13 04:33:18.253837oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221657Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-06-13T07:33:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Prática curatorial educativa : entrelaçamentos através da aproximação professor-curador |
title |
Prática curatorial educativa : entrelaçamentos através da aproximação professor-curador |
spellingShingle |
Prática curatorial educativa : entrelaçamentos através da aproximação professor-curador Santo, Renan Silva do Espirito Curadoria de arte Arte : Educação Museu de arte Educational curatorship Art education Teacher-curator School Art museum |
title_short |
Prática curatorial educativa : entrelaçamentos através da aproximação professor-curador |
title_full |
Prática curatorial educativa : entrelaçamentos através da aproximação professor-curador |
title_fullStr |
Prática curatorial educativa : entrelaçamentos através da aproximação professor-curador |
title_full_unstemmed |
Prática curatorial educativa : entrelaçamentos através da aproximação professor-curador |
title_sort |
Prática curatorial educativa : entrelaçamentos através da aproximação professor-curador |
author |
Santo, Renan Silva do Espirito |
author_facet |
Santo, Renan Silva do Espirito |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santo, Renan Silva do Espirito |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Schenkel, Camila Monteiro |
contributor_str_mv |
Schenkel, Camila Monteiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Curadoria de arte Arte : Educação Museu de arte |
topic |
Curadoria de arte Arte : Educação Museu de arte Educational curatorship Art education Teacher-curator School Art museum |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Educational curatorship Art education Teacher-curator School Art museum |
description |
Este projeto curatorial visa entrelaçar e friccionar os espaços e ofícios do curador e do professor através da substituição de seus fazeres. Pelo contato com o outro e com a prática do outro, esses sujeitos são convidados a observar e questionar suas próprias práticas (curatoriais e educativas) quando contidas dentro de um cenário que não pertence ao seu cotidiano. Por meio do exercício da atenção e do distanciamento de sua ação, o projeto pretende analisar o desenvolvimento dos gestos e da potência contida na experiência do olhar para si através do outro. O que, no ofício do curador, existe de professor? O que, no ofício do professor, existe de curador? |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-05-28T04:26:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/221657 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001125795 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/221657 |
identifier_str_mv |
001125795 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221657/2/001125795.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221657/1/001125795.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ab5921a9835a5033e12b7c57518adc18 aabc19fee033a7f28afa210028d2f661 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224606530404352 |