Brief history of art curation in museums
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Anais do Museu Paulista (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/185354 |
Resumo: | Este texto busca compreender as narrativas construídas em torno da história da curadoria de arte enquanto prática social, por meio da discussão de alguns de seus paradigmas. Propõe-se uma história na contramão da tendência de abordar a curadoria de arte apenas a partir da segunda metade do século XX. Do cuidado com as coleções às exposições temporárias, a curadoria de arte especializou-se ao longo dos séculos e foi responsável por articular diferentes discursos de legitimação sobre a arte. Se num primeiro momento constituíram-se narrativas sobre a arte e os artistas, ao longo do século XX e das experiências de arte moderna o foco voltou-se para a formação de público e de quadros profissionais para os museus. A partir da década de 1960 ocorre a divisão de uma figura que antes era una: o conservador – ou curador de coleção – e o curador independente. Enquanto o primeiro passou a ser considerado um mero funcionário das instituições museológicas, o segundo ganhou protagonismo e estatuto de autor. A inclusão de experiências curatoriais realizadas no Brasil, em diferentes momentos históricos, serve como contraponto crítico às práticas curatoriais de arte realizadas nas instituições tradicionais europeias e estadunidenses, com vistas a uma abordagem que leve em conta o processo de globalização. |
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Brief history of art curation in museumsBreve história da curadoria de arte em museus Art curatorshipConservatorIndependent curatorArt museumArt collectionCuradoria de arteCurador de coleçãoCurador independenteMuseu de arteColeção de arteEste texto busca compreender as narrativas construídas em torno da história da curadoria de arte enquanto prática social, por meio da discussão de alguns de seus paradigmas. Propõe-se uma história na contramão da tendência de abordar a curadoria de arte apenas a partir da segunda metade do século XX. Do cuidado com as coleções às exposições temporárias, a curadoria de arte especializou-se ao longo dos séculos e foi responsável por articular diferentes discursos de legitimação sobre a arte. Se num primeiro momento constituíram-se narrativas sobre a arte e os artistas, ao longo do século XX e das experiências de arte moderna o foco voltou-se para a formação de público e de quadros profissionais para os museus. A partir da década de 1960 ocorre a divisão de uma figura que antes era una: o conservador – ou curador de coleção – e o curador independente. Enquanto o primeiro passou a ser considerado um mero funcionário das instituições museológicas, o segundo ganhou protagonismo e estatuto de autor. A inclusão de experiências curatoriais realizadas no Brasil, em diferentes momentos históricos, serve como contraponto crítico às práticas curatoriais de arte realizadas nas instituições tradicionais europeias e estadunidenses, com vistas a uma abordagem que leve em conta o processo de globalização.This article searches to understand the narratives built around the history of art curatorship as a social practice, considering some of its paradigms. We thus propose a counter-narrative to the tendency to contend art curatorship only as emerging in the second half of the 20th century. From the conservation of collections to temporary exhibitions, art curatorship has become a specialized field and has been responsible to articulate different discourses of the legitimization in the visual arts throughout the centuries. If in the first period, narratives of the visual arts and of the artists were built, in the 20th century and in face of modern art experiences, the focus was geared towards the education of the audience and of the museum professional staff. Since the 1960s, there has been a separation of a figure that was understood as one professional: the conservator (or collection curator) and the independent curator. In this process, the former has been considered as a mere technical employee of museum institutions, whereas the latter has gained the spotlight and a status as an author/creator. The inclusion of curatorial experiences that took place in Brazil in various historical moments serves as a critical counterpoint to the art curatorial practices in the framework of traditional European and US institutions, aiming at an approach that looks into the issue from the perspective of the globalization process.Universidade de São Paulo. Museu Paulista2021-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/18535410.1590/1982-02672021v29e15Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material; v. 29 (2021); 1-341982-02670101-4714reponame:Anais do Museu Paulista (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/185354/172049Copyright (c) 2021 Helouise Costa, Ana Gonçalves Magalhãeshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMagalhães, Ana Gonçalves Costa, Helouise 2021-12-14T10:55:03Zoai:revistas.usp.br:article/185354Revistahttp://anais.mp.usp.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||anaismp@usp.br1982-02670101-4714opendoar:2021-12-14T10:55:03Anais do Museu Paulista (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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