Biblioteca para desenvolvimento de jogos para Nintendo DS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Thiago Auler dos
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/18569
Resumo: Nas últimas décadas, percebe-se um avanço considerável na temática de jogos eletrônicos. Mesmo depois de enfrentar algumas crises, hoje este é um dos setores mais produtivos e rentáveis no mundo. Junto a isso, as atenções estão voltadas aos consoles portáteis, devido à sua mobilidade e qualidade em desempenho satisfatória. Este trabalho se enfoca no desenvolvimento de software para o Nintendo DS, mostrando suas principais virtudes e apontando suas limitações. Também propõe uma implementação de uma biblioteca que objetiva facilitar o desenvolvimento de jogos voltados para o Nintendo DS. A partir deste quesito, a biblioteca FLib foi criada. Sendo ela orientada a objetos e tendo uma arquitetura simples e concisa, esconde do desenvolvedor todas as preocupações com detalhamentos de hardware, permitindo que jogos 2D sejam gerados de forma totalmente descomplicada. Testes realizados demonstraram que a FLib além de consumir o mínimo de memória ainda possui um desempenho ótimo, tornando-a ideal para o uso. Também são comparadas uma pequena aplicação que não utiliza a FLib e outra que a utiliza, mostrando em números as vantagens que a mesma proporciona. Apesar das várias dificuldades encontradas, de a FLib não possuir um escopo mais abrangente, e de também estar longe de ser a solução definitiva para a criação de jogos, ainda sim, evita garantidamente muita retrabalho para o desenvolvedor.
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