Dos paradigmas acerca do ensinar e do pesquisar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Strack, Ricardo
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Del Pino, Jose Claudio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/85285
Resumo: Os conhecimentos articulados mediante as atividades de formação universitária constituem uma parte do espectro de itens que necessitam ser levados em consideração quando se discute a formação do cientista. Não deve ser deixado de lado o papel que desempenham as concepções, sejam explícitas ou implícitas, acerca tanto da atividade do cientista quanto da própria apreciação da função desempenhada pelo conhecimento científico sociedade afora. A partir da ênfase dada por Thomas S. Kuhn, buscou-se entender o papel da dinâmica do conhecimento não ao nível individual, mas ao nível do que ocorre em grupos, donde surgiu a expectativa de uma observação das variações de consenso ao longo do processo formativo. No presente reflete-se sobre o significado sócio-epistêmico da existência de diferenciações nas percepções entre ensinar e pesquisar.
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spelling Strack, RicardoDel Pino, Jose Claudio2014-01-04T01:52:05Z20121806-5821http://hdl.handle.net/10183/85285000829291Os conhecimentos articulados mediante as atividades de formação universitária constituem uma parte do espectro de itens que necessitam ser levados em consideração quando se discute a formação do cientista. Não deve ser deixado de lado o papel que desempenham as concepções, sejam explícitas ou implícitas, acerca tanto da atividade do cientista quanto da própria apreciação da função desempenhada pelo conhecimento científico sociedade afora. A partir da ênfase dada por Thomas S. Kuhn, buscou-se entender o papel da dinâmica do conhecimento não ao nível individual, mas ao nível do que ocorre em grupos, donde surgiu a expectativa de uma observação das variações de consenso ao longo do processo formativo. No presente reflete-se sobre o significado sócio-epistêmico da existência de diferenciações nas percepções entre ensinar e pesquisar.Knowledge that is articulated through university graduation activities constitutes a part of the spectrum of items that should be taken into consideration when discussing the formation of scientists. It should not be left out the role conceptions, whether explicit or implicit, perform both about the scientists’ activities and the appreciation itself of the function performed by scientific knowledge throughout society. From the emphasis given by Thomas S. Kuhn, it was sought to understand the role of knowledge dynamics not at the individual level, but at the level of what occurs in groups, from where the expectation of an observation of the consensus variations during the formation process arose. Currently, the social epistemic significance of the existence of differentiations in the perceptions between teaching and researching is being thought over.application/pdfporCiências e Cognição. Rio de Janeiro. Vol. 17, n. 1 (2012), p. 130-151ConcepçãoQuímicos : Formação profissionalPesquisa científicaConsensusConceptionsFormation of chemistsDos paradigmas acerca do ensinar e do pesquisarOn the paradigms surrounding teaching and researching info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000829291.pdf000829291.pdfTexto completoapplication/pdf541447http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85285/1/000829291.pdfcff53ca77be104b8ee645ab902f3c57fMD51TEXT000829291.pdf.txt000829291.pdf.txtExtracted Texttext/plain69610http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85285/2/000829291.pdf.txt92aa4267f9b98620bcb15a17fce402fdMD52THUMBNAIL000829291.pdf.jpg000829291.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1609http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85285/3/000829291.pdf.jpgecd3b4b2de9041738cd1a9f7cf5834fcMD5310183/852852018-10-18 07:39:15.546oai:www.lume.ufrgs.br:10183/85285Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T10:39:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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