Dos paradigmas acerca do ensinar e do pesquisar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Strack, Ricardo
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Del Pino, Jose Claudio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/85285
Resumo: Os conhecimentos articulados mediante as atividades de formação universitária constituem uma parte do espectro de itens que necessitam ser levados em consideração quando se discute a formação do cientista. Não deve ser deixado de lado o papel que desempenham as concepções, sejam explícitas ou implícitas, acerca tanto da atividade do cientista quanto da própria apreciação da função desempenhada pelo conhecimento científico sociedade afora. A partir da ênfase dada por Thomas S. Kuhn, buscou-se entender o papel da dinâmica do conhecimento não ao nível individual, mas ao nível do que ocorre em grupos, donde surgiu a expectativa de uma observação das variações de consenso ao longo do processo formativo. No presente reflete-se sobre o significado sócio-epistêmico da existência de diferenciações nas percepções entre ensinar e pesquisar.
id UFRGS-2_86c56a1c4924838ec5e179a1987e584f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/85285
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Strack, RicardoDel Pino, Jose Claudio2014-01-04T01:52:05Z20121806-5821http://hdl.handle.net/10183/85285000829291Os conhecimentos articulados mediante as atividades de formação universitária constituem uma parte do espectro de itens que necessitam ser levados em consideração quando se discute a formação do cientista. Não deve ser deixado de lado o papel que desempenham as concepções, sejam explícitas ou implícitas, acerca tanto da atividade do cientista quanto da própria apreciação da função desempenhada pelo conhecimento científico sociedade afora. A partir da ênfase dada por Thomas S. Kuhn, buscou-se entender o papel da dinâmica do conhecimento não ao nível individual, mas ao nível do que ocorre em grupos, donde surgiu a expectativa de uma observação das variações de consenso ao longo do processo formativo. No presente reflete-se sobre o significado sócio-epistêmico da existência de diferenciações nas percepções entre ensinar e pesquisar.Knowledge that is articulated through university graduation activities constitutes a part of the spectrum of items that should be taken into consideration when discussing the formation of scientists. It should not be left out the role conceptions, whether explicit or implicit, perform both about the scientists’ activities and the appreciation itself of the function performed by scientific knowledge throughout society. From the emphasis given by Thomas S. Kuhn, it was sought to understand the role of knowledge dynamics not at the individual level, but at the level of what occurs in groups, from where the expectation of an observation of the consensus variations during the formation process arose. Currently, the social epistemic significance of the existence of differentiations in the perceptions between teaching and researching is being thought over.application/pdfporCiências e Cognição. Rio de Janeiro. Vol. 17, n. 1 (2012), p. 130-151ConcepçãoQuímicos : Formação profissionalPesquisa científicaConsensusConceptionsFormation of chemistsDos paradigmas acerca do ensinar e do pesquisarOn the paradigms surrounding teaching and researching info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000829291.pdf000829291.pdfTexto completoapplication/pdf541447http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85285/1/000829291.pdfcff53ca77be104b8ee645ab902f3c57fMD51TEXT000829291.pdf.txt000829291.pdf.txtExtracted Texttext/plain69610http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85285/2/000829291.pdf.txt92aa4267f9b98620bcb15a17fce402fdMD52THUMBNAIL000829291.pdf.jpg000829291.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1609http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85285/3/000829291.pdf.jpgecd3b4b2de9041738cd1a9f7cf5834fcMD5310183/852852018-10-18 07:39:15.546oai:www.lume.ufrgs.br:10183/85285Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T10:39:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Dos paradigmas acerca do ensinar e do pesquisar
dc.title.alternative.en.fl_str_mv On the paradigms surrounding teaching and researching
title Dos paradigmas acerca do ensinar e do pesquisar
spellingShingle Dos paradigmas acerca do ensinar e do pesquisar
Strack, Ricardo
Concepção
Químicos : Formação profissional
Pesquisa científica
Consensus
Conceptions
Formation of chemists
title_short Dos paradigmas acerca do ensinar e do pesquisar
title_full Dos paradigmas acerca do ensinar e do pesquisar
title_fullStr Dos paradigmas acerca do ensinar e do pesquisar
title_full_unstemmed Dos paradigmas acerca do ensinar e do pesquisar
title_sort Dos paradigmas acerca do ensinar e do pesquisar
author Strack, Ricardo
author_facet Strack, Ricardo
Del Pino, Jose Claudio
author_role author
author2 Del Pino, Jose Claudio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Strack, Ricardo
Del Pino, Jose Claudio
dc.subject.por.fl_str_mv Concepção
Químicos : Formação profissional
Pesquisa científica
topic Concepção
Químicos : Formação profissional
Pesquisa científica
Consensus
Conceptions
Formation of chemists
dc.subject.eng.fl_str_mv Consensus
Conceptions
Formation of chemists
description Os conhecimentos articulados mediante as atividades de formação universitária constituem uma parte do espectro de itens que necessitam ser levados em consideração quando se discute a formação do cientista. Não deve ser deixado de lado o papel que desempenham as concepções, sejam explícitas ou implícitas, acerca tanto da atividade do cientista quanto da própria apreciação da função desempenhada pelo conhecimento científico sociedade afora. A partir da ênfase dada por Thomas S. Kuhn, buscou-se entender o papel da dinâmica do conhecimento não ao nível individual, mas ao nível do que ocorre em grupos, donde surgiu a expectativa de uma observação das variações de consenso ao longo do processo formativo. No presente reflete-se sobre o significado sócio-epistêmico da existência de diferenciações nas percepções entre ensinar e pesquisar.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-01-04T01:52:05Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/85285
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1806-5821
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000829291
identifier_str_mv 1806-5821
000829291
url http://hdl.handle.net/10183/85285
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Ciências e Cognição. Rio de Janeiro. Vol. 17, n. 1 (2012), p. 130-151
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85285/1/000829291.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85285/2/000829291.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85285/3/000829291.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv cff53ca77be104b8ee645ab902f3c57f
92aa4267f9b98620bcb15a17fce402fd
ecd3b4b2de9041738cd1a9f7cf5834fc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447523756605440