Dos paradigmas acerca do ensinar e do pesquisar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/85285 |
Resumo: | Os conhecimentos articulados mediante as atividades de formação universitária constituem uma parte do espectro de itens que necessitam ser levados em consideração quando se discute a formação do cientista. Não deve ser deixado de lado o papel que desempenham as concepções, sejam explícitas ou implícitas, acerca tanto da atividade do cientista quanto da própria apreciação da função desempenhada pelo conhecimento científico sociedade afora. A partir da ênfase dada por Thomas S. Kuhn, buscou-se entender o papel da dinâmica do conhecimento não ao nível individual, mas ao nível do que ocorre em grupos, donde surgiu a expectativa de uma observação das variações de consenso ao longo do processo formativo. No presente reflete-se sobre o significado sócio-epistêmico da existência de diferenciações nas percepções entre ensinar e pesquisar. |
id |
UFRGS-2_86c56a1c4924838ec5e179a1987e584f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/85285 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Strack, RicardoDel Pino, Jose Claudio2014-01-04T01:52:05Z20121806-5821http://hdl.handle.net/10183/85285000829291Os conhecimentos articulados mediante as atividades de formação universitária constituem uma parte do espectro de itens que necessitam ser levados em consideração quando se discute a formação do cientista. Não deve ser deixado de lado o papel que desempenham as concepções, sejam explícitas ou implícitas, acerca tanto da atividade do cientista quanto da própria apreciação da função desempenhada pelo conhecimento científico sociedade afora. A partir da ênfase dada por Thomas S. Kuhn, buscou-se entender o papel da dinâmica do conhecimento não ao nível individual, mas ao nível do que ocorre em grupos, donde surgiu a expectativa de uma observação das variações de consenso ao longo do processo formativo. No presente reflete-se sobre o significado sócio-epistêmico da existência de diferenciações nas percepções entre ensinar e pesquisar.Knowledge that is articulated through university graduation activities constitutes a part of the spectrum of items that should be taken into consideration when discussing the formation of scientists. It should not be left out the role conceptions, whether explicit or implicit, perform both about the scientists’ activities and the appreciation itself of the function performed by scientific knowledge throughout society. From the emphasis given by Thomas S. Kuhn, it was sought to understand the role of knowledge dynamics not at the individual level, but at the level of what occurs in groups, from where the expectation of an observation of the consensus variations during the formation process arose. Currently, the social epistemic significance of the existence of differentiations in the perceptions between teaching and researching is being thought over.application/pdfporCiências e Cognição. Rio de Janeiro. Vol. 17, n. 1 (2012), p. 130-151ConcepçãoQuímicos : Formação profissionalPesquisa científicaConsensusConceptionsFormation of chemistsDos paradigmas acerca do ensinar e do pesquisarOn the paradigms surrounding teaching and researching info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000829291.pdf000829291.pdfTexto completoapplication/pdf541447http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85285/1/000829291.pdfcff53ca77be104b8ee645ab902f3c57fMD51TEXT000829291.pdf.txt000829291.pdf.txtExtracted Texttext/plain69610http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85285/2/000829291.pdf.txt92aa4267f9b98620bcb15a17fce402fdMD52THUMBNAIL000829291.pdf.jpg000829291.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1609http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85285/3/000829291.pdf.jpgecd3b4b2de9041738cd1a9f7cf5834fcMD5310183/852852018-10-18 07:39:15.546oai:www.lume.ufrgs.br:10183/85285Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T10:39:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Dos paradigmas acerca do ensinar e do pesquisar |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
On the paradigms surrounding teaching and researching |
title |
Dos paradigmas acerca do ensinar e do pesquisar |
spellingShingle |
Dos paradigmas acerca do ensinar e do pesquisar Strack, Ricardo Concepção Químicos : Formação profissional Pesquisa científica Consensus Conceptions Formation of chemists |
title_short |
Dos paradigmas acerca do ensinar e do pesquisar |
title_full |
Dos paradigmas acerca do ensinar e do pesquisar |
title_fullStr |
Dos paradigmas acerca do ensinar e do pesquisar |
title_full_unstemmed |
Dos paradigmas acerca do ensinar e do pesquisar |
title_sort |
Dos paradigmas acerca do ensinar e do pesquisar |
author |
Strack, Ricardo |
author_facet |
Strack, Ricardo Del Pino, Jose Claudio |
author_role |
author |
author2 |
Del Pino, Jose Claudio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Strack, Ricardo Del Pino, Jose Claudio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Concepção Químicos : Formação profissional Pesquisa científica |
topic |
Concepção Químicos : Formação profissional Pesquisa científica Consensus Conceptions Formation of chemists |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Consensus Conceptions Formation of chemists |
description |
Os conhecimentos articulados mediante as atividades de formação universitária constituem uma parte do espectro de itens que necessitam ser levados em consideração quando se discute a formação do cientista. Não deve ser deixado de lado o papel que desempenham as concepções, sejam explícitas ou implícitas, acerca tanto da atividade do cientista quanto da própria apreciação da função desempenhada pelo conhecimento científico sociedade afora. A partir da ênfase dada por Thomas S. Kuhn, buscou-se entender o papel da dinâmica do conhecimento não ao nível individual, mas ao nível do que ocorre em grupos, donde surgiu a expectativa de uma observação das variações de consenso ao longo do processo formativo. No presente reflete-se sobre o significado sócio-epistêmico da existência de diferenciações nas percepções entre ensinar e pesquisar. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-01-04T01:52:05Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/85285 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1806-5821 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000829291 |
identifier_str_mv |
1806-5821 000829291 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/85285 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Ciências e Cognição. Rio de Janeiro. Vol. 17, n. 1 (2012), p. 130-151 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85285/1/000829291.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85285/2/000829291.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85285/3/000829291.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cff53ca77be104b8ee645ab902f3c57f 92aa4267f9b98620bcb15a17fce402fd ecd3b4b2de9041738cd1a9f7cf5834fc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447523756605440 |