Percepções matemáticas com o Jogo Hyperbolica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, André Briance
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/253457
Resumo: Este trabalho investiga como estudantes de educação matemática percebem a geometria hiperbólica por meio de atividades-matemáticas-com-o-jogo-eletrônico-Hyperbolica. Para isso, produzimos dados por meio de um curso de extensão intitulado “Percepções em um Micromundo Digital Hiperbólico: como se dá a constituição do conhecimento matemático?”, o qual discutiu projeções do espaço hiperbólico, retas, polígonos e ângulos na geometria hiperbólica e suas relações com o espaço digital do jogo. Os sujeitos de pesquisa foram cinco estudantes de educação matemática, quatro da Licenciatura em Matemática e uma do Mestrado em Ensino de Matemática da UFRGS, os quais não tiveram nenhum tipo de disciplina envolvendo geometria hiperbólica no decorrer de suas formações. Como referencial teórico, nos embasamos em estudos sobre Tecnologias Digitais (TD) e adotamos as ideias de ser-com-TD, pensar-com-TD e saber-fazer-com-TD (ROSA, 2008), além disso, evidenciamos estudos sobre estética e experiência estética (EAGLETON, 1993), uma vez que os jogos eletrônicos assumem a estética como forma de interação em linguagem multimodal. Dessa forma, nossos resultados mostram que a percepção dos estudantes se deu plugando-se ao jogo, trazendo à tona um eixo contemplando as ideias de ser-com, pensar-com e saber-fazer-com-Hyperbolica participantes no processo perceptivo. Um eixo com respeito à experiência estética também se mostrou proeminente, de modo que as estéticas do jogo tocavam os estudantes em seus afetos e aversões e contrastavam com os saberes de geometria euclidiana dos participantes.
id UFRGS-2_86cf4c5357d22cbdf33f81507b763e97
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253457
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Mota, André BrianceRosa, Maurício2023-01-06T05:01:21Z2022http://hdl.handle.net/10183/253457001159347Este trabalho investiga como estudantes de educação matemática percebem a geometria hiperbólica por meio de atividades-matemáticas-com-o-jogo-eletrônico-Hyperbolica. Para isso, produzimos dados por meio de um curso de extensão intitulado “Percepções em um Micromundo Digital Hiperbólico: como se dá a constituição do conhecimento matemático?”, o qual discutiu projeções do espaço hiperbólico, retas, polígonos e ângulos na geometria hiperbólica e suas relações com o espaço digital do jogo. Os sujeitos de pesquisa foram cinco estudantes de educação matemática, quatro da Licenciatura em Matemática e uma do Mestrado em Ensino de Matemática da UFRGS, os quais não tiveram nenhum tipo de disciplina envolvendo geometria hiperbólica no decorrer de suas formações. Como referencial teórico, nos embasamos em estudos sobre Tecnologias Digitais (TD) e adotamos as ideias de ser-com-TD, pensar-com-TD e saber-fazer-com-TD (ROSA, 2008), além disso, evidenciamos estudos sobre estética e experiência estética (EAGLETON, 1993), uma vez que os jogos eletrônicos assumem a estética como forma de interação em linguagem multimodal. Dessa forma, nossos resultados mostram que a percepção dos estudantes se deu plugando-se ao jogo, trazendo à tona um eixo contemplando as ideias de ser-com, pensar-com e saber-fazer-com-Hyperbolica participantes no processo perceptivo. Um eixo com respeito à experiência estética também se mostrou proeminente, de modo que as estéticas do jogo tocavam os estudantes em seus afetos e aversões e contrastavam com os saberes de geometria euclidiana dos participantes.This graduate thesis investigates how mathematics education students perceive hyperbolic geometry through mathematical-activities-with-the-electronic-game-Hyperbolica. For this, we produced data through an extension course called “Perceptions in a Digital Hyperbolic Microworld: How is mathematical knowledge constituted?” which discussed projections in hyperbolic space, straight lines, polygons and angles in hyperbolic geometry and their relations with the game’s digital space. The subjects of this research were 5 students of mathematical education, four of which were undergraduate students in a mathematics education course and one was a student in the math’s education master's degree program in UFRGS the five of them having never taken a class on hyperbolic geometry during their graduate or postgraduate classes. As for our theoretical references we based ourselves in studies regarding Digital Technologies (DT) and adopted the ideas of being-with-DT, thinking-with-DT and knowing-making-with-DT (ROSA, 2008), besides that, we searched studies regarding aesthetics and the aesthetics experience (EAGLETON, 1993), assuming that electronic games admit aesthetics as a form of interaction in multimodal language. In this way, our results show that the students’ perception showed itself in their connection with the game, bringing forward an axis contemplating the concepts of being-with, thinking-with and knowing-how-to-make-with-DT as participants in the perceptive process. An axis regarding the aesthetic experience was also shown to be prominent, in a way in which the game’s different aesthetics were received with affect and aversions and contrasted with the students’ knowledge on euclidean geometry.application/pdfporEducação MatemáticaGeometria não euclidianaGeometria hiperbólicaJogos digitaisPerceptionDigital gamesHyperbolic geometryPercepções matemáticas com o Jogo Hyperbolicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2022Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001159347.pdf.txt001159347.pdf.txtExtracted Texttext/plain174969http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253457/2/001159347.pdf.txte3c6b65383f5e5457066b6b1eedfd8feMD52ORIGINAL001159347.pdfTexto completoapplication/pdf2809420http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253457/1/001159347.pdf73876a5914f326893aed87b598232b6dMD5110183/2534572023-01-07 06:15:48.395457oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253457Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-07T08:15:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Percepções matemáticas com o Jogo Hyperbolica
title Percepções matemáticas com o Jogo Hyperbolica
spellingShingle Percepções matemáticas com o Jogo Hyperbolica
Mota, André Briance
Educação Matemática
Geometria não euclidiana
Geometria hiperbólica
Jogos digitais
Perception
Digital games
Hyperbolic geometry
title_short Percepções matemáticas com o Jogo Hyperbolica
title_full Percepções matemáticas com o Jogo Hyperbolica
title_fullStr Percepções matemáticas com o Jogo Hyperbolica
title_full_unstemmed Percepções matemáticas com o Jogo Hyperbolica
title_sort Percepções matemáticas com o Jogo Hyperbolica
author Mota, André Briance
author_facet Mota, André Briance
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mota, André Briance
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rosa, Maurício
contributor_str_mv Rosa, Maurício
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Geometria não euclidiana
Geometria hiperbólica
Jogos digitais
topic Educação Matemática
Geometria não euclidiana
Geometria hiperbólica
Jogos digitais
Perception
Digital games
Hyperbolic geometry
dc.subject.eng.fl_str_mv Perception
Digital games
Hyperbolic geometry
description Este trabalho investiga como estudantes de educação matemática percebem a geometria hiperbólica por meio de atividades-matemáticas-com-o-jogo-eletrônico-Hyperbolica. Para isso, produzimos dados por meio de um curso de extensão intitulado “Percepções em um Micromundo Digital Hiperbólico: como se dá a constituição do conhecimento matemático?”, o qual discutiu projeções do espaço hiperbólico, retas, polígonos e ângulos na geometria hiperbólica e suas relações com o espaço digital do jogo. Os sujeitos de pesquisa foram cinco estudantes de educação matemática, quatro da Licenciatura em Matemática e uma do Mestrado em Ensino de Matemática da UFRGS, os quais não tiveram nenhum tipo de disciplina envolvendo geometria hiperbólica no decorrer de suas formações. Como referencial teórico, nos embasamos em estudos sobre Tecnologias Digitais (TD) e adotamos as ideias de ser-com-TD, pensar-com-TD e saber-fazer-com-TD (ROSA, 2008), além disso, evidenciamos estudos sobre estética e experiência estética (EAGLETON, 1993), uma vez que os jogos eletrônicos assumem a estética como forma de interação em linguagem multimodal. Dessa forma, nossos resultados mostram que a percepção dos estudantes se deu plugando-se ao jogo, trazendo à tona um eixo contemplando as ideias de ser-com, pensar-com e saber-fazer-com-Hyperbolica participantes no processo perceptivo. Um eixo com respeito à experiência estética também se mostrou proeminente, de modo que as estéticas do jogo tocavam os estudantes em seus afetos e aversões e contrastavam com os saberes de geometria euclidiana dos participantes.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-06T05:01:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/253457
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001159347
url http://hdl.handle.net/10183/253457
identifier_str_mv 001159347
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253457/2/001159347.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253457/1/001159347.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e3c6b65383f5e5457066b6b1eedfd8fe
73876a5914f326893aed87b598232b6d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447327338397696