Pesquisa-intervenção com o grupo de 0 a 3 anos : o espaço educativo, as interações e a ludicidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/115472 |
Resumo: | Esta pesquisa apresenta um estudo que investigou como se expressa no cotidiano do grupo das Lagartas II (maternal I), a organização do espaço/ambiente a partir da intervenção pedagógica. Desta forma, esta pesquisa se destinou a buscar indicativos no decorrer do ano de 2013, que demonstrassem de que forma o espaço do grupo das Lagartas II, foi sendo construído a partir das intervenções pedagógicas da equipe de educadoras, procurando analisar as relações com a equipe diretiva, com as famílias e crianças na construção das relações deste grupo com o espaço/ambiente, pesquisando sobre quais são as concepções que as profissionais desta faixa etária possuem e registrando fotograficamente propostas de recomposição e/ou transformação da sala deste grupo no decorrer do ano, tenham sido elas provisórias, momentâneas ou duradouras. Esta pesquisa articulou-se à busca por uma análise reflexiva sobre minha prática educativa na escola em que atuo. Inspirada nos referenciais sobre pesquisa intervenção com crianças, este processo investigativo só foi oportunizado por uma análise sem distanciamento, realizando registros fotográficos para acompanhar mensalmente se existiram propostas de novos arranjos espaciais, Significando as vivências dos pequenos, a partir das intervenções propostas. Com a organização dos ambientes, a prática docente pode ser estruturada a partir de uma pedagogia das relações, incentivando e oportunizando as interações e a pluralidade de experiências. |
id |
UFRGS-2_86e7ad86b3d45e924bf6bba31030faab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115472 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Maciel, Fernanda BernardoAlbuquerque, Simone Santos deBarbosa, Maria Carmen Silveira2015-04-18T01:58:08Z2014http://hdl.handle.net/10183/115472000956151Esta pesquisa apresenta um estudo que investigou como se expressa no cotidiano do grupo das Lagartas II (maternal I), a organização do espaço/ambiente a partir da intervenção pedagógica. Desta forma, esta pesquisa se destinou a buscar indicativos no decorrer do ano de 2013, que demonstrassem de que forma o espaço do grupo das Lagartas II, foi sendo construído a partir das intervenções pedagógicas da equipe de educadoras, procurando analisar as relações com a equipe diretiva, com as famílias e crianças na construção das relações deste grupo com o espaço/ambiente, pesquisando sobre quais são as concepções que as profissionais desta faixa etária possuem e registrando fotograficamente propostas de recomposição e/ou transformação da sala deste grupo no decorrer do ano, tenham sido elas provisórias, momentâneas ou duradouras. Esta pesquisa articulou-se à busca por uma análise reflexiva sobre minha prática educativa na escola em que atuo. Inspirada nos referenciais sobre pesquisa intervenção com crianças, este processo investigativo só foi oportunizado por uma análise sem distanciamento, realizando registros fotográficos para acompanhar mensalmente se existiram propostas de novos arranjos espaciais, Significando as vivências dos pequenos, a partir das intervenções propostas. Com a organização dos ambientes, a prática docente pode ser estruturada a partir de uma pedagogia das relações, incentivando e oportunizando as interações e a pluralidade de experiências.This research presents a study which investigated as if expressed in the daily of the group of the Caterpillars II (motherly 1), the organization of space / environment from the pedagogical intervention. So, this search was intended to seek indicatives in elapse the year 2013, demonstrating how the space of the group of the Caterpillars II, was being built from the team pedagogical interventions of educators, looking to analyze relationships with direction team, with families and children in the construction of the relations of this group with the space/environment, researching about what are the conceptions that professionals in this age group possess and registering with photographs the proposals for recomposition and/or transformation of the classroom this group in the elapse the year, same whether have been provisionals, momentary or enduring. This research was articulated to the search by a reflective analysis on my educational practice at the school where work. Inspired by us referential about intervention research with children, this investigative process was only oportunizado by an analysis without distancing, performing photographic records to follow monthly if exist proposals for new spatial arrangements, meaning the experiences of the small, from the proposed interventions. With the organization of the environments, the teaching practice can be structured from a pedagogy of relations, encouraging and providing opportunities for interactions and plurality of experiences.application/pdfporEducação infantilLudicidadePesquisa-intervençãoSpaceInteractionPesquisa-intervenção com o grupo de 0 a 3 anos : o espaço educativo, as interações e a ludicidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2014especializaçãoCurso de especialização em Docência na Educação Infantilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000956151.pdf000956151.pdfTexto completoapplication/pdf5000706http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115472/1/000956151.pdf867c8ef6358dc10b1562ca651f58bd7fMD51TEXT000956151.pdf.txt000956151.pdf.txtExtracted Texttext/plain104807http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115472/2/000956151.pdf.txtbb0b8473fe67eafcb94431ff53dc8d30MD52THUMBNAIL000956151.pdf.jpg000956151.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg942http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115472/3/000956151.pdf.jpg0b22a2c6f91b0fd98faf6172d2e434caMD5310183/1154722018-10-19 10:46:49.962oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115472Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-19T13:46:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Pesquisa-intervenção com o grupo de 0 a 3 anos : o espaço educativo, as interações e a ludicidade |
title |
Pesquisa-intervenção com o grupo de 0 a 3 anos : o espaço educativo, as interações e a ludicidade |
spellingShingle |
Pesquisa-intervenção com o grupo de 0 a 3 anos : o espaço educativo, as interações e a ludicidade Maciel, Fernanda Bernardo Educação infantil Ludicidade Pesquisa-intervenção Space Interaction |
title_short |
Pesquisa-intervenção com o grupo de 0 a 3 anos : o espaço educativo, as interações e a ludicidade |
title_full |
Pesquisa-intervenção com o grupo de 0 a 3 anos : o espaço educativo, as interações e a ludicidade |
title_fullStr |
Pesquisa-intervenção com o grupo de 0 a 3 anos : o espaço educativo, as interações e a ludicidade |
title_full_unstemmed |
Pesquisa-intervenção com o grupo de 0 a 3 anos : o espaço educativo, as interações e a ludicidade |
title_sort |
Pesquisa-intervenção com o grupo de 0 a 3 anos : o espaço educativo, as interações e a ludicidade |
author |
Maciel, Fernanda Bernardo |
author_facet |
Maciel, Fernanda Bernardo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maciel, Fernanda Bernardo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Albuquerque, Simone Santos de |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Barbosa, Maria Carmen Silveira |
contributor_str_mv |
Albuquerque, Simone Santos de Barbosa, Maria Carmen Silveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Ludicidade Pesquisa-intervenção |
topic |
Educação infantil Ludicidade Pesquisa-intervenção Space Interaction |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Space Interaction |
description |
Esta pesquisa apresenta um estudo que investigou como se expressa no cotidiano do grupo das Lagartas II (maternal I), a organização do espaço/ambiente a partir da intervenção pedagógica. Desta forma, esta pesquisa se destinou a buscar indicativos no decorrer do ano de 2013, que demonstrassem de que forma o espaço do grupo das Lagartas II, foi sendo construído a partir das intervenções pedagógicas da equipe de educadoras, procurando analisar as relações com a equipe diretiva, com as famílias e crianças na construção das relações deste grupo com o espaço/ambiente, pesquisando sobre quais são as concepções que as profissionais desta faixa etária possuem e registrando fotograficamente propostas de recomposição e/ou transformação da sala deste grupo no decorrer do ano, tenham sido elas provisórias, momentâneas ou duradouras. Esta pesquisa articulou-se à busca por uma análise reflexiva sobre minha prática educativa na escola em que atuo. Inspirada nos referenciais sobre pesquisa intervenção com crianças, este processo investigativo só foi oportunizado por uma análise sem distanciamento, realizando registros fotográficos para acompanhar mensalmente se existiram propostas de novos arranjos espaciais, Significando as vivências dos pequenos, a partir das intervenções propostas. Com a organização dos ambientes, a prática docente pode ser estruturada a partir de uma pedagogia das relações, incentivando e oportunizando as interações e a pluralidade de experiências. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-18T01:58:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/115472 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000956151 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/115472 |
identifier_str_mv |
000956151 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115472/1/000956151.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115472/2/000956151.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115472/3/000956151.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
867c8ef6358dc10b1562ca651f58bd7f bb0b8473fe67eafcb94431ff53dc8d30 0b22a2c6f91b0fd98faf6172d2e434ca |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447145726083072 |