Pesquisa-intervenção com o grupo de 0 a 3 anos : o espaço educativo, as interações e a ludicidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel, Fernanda Bernardo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/115472
Resumo: Esta pesquisa apresenta um estudo que investigou como se expressa no cotidiano do grupo das Lagartas II (maternal I), a organização do espaço/ambiente a partir da intervenção pedagógica. Desta forma, esta pesquisa se destinou a buscar indicativos no decorrer do ano de 2013, que demonstrassem de que forma o espaço do grupo das Lagartas II, foi sendo construído a partir das intervenções pedagógicas da equipe de educadoras, procurando analisar as relações com a equipe diretiva, com as famílias e crianças na construção das relações deste grupo com o espaço/ambiente, pesquisando sobre quais são as concepções que as profissionais desta faixa etária possuem e registrando fotograficamente propostas de recomposição e/ou transformação da sala deste grupo no decorrer do ano, tenham sido elas provisórias, momentâneas ou duradouras. Esta pesquisa articulou-se à busca por uma análise reflexiva sobre minha prática educativa na escola em que atuo. Inspirada nos referenciais sobre pesquisa intervenção com crianças, este processo investigativo só foi oportunizado por uma análise sem distanciamento, realizando registros fotográficos para acompanhar mensalmente se existiram propostas de novos arranjos espaciais, Significando as vivências dos pequenos, a partir das intervenções propostas. Com a organização dos ambientes, a prática docente pode ser estruturada a partir de uma pedagogia das relações, incentivando e oportunizando as interações e a pluralidade de experiências.
id UFRGS-2_86e7ad86b3d45e924bf6bba31030faab
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115472
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Maciel, Fernanda BernardoAlbuquerque, Simone Santos deBarbosa, Maria Carmen Silveira2015-04-18T01:58:08Z2014http://hdl.handle.net/10183/115472000956151Esta pesquisa apresenta um estudo que investigou como se expressa no cotidiano do grupo das Lagartas II (maternal I), a organização do espaço/ambiente a partir da intervenção pedagógica. Desta forma, esta pesquisa se destinou a buscar indicativos no decorrer do ano de 2013, que demonstrassem de que forma o espaço do grupo das Lagartas II, foi sendo construído a partir das intervenções pedagógicas da equipe de educadoras, procurando analisar as relações com a equipe diretiva, com as famílias e crianças na construção das relações deste grupo com o espaço/ambiente, pesquisando sobre quais são as concepções que as profissionais desta faixa etária possuem e registrando fotograficamente propostas de recomposição e/ou transformação da sala deste grupo no decorrer do ano, tenham sido elas provisórias, momentâneas ou duradouras. Esta pesquisa articulou-se à busca por uma análise reflexiva sobre minha prática educativa na escola em que atuo. Inspirada nos referenciais sobre pesquisa intervenção com crianças, este processo investigativo só foi oportunizado por uma análise sem distanciamento, realizando registros fotográficos para acompanhar mensalmente se existiram propostas de novos arranjos espaciais, Significando as vivências dos pequenos, a partir das intervenções propostas. Com a organização dos ambientes, a prática docente pode ser estruturada a partir de uma pedagogia das relações, incentivando e oportunizando as interações e a pluralidade de experiências.This research presents a study which investigated as if expressed in the daily of the group of the Caterpillars II (motherly 1), the organization of space / environment from the pedagogical intervention. So, this search was intended to seek indicatives in elapse the year 2013, demonstrating how the space of the group of the Caterpillars II, was being built from the team pedagogical interventions of educators, looking to analyze relationships with direction team, with families and children in the construction of the relations of this group with the space/environment, researching about what are the conceptions that professionals in this age group possess and registering with photographs the proposals for recomposition and/or transformation of the classroom this group in the elapse the year, same whether have been provisionals, momentary or enduring. This research was articulated to the search by a reflective analysis on my educational practice at the school where work. Inspired by us referential about intervention research with children, this investigative process was only oportunizado by an analysis without distancing, performing photographic records to follow monthly if exist proposals for new spatial arrangements, meaning the experiences of the small, from the proposed interventions. With the organization of the environments, the teaching practice can be structured from a pedagogy of relations, encouraging and providing opportunities for interactions and plurality of experiences.application/pdfporEducação infantilLudicidadePesquisa-intervençãoSpaceInteractionPesquisa-intervenção com o grupo de 0 a 3 anos : o espaço educativo, as interações e a ludicidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2014especializaçãoCurso de especialização em Docência na Educação Infantilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000956151.pdf000956151.pdfTexto completoapplication/pdf5000706http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115472/1/000956151.pdf867c8ef6358dc10b1562ca651f58bd7fMD51TEXT000956151.pdf.txt000956151.pdf.txtExtracted Texttext/plain104807http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115472/2/000956151.pdf.txtbb0b8473fe67eafcb94431ff53dc8d30MD52THUMBNAIL000956151.pdf.jpg000956151.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg942http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115472/3/000956151.pdf.jpg0b22a2c6f91b0fd98faf6172d2e434caMD5310183/1154722018-10-19 10:46:49.962oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115472Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-19T13:46:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Pesquisa-intervenção com o grupo de 0 a 3 anos : o espaço educativo, as interações e a ludicidade
title Pesquisa-intervenção com o grupo de 0 a 3 anos : o espaço educativo, as interações e a ludicidade
spellingShingle Pesquisa-intervenção com o grupo de 0 a 3 anos : o espaço educativo, as interações e a ludicidade
Maciel, Fernanda Bernardo
Educação infantil
Ludicidade
Pesquisa-intervenção
Space
Interaction
title_short Pesquisa-intervenção com o grupo de 0 a 3 anos : o espaço educativo, as interações e a ludicidade
title_full Pesquisa-intervenção com o grupo de 0 a 3 anos : o espaço educativo, as interações e a ludicidade
title_fullStr Pesquisa-intervenção com o grupo de 0 a 3 anos : o espaço educativo, as interações e a ludicidade
title_full_unstemmed Pesquisa-intervenção com o grupo de 0 a 3 anos : o espaço educativo, as interações e a ludicidade
title_sort Pesquisa-intervenção com o grupo de 0 a 3 anos : o espaço educativo, as interações e a ludicidade
author Maciel, Fernanda Bernardo
author_facet Maciel, Fernanda Bernardo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maciel, Fernanda Bernardo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Albuquerque, Simone Santos de
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Barbosa, Maria Carmen Silveira
contributor_str_mv Albuquerque, Simone Santos de
Barbosa, Maria Carmen Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Ludicidade
Pesquisa-intervenção
topic Educação infantil
Ludicidade
Pesquisa-intervenção
Space
Interaction
dc.subject.eng.fl_str_mv Space
Interaction
description Esta pesquisa apresenta um estudo que investigou como se expressa no cotidiano do grupo das Lagartas II (maternal I), a organização do espaço/ambiente a partir da intervenção pedagógica. Desta forma, esta pesquisa se destinou a buscar indicativos no decorrer do ano de 2013, que demonstrassem de que forma o espaço do grupo das Lagartas II, foi sendo construído a partir das intervenções pedagógicas da equipe de educadoras, procurando analisar as relações com a equipe diretiva, com as famílias e crianças na construção das relações deste grupo com o espaço/ambiente, pesquisando sobre quais são as concepções que as profissionais desta faixa etária possuem e registrando fotograficamente propostas de recomposição e/ou transformação da sala deste grupo no decorrer do ano, tenham sido elas provisórias, momentâneas ou duradouras. Esta pesquisa articulou-se à busca por uma análise reflexiva sobre minha prática educativa na escola em que atuo. Inspirada nos referenciais sobre pesquisa intervenção com crianças, este processo investigativo só foi oportunizado por uma análise sem distanciamento, realizando registros fotográficos para acompanhar mensalmente se existiram propostas de novos arranjos espaciais, Significando as vivências dos pequenos, a partir das intervenções propostas. Com a organização dos ambientes, a prática docente pode ser estruturada a partir de uma pedagogia das relações, incentivando e oportunizando as interações e a pluralidade de experiências.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-18T01:58:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/115472
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000956151
url http://hdl.handle.net/10183/115472
identifier_str_mv 000956151
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115472/1/000956151.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115472/2/000956151.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115472/3/000956151.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 867c8ef6358dc10b1562ca651f58bd7f
bb0b8473fe67eafcb94431ff53dc8d30
0b22a2c6f91b0fd98faf6172d2e434ca
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447145726083072