Pesquisa-intervenção com crianças de 0 a 3 anos : espaço e suas interações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel, Fernanda Bernardo
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Albuquerque, Simone Santos de
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/189896
Resumo: Este artigo origina-se a partir do trabalho de conclusão apresentado no Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil da FACED/UFRGS – MEC que buscou investigar como se expressa, no cotidiano do grupo das Lagartas II (Maternal I), a organização do espaço/ambiente a partir da intervenção pedagógica. A pesquisa se destinou a buscar indicativos, no decorrer do ano de 2013, que demonstrassem de que forma o espaço deste grupo foi sendo construído a partir das intervenções pedagógicas da equipe de educadoras em uma escola da rede municipal de Porto Alegre. Inspirada nos referenciais sobre pesquisa-intervenção com crianças, foi possível observar no decorrer do processo investigativo que a construção da ação educativa foi voltada para a complexificação do sentir, do pensar, da ludicidade e das interações, através da disponibilidade adulta para a escuta das crianças, assim como através das diferentes propostas de intervenção no espaço que possibilitaram uma pedagogia das relações.
id UFRGS-2_7e3557bd703f986da9f9e187c6d4ab8e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189896
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Maciel, Fernanda BernardoAlbuquerque, Simone Santos de2019-04-02T04:10:26Z2017http://hdl.handle.net/10183/189896001091316Este artigo origina-se a partir do trabalho de conclusão apresentado no Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil da FACED/UFRGS – MEC que buscou investigar como se expressa, no cotidiano do grupo das Lagartas II (Maternal I), a organização do espaço/ambiente a partir da intervenção pedagógica. A pesquisa se destinou a buscar indicativos, no decorrer do ano de 2013, que demonstrassem de que forma o espaço deste grupo foi sendo construído a partir das intervenções pedagógicas da equipe de educadoras em uma escola da rede municipal de Porto Alegre. Inspirada nos referenciais sobre pesquisa-intervenção com crianças, foi possível observar no decorrer do processo investigativo que a construção da ação educativa foi voltada para a complexificação do sentir, do pensar, da ludicidade e das interações, através da disponibilidade adulta para a escuta das crianças, assim como através das diferentes propostas de intervenção no espaço que possibilitaram uma pedagogia das relações.application/pdfporPara pensar a educação infantil : políticas, narrativas e cotidiano. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2017. p. 119-134Educação infantilEspaço pedagógicoPesquisa-intervençãoPesquisa-intervenção com crianças de 0 a 3 anos : espaço e suas interaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001091316.pdf.txt001091316.pdf.txtExtracted Texttext/plain26742http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189896/2/001091316.pdf.txt3a47e9b988850947d550e661ea72e6f4MD52ORIGINAL001091316.pdfCapítuloapplication/pdf538098http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189896/1/001091316.pdf346357e647cd838918f5554f26510e15MD5110183/1898962023-01-05 06:01:06.037125oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189896Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-05T08:01:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Pesquisa-intervenção com crianças de 0 a 3 anos : espaço e suas interações
title Pesquisa-intervenção com crianças de 0 a 3 anos : espaço e suas interações
spellingShingle Pesquisa-intervenção com crianças de 0 a 3 anos : espaço e suas interações
Maciel, Fernanda Bernardo
Educação infantil
Espaço pedagógico
Pesquisa-intervenção
title_short Pesquisa-intervenção com crianças de 0 a 3 anos : espaço e suas interações
title_full Pesquisa-intervenção com crianças de 0 a 3 anos : espaço e suas interações
title_fullStr Pesquisa-intervenção com crianças de 0 a 3 anos : espaço e suas interações
title_full_unstemmed Pesquisa-intervenção com crianças de 0 a 3 anos : espaço e suas interações
title_sort Pesquisa-intervenção com crianças de 0 a 3 anos : espaço e suas interações
author Maciel, Fernanda Bernardo
author_facet Maciel, Fernanda Bernardo
Albuquerque, Simone Santos de
author_role author
author2 Albuquerque, Simone Santos de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maciel, Fernanda Bernardo
Albuquerque, Simone Santos de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Espaço pedagógico
Pesquisa-intervenção
topic Educação infantil
Espaço pedagógico
Pesquisa-intervenção
description Este artigo origina-se a partir do trabalho de conclusão apresentado no Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil da FACED/UFRGS – MEC que buscou investigar como se expressa, no cotidiano do grupo das Lagartas II (Maternal I), a organização do espaço/ambiente a partir da intervenção pedagógica. A pesquisa se destinou a buscar indicativos, no decorrer do ano de 2013, que demonstrassem de que forma o espaço deste grupo foi sendo construído a partir das intervenções pedagógicas da equipe de educadoras em uma escola da rede municipal de Porto Alegre. Inspirada nos referenciais sobre pesquisa-intervenção com crianças, foi possível observar no decorrer do processo investigativo que a construção da ação educativa foi voltada para a complexificação do sentir, do pensar, da ludicidade e das interações, através da disponibilidade adulta para a escuta das crianças, assim como através das diferentes propostas de intervenção no espaço que possibilitaram uma pedagogia das relações.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-04-02T04:10:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/189896
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001091316
url http://hdl.handle.net/10183/189896
identifier_str_mv 001091316
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Para pensar a educação infantil : políticas, narrativas e cotidiano. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2017. p. 119-134
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189896/2/001091316.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189896/1/001091316.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3a47e9b988850947d550e661ea72e6f4
346357e647cd838918f5554f26510e15
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447683233480704