Pesquisa-intervenção com crianças de 0 a 3 anos : espaço e suas interações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/189896 |
Resumo: | Este artigo origina-se a partir do trabalho de conclusão apresentado no Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil da FACED/UFRGS – MEC que buscou investigar como se expressa, no cotidiano do grupo das Lagartas II (Maternal I), a organização do espaço/ambiente a partir da intervenção pedagógica. A pesquisa se destinou a buscar indicativos, no decorrer do ano de 2013, que demonstrassem de que forma o espaço deste grupo foi sendo construído a partir das intervenções pedagógicas da equipe de educadoras em uma escola da rede municipal de Porto Alegre. Inspirada nos referenciais sobre pesquisa-intervenção com crianças, foi possível observar no decorrer do processo investigativo que a construção da ação educativa foi voltada para a complexificação do sentir, do pensar, da ludicidade e das interações, através da disponibilidade adulta para a escuta das crianças, assim como através das diferentes propostas de intervenção no espaço que possibilitaram uma pedagogia das relações. |
id |
UFRGS-2_7e3557bd703f986da9f9e187c6d4ab8e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189896 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Maciel, Fernanda BernardoAlbuquerque, Simone Santos de2019-04-02T04:10:26Z2017http://hdl.handle.net/10183/189896001091316Este artigo origina-se a partir do trabalho de conclusão apresentado no Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil da FACED/UFRGS – MEC que buscou investigar como se expressa, no cotidiano do grupo das Lagartas II (Maternal I), a organização do espaço/ambiente a partir da intervenção pedagógica. A pesquisa se destinou a buscar indicativos, no decorrer do ano de 2013, que demonstrassem de que forma o espaço deste grupo foi sendo construído a partir das intervenções pedagógicas da equipe de educadoras em uma escola da rede municipal de Porto Alegre. Inspirada nos referenciais sobre pesquisa-intervenção com crianças, foi possível observar no decorrer do processo investigativo que a construção da ação educativa foi voltada para a complexificação do sentir, do pensar, da ludicidade e das interações, através da disponibilidade adulta para a escuta das crianças, assim como através das diferentes propostas de intervenção no espaço que possibilitaram uma pedagogia das relações.application/pdfporPara pensar a educação infantil : políticas, narrativas e cotidiano. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2017. p. 119-134Educação infantilEspaço pedagógicoPesquisa-intervençãoPesquisa-intervenção com crianças de 0 a 3 anos : espaço e suas interaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001091316.pdf.txt001091316.pdf.txtExtracted Texttext/plain26742http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189896/2/001091316.pdf.txt3a47e9b988850947d550e661ea72e6f4MD52ORIGINAL001091316.pdfCapítuloapplication/pdf538098http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189896/1/001091316.pdf346357e647cd838918f5554f26510e15MD5110183/1898962023-01-05 06:01:06.037125oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189896Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-05T08:01:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Pesquisa-intervenção com crianças de 0 a 3 anos : espaço e suas interações |
title |
Pesquisa-intervenção com crianças de 0 a 3 anos : espaço e suas interações |
spellingShingle |
Pesquisa-intervenção com crianças de 0 a 3 anos : espaço e suas interações Maciel, Fernanda Bernardo Educação infantil Espaço pedagógico Pesquisa-intervenção |
title_short |
Pesquisa-intervenção com crianças de 0 a 3 anos : espaço e suas interações |
title_full |
Pesquisa-intervenção com crianças de 0 a 3 anos : espaço e suas interações |
title_fullStr |
Pesquisa-intervenção com crianças de 0 a 3 anos : espaço e suas interações |
title_full_unstemmed |
Pesquisa-intervenção com crianças de 0 a 3 anos : espaço e suas interações |
title_sort |
Pesquisa-intervenção com crianças de 0 a 3 anos : espaço e suas interações |
author |
Maciel, Fernanda Bernardo |
author_facet |
Maciel, Fernanda Bernardo Albuquerque, Simone Santos de |
author_role |
author |
author2 |
Albuquerque, Simone Santos de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maciel, Fernanda Bernardo Albuquerque, Simone Santos de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Espaço pedagógico Pesquisa-intervenção |
topic |
Educação infantil Espaço pedagógico Pesquisa-intervenção |
description |
Este artigo origina-se a partir do trabalho de conclusão apresentado no Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil da FACED/UFRGS – MEC que buscou investigar como se expressa, no cotidiano do grupo das Lagartas II (Maternal I), a organização do espaço/ambiente a partir da intervenção pedagógica. A pesquisa se destinou a buscar indicativos, no decorrer do ano de 2013, que demonstrassem de que forma o espaço deste grupo foi sendo construído a partir das intervenções pedagógicas da equipe de educadoras em uma escola da rede municipal de Porto Alegre. Inspirada nos referenciais sobre pesquisa-intervenção com crianças, foi possível observar no decorrer do processo investigativo que a construção da ação educativa foi voltada para a complexificação do sentir, do pensar, da ludicidade e das interações, através da disponibilidade adulta para a escuta das crianças, assim como através das diferentes propostas de intervenção no espaço que possibilitaram uma pedagogia das relações. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-04-02T04:10:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/189896 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001091316 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/189896 |
identifier_str_mv |
001091316 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Para pensar a educação infantil : políticas, narrativas e cotidiano. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2017. p. 119-134 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189896/2/001091316.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189896/1/001091316.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3a47e9b988850947d550e661ea72e6f4 346357e647cd838918f5554f26510e15 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447683233480704 |