A informática como fator de inclusão social para alunos com necessidades educativas especiais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/95686 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta a pesquisa realizada com alunos portadores de NEE, inclusos nos anos iniciais do Ensino Fundamental, da E. E. E. F. Castro Alves, no município de São Jerônimo, RS. A pesquisa foi focada no trabalho realizado pela professora da Sala de Recursos, que utiliza a informática como ferramenta para propiciar aos alunos o desenvolvimento de suas habilidades e competências, possibilitando assim uma maior integração social. Com a pesquisa, pude observar que a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação, principalmente a informática, desempenham um papel fundamental no trabalho com alunos co necessidades educativas especiais, pois através delas estes alunos conseguem um maior desenvolvimento de suas potencialidades, podendo assim desenvolver uma maior interação com o mundo. |
id |
UFRGS-2_86fa99e627586c50918b2e4a369fa5ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95686 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Neto, Manoel Marques dos SantosReategui, Eliseo Berni2014-05-29T02:04:54Z2012http://hdl.handle.net/10183/95686000916826O presente trabalho apresenta a pesquisa realizada com alunos portadores de NEE, inclusos nos anos iniciais do Ensino Fundamental, da E. E. E. F. Castro Alves, no município de São Jerônimo, RS. A pesquisa foi focada no trabalho realizado pela professora da Sala de Recursos, que utiliza a informática como ferramenta para propiciar aos alunos o desenvolvimento de suas habilidades e competências, possibilitando assim uma maior integração social. Com a pesquisa, pude observar que a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação, principalmente a informática, desempenham um papel fundamental no trabalho com alunos co necessidades educativas especiais, pois através delas estes alunos conseguem um maior desenvolvimento de suas potencialidades, podendo assim desenvolver uma maior interação com o mundo.application/pdfporInclusão escolarEducação especialTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)A informática como fator de inclusão social para alunos com necessidades educativas especiaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000916826.pdf000916826.pdfTexto completoapplication/pdf240345http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95686/1/000916826.pdfab6a5c07ba46f76e58bf6fa8c20996e9MD51TEXT000916826.pdf.txt000916826.pdf.txtExtracted Texttext/plain51109http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95686/2/000916826.pdf.txtdea0efd9d5c85f4b84ffca4847a5b262MD52THUMBNAIL000916826.pdf.jpg000916826.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1077http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95686/3/000916826.pdf.jpg6102e601200d6b76f6a33c2e3f48629eMD5310183/956862018-10-09 09:16:28.069oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95686Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T12:16:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A informática como fator de inclusão social para alunos com necessidades educativas especiais |
title |
A informática como fator de inclusão social para alunos com necessidades educativas especiais |
spellingShingle |
A informática como fator de inclusão social para alunos com necessidades educativas especiais Neto, Manoel Marques dos Santos Inclusão escolar Educação especial Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) |
title_short |
A informática como fator de inclusão social para alunos com necessidades educativas especiais |
title_full |
A informática como fator de inclusão social para alunos com necessidades educativas especiais |
title_fullStr |
A informática como fator de inclusão social para alunos com necessidades educativas especiais |
title_full_unstemmed |
A informática como fator de inclusão social para alunos com necessidades educativas especiais |
title_sort |
A informática como fator de inclusão social para alunos com necessidades educativas especiais |
author |
Neto, Manoel Marques dos Santos |
author_facet |
Neto, Manoel Marques dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neto, Manoel Marques dos Santos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Reategui, Eliseo Berni |
contributor_str_mv |
Reategui, Eliseo Berni |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão escolar Educação especial Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) |
topic |
Inclusão escolar Educação especial Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) |
description |
O presente trabalho apresenta a pesquisa realizada com alunos portadores de NEE, inclusos nos anos iniciais do Ensino Fundamental, da E. E. E. F. Castro Alves, no município de São Jerônimo, RS. A pesquisa foi focada no trabalho realizado pela professora da Sala de Recursos, que utiliza a informática como ferramenta para propiciar aos alunos o desenvolvimento de suas habilidades e competências, possibilitando assim uma maior integração social. Com a pesquisa, pude observar que a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação, principalmente a informática, desempenham um papel fundamental no trabalho com alunos co necessidades educativas especiais, pois através delas estes alunos conseguem um maior desenvolvimento de suas potencialidades, podendo assim desenvolver uma maior interação com o mundo. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-05-29T02:04:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/95686 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000916826 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/95686 |
identifier_str_mv |
000916826 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95686/1/000916826.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95686/2/000916826.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95686/3/000916826.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ab6a5c07ba46f76e58bf6fa8c20996e9 dea0efd9d5c85f4b84ffca4847a5b262 6102e601200d6b76f6a33c2e3f48629e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447126421798912 |