A informática como fator de inclusão social para alunos com necessidades educativas especiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neto, Manoel Marques dos Santos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/95686
Resumo: O presente trabalho apresenta a pesquisa realizada com alunos portadores de NEE, inclusos nos anos iniciais do Ensino Fundamental, da E. E. E. F. Castro Alves, no município de São Jerônimo, RS. A pesquisa foi focada no trabalho realizado pela professora da Sala de Recursos, que utiliza a informática como ferramenta para propiciar aos alunos o desenvolvimento de suas habilidades e competências, possibilitando assim uma maior integração social. Com a pesquisa, pude observar que a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação, principalmente a informática, desempenham um papel fundamental no trabalho com alunos co necessidades educativas especiais, pois através delas estes alunos conseguem um maior desenvolvimento de suas potencialidades, podendo assim desenvolver uma maior interação com o mundo.
id UFRGS-2_86fa99e627586c50918b2e4a369fa5ff
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95686
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Neto, Manoel Marques dos SantosReategui, Eliseo Berni2014-05-29T02:04:54Z2012http://hdl.handle.net/10183/95686000916826O presente trabalho apresenta a pesquisa realizada com alunos portadores de NEE, inclusos nos anos iniciais do Ensino Fundamental, da E. E. E. F. Castro Alves, no município de São Jerônimo, RS. A pesquisa foi focada no trabalho realizado pela professora da Sala de Recursos, que utiliza a informática como ferramenta para propiciar aos alunos o desenvolvimento de suas habilidades e competências, possibilitando assim uma maior integração social. Com a pesquisa, pude observar que a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação, principalmente a informática, desempenham um papel fundamental no trabalho com alunos co necessidades educativas especiais, pois através delas estes alunos conseguem um maior desenvolvimento de suas potencialidades, podendo assim desenvolver uma maior interação com o mundo.application/pdfporInclusão escolarEducação especialTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)A informática como fator de inclusão social para alunos com necessidades educativas especiaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000916826.pdf000916826.pdfTexto completoapplication/pdf240345http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95686/1/000916826.pdfab6a5c07ba46f76e58bf6fa8c20996e9MD51TEXT000916826.pdf.txt000916826.pdf.txtExtracted Texttext/plain51109http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95686/2/000916826.pdf.txtdea0efd9d5c85f4b84ffca4847a5b262MD52THUMBNAIL000916826.pdf.jpg000916826.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1077http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95686/3/000916826.pdf.jpg6102e601200d6b76f6a33c2e3f48629eMD5310183/956862018-10-09 09:16:28.069oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95686Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T12:16:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A informática como fator de inclusão social para alunos com necessidades educativas especiais
title A informática como fator de inclusão social para alunos com necessidades educativas especiais
spellingShingle A informática como fator de inclusão social para alunos com necessidades educativas especiais
Neto, Manoel Marques dos Santos
Inclusão escolar
Educação especial
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
title_short A informática como fator de inclusão social para alunos com necessidades educativas especiais
title_full A informática como fator de inclusão social para alunos com necessidades educativas especiais
title_fullStr A informática como fator de inclusão social para alunos com necessidades educativas especiais
title_full_unstemmed A informática como fator de inclusão social para alunos com necessidades educativas especiais
title_sort A informática como fator de inclusão social para alunos com necessidades educativas especiais
author Neto, Manoel Marques dos Santos
author_facet Neto, Manoel Marques dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neto, Manoel Marques dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Reategui, Eliseo Berni
contributor_str_mv Reategui, Eliseo Berni
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão escolar
Educação especial
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
topic Inclusão escolar
Educação especial
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
description O presente trabalho apresenta a pesquisa realizada com alunos portadores de NEE, inclusos nos anos iniciais do Ensino Fundamental, da E. E. E. F. Castro Alves, no município de São Jerônimo, RS. A pesquisa foi focada no trabalho realizado pela professora da Sala de Recursos, que utiliza a informática como ferramenta para propiciar aos alunos o desenvolvimento de suas habilidades e competências, possibilitando assim uma maior integração social. Com a pesquisa, pude observar que a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação, principalmente a informática, desempenham um papel fundamental no trabalho com alunos co necessidades educativas especiais, pois através delas estes alunos conseguem um maior desenvolvimento de suas potencialidades, podendo assim desenvolver uma maior interação com o mundo.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-05-29T02:04:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/95686
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000916826
url http://hdl.handle.net/10183/95686
identifier_str_mv 000916826
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95686/1/000916826.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95686/2/000916826.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95686/3/000916826.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ab6a5c07ba46f76e58bf6fa8c20996e9
dea0efd9d5c85f4b84ffca4847a5b262
6102e601200d6b76f6a33c2e3f48629e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447126421798912