A contribuição das tecnologias e as ações pedagógicas adotadas no processo de ensino, aprendizagem e desenvolvimento de um aluno autista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henrich, Maria Bianca Henrich
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/102676
Resumo: Este trabalho tem como objetivo ampliar a compreensão acerca do contexto que envolve uma criança com autismo, matriculada numa escola regular pública, as ações pedagógicas adotadas pelos professores e por uma equipe multidisciplinar e a contribuição das tecnologias no processo de aprendizagem deste aluno. Para tanto, optou-se por realizar um estudo de caso, tendo como suporte metodológico, a aplicação de questionários, conversas informais e observação, que nos auxiliam a compreender melhor a prática pedagógica destes professores, especialistas e a contribuição da família. A motivação para a escolha deste tema tem origem na experiência da pesquisadora, como professora de um menino com diagnóstico de espectro autista, do segundo ano do Ensino Fundamental, numa escola do município de Dois irmãos, RS, onde atua como professora de informática educativa. O trabalho com autistas tem sido pouco explorado e carece de informações para auxiliar os professores no âmbito escolar. Embora não se tenha a pretensão de coletar fórmulas prontas, espera-se acrescentar algumas ideias que possam auxiliar na reflexão sobre a importância de um trabalho multidisciplinar no processo de inclusão escolar. Trabalho este que aposta e reúne diferentes áreas do conhecimento para compor uma equipe sob um ângulo plural em termos de ações e estratégias. Em específico, o que ocorre, é o investimento num sujeito possível, frente à imprevisibilidade de um destino envolto em muitas surpresas, dentro de um campo complexo e até mesmo enigmático, tal qual ainda se apresenta para nós, o autismo. Para obter resultados significativos ao longo desta pesquisa, foi necessário traçar um caminho a ser percorrido, buscando investir em objetivos claros e facilitadores deste processo, tais como: abordar o conceito e as principais características do autismo; mostrar as possibilidades de um aluno autista poder interagir e potencializar a sua aprendizagem com o uso das tecnologias; confirmar a importância do computador no processo de aprendizagem de uma criança autista; verificar como acontece a inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular da escola pública; levar o conhecimento sobre o autismo ao maior número possível de profissionais da educação; disseminar e refletir sobre as ações e estratégias utilizadas pelos professores e especialistas envolvidos com um aluno autista, caracterizando o que vem a ser um trabalho multidisciplinar. Acredita-se que, com base na pesquisa, através das tecnologias e mais precisamente, do uso do computador e de diferentes estratégias adotadas, possamos auxiliar este aluno a conviver melhor dentro de seu grupo, descobrindo-se como sujeito de aprendizagem. Aos olhos de alguns, a esperança de que ele possa desenvolver uma linguagem articulada pode representar apenas uma utopia, mas para quem investe em conhecimento e no trabalho em equipe, esta tarefa representa um desafio a ser superado.
id UFRGS-2_c1c72510a0abc34db1cff84672ef2542
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102676
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Henrich, Maria Bianca HenrichBasso, Lourenço de Oliveira2014-09-10T02:11:24Z2012http://hdl.handle.net/10183/102676000917356Este trabalho tem como objetivo ampliar a compreensão acerca do contexto que envolve uma criança com autismo, matriculada numa escola regular pública, as ações pedagógicas adotadas pelos professores e por uma equipe multidisciplinar e a contribuição das tecnologias no processo de aprendizagem deste aluno. Para tanto, optou-se por realizar um estudo de caso, tendo como suporte metodológico, a aplicação de questionários, conversas informais e observação, que nos auxiliam a compreender melhor a prática pedagógica destes professores, especialistas e a contribuição da família. A motivação para a escolha deste tema tem origem na experiência da pesquisadora, como professora de um menino com diagnóstico de espectro autista, do segundo ano do Ensino Fundamental, numa escola do município de Dois irmãos, RS, onde atua como professora de informática educativa. O trabalho com autistas tem sido pouco explorado e carece de informações para auxiliar os professores no âmbito escolar. Embora não se tenha a pretensão de coletar fórmulas prontas, espera-se acrescentar algumas ideias que possam auxiliar na reflexão sobre a importância de um trabalho multidisciplinar no processo de inclusão escolar. Trabalho este que aposta e reúne diferentes áreas do conhecimento para compor uma equipe sob um ângulo plural em termos de ações e estratégias. Em específico, o que ocorre, é o investimento num sujeito possível, frente à imprevisibilidade de um destino envolto em muitas surpresas, dentro de um campo complexo e até mesmo enigmático, tal qual ainda se apresenta para nós, o autismo. Para obter resultados significativos ao longo desta pesquisa, foi necessário traçar um caminho a ser percorrido, buscando investir em objetivos claros e facilitadores deste processo, tais como: abordar o conceito e as principais características do autismo; mostrar as possibilidades de um aluno autista poder interagir e potencializar a sua aprendizagem com o uso das tecnologias; confirmar a importância do computador no processo de aprendizagem de uma criança autista; verificar como acontece a inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular da escola pública; levar o conhecimento sobre o autismo ao maior número possível de profissionais da educação; disseminar e refletir sobre as ações e estratégias utilizadas pelos professores e especialistas envolvidos com um aluno autista, caracterizando o que vem a ser um trabalho multidisciplinar. Acredita-se que, com base na pesquisa, através das tecnologias e mais precisamente, do uso do computador e de diferentes estratégias adotadas, possamos auxiliar este aluno a conviver melhor dentro de seu grupo, descobrindo-se como sujeito de aprendizagem. Aos olhos de alguns, a esperança de que ele possa desenvolver uma linguagem articulada pode representar apenas uma utopia, mas para quem investe em conhecimento e no trabalho em equipe, esta tarefa representa um desafio a ser superado.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)AutismoInclusão escolarA contribuição das tecnologias e as ações pedagógicas adotadas no processo de ensino, aprendizagem e desenvolvimento de um aluno autistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000917356.pdf000917356.pdfTexto completoapplication/pdf5443512http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102676/1/000917356.pdf246f3c0e9289d4b27be73917c113a643MD51TEXT000917356.pdf.txt000917356.pdf.txtExtracted Texttext/plain168540http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102676/2/000917356.pdf.txtab9bebbd37db3c83d2614a8115338ae6MD52THUMBNAIL000917356.pdf.jpg000917356.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1085http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102676/3/000917356.pdf.jpg5d4c1490cc848d06352cd93ac78d600cMD5310183/1026762018-10-25 09:01:55.597oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102676Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:01:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A contribuição das tecnologias e as ações pedagógicas adotadas no processo de ensino, aprendizagem e desenvolvimento de um aluno autista
title A contribuição das tecnologias e as ações pedagógicas adotadas no processo de ensino, aprendizagem e desenvolvimento de um aluno autista
spellingShingle A contribuição das tecnologias e as ações pedagógicas adotadas no processo de ensino, aprendizagem e desenvolvimento de um aluno autista
Henrich, Maria Bianca Henrich
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Autismo
Inclusão escolar
title_short A contribuição das tecnologias e as ações pedagógicas adotadas no processo de ensino, aprendizagem e desenvolvimento de um aluno autista
title_full A contribuição das tecnologias e as ações pedagógicas adotadas no processo de ensino, aprendizagem e desenvolvimento de um aluno autista
title_fullStr A contribuição das tecnologias e as ações pedagógicas adotadas no processo de ensino, aprendizagem e desenvolvimento de um aluno autista
title_full_unstemmed A contribuição das tecnologias e as ações pedagógicas adotadas no processo de ensino, aprendizagem e desenvolvimento de um aluno autista
title_sort A contribuição das tecnologias e as ações pedagógicas adotadas no processo de ensino, aprendizagem e desenvolvimento de um aluno autista
author Henrich, Maria Bianca Henrich
author_facet Henrich, Maria Bianca Henrich
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Henrich, Maria Bianca Henrich
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Basso, Lourenço de Oliveira
contributor_str_mv Basso, Lourenço de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Autismo
Inclusão escolar
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Autismo
Inclusão escolar
description Este trabalho tem como objetivo ampliar a compreensão acerca do contexto que envolve uma criança com autismo, matriculada numa escola regular pública, as ações pedagógicas adotadas pelos professores e por uma equipe multidisciplinar e a contribuição das tecnologias no processo de aprendizagem deste aluno. Para tanto, optou-se por realizar um estudo de caso, tendo como suporte metodológico, a aplicação de questionários, conversas informais e observação, que nos auxiliam a compreender melhor a prática pedagógica destes professores, especialistas e a contribuição da família. A motivação para a escolha deste tema tem origem na experiência da pesquisadora, como professora de um menino com diagnóstico de espectro autista, do segundo ano do Ensino Fundamental, numa escola do município de Dois irmãos, RS, onde atua como professora de informática educativa. O trabalho com autistas tem sido pouco explorado e carece de informações para auxiliar os professores no âmbito escolar. Embora não se tenha a pretensão de coletar fórmulas prontas, espera-se acrescentar algumas ideias que possam auxiliar na reflexão sobre a importância de um trabalho multidisciplinar no processo de inclusão escolar. Trabalho este que aposta e reúne diferentes áreas do conhecimento para compor uma equipe sob um ângulo plural em termos de ações e estratégias. Em específico, o que ocorre, é o investimento num sujeito possível, frente à imprevisibilidade de um destino envolto em muitas surpresas, dentro de um campo complexo e até mesmo enigmático, tal qual ainda se apresenta para nós, o autismo. Para obter resultados significativos ao longo desta pesquisa, foi necessário traçar um caminho a ser percorrido, buscando investir em objetivos claros e facilitadores deste processo, tais como: abordar o conceito e as principais características do autismo; mostrar as possibilidades de um aluno autista poder interagir e potencializar a sua aprendizagem com o uso das tecnologias; confirmar a importância do computador no processo de aprendizagem de uma criança autista; verificar como acontece a inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular da escola pública; levar o conhecimento sobre o autismo ao maior número possível de profissionais da educação; disseminar e refletir sobre as ações e estratégias utilizadas pelos professores e especialistas envolvidos com um aluno autista, caracterizando o que vem a ser um trabalho multidisciplinar. Acredita-se que, com base na pesquisa, através das tecnologias e mais precisamente, do uso do computador e de diferentes estratégias adotadas, possamos auxiliar este aluno a conviver melhor dentro de seu grupo, descobrindo-se como sujeito de aprendizagem. Aos olhos de alguns, a esperança de que ele possa desenvolver uma linguagem articulada pode representar apenas uma utopia, mas para quem investe em conhecimento e no trabalho em equipe, esta tarefa representa um desafio a ser superado.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-09-10T02:11:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/102676
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000917356
url http://hdl.handle.net/10183/102676
identifier_str_mv 000917356
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102676/1/000917356.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102676/2/000917356.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102676/3/000917356.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 246f3c0e9289d4b27be73917c113a643
ab9bebbd37db3c83d2614a8115338ae6
5d4c1490cc848d06352cd93ac78d600c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224470745055232