O potencial de podcasts para o fomento à “imaginação sociológica”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prolo, Felipe
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/198351
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar o potencial de podcasts para o fomento à “imaginação sociológica”. Considerou-se podcast como arquivo de áudio disponibilizado na internet que pode ser acessado via download, cujo conteúdo é uma locução que trata de um determinado assunto, podendo ou não agregar uma trilha sonora, de forma semelhante a um programa de rádio. O fomento à “imaginação sociológica” é relacionado à proposta de que cidadãos sejam ensinados a tecer um olhar sobre a sociedade a partir de ferramentas teóricas disponibilizadas pela sociologia, orientando o indivíduo a compreender seu lugar no mundo considerando o cenário histórico no qual está inserido, bem como os demais indivíduos. A adesão ao recurso do podcast tem crescido nos últimos anos, através da difusão de uma diversidade de programas, sobre os mais variados assuntos, incluindo aqueles que são caros à sociologia. Considerando tal cenário, desenvolveu-se um modelo de análise, tomando como base uma literatura sobre o ensino de sociologia, bem como a noção de “audioleitura”, com o objetivo de avaliar sua possível contribuição como recurso didático. A avaliação do material considerou dois podcasts disponíveis na internet. O primeiro, elaborado por professores de sociologia, o Café com Sociologia. O segundo, por profissionais de outras áreas que tratam de questões políticas, entre vários temas, o Anticast. Concluiu-se que os podcasts disponíveis na internet tem potencial para servir como recurso didático adicional, tanto em sala de aula como fora, exigindo do professor a prática de transposição didática, em função da forma como tais recursos são disponibilizados, em termos de duração e público-alvo para o qual são direcionados (adulto). Também demonstraram ser um interessante recurso para pensar o fomento à “imaginação sociológica” para além dos espaços escolares.
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