Saúde mental na escola e transtornos mentais : o que os professores precisam saber?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fiscuk, Anselmo Drose
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/268181
Resumo: Este trabalho tem como objetivo demonstrar os principais transtornos mentais que são observados nas escolas brasileiras. Investigar, analisar, comentar e caracterizar esses transtornos e como eles aparecem diante de estudantes dos níveis de Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. A revisão teórica foi fundamentada acerca da leitura sistemática de um livro que contém dicas e exemplos de como é abordada a saúde mental no contexto escolar, bem como os professores poderão diferenciar características comuns ao desenvolvimento, daquelas que podem vir a ser um transtorno mental. O material deste livro foi organizado em diversos artigos de profissionais da saúde, mais precisamente na área da psicologia, psiquiatria e, também, de profissionais da educação. Os resultados obtidos demonstram urgência na elaboração de projetos de intervenção e de orientação junto às escolas, assim como na melhor formação de profissionais aptos para identificação de estudantes com transtornos mentais, a fim de promover a saúde mental no âmbito escolar.
id UFRGS-2_87b2588ba643aa65a8bf25bbefc0ff64
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/268181
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fiscuk, Anselmo DroseDeprá, Maríndia2023-12-09T03:27:44Z2023http://hdl.handle.net/10183/268181001187832Este trabalho tem como objetivo demonstrar os principais transtornos mentais que são observados nas escolas brasileiras. Investigar, analisar, comentar e caracterizar esses transtornos e como eles aparecem diante de estudantes dos níveis de Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. A revisão teórica foi fundamentada acerca da leitura sistemática de um livro que contém dicas e exemplos de como é abordada a saúde mental no contexto escolar, bem como os professores poderão diferenciar características comuns ao desenvolvimento, daquelas que podem vir a ser um transtorno mental. O material deste livro foi organizado em diversos artigos de profissionais da saúde, mais precisamente na área da psicologia, psiquiatria e, também, de profissionais da educação. Os resultados obtidos demonstram urgência na elaboração de projetos de intervenção e de orientação junto às escolas, assim como na melhor formação de profissionais aptos para identificação de estudantes com transtornos mentais, a fim de promover a saúde mental no âmbito escolar.This work aims to demonstrate the main mental disorders that are observed in Brazilian schools. Investigate, analyze, comment and characterize these disorders and how they appear among students in the final years of elementary and high school. The theoretical review was based on the systematic reading of a book that contains tips and examples of how mental health is approached in the school context, as well as how educators can differentiate characteristics common to development from those that may turn out to be a mental disorder. The material in this book was organized into several articles by health professionals, more precisely in the areas of psychology, psychiatry and also by education professionals. The results obtained demonstrate the urgency in developing intervention and guidance projects in schools, as well as in better training of professionals capable of identifying students with mental disorders, in order to promote mental health in the school environment.application/pdfporTranstornos mentaisSaúde mentalTranstorno do déficit de atenção com hiperatividadeTranstorno do espectro autistaDocentesMental disordersMental healthAutistic Spectrum DisordeSaúde mental na escola e transtornos mentais : o que os professores precisam saber?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2023Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001187832.pdf.txt001187832.pdf.txtExtracted Texttext/plain181491http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268181/2/001187832.pdf.txt033d8b45986979ae6122dfae068af1b2MD52ORIGINAL001187832.pdfTexto completoapplication/pdf572406http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268181/1/001187832.pdf97301d5258d15f008c408bef1680c33fMD5110183/2681812023-12-10 04:20:58.37284oai:www.lume.ufrgs.br:10183/268181Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-12-10T06:20:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Saúde mental na escola e transtornos mentais : o que os professores precisam saber?
title Saúde mental na escola e transtornos mentais : o que os professores precisam saber?
spellingShingle Saúde mental na escola e transtornos mentais : o que os professores precisam saber?
Fiscuk, Anselmo Drose
Transtornos mentais
Saúde mental
Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade
Transtorno do espectro autista
Docentes
Mental disorders
Mental health
Autistic Spectrum Disorde
title_short Saúde mental na escola e transtornos mentais : o que os professores precisam saber?
title_full Saúde mental na escola e transtornos mentais : o que os professores precisam saber?
title_fullStr Saúde mental na escola e transtornos mentais : o que os professores precisam saber?
title_full_unstemmed Saúde mental na escola e transtornos mentais : o que os professores precisam saber?
title_sort Saúde mental na escola e transtornos mentais : o que os professores precisam saber?
author Fiscuk, Anselmo Drose
author_facet Fiscuk, Anselmo Drose
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fiscuk, Anselmo Drose
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Deprá, Maríndia
contributor_str_mv Deprá, Maríndia
dc.subject.por.fl_str_mv Transtornos mentais
Saúde mental
Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade
Transtorno do espectro autista
Docentes
topic Transtornos mentais
Saúde mental
Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade
Transtorno do espectro autista
Docentes
Mental disorders
Mental health
Autistic Spectrum Disorde
dc.subject.eng.fl_str_mv Mental disorders
Mental health
Autistic Spectrum Disorde
description Este trabalho tem como objetivo demonstrar os principais transtornos mentais que são observados nas escolas brasileiras. Investigar, analisar, comentar e caracterizar esses transtornos e como eles aparecem diante de estudantes dos níveis de Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. A revisão teórica foi fundamentada acerca da leitura sistemática de um livro que contém dicas e exemplos de como é abordada a saúde mental no contexto escolar, bem como os professores poderão diferenciar características comuns ao desenvolvimento, daquelas que podem vir a ser um transtorno mental. O material deste livro foi organizado em diversos artigos de profissionais da saúde, mais precisamente na área da psicologia, psiquiatria e, também, de profissionais da educação. Os resultados obtidos demonstram urgência na elaboração de projetos de intervenção e de orientação junto às escolas, assim como na melhor formação de profissionais aptos para identificação de estudantes com transtornos mentais, a fim de promover a saúde mental no âmbito escolar.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-09T03:27:44Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/268181
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001187832
url http://hdl.handle.net/10183/268181
identifier_str_mv 001187832
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268181/2/001187832.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268181/1/001187832.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 033d8b45986979ae6122dfae068af1b2
97301d5258d15f008c408bef1680c33f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224672227885056