Comunicação e estratégias políticas dos presidenciáveis em debates do 1º turno, em 2018

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Jaiana Nascimento dos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/193017
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo principal compreender e identificar nos discursos de políticos em disputa para cargo majoritário em democracias representativas, quais as estratégias que eles estão utilizando para poder convencer e persuadir a maioria dos eleitores e ganhar a eleição . Nesse sentido o cientista político, David Horowitz, aponta objetivamente naquilo que ele chama de Guerra Política quais seriam as estratégias que um político deve introduzir em suas falas e discursos para ganhar apoio popular. Para o cientista, discursos políticos com falas burocráticas e excessivamente racionais estão destinados ao fracasso. Para construção de estratégias eficazes de comunicação que conquistem apoio massivo e confiança da população é necessário, além de ter objetividade, clareza e simplicidade, introduzir elementos que despertem o lado emocional do receptor a fim de que ele absorva rapidamente a mensagem e se convença de que determinado candidato é o que melhor poderá representá-lo, uma vez que ele foi o mais capaz de compreender seus anseios. O objeto específico dessa análise foram os debates transmitidos por emissoras de televisão durante o 1° turno das eleições de 2018 para presidente da República do Brasil. As falas e discursos analisados na perspectiva da teoria de Horowitz foram as dos candidatos com melhores intenções de voto de acordo com as pesquisas. A partir dessa análise foi possível fazer correlação daqueles que usaram melhor os princípios da Guerra Política com melhor resultado nas eleições, observando pela primeira vez o poder de influência da internet para a opinião pública.
id UFRGS-2_87bf9193e9c3d21595a9c647d39abc03
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193017
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Jaiana Nascimento dosWeber, Maria Helena2019-04-16T02:34:39Z2018http://hdl.handle.net/10183/193017001087347O presente trabalho tem por objetivo principal compreender e identificar nos discursos de políticos em disputa para cargo majoritário em democracias representativas, quais as estratégias que eles estão utilizando para poder convencer e persuadir a maioria dos eleitores e ganhar a eleição . Nesse sentido o cientista político, David Horowitz, aponta objetivamente naquilo que ele chama de Guerra Política quais seriam as estratégias que um político deve introduzir em suas falas e discursos para ganhar apoio popular. Para o cientista, discursos políticos com falas burocráticas e excessivamente racionais estão destinados ao fracasso. Para construção de estratégias eficazes de comunicação que conquistem apoio massivo e confiança da população é necessário, além de ter objetividade, clareza e simplicidade, introduzir elementos que despertem o lado emocional do receptor a fim de que ele absorva rapidamente a mensagem e se convença de que determinado candidato é o que melhor poderá representá-lo, uma vez que ele foi o mais capaz de compreender seus anseios. O objeto específico dessa análise foram os debates transmitidos por emissoras de televisão durante o 1° turno das eleições de 2018 para presidente da República do Brasil. As falas e discursos analisados na perspectiva da teoria de Horowitz foram as dos candidatos com melhores intenções de voto de acordo com as pesquisas. A partir dessa análise foi possível fazer correlação daqueles que usaram melhor os princípios da Guerra Política com melhor resultado nas eleições, observando pela primeira vez o poder de influência da internet para a opinião pública.The present work has for main objective to understand and to identify in the politicians' speeches in dispute for majority position in representative democracies, which the strategies that they are using to convince and to persuade most of the voters and to win the election. In that sense the political scientist, David Horowitz, appears objectively in that that he calls Political War which they would be the strategies that a political one should introduce in their speacks and speeches to win popular support. For the scientist, political speeches with speacks bureaucratic and excessively rational are destined to the failure. For construction of effective strategies of communication that conquer support massivo and trust of the population is necessary, besides having objectivity, clarity and simplicity, to introduce elements to wake up the emotional side of the receiver so that he absorbs the message quickly and it is convinced that certain candidate is what best can represent him, once he was the most capable of understanding their longings. The specific object of that analysis was the debates transmitted by television channels during the 1° shift of the elections of 2018 for President of Brazil. The speacks and speeches analyzed in the perspective of the theory of Horowitz were the one of candidates with better vote intentions in agreement with the researches. Starting from that analysis it was possible to do correlation of those that used the principles of the Political War better with better result in the elections, observing for the first time the power of influence of the internet for the public opinion.application/pdfporGestão estratégicaAnálise do discursoComunicação políticaPolitical strategiesDavid HorowitzDebatesElectionComunicação e estratégias políticas dos presidenciáveis em debates do 1º turno, em 2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2018Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001087347.pdf.txt001087347.pdf.txtExtracted Texttext/plain260670http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193017/2/001087347.pdf.txt8a7d4c95b7104cc54d958540ad4c2e18MD52ORIGINAL001087347.pdfTexto completoapplication/pdf1176017http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193017/1/001087347.pdf7de29a0a97b95bf748d0aad5b82b57e8MD5110183/1930172019-04-17 02:37:09.555oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193017Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-04-17T05:37:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Comunicação e estratégias políticas dos presidenciáveis em debates do 1º turno, em 2018
title Comunicação e estratégias políticas dos presidenciáveis em debates do 1º turno, em 2018
spellingShingle Comunicação e estratégias políticas dos presidenciáveis em debates do 1º turno, em 2018
Santos, Jaiana Nascimento dos
Gestão estratégica
Análise do discurso
Comunicação política
Political strategies
David Horowitz
Debates
Election
title_short Comunicação e estratégias políticas dos presidenciáveis em debates do 1º turno, em 2018
title_full Comunicação e estratégias políticas dos presidenciáveis em debates do 1º turno, em 2018
title_fullStr Comunicação e estratégias políticas dos presidenciáveis em debates do 1º turno, em 2018
title_full_unstemmed Comunicação e estratégias políticas dos presidenciáveis em debates do 1º turno, em 2018
title_sort Comunicação e estratégias políticas dos presidenciáveis em debates do 1º turno, em 2018
author Santos, Jaiana Nascimento dos
author_facet Santos, Jaiana Nascimento dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Jaiana Nascimento dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Weber, Maria Helena
contributor_str_mv Weber, Maria Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão estratégica
Análise do discurso
Comunicação política
topic Gestão estratégica
Análise do discurso
Comunicação política
Political strategies
David Horowitz
Debates
Election
dc.subject.eng.fl_str_mv Political strategies
David Horowitz
Debates
Election
description O presente trabalho tem por objetivo principal compreender e identificar nos discursos de políticos em disputa para cargo majoritário em democracias representativas, quais as estratégias que eles estão utilizando para poder convencer e persuadir a maioria dos eleitores e ganhar a eleição . Nesse sentido o cientista político, David Horowitz, aponta objetivamente naquilo que ele chama de Guerra Política quais seriam as estratégias que um político deve introduzir em suas falas e discursos para ganhar apoio popular. Para o cientista, discursos políticos com falas burocráticas e excessivamente racionais estão destinados ao fracasso. Para construção de estratégias eficazes de comunicação que conquistem apoio massivo e confiança da população é necessário, além de ter objetividade, clareza e simplicidade, introduzir elementos que despertem o lado emocional do receptor a fim de que ele absorva rapidamente a mensagem e se convença de que determinado candidato é o que melhor poderá representá-lo, uma vez que ele foi o mais capaz de compreender seus anseios. O objeto específico dessa análise foram os debates transmitidos por emissoras de televisão durante o 1° turno das eleições de 2018 para presidente da República do Brasil. As falas e discursos analisados na perspectiva da teoria de Horowitz foram as dos candidatos com melhores intenções de voto de acordo com as pesquisas. A partir dessa análise foi possível fazer correlação daqueles que usaram melhor os princípios da Guerra Política com melhor resultado nas eleições, observando pela primeira vez o poder de influência da internet para a opinião pública.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-04-16T02:34:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/193017
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001087347
url http://hdl.handle.net/10183/193017
identifier_str_mv 001087347
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193017/2/001087347.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193017/1/001087347.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a7d4c95b7104cc54d958540ad4c2e18
7de29a0a97b95bf748d0aad5b82b57e8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447239919665152