Por uma prática pedagógica feminista : a docência como ato político, o fazer teatral como possibilidade de empoderamento e documentação histórica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/204577 |
Resumo: | O presente escrito se ocupa em reunir referencial teórico, práticas vividas e alguns procedimentos escolhidos que permitam uma abordagem sobre as temáticas de gênero e que estimulem a não-violência. O espaço escolar é de vital necessidade para abrir espaços de diálogos, problematizar a (des)construção de imposições que deixaram marcas no processo de formação das/ dos indivíduas/os sociais. O entorno do teatro é outra potência, acontecendo junto com um registro acadêmico, uma diplomação é terreno mais fértil ainda. Este trabalho cumpre esse percurso entre as profissões pelas quais luto e nas quais existo como agente produtiva e questionadora: registrar práticas tanto no fazer cênico, como em experiências de docência. Justifica-se a realização desta pesquisa com base na necessidade de se registrar essas experiências, montagens de espetáculos, aulas e oficinas, que fazem parte desse movimento sobre teatro e gênero no sul do Brasil nos últimos dez anos, como também investigar academicamente questões de gênero no âmbito da educação. Documentar, registrar, ocupar espaços, promover encontros: a nossa história, estamos escrevendo agora! O teatro é como eu escrevo, existo, onde eu grito o que quero/preciso gritar, onde troco saberes e humanidades. Também é um dos canais mais fortes de comunicação que tenho e que permito utilizar como ferramenta útil e necessária desta incansável dar força e ser combate às violências cometidas contra nós mulheres. |
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