Motivação em games: um estudo de caso no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Matheus Antonio de Andrade Lima de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/230440
Resumo: Trata-se de uma pesquisa qualitativa na forma de estudo de caso cujo objetivo foi descobrir como alunos do ensino médio de uma escola pública se motivam nos games e quais os aspectos psicológicos e sociais envolvidos. Cerca 82% dos brasileiros entre 13 e 59 anos de idade, jogavam videogames em pelo menos um aparelho voltado para isso (consoles, computadores, celulares, etc) no ano de 2015 segundo dados do grupo NPD. A questão a ser respondida nesta pesquisa foi Como os alunos do Ensino Médio se motivam com os jogos virtuais? Para respondê-la foi realizado um questionário com 46 alunos do Ensino Médio que abordava aspectos de hábitos de jogo, suas preferencias dentro dos games, momentos mais motivadores nos games e no dia-a-dia, e como eles percebiam a recepção familiar e escolar dos games, onde se buscou falas e conotações que permeassem a questão inicial e foi observado que o caráter autotélico e a Teoria do Flow são os principais mecanismos atuantes perante a motivação.
id UFRGS-2_87e664872a2a177f87b7b49d5bd7ecb3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230440
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Souza, Matheus Antonio de Andrade Lima deReal, Luciane Magalhães Corte2021-10-02T04:47:03Z2018http://hdl.handle.net/10183/230440001109104Trata-se de uma pesquisa qualitativa na forma de estudo de caso cujo objetivo foi descobrir como alunos do ensino médio de uma escola pública se motivam nos games e quais os aspectos psicológicos e sociais envolvidos. Cerca 82% dos brasileiros entre 13 e 59 anos de idade, jogavam videogames em pelo menos um aparelho voltado para isso (consoles, computadores, celulares, etc) no ano de 2015 segundo dados do grupo NPD. A questão a ser respondida nesta pesquisa foi Como os alunos do Ensino Médio se motivam com os jogos virtuais? Para respondê-la foi realizado um questionário com 46 alunos do Ensino Médio que abordava aspectos de hábitos de jogo, suas preferencias dentro dos games, momentos mais motivadores nos games e no dia-a-dia, e como eles percebiam a recepção familiar e escolar dos games, onde se buscou falas e conotações que permeassem a questão inicial e foi observado que o caráter autotélico e a Teoria do Flow são os principais mecanismos atuantes perante a motivação.application/pdfporMotivaçãoGamesTeoria do FlowMotivação em games: um estudo de caso no ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2018Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001109104.pdf.txt001109104.pdf.txtExtracted Texttext/plain58851http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230440/2/001109104.pdf.txtf954cdc8199eb50fc6543d6d811de55fMD52ORIGINAL001109104.pdfTexto completoapplication/pdf754397http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230440/1/001109104.pdfa1f5c759554d1229bd566268418c9ba1MD5110183/2304402021-10-04 04:24:26.434502oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230440Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-10-04T07:24:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Motivação em games: um estudo de caso no ensino médio
title Motivação em games: um estudo de caso no ensino médio
spellingShingle Motivação em games: um estudo de caso no ensino médio
Souza, Matheus Antonio de Andrade Lima de
Motivação
Games
Teoria do Flow
title_short Motivação em games: um estudo de caso no ensino médio
title_full Motivação em games: um estudo de caso no ensino médio
title_fullStr Motivação em games: um estudo de caso no ensino médio
title_full_unstemmed Motivação em games: um estudo de caso no ensino médio
title_sort Motivação em games: um estudo de caso no ensino médio
author Souza, Matheus Antonio de Andrade Lima de
author_facet Souza, Matheus Antonio de Andrade Lima de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Matheus Antonio de Andrade Lima de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Real, Luciane Magalhães Corte
contributor_str_mv Real, Luciane Magalhães Corte
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação
Games
Teoria do Flow
topic Motivação
Games
Teoria do Flow
description Trata-se de uma pesquisa qualitativa na forma de estudo de caso cujo objetivo foi descobrir como alunos do ensino médio de uma escola pública se motivam nos games e quais os aspectos psicológicos e sociais envolvidos. Cerca 82% dos brasileiros entre 13 e 59 anos de idade, jogavam videogames em pelo menos um aparelho voltado para isso (consoles, computadores, celulares, etc) no ano de 2015 segundo dados do grupo NPD. A questão a ser respondida nesta pesquisa foi Como os alunos do Ensino Médio se motivam com os jogos virtuais? Para respondê-la foi realizado um questionário com 46 alunos do Ensino Médio que abordava aspectos de hábitos de jogo, suas preferencias dentro dos games, momentos mais motivadores nos games e no dia-a-dia, e como eles percebiam a recepção familiar e escolar dos games, onde se buscou falas e conotações que permeassem a questão inicial e foi observado que o caráter autotélico e a Teoria do Flow são os principais mecanismos atuantes perante a motivação.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-02T04:47:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/230440
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001109104
url http://hdl.handle.net/10183/230440
identifier_str_mv 001109104
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230440/2/001109104.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230440/1/001109104.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f954cdc8199eb50fc6543d6d811de55f
a1f5c759554d1229bd566268418c9ba1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224613855756288