Teoria da ação comunicativa : subsídio para o desenvolvimento do pensamento crítico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Diana Paula de Souza Rego Pinto
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Vitor, Allyne Fortes, Cogo, Ana Luisa Petersen, Santos, Viviane Euzébia Pereira, Ferreira Júnior, Marcos Antônio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/173023
Resumo: Texto reflexivo que objetiva aproximar alguns pressupostos da teoria da Ação Comunicativa com o desenvolvimento do Pensamento Crítico no contexto da formação de estudantes nos cursos de graduação em Enfermagem. Trata-se de uma reflexão com embasamento em alguns conceitos de Jürgen Habermas, como uma possibilidade para o desenvolvimento do pensamento crítico nos estudantes desses cursos. Entende-se, portanto, a comunicação como inerente à formação dos enfermeiros em um processo contínuo, dinâmico, dialógico, com intervenções associadas ao contexto dos estudantes e que tenham significado para eles, a fim de contribuir para a promoção do Pensamento Crítico.
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spelling Carvalho, Diana Paula de Souza Rego PintoVitor, Allyne FortesCogo, Ana Luisa PetersenSantos, Viviane Euzébia PereiraFerreira Júnior, Marcos Antônio2018-02-28T02:27:45Z20170034-7167http://hdl.handle.net/10183/173023001055669Texto reflexivo que objetiva aproximar alguns pressupostos da teoria da Ação Comunicativa com o desenvolvimento do Pensamento Crítico no contexto da formação de estudantes nos cursos de graduação em Enfermagem. Trata-se de uma reflexão com embasamento em alguns conceitos de Jürgen Habermas, como uma possibilidade para o desenvolvimento do pensamento crítico nos estudantes desses cursos. Entende-se, portanto, a comunicação como inerente à formação dos enfermeiros em um processo contínuo, dinâmico, dialógico, com intervenções associadas ao contexto dos estudantes e que tenham significado para eles, a fim de contribuir para a promoção do Pensamento Crítico.Reflections on some assumptions of the theory of Communicative Action and the development of Critical Thinking in the context of training students in undergraduate nursing courses. The perspective is based on concepts of Jürgen Habermas, as a possibility for the development of critical thinking among the students of these courses. Communication is therefore understood as inherent in the training of nurses in a continuous, dynamic, dialogical process, with interventions that are related to the context of the students and that have meaning for them, in order to contribute to the promotion of Critical Thinking.Texto reflexivo que objetiva aproximar algunos presupuestos de la teoría de la Acción Comunicativa con el desarrollo del Pensamiento Crítico en el contexto de la formación de estudiantes en los cursos de graduación en Enfermería. Se trata de una reflexión basada en algunos conceptos de Jürgen Habermas, como una posibilidad para el desarrollo del pensamiento crítico en estudiantes de esos cursos. Se entiende, por lo tanto, la comunicación como inherente a la formación de los enfermeros en un proceso continuo, dinámico, dialógico, con intervenciones asociadas al contexto de los estudiantes y que tengan significado para ellos, a fin de contribuir para la promoción del Pensamiento Crítico.application/pdfporRevista brasileira de enfermagem. Brasília. Vol. 70, n.6 (nov./dez. 2017), p. 1414-1417Educação em enfermagemPensamentoFilosofia em enfermagemEnfermagemEducation in nursingReflectionsPhilosophy in nursingCommunicationNursingEducación en enfermeríaPensamientoFilosofía en enfermeríaComunicaciónEnfermeríaTeoria da ação comunicativa : subsídio para o desenvolvimento do pensamento críticoTheory of communicative action : a basis for the development of critical thinkingTeoría de la acción comunicativa : subsidio para el desarrollo del pensamiento críticoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001055669.pdf001055669.pdfTexto completoapplication/pdf148781http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173023/1/001055669.pdf10595c4f7f97f6dc7823acaa4349029cMD51TEXT001055669.pdf.txt001055669.pdf.txtExtracted Texttext/plain20837http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173023/2/001055669.pdf.txt742f51e197f88cdd3c7bcb284e7ea966MD52THUMBNAIL001055669.pdf.jpg001055669.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1850http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173023/3/001055669.pdf.jpg9aac9cc614b22252f4adfd9a6257862aMD5310183/1730232018-10-29 09:12:42.505oai:www.lume.ufrgs.br:10183/173023Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T12:12:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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