Teoria da ação comunicativa : subsídio para o desenvolvimento do pensamento crítico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Diana Paula de Souza Rego Pinto
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Vitor, Allyne Fortes, Cogo, Ana Luisa Petersen, Santos, Viviane Euzébia Pereira, Ferreira Júnior, Marcos Antônio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/173023
Resumo: Texto reflexivo que objetiva aproximar alguns pressupostos da teoria da Ação Comunicativa com o desenvolvimento do Pensamento Crítico no contexto da formação de estudantes nos cursos de graduação em Enfermagem. Trata-se de uma reflexão com embasamento em alguns conceitos de Jürgen Habermas, como uma possibilidade para o desenvolvimento do pensamento crítico nos estudantes desses cursos. Entende-se, portanto, a comunicação como inerente à formação dos enfermeiros em um processo contínuo, dinâmico, dialógico, com intervenções associadas ao contexto dos estudantes e que tenham significado para eles, a fim de contribuir para a promoção do Pensamento Crítico.
id UFRGS-2_87fa7e6751902f6aaef5b3a89ad59821
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/173023
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Carvalho, Diana Paula de Souza Rego PintoVitor, Allyne FortesCogo, Ana Luisa PetersenSantos, Viviane Euzébia PereiraFerreira Júnior, Marcos Antônio2018-02-28T02:27:45Z20170034-7167http://hdl.handle.net/10183/173023001055669Texto reflexivo que objetiva aproximar alguns pressupostos da teoria da Ação Comunicativa com o desenvolvimento do Pensamento Crítico no contexto da formação de estudantes nos cursos de graduação em Enfermagem. Trata-se de uma reflexão com embasamento em alguns conceitos de Jürgen Habermas, como uma possibilidade para o desenvolvimento do pensamento crítico nos estudantes desses cursos. Entende-se, portanto, a comunicação como inerente à formação dos enfermeiros em um processo contínuo, dinâmico, dialógico, com intervenções associadas ao contexto dos estudantes e que tenham significado para eles, a fim de contribuir para a promoção do Pensamento Crítico.Reflections on some assumptions of the theory of Communicative Action and the development of Critical Thinking in the context of training students in undergraduate nursing courses. The perspective is based on concepts of Jürgen Habermas, as a possibility for the development of critical thinking among the students of these courses. Communication is therefore understood as inherent in the training of nurses in a continuous, dynamic, dialogical process, with interventions that are related to the context of the students and that have meaning for them, in order to contribute to the promotion of Critical Thinking.Texto reflexivo que objetiva aproximar algunos presupuestos de la teoría de la Acción Comunicativa con el desarrollo del Pensamiento Crítico en el contexto de la formación de estudiantes en los cursos de graduación en Enfermería. Se trata de una reflexión basada en algunos conceptos de Jürgen Habermas, como una posibilidad para el desarrollo del pensamiento crítico en estudiantes de esos cursos. Se entiende, por lo tanto, la comunicación como inherente a la formación de los enfermeros en un proceso continuo, dinámico, dialógico, con intervenciones asociadas al contexto de los estudiantes y que tengan significado para ellos, a fin de contribuir para la promoción del Pensamiento Crítico.application/pdfporRevista brasileira de enfermagem. Brasília. Vol. 70, n.6 (nov./dez. 2017), p. 1414-1417Educação em enfermagemPensamentoFilosofia em enfermagemEnfermagemEducation in nursingReflectionsPhilosophy in nursingCommunicationNursingEducación en enfermeríaPensamientoFilosofía en enfermeríaComunicaciónEnfermeríaTeoria da ação comunicativa : subsídio para o desenvolvimento do pensamento críticoTheory of communicative action : a basis for the development of critical thinkingTeoría de la acción comunicativa : subsidio para el desarrollo del pensamiento críticoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001055669.pdf001055669.pdfTexto completoapplication/pdf148781http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173023/1/001055669.pdf10595c4f7f97f6dc7823acaa4349029cMD51TEXT001055669.pdf.txt001055669.pdf.txtExtracted Texttext/plain20837http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173023/2/001055669.pdf.txt742f51e197f88cdd3c7bcb284e7ea966MD52THUMBNAIL001055669.pdf.jpg001055669.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1850http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173023/3/001055669.pdf.jpg9aac9cc614b22252f4adfd9a6257862aMD5310183/1730232018-10-29 09:12:42.505oai:www.lume.ufrgs.br:10183/173023Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T12:12:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Teoria da ação comunicativa : subsídio para o desenvolvimento do pensamento crítico
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Theory of communicative action : a basis for the development of critical thinking
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Teoría de la acción comunicativa : subsidio para el desarrollo del pensamiento crítico
title Teoria da ação comunicativa : subsídio para o desenvolvimento do pensamento crítico
spellingShingle Teoria da ação comunicativa : subsídio para o desenvolvimento do pensamento crítico
Carvalho, Diana Paula de Souza Rego Pinto
Educação em enfermagem
Pensamento
Filosofia em enfermagem
Enfermagem
Education in nursing
Reflections
Philosophy in nursing
Communication
Nursing
Educación en enfermería
Pensamiento
Filosofía en enfermería
Comunicación
Enfermería
title_short Teoria da ação comunicativa : subsídio para o desenvolvimento do pensamento crítico
title_full Teoria da ação comunicativa : subsídio para o desenvolvimento do pensamento crítico
title_fullStr Teoria da ação comunicativa : subsídio para o desenvolvimento do pensamento crítico
title_full_unstemmed Teoria da ação comunicativa : subsídio para o desenvolvimento do pensamento crítico
title_sort Teoria da ação comunicativa : subsídio para o desenvolvimento do pensamento crítico
author Carvalho, Diana Paula de Souza Rego Pinto
author_facet Carvalho, Diana Paula de Souza Rego Pinto
Vitor, Allyne Fortes
Cogo, Ana Luisa Petersen
Santos, Viviane Euzébia Pereira
Ferreira Júnior, Marcos Antônio
author_role author
author2 Vitor, Allyne Fortes
Cogo, Ana Luisa Petersen
Santos, Viviane Euzébia Pereira
Ferreira Júnior, Marcos Antônio
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Diana Paula de Souza Rego Pinto
Vitor, Allyne Fortes
Cogo, Ana Luisa Petersen
Santos, Viviane Euzébia Pereira
Ferreira Júnior, Marcos Antônio
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em enfermagem
Pensamento
Filosofia em enfermagem
Enfermagem
topic Educação em enfermagem
Pensamento
Filosofia em enfermagem
Enfermagem
Education in nursing
Reflections
Philosophy in nursing
Communication
Nursing
Educación en enfermería
Pensamiento
Filosofía en enfermería
Comunicación
Enfermería
dc.subject.eng.fl_str_mv Education in nursing
Reflections
Philosophy in nursing
Communication
Nursing
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación en enfermería
Pensamiento
Filosofía en enfermería
Comunicación
Enfermería
description Texto reflexivo que objetiva aproximar alguns pressupostos da teoria da Ação Comunicativa com o desenvolvimento do Pensamento Crítico no contexto da formação de estudantes nos cursos de graduação em Enfermagem. Trata-se de uma reflexão com embasamento em alguns conceitos de Jürgen Habermas, como uma possibilidade para o desenvolvimento do pensamento crítico nos estudantes desses cursos. Entende-se, portanto, a comunicação como inerente à formação dos enfermeiros em um processo contínuo, dinâmico, dialógico, com intervenções associadas ao contexto dos estudantes e que tenham significado para eles, a fim de contribuir para a promoção do Pensamento Crítico.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-02-28T02:27:45Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/173023
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0034-7167
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001055669
identifier_str_mv 0034-7167
001055669
url http://hdl.handle.net/10183/173023
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista brasileira de enfermagem. Brasília. Vol. 70, n.6 (nov./dez. 2017), p. 1414-1417
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173023/1/001055669.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173023/2/001055669.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173023/3/001055669.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 10595c4f7f97f6dc7823acaa4349029c
742f51e197f88cdd3c7bcb284e7ea966
9aac9cc614b22252f4adfd9a6257862a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447653899567104