Criative : material de incentivo à arte nas escolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Luana Pujol dos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/157936
Resumo: O ensino da arte-educação no Brasil tem passado por mudanças em sua estrutura mesmo antes de ser introduzido como matéria obrigatória nas escolas. Estas mudanças e na maioria das vezes, a falta de organização curricular para a disciplina, tornam as aulas de arte-educação, em aulas vagas e descontextualizadas do seu propósito inicial, fazendo com que os alunos passem por essas disciplinas durante os anos escolares sem vivenciar as enriquecedoras contribuições que a arte pode proporcionar às suas vidas. Além disso, a falta de incentivo e de propostas diferenciadas para trazer a arte ao contexto de mundo do aluno faz com que estes estudantes não sintam interesse em aprender arte, pois a visualizam como algo fora da sua esfera de conhecimento e alcance. Portanto, o presente trabalho de conclusão de curso visou à criação de um material didático que auxilie e incentive o ensino de arte-educação nas salas de aula das escolas de Ensino Público do Brasil. Este projeto é dividido em três partes metodológicas, que são: Pré-Projeto, Projeto e Pós Projeto. Durante o desenvolvimento do trabalho foram constituídos requisitos projetuais. O resultado foi a elaboração do material Criative – atividades de arte, no qual foram desenvolvidas cartas didáticas para serem utilizadas em sala de aula, instigar o uso e aprendizado dos alunos em arte-educação.
id UFRGS-2_87fb9ef5bc2f0f34ff6e5acbf124ed7c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157936
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Luana Pujol dosPozzi, Marion Diverio Faria2017-05-13T02:26:53Z2016http://hdl.handle.net/10183/157936001019257O ensino da arte-educação no Brasil tem passado por mudanças em sua estrutura mesmo antes de ser introduzido como matéria obrigatória nas escolas. Estas mudanças e na maioria das vezes, a falta de organização curricular para a disciplina, tornam as aulas de arte-educação, em aulas vagas e descontextualizadas do seu propósito inicial, fazendo com que os alunos passem por essas disciplinas durante os anos escolares sem vivenciar as enriquecedoras contribuições que a arte pode proporcionar às suas vidas. Além disso, a falta de incentivo e de propostas diferenciadas para trazer a arte ao contexto de mundo do aluno faz com que estes estudantes não sintam interesse em aprender arte, pois a visualizam como algo fora da sua esfera de conhecimento e alcance. Portanto, o presente trabalho de conclusão de curso visou à criação de um material didático que auxilie e incentive o ensino de arte-educação nas salas de aula das escolas de Ensino Público do Brasil. Este projeto é dividido em três partes metodológicas, que são: Pré-Projeto, Projeto e Pós Projeto. Durante o desenvolvimento do trabalho foram constituídos requisitos projetuais. O resultado foi a elaboração do material Criative – atividades de arte, no qual foram desenvolvidas cartas didáticas para serem utilizadas em sala de aula, instigar o uso e aprendizado dos alunos em arte-educação.The teaching of art education in Brazil has gone through changes in its structure even before it has been introduced as a compulsory subject in schools. These changes, and in most cases the lack of curricular organization of the discipline, turn art-education, in vague and decontextualized classes from their initial purpose, causing students to pass through these disciplines during the years without experiencing the enriching contributions that art can provide. In addition, the lack of incentive and differentiated proposals to bring art closer to the student's world context makes them not being interested in learning art because they perceive it as something outside their sphere of knowledge and scope. Therefore, the present completion couse work aimed at the creation of a didactic material that assists and encourages the teaching of Art-education in the classrooms of the public schools of Brazil. This project is divided into three methodological parts, which are: Pre-Project, Project and Post-Project. During the development of the work were specified design requirements. The result was the elaboration of the Creative - art activities, in which didactic letters were developed to be used in the classroom, instigating students' use and learning in art education.application/pdfporDesign gráficoAprendizagemArteDesignArtArt-educationLearningActivitiesCriative : material de incentivo à arte nas escolasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de ArquiteturaPorto Alegre, BR-RS2016Design Visualgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001019257.pdf001019257.pdfTexto completoapplication/pdf10167930http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157936/1/001019257.pdf7eaadab098e045298c55e3fb9e76fde2MD51TEXT001019257.pdf.txt001019257.pdf.txtExtracted Texttext/plain258130http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157936/2/001019257.pdf.txted26528b1104b39240ffa820ec07bba9MD52THUMBNAIL001019257.pdf.jpg001019257.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1022http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157936/3/001019257.pdf.jpgf77a4bbc61483cedd6403a2211ef8e0cMD5310183/1579362018-10-29 09:28:42.707oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157936Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T12:28:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Criative : material de incentivo à arte nas escolas
title Criative : material de incentivo à arte nas escolas
spellingShingle Criative : material de incentivo à arte nas escolas
Santos, Luana Pujol dos
Design gráfico
Aprendizagem
Arte
Design
Art
Art-education
Learning
Activities
title_short Criative : material de incentivo à arte nas escolas
title_full Criative : material de incentivo à arte nas escolas
title_fullStr Criative : material de incentivo à arte nas escolas
title_full_unstemmed Criative : material de incentivo à arte nas escolas
title_sort Criative : material de incentivo à arte nas escolas
author Santos, Luana Pujol dos
author_facet Santos, Luana Pujol dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Luana Pujol dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pozzi, Marion Diverio Faria
contributor_str_mv Pozzi, Marion Diverio Faria
dc.subject.por.fl_str_mv Design gráfico
Aprendizagem
Arte
topic Design gráfico
Aprendizagem
Arte
Design
Art
Art-education
Learning
Activities
dc.subject.eng.fl_str_mv Design
Art
Art-education
Learning
Activities
description O ensino da arte-educação no Brasil tem passado por mudanças em sua estrutura mesmo antes de ser introduzido como matéria obrigatória nas escolas. Estas mudanças e na maioria das vezes, a falta de organização curricular para a disciplina, tornam as aulas de arte-educação, em aulas vagas e descontextualizadas do seu propósito inicial, fazendo com que os alunos passem por essas disciplinas durante os anos escolares sem vivenciar as enriquecedoras contribuições que a arte pode proporcionar às suas vidas. Além disso, a falta de incentivo e de propostas diferenciadas para trazer a arte ao contexto de mundo do aluno faz com que estes estudantes não sintam interesse em aprender arte, pois a visualizam como algo fora da sua esfera de conhecimento e alcance. Portanto, o presente trabalho de conclusão de curso visou à criação de um material didático que auxilie e incentive o ensino de arte-educação nas salas de aula das escolas de Ensino Público do Brasil. Este projeto é dividido em três partes metodológicas, que são: Pré-Projeto, Projeto e Pós Projeto. Durante o desenvolvimento do trabalho foram constituídos requisitos projetuais. O resultado foi a elaboração do material Criative – atividades de arte, no qual foram desenvolvidas cartas didáticas para serem utilizadas em sala de aula, instigar o uso e aprendizado dos alunos em arte-educação.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-05-13T02:26:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/157936
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001019257
url http://hdl.handle.net/10183/157936
identifier_str_mv 001019257
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157936/1/001019257.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157936/2/001019257.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157936/3/001019257.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7eaadab098e045298c55e3fb9e76fde2
ed26528b1104b39240ffa820ec07bba9
f77a4bbc61483cedd6403a2211ef8e0c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224530635522048