Gesto decolonial como pedagogia : práticas teatrais no Brasil e no Peru

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Icle, Gilberto
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Hass, Miriam
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/204015
Resumo: Este artigo procura circunscrever a pedagogia a partir da noção de gesto decolonial. Para tanto, toma-se a prática artístico-pedagógica do Yuyachkani (Peru) e do Ói Nóis Aqui Traveiz (Brasil) como forma de resistência e elemento por intermédio do qual rompe-se a colonialidade dos saberes e das relações de poder. A partir dos conceitos de diferença colonial, colonialidade e pensamento liminar delineados por Walter Mignolo, demonstra-se como esse gesto de resistência à colonialidade participa na constituição de sujeitos e subjetividades autônomas. Problematiza-se o trabalho desses grupos latino-americanos caracterizando suas práticas como gestos e pedagogias do teatro decoloniais.
id UFRGS-2_883e584e09515f27eb86be4d9ad26884
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204015
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Icle, GilbertoHass, Miriam2019-12-28T04:04:13Z20191414-57312358-6958http://hdl.handle.net/10183/204015001109254Este artigo procura circunscrever a pedagogia a partir da noção de gesto decolonial. Para tanto, toma-se a prática artístico-pedagógica do Yuyachkani (Peru) e do Ói Nóis Aqui Traveiz (Brasil) como forma de resistência e elemento por intermédio do qual rompe-se a colonialidade dos saberes e das relações de poder. A partir dos conceitos de diferença colonial, colonialidade e pensamento liminar delineados por Walter Mignolo, demonstra-se como esse gesto de resistência à colonialidade participa na constituição de sujeitos e subjetividades autônomas. Problematiza-se o trabalho desses grupos latino-americanos caracterizando suas práticas como gestos e pedagogias do teatro decoloniais.This article seeks to circumscribe pedagogy through the notion of decolonial gesture. For that, the artistic-pedagogical practices of Yuyachkani (Peru) and Ói Nóis Aqui Traveiz (Brazil) are taken up as forms of resistance and elements through which to break the coloniality of power relations and knowledge. Applying Walter Mignolo’s concepts of colonial difference, coloniality and liminal thinking, this article demonstrates how this gesture of resistance against coloniality helps constitute autonomous subjects and subjectivities. The work of these two Latin American groups is problematised, characterising their practices as decolonial theatrical gestures and pedagogies.application/pdfporUrdimento. Florianópolis: UDESC, 2018. Vol. 3, n. 36 (nov./dez. 2019), p. 96-115Urdimento. Vol. 3, n. 36 (nov./dez. 2019), p. 96-115TeatroPedagogyDecolonialResistanceCollective theatreLatin american theatreGesto decolonial como pedagogia : práticas teatrais no Brasil e no PeruDecolonial gesture as pedagogical method : theatrical practices in Brazil and Peruinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001109254.pdf.txt001109254.pdf.txtExtracted Texttext/plain64734http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204015/2/001109254.pdf.txt63b70d6fe98085e0337ca46cc5c89a9bMD52ORIGINAL001109254.pdfTexto completoapplication/pdf741310http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204015/1/001109254.pdfe221222c26c1ab94c94c9e1524d0c7b2MD5110183/2040152019-12-29 05:03:58.125217oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204015Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-12-29T07:03:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gesto decolonial como pedagogia : práticas teatrais no Brasil e no Peru
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Decolonial gesture as pedagogical method : theatrical practices in Brazil and Peru
title Gesto decolonial como pedagogia : práticas teatrais no Brasil e no Peru
spellingShingle Gesto decolonial como pedagogia : práticas teatrais no Brasil e no Peru
Icle, Gilberto
Teatro
Pedagogy
Decolonial
Resistance
Collective theatre
Latin american theatre
title_short Gesto decolonial como pedagogia : práticas teatrais no Brasil e no Peru
title_full Gesto decolonial como pedagogia : práticas teatrais no Brasil e no Peru
title_fullStr Gesto decolonial como pedagogia : práticas teatrais no Brasil e no Peru
title_full_unstemmed Gesto decolonial como pedagogia : práticas teatrais no Brasil e no Peru
title_sort Gesto decolonial como pedagogia : práticas teatrais no Brasil e no Peru
author Icle, Gilberto
author_facet Icle, Gilberto
Hass, Miriam
author_role author
author2 Hass, Miriam
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Icle, Gilberto
Hass, Miriam
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro
topic Teatro
Pedagogy
Decolonial
Resistance
Collective theatre
Latin american theatre
dc.subject.eng.fl_str_mv Pedagogy
Decolonial
Resistance
Collective theatre
Latin american theatre
description Este artigo procura circunscrever a pedagogia a partir da noção de gesto decolonial. Para tanto, toma-se a prática artístico-pedagógica do Yuyachkani (Peru) e do Ói Nóis Aqui Traveiz (Brasil) como forma de resistência e elemento por intermédio do qual rompe-se a colonialidade dos saberes e das relações de poder. A partir dos conceitos de diferença colonial, colonialidade e pensamento liminar delineados por Walter Mignolo, demonstra-se como esse gesto de resistência à colonialidade participa na constituição de sujeitos e subjetividades autônomas. Problematiza-se o trabalho desses grupos latino-americanos caracterizando suas práticas como gestos e pedagogias do teatro decoloniais.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-28T04:04:13Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/204015
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1414-5731
2358-6958
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001109254
identifier_str_mv 1414-5731
2358-6958
001109254
url http://hdl.handle.net/10183/204015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Urdimento. Florianópolis: UDESC, 2018. Vol. 3, n. 36 (nov./dez. 2019), p. 96-115
Urdimento. Vol. 3, n. 36 (nov./dez. 2019), p. 96-115
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204015/2/001109254.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204015/1/001109254.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 63b70d6fe98085e0337ca46cc5c89a9b
e221222c26c1ab94c94c9e1524d0c7b2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224981809463296