Crianças com transtorno de défict de atenção e hiperatividade : a prática docente do professor de educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Radaelli, Daniel
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/126610
Resumo: O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurodesenvolvimental que afeta aproximadamente 5% das crianças brasileiras, impactando significativamente diversos domínios (cognitivo, motor, social) e dimensões da infância e também da vida adulta. As repercussões do TDAH sobre o a qualidade de vida, a aprendizagem, o desenvolvimento motor e o perfil comportamental são fortemente evidencias pelos autores. Nesta perspectiva, este estudo teve por objetivo geral realizar uma revisão sistemática acerca do TDAH, para sugerir ações pedagógicas nas aulas de educação física, a fim de alicerçar a prática docente e minimizar atrasos no desenvolvimento de escolares. Tratou-se de um trabalho de revisão sistemática de literatura. Foram utilizados livros e artigos publicados na base de dados Pubmed, Medline e Scielo. Foram selecionados 92 trabalhos, dentre eles 81 artigos, 9 livros e 2 dissertações de mestrado. As intervenções envolvendo práticas corporais, esportes, atividades físicas e exercícios não fazem sentido somente ao pensarmos nos parâmetros cognitivos, sociais e motores das crianças com TDAH, mas também nos parâmetros da saúde. Estudos têm evidenciado os amplos benefícios de intervenções envolvendo exercícios físicos, atividades físicas e outras práticas corporais na redução dos sintomas do TDAH, sugerindo novos rumos ao se pensar em estratégias interventivas na escola.
id UFRGS-2_8848c600b5082bf8c7fbe6579d75bf33
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/126610
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Radaelli, DanielBerleze, Adriana2015-09-12T02:35:40Z2015http://hdl.handle.net/10183/126610000973271O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurodesenvolvimental que afeta aproximadamente 5% das crianças brasileiras, impactando significativamente diversos domínios (cognitivo, motor, social) e dimensões da infância e também da vida adulta. As repercussões do TDAH sobre o a qualidade de vida, a aprendizagem, o desenvolvimento motor e o perfil comportamental são fortemente evidencias pelos autores. Nesta perspectiva, este estudo teve por objetivo geral realizar uma revisão sistemática acerca do TDAH, para sugerir ações pedagógicas nas aulas de educação física, a fim de alicerçar a prática docente e minimizar atrasos no desenvolvimento de escolares. Tratou-se de um trabalho de revisão sistemática de literatura. Foram utilizados livros e artigos publicados na base de dados Pubmed, Medline e Scielo. Foram selecionados 92 trabalhos, dentre eles 81 artigos, 9 livros e 2 dissertações de mestrado. As intervenções envolvendo práticas corporais, esportes, atividades físicas e exercícios não fazem sentido somente ao pensarmos nos parâmetros cognitivos, sociais e motores das crianças com TDAH, mas também nos parâmetros da saúde. Estudos têm evidenciado os amplos benefícios de intervenções envolvendo exercícios físicos, atividades físicas e outras práticas corporais na redução dos sintomas do TDAH, sugerindo novos rumos ao se pensar em estratégias interventivas na escola.The Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) is a neurodevelopmental disorder that affects approximately 5% of brazilian children, significantly impacting several areas (cognitive, motor, social) and childhood and also adulthood dimensions. The impact of ADHD on the the quality of life, learning, motor development and behavioral profile are strongly evidence by the authors. In this perspective, this study had the overall goal of systematically review about ADHD, to suggest pedagogical actions in physical education classes, in order to underpin the teaching practice and minimize delays in the development of students. This was a systematic review of the literature. Books and articles published in Pubmed, Medline and Scielo databases were used. Were selected 92 references, including 81 articles, 9 books and 2 master’s thesis. Interventions involving bodily practices, sports, physical activities and exercises make sense not only when thinking of cognitive, social and motor parameters, but also in the health parameters. Studies have shown the wider benefits of interventions involving physical exercise, physical activity and other bodily practices in reducing the symptoms of ADHD, suggesting new ways to think of interventional strategies in school.application/pdfporTranstorno de déficit de atençãoHiperatividadeADHDAttention déficit hyperactivity disorderIntervention and phisycal educationCrianças com transtorno de défict de atenção e hiperatividade : a prática docente do professor de educação físicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2015Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000973271.pdf000973271.pdfTexto completoapplication/pdf627265http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/126610/1/000973271.pdf4d0c73319e89a9d2eb1a8ce23a8112beMD51TEXT000973271.pdf.txt000973271.pdf.txtExtracted Texttext/plain95232http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/126610/2/000973271.pdf.txt5e9c78cd0f5fe2332b759f8aec38f523MD52THUMBNAIL000973271.pdf.jpg000973271.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg906http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/126610/3/000973271.pdf.jpg225206da2409ca1593454e2249988468MD5310183/1266102018-10-22 09:18:46.91oai:www.lume.ufrgs.br:10183/126610Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:18:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Crianças com transtorno de défict de atenção e hiperatividade : a prática docente do professor de educação física
title Crianças com transtorno de défict de atenção e hiperatividade : a prática docente do professor de educação física
spellingShingle Crianças com transtorno de défict de atenção e hiperatividade : a prática docente do professor de educação física
Radaelli, Daniel
Transtorno de déficit de atenção
Hiperatividade
ADHD
Attention déficit hyperactivity disorder
Intervention and phisycal education
title_short Crianças com transtorno de défict de atenção e hiperatividade : a prática docente do professor de educação física
title_full Crianças com transtorno de défict de atenção e hiperatividade : a prática docente do professor de educação física
title_fullStr Crianças com transtorno de défict de atenção e hiperatividade : a prática docente do professor de educação física
title_full_unstemmed Crianças com transtorno de défict de atenção e hiperatividade : a prática docente do professor de educação física
title_sort Crianças com transtorno de défict de atenção e hiperatividade : a prática docente do professor de educação física
author Radaelli, Daniel
author_facet Radaelli, Daniel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Radaelli, Daniel
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Berleze, Adriana
contributor_str_mv Berleze, Adriana
dc.subject.por.fl_str_mv Transtorno de déficit de atenção
Hiperatividade
topic Transtorno de déficit de atenção
Hiperatividade
ADHD
Attention déficit hyperactivity disorder
Intervention and phisycal education
dc.subject.eng.fl_str_mv ADHD
Attention déficit hyperactivity disorder
Intervention and phisycal education
description O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurodesenvolvimental que afeta aproximadamente 5% das crianças brasileiras, impactando significativamente diversos domínios (cognitivo, motor, social) e dimensões da infância e também da vida adulta. As repercussões do TDAH sobre o a qualidade de vida, a aprendizagem, o desenvolvimento motor e o perfil comportamental são fortemente evidencias pelos autores. Nesta perspectiva, este estudo teve por objetivo geral realizar uma revisão sistemática acerca do TDAH, para sugerir ações pedagógicas nas aulas de educação física, a fim de alicerçar a prática docente e minimizar atrasos no desenvolvimento de escolares. Tratou-se de um trabalho de revisão sistemática de literatura. Foram utilizados livros e artigos publicados na base de dados Pubmed, Medline e Scielo. Foram selecionados 92 trabalhos, dentre eles 81 artigos, 9 livros e 2 dissertações de mestrado. As intervenções envolvendo práticas corporais, esportes, atividades físicas e exercícios não fazem sentido somente ao pensarmos nos parâmetros cognitivos, sociais e motores das crianças com TDAH, mas também nos parâmetros da saúde. Estudos têm evidenciado os amplos benefícios de intervenções envolvendo exercícios físicos, atividades físicas e outras práticas corporais na redução dos sintomas do TDAH, sugerindo novos rumos ao se pensar em estratégias interventivas na escola.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-09-12T02:35:40Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/126610
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000973271
url http://hdl.handle.net/10183/126610
identifier_str_mv 000973271
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/126610/1/000973271.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/126610/2/000973271.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/126610/3/000973271.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4d0c73319e89a9d2eb1a8ce23a8112be
5e9c78cd0f5fe2332b759f8aec38f523
225206da2409ca1593454e2249988468
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224489392930816