Pedagogia do esporte e a iniciação ao tenis de campo : um estudo nos principais clubes de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bolonhini, Sabine Zink
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611257
Resumo: Orientador: Roberto Rodrigues Paes
id UNICAMP-30_5ceee354e7d76f1a27023f6b093833a0
oai_identifier_str oai::476521
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Pedagogia do esporte e a iniciação ao tenis de campo : um estudo nos principais clubes de São PauloSport pedagogy and the initiation to tennis : a study in the main sport clubs in São PauloEsportes - PedagogiaIniciação esportivaTênis (Jogo)TGFUSport pedagogySport initiationTennisTGFUOrientador: Roberto Rodrigues PaesDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FisicaResumo: Esse estudo promove, no primeiro momento, uma discussão teórica acerca da Pedagogia do Esporte e da iniciação esportiva ao Tênis de Campo. As reflexões basearam-se a partir dos autores que defendem a proposta pedagógica do Teaching Games For Understanding (TGFU). No decorrer das discussões teóricas, foi realizado um diálogo entre as propostas desses autores e as reflexões de autores brasileiros que abordam o tema da Pedagogia do Esporte. É importante ressaltar que, a partir do encontro e da comparação das propostas de dois grupos de autores, é possível contribuir de maneira significativa para avanços da produção teórica no tema da Pedagogia do Esporte e Iniciação Esportiva. Além de contribuir com a construção de um referencial teórico, este estudo teve como objetivo verificar quais as características da Iniciação Esportiva nos 4 principais clubes do Estado de São Paulo. Para isso, foi realizada uma pesquisa de campo dividida em dois momentos: realização de entrevistas semi-estruturadas com os professores envolvidos com as aulas de iniciação esportiva nos clubes e a realização de observações não-participantes das aulas ministradas por esses professores. O objetivo das entrevistas foi o de verificar o perfil do profissional que trabalha com a iniciação esportiva à modalidade: sua formação escolar, sua experiência com a modalidade e, principalmente o de constatar quais os principais conteúdos que eles consideram que devem ser trabalhados em aulas de iniciação esportiva ao Tênis de Campo. O objetivo da observação das aulas foi o de constatar quais os conteúdos trabalhados nas aulas e quais os procedimentos pedagógicos utilizados pelo professores. A partir da pesquisa de campo, constatou-se que a maioria dos professores entrevistados não possui formação acadêmica em Educação Física, todos eles possuíam vivência na modalidade antes de se tornarem professores, e acreditavam que o ensino dos elementos técnicos da modalidade corresponde ao principal conteúdo a ser ensinado nas aulas de iniciação esportiva. Em relação aos conteúdos trabalhados durante as aulas, foi possível constatar que a preocupação central da maioria das aulas ainda é a de ensinar as habilidades técnicas da modalidade. Nesse sentido, verificamos uma disparidade entre as propostas pedagógicas de ensino do Tênis de Campo e o contexto da iniciação esportiva à modalidade constatado a partir da pesquisa de campo.Abstract: This study promotes, initially, a theoretical discussion about Sport Pedagogy and sport initiation to Tennis. The reflections were based upon the Teaching Games For Understanding (TGFU) proposal. During the theoretical discussions, we proposed an dialogue between the TGFU ideas and the reflections of Brazilian authors that discuss Sport Pedagogy. It is important to point out that through these comparisons of two different proposals it is possible to contribute to the development of the theoretical productions of Sport Pedagogy. Besides these theoretical contributions, this study aims to verify the characteristics of sport initiation to Tennis in the 4 biggest sport clubs in the state of São Paulo. In order to do that, a field research took place in these clubs. This research was divided in two moments: first we interviewed the teachers responsible for the Tennis classes and, afterwards, we observed the classes. The purpose of the interviews was to get to know the profile of this professional involved in the process of sport initiation: the scholar level, the professional experience and, most importantly, verify what are the aspects of sport initiation classes that they consider to be more relevant in the classes. The purpose of the observation was to verify what activities are proposed during the classes. The field research showed that most of the teachers do not have a graduation degree in Physical Education, and all of them had some experience in Tennis before becoming teachers, also most of them believed that teaching the techniques should be the main purpose of the classes. Through the classes observation, it is possible to establish that most of the classes are based upon the goal of teaching technique skills. Thus, it is possible to see a disparity between the pedagogical proposals researched in the literature and the characteristics verified through the field research.MestradoCiencias do DesportoMestre em Educação Física[s.n.]Paes, Roberto Rodrigues, 1956-Leitão, Maria Thereza KrahenbuhlStucchi, SérgioUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBolonhini, Sabine Zink20092009-09-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf146 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611257BOLONHINI, Sabine Zink. Pedagogia do esporte e a iniciação ao tenis de campo: um estudo nos principais clubes de São Paulo. 2009. 146 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611257. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/476521porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:46:16Zoai::476521Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:46:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia do esporte e a iniciação ao tenis de campo : um estudo nos principais clubes de São Paulo
Sport pedagogy and the initiation to tennis : a study in the main sport clubs in São Paulo
title Pedagogia do esporte e a iniciação ao tenis de campo : um estudo nos principais clubes de São Paulo
spellingShingle Pedagogia do esporte e a iniciação ao tenis de campo : um estudo nos principais clubes de São Paulo
Bolonhini, Sabine Zink
Esportes - Pedagogia
Iniciação esportiva
Tênis (Jogo)
TGFU
Sport pedagogy
Sport initiation
Tennis
TGFU
title_short Pedagogia do esporte e a iniciação ao tenis de campo : um estudo nos principais clubes de São Paulo
title_full Pedagogia do esporte e a iniciação ao tenis de campo : um estudo nos principais clubes de São Paulo
title_fullStr Pedagogia do esporte e a iniciação ao tenis de campo : um estudo nos principais clubes de São Paulo
title_full_unstemmed Pedagogia do esporte e a iniciação ao tenis de campo : um estudo nos principais clubes de São Paulo
title_sort Pedagogia do esporte e a iniciação ao tenis de campo : um estudo nos principais clubes de São Paulo
author Bolonhini, Sabine Zink
author_facet Bolonhini, Sabine Zink
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paes, Roberto Rodrigues, 1956-
Leitão, Maria Thereza Krahenbuhl
Stucchi, Sérgio
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física
Programa de Pós-Graduação em Educação Física
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Bolonhini, Sabine Zink
dc.subject.por.fl_str_mv Esportes - Pedagogia
Iniciação esportiva
Tênis (Jogo)
TGFU
Sport pedagogy
Sport initiation
Tennis
TGFU
topic Esportes - Pedagogia
Iniciação esportiva
Tênis (Jogo)
TGFU
Sport pedagogy
Sport initiation
Tennis
TGFU
description Orientador: Roberto Rodrigues Paes
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009-09-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611257
BOLONHINI, Sabine Zink. Pedagogia do esporte e a iniciação ao tenis de campo: um estudo nos principais clubes de São Paulo. 2009. 146 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611257. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611257
identifier_str_mv BOLONHINI, Sabine Zink. Pedagogia do esporte e a iniciação ao tenis de campo: um estudo nos principais clubes de São Paulo. 2009. 146 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611257. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/476521
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
146 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189023531401216