A produção textual como uma via de múltiplas aprendizagens
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/103325 |
Resumo: | O presente estudo analisa como os alunos do 4° ano de uma escola pública da zona sul de Porto Alegre/RS produzem seus textos baseados em propostas orientadas. Além disso, identifica alternativas que estimulam a produção textual, favorecendo a compreensão dos conteúdos relacionados a diferentes áreas do conhecimento. Tal estudo concentra-se no seguinte problema: de que modo se podem estabelecer relações entre conteúdos trabalhados nas áreas do conhecimento e a produção textual? A produção textual pode ser um canal de reelaboração de conhecimentos linguísticos? A investigação responde tais questões a partir de análises das produções textuais de uma turma da qual fui professora durante o estágio final do curso de Pedagogia. Busca inspiração na obra de Morais (2000), a qual possibilita uma visão mais ampla sobre o ensino da ortografia; Castro (2002) e Dalla Zen (2010) no que se refere à reflexão sobre a escrita de textos; e Sabinson (1993), que discute a escrita como aquisição processual dos conhecimentos linguísticos. Após análises dos materiais, o estudo constata que o texto escrito é uma via para múltiplas aprendizagens. As evidências apontam para as relações entre as produções textuais dos alunos e as abordagens desenvolvidas nas áreas do conhecimento, assim como mostram avanços linguísticos na dimensão da autocorreção e do aprimoramento da escrita, a partir da retomada dos textos em sua primeira versão. |
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