A produção textual como uma via de múltiplas aprendizagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rosane Rodrigues da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/103325
Resumo: O presente estudo analisa como os alunos do 4° ano de uma escola pública da zona sul de Porto Alegre/RS produzem seus textos baseados em propostas orientadas. Além disso, identifica alternativas que estimulam a produção textual, favorecendo a compreensão dos conteúdos relacionados a diferentes áreas do conhecimento. Tal estudo concentra-se no seguinte problema: de que modo se podem estabelecer relações entre conteúdos trabalhados nas áreas do conhecimento e a produção textual? A produção textual pode ser um canal de reelaboração de conhecimentos linguísticos? A investigação responde tais questões a partir de análises das produções textuais de uma turma da qual fui professora durante o estágio final do curso de Pedagogia. Busca inspiração na obra de Morais (2000), a qual possibilita uma visão mais ampla sobre o ensino da ortografia; Castro (2002) e Dalla Zen (2010) no que se refere à reflexão sobre a escrita de textos; e Sabinson (1993), que discute a escrita como aquisição processual dos conhecimentos linguísticos. Após análises dos materiais, o estudo constata que o texto escrito é uma via para múltiplas aprendizagens. As evidências apontam para as relações entre as produções textuais dos alunos e as abordagens desenvolvidas nas áreas do conhecimento, assim como mostram avanços linguísticos na dimensão da autocorreção e do aprimoramento da escrita, a partir da retomada dos textos em sua primeira versão.
id UFRGS-2_88c4ec4a8d71479d8e3737a6f42f637e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/103325
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Rosane Rodrigues daDalla Zen, Maria Isabel Habckost2014-09-17T02:11:53Z2014http://hdl.handle.net/10183/103325000936997O presente estudo analisa como os alunos do 4° ano de uma escola pública da zona sul de Porto Alegre/RS produzem seus textos baseados em propostas orientadas. Além disso, identifica alternativas que estimulam a produção textual, favorecendo a compreensão dos conteúdos relacionados a diferentes áreas do conhecimento. Tal estudo concentra-se no seguinte problema: de que modo se podem estabelecer relações entre conteúdos trabalhados nas áreas do conhecimento e a produção textual? A produção textual pode ser um canal de reelaboração de conhecimentos linguísticos? A investigação responde tais questões a partir de análises das produções textuais de uma turma da qual fui professora durante o estágio final do curso de Pedagogia. Busca inspiração na obra de Morais (2000), a qual possibilita uma visão mais ampla sobre o ensino da ortografia; Castro (2002) e Dalla Zen (2010) no que se refere à reflexão sobre a escrita de textos; e Sabinson (1993), que discute a escrita como aquisição processual dos conhecimentos linguísticos. Após análises dos materiais, o estudo constata que o texto escrito é uma via para múltiplas aprendizagens. As evidências apontam para as relações entre as produções textuais dos alunos e as abordagens desenvolvidas nas áreas do conhecimento, assim como mostram avanços linguísticos na dimensão da autocorreção e do aprimoramento da escrita, a partir da retomada dos textos em sua primeira versão.application/pdfporProdução de textosEnsino fundamentalEnsino públicoPráticas pedagógicasA produção textual como uma via de múltiplas aprendizagensinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000936997.pdf000936997.pdfTexto completoapplication/pdf1675554http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103325/1/000936997.pdfe254ef9951920c437c20ffbc15d7cbcaMD51TEXT000936997.pdf.txt000936997.pdf.txtExtracted Texttext/plain105591http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103325/2/000936997.pdf.txt7f194021ae2b771fa62b0690473853a0MD52THUMBNAIL000936997.pdf.jpg000936997.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg974http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103325/3/000936997.pdf.jpgb1a8624135a3684e6a1cc11c93d487efMD5310183/1033252018-10-24 08:52:29.781oai:www.lume.ufrgs.br:10183/103325Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-24T11:52:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A produção textual como uma via de múltiplas aprendizagens
title A produção textual como uma via de múltiplas aprendizagens
spellingShingle A produção textual como uma via de múltiplas aprendizagens
Silva, Rosane Rodrigues da
Produção de textos
Ensino fundamental
Ensino público
Práticas pedagógicas
title_short A produção textual como uma via de múltiplas aprendizagens
title_full A produção textual como uma via de múltiplas aprendizagens
title_fullStr A produção textual como uma via de múltiplas aprendizagens
title_full_unstemmed A produção textual como uma via de múltiplas aprendizagens
title_sort A produção textual como uma via de múltiplas aprendizagens
author Silva, Rosane Rodrigues da
author_facet Silva, Rosane Rodrigues da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rosane Rodrigues da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dalla Zen, Maria Isabel Habckost
contributor_str_mv Dalla Zen, Maria Isabel Habckost
dc.subject.por.fl_str_mv Produção de textos
Ensino fundamental
Ensino público
Práticas pedagógicas
topic Produção de textos
Ensino fundamental
Ensino público
Práticas pedagógicas
description O presente estudo analisa como os alunos do 4° ano de uma escola pública da zona sul de Porto Alegre/RS produzem seus textos baseados em propostas orientadas. Além disso, identifica alternativas que estimulam a produção textual, favorecendo a compreensão dos conteúdos relacionados a diferentes áreas do conhecimento. Tal estudo concentra-se no seguinte problema: de que modo se podem estabelecer relações entre conteúdos trabalhados nas áreas do conhecimento e a produção textual? A produção textual pode ser um canal de reelaboração de conhecimentos linguísticos? A investigação responde tais questões a partir de análises das produções textuais de uma turma da qual fui professora durante o estágio final do curso de Pedagogia. Busca inspiração na obra de Morais (2000), a qual possibilita uma visão mais ampla sobre o ensino da ortografia; Castro (2002) e Dalla Zen (2010) no que se refere à reflexão sobre a escrita de textos; e Sabinson (1993), que discute a escrita como aquisição processual dos conhecimentos linguísticos. Após análises dos materiais, o estudo constata que o texto escrito é uma via para múltiplas aprendizagens. As evidências apontam para as relações entre as produções textuais dos alunos e as abordagens desenvolvidas nas áreas do conhecimento, assim como mostram avanços linguísticos na dimensão da autocorreção e do aprimoramento da escrita, a partir da retomada dos textos em sua primeira versão.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-09-17T02:11:53Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/103325
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000936997
url http://hdl.handle.net/10183/103325
identifier_str_mv 000936997
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103325/1/000936997.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103325/2/000936997.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103325/3/000936997.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e254ef9951920c437c20ffbc15d7cbca
7f194021ae2b771fa62b0690473853a0
b1a8624135a3684e6a1cc11c93d487ef
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224472606277632