Motivação prévia à escrita e revisão textual orientada : um estudo sobre aprimoramento de textos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fumegalli, Daniela Barcellos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/88163
Resumo: O presente estudo objetiva analisar os efeitos de proposições e intervenções didáticas docentes nas produções textuais escolares de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Com este fim, foram realizadas duas propostas de escrita de textos e uma proposta de reescrita com alunos de 5° ano de uma escola estadual de Porto Alegre/RS. No primeiro encontro, os alunos produziram textos sem qualquer intervenção docente; no segundo, enquanto os alunos escreviam, a professora pesquisadora acompanhou as produções em andamento, fazendo perguntas e comentários; no terceiro encontro, os alunos reescreveram os textos produzidos no encontro anterior, com base em apontamentos neles realizados relativos à: coesão, coerência, ortografia, pontuação. As intervenções realizadas, bem como as posteriores análises dos seus efeitos, partiram de estudos sobre a produção textual infantil (DALLA ZEN, 2010; GERALDI, 1991; CAGLIARI, 2010), sobre o ensino da ortografia e da pontuação (MORAIS, 2009) e sobre coesão e coerência em textos infantis (PINHEIRO, 2012). As análises tiveram como foco o desempenho dos alunos nas três propostas realizadas. Os resultados indicam que intervenções didáticas que levam os alunos a reflexões metalinguísticas contribuem significativamente para o aprimoramento dos seus textos. Também apontam para o fato de que a motivação para a escrita é um fator de grande relevância nesse processo.
id UFRGS-2_35ff38d11f25abd39f61cf12e1c9e6de
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88163
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fumegalli, Daniela BarcellosDalla Zen, Maria Isabel Habckost2014-03-06T01:49:54Z2013http://hdl.handle.net/10183/88163000911344O presente estudo objetiva analisar os efeitos de proposições e intervenções didáticas docentes nas produções textuais escolares de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Com este fim, foram realizadas duas propostas de escrita de textos e uma proposta de reescrita com alunos de 5° ano de uma escola estadual de Porto Alegre/RS. No primeiro encontro, os alunos produziram textos sem qualquer intervenção docente; no segundo, enquanto os alunos escreviam, a professora pesquisadora acompanhou as produções em andamento, fazendo perguntas e comentários; no terceiro encontro, os alunos reescreveram os textos produzidos no encontro anterior, com base em apontamentos neles realizados relativos à: coesão, coerência, ortografia, pontuação. As intervenções realizadas, bem como as posteriores análises dos seus efeitos, partiram de estudos sobre a produção textual infantil (DALLA ZEN, 2010; GERALDI, 1991; CAGLIARI, 2010), sobre o ensino da ortografia e da pontuação (MORAIS, 2009) e sobre coesão e coerência em textos infantis (PINHEIRO, 2012). As análises tiveram como foco o desempenho dos alunos nas três propostas realizadas. Os resultados indicam que intervenções didáticas que levam os alunos a reflexões metalinguísticas contribuem significativamente para o aprimoramento dos seus textos. Também apontam para o fato de que a motivação para a escrita é um fator de grande relevância nesse processo.application/pdfporProdução de textosEnsino fundamentalSéries iniciaisMotivação prévia à escrita e revisão textual orientada : um estudo sobre aprimoramento de textosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000911344.pdf000911344.pdfTexto completoapplication/pdf1129765http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88163/1/000911344.pdf90f56e266a50afdbd99aef69ffbc37ecMD51TEXT000911344.pdf.txt000911344.pdf.txtExtracted Texttext/plain72906http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88163/2/000911344.pdf.txtdd1bab72006b00dd8e52365ce6930bb7MD52THUMBNAIL000911344.pdf.jpg000911344.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1013http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88163/3/000911344.pdf.jpg2b331e4231b327d470a66f3857db6a45MD5310183/881632018-10-18 08:16:26.554oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88163Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:16:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Motivação prévia à escrita e revisão textual orientada : um estudo sobre aprimoramento de textos
title Motivação prévia à escrita e revisão textual orientada : um estudo sobre aprimoramento de textos
spellingShingle Motivação prévia à escrita e revisão textual orientada : um estudo sobre aprimoramento de textos
Fumegalli, Daniela Barcellos
Produção de textos
Ensino fundamental
Séries iniciais
title_short Motivação prévia à escrita e revisão textual orientada : um estudo sobre aprimoramento de textos
title_full Motivação prévia à escrita e revisão textual orientada : um estudo sobre aprimoramento de textos
title_fullStr Motivação prévia à escrita e revisão textual orientada : um estudo sobre aprimoramento de textos
title_full_unstemmed Motivação prévia à escrita e revisão textual orientada : um estudo sobre aprimoramento de textos
title_sort Motivação prévia à escrita e revisão textual orientada : um estudo sobre aprimoramento de textos
author Fumegalli, Daniela Barcellos
author_facet Fumegalli, Daniela Barcellos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fumegalli, Daniela Barcellos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dalla Zen, Maria Isabel Habckost
contributor_str_mv Dalla Zen, Maria Isabel Habckost
dc.subject.por.fl_str_mv Produção de textos
Ensino fundamental
Séries iniciais
topic Produção de textos
Ensino fundamental
Séries iniciais
description O presente estudo objetiva analisar os efeitos de proposições e intervenções didáticas docentes nas produções textuais escolares de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Com este fim, foram realizadas duas propostas de escrita de textos e uma proposta de reescrita com alunos de 5° ano de uma escola estadual de Porto Alegre/RS. No primeiro encontro, os alunos produziram textos sem qualquer intervenção docente; no segundo, enquanto os alunos escreviam, a professora pesquisadora acompanhou as produções em andamento, fazendo perguntas e comentários; no terceiro encontro, os alunos reescreveram os textos produzidos no encontro anterior, com base em apontamentos neles realizados relativos à: coesão, coerência, ortografia, pontuação. As intervenções realizadas, bem como as posteriores análises dos seus efeitos, partiram de estudos sobre a produção textual infantil (DALLA ZEN, 2010; GERALDI, 1991; CAGLIARI, 2010), sobre o ensino da ortografia e da pontuação (MORAIS, 2009) e sobre coesão e coerência em textos infantis (PINHEIRO, 2012). As análises tiveram como foco o desempenho dos alunos nas três propostas realizadas. Os resultados indicam que intervenções didáticas que levam os alunos a reflexões metalinguísticas contribuem significativamente para o aprimoramento dos seus textos. Também apontam para o fato de que a motivação para a escrita é um fator de grande relevância nesse processo.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-03-06T01:49:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/88163
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000911344
url http://hdl.handle.net/10183/88163
identifier_str_mv 000911344
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88163/1/000911344.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88163/2/000911344.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88163/3/000911344.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 90f56e266a50afdbd99aef69ffbc37ec
dd1bab72006b00dd8e52365ce6930bb7
2b331e4231b327d470a66f3857db6a45
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224461269073920