Motivação prévia à escrita e revisão textual orientada : um estudo sobre aprimoramento de textos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/88163 |
Resumo: | O presente estudo objetiva analisar os efeitos de proposições e intervenções didáticas docentes nas produções textuais escolares de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Com este fim, foram realizadas duas propostas de escrita de textos e uma proposta de reescrita com alunos de 5° ano de uma escola estadual de Porto Alegre/RS. No primeiro encontro, os alunos produziram textos sem qualquer intervenção docente; no segundo, enquanto os alunos escreviam, a professora pesquisadora acompanhou as produções em andamento, fazendo perguntas e comentários; no terceiro encontro, os alunos reescreveram os textos produzidos no encontro anterior, com base em apontamentos neles realizados relativos à: coesão, coerência, ortografia, pontuação. As intervenções realizadas, bem como as posteriores análises dos seus efeitos, partiram de estudos sobre a produção textual infantil (DALLA ZEN, 2010; GERALDI, 1991; CAGLIARI, 2010), sobre o ensino da ortografia e da pontuação (MORAIS, 2009) e sobre coesão e coerência em textos infantis (PINHEIRO, 2012). As análises tiveram como foco o desempenho dos alunos nas três propostas realizadas. Os resultados indicam que intervenções didáticas que levam os alunos a reflexões metalinguísticas contribuem significativamente para o aprimoramento dos seus textos. Também apontam para o fato de que a motivação para a escrita é um fator de grande relevância nesse processo. |
id |
UFRGS-2_35ff38d11f25abd39f61cf12e1c9e6de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88163 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Fumegalli, Daniela BarcellosDalla Zen, Maria Isabel Habckost2014-03-06T01:49:54Z2013http://hdl.handle.net/10183/88163000911344O presente estudo objetiva analisar os efeitos de proposições e intervenções didáticas docentes nas produções textuais escolares de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Com este fim, foram realizadas duas propostas de escrita de textos e uma proposta de reescrita com alunos de 5° ano de uma escola estadual de Porto Alegre/RS. No primeiro encontro, os alunos produziram textos sem qualquer intervenção docente; no segundo, enquanto os alunos escreviam, a professora pesquisadora acompanhou as produções em andamento, fazendo perguntas e comentários; no terceiro encontro, os alunos reescreveram os textos produzidos no encontro anterior, com base em apontamentos neles realizados relativos à: coesão, coerência, ortografia, pontuação. As intervenções realizadas, bem como as posteriores análises dos seus efeitos, partiram de estudos sobre a produção textual infantil (DALLA ZEN, 2010; GERALDI, 1991; CAGLIARI, 2010), sobre o ensino da ortografia e da pontuação (MORAIS, 2009) e sobre coesão e coerência em textos infantis (PINHEIRO, 2012). As análises tiveram como foco o desempenho dos alunos nas três propostas realizadas. Os resultados indicam que intervenções didáticas que levam os alunos a reflexões metalinguísticas contribuem significativamente para o aprimoramento dos seus textos. Também apontam para o fato de que a motivação para a escrita é um fator de grande relevância nesse processo.application/pdfporProdução de textosEnsino fundamentalSéries iniciaisMotivação prévia à escrita e revisão textual orientada : um estudo sobre aprimoramento de textosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000911344.pdf000911344.pdfTexto completoapplication/pdf1129765http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88163/1/000911344.pdf90f56e266a50afdbd99aef69ffbc37ecMD51TEXT000911344.pdf.txt000911344.pdf.txtExtracted Texttext/plain72906http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88163/2/000911344.pdf.txtdd1bab72006b00dd8e52365ce6930bb7MD52THUMBNAIL000911344.pdf.jpg000911344.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1013http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88163/3/000911344.pdf.jpg2b331e4231b327d470a66f3857db6a45MD5310183/881632018-10-18 08:16:26.554oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88163Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:16:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Motivação prévia à escrita e revisão textual orientada : um estudo sobre aprimoramento de textos |
title |
Motivação prévia à escrita e revisão textual orientada : um estudo sobre aprimoramento de textos |
spellingShingle |
Motivação prévia à escrita e revisão textual orientada : um estudo sobre aprimoramento de textos Fumegalli, Daniela Barcellos Produção de textos Ensino fundamental Séries iniciais |
title_short |
Motivação prévia à escrita e revisão textual orientada : um estudo sobre aprimoramento de textos |
title_full |
Motivação prévia à escrita e revisão textual orientada : um estudo sobre aprimoramento de textos |
title_fullStr |
Motivação prévia à escrita e revisão textual orientada : um estudo sobre aprimoramento de textos |
title_full_unstemmed |
Motivação prévia à escrita e revisão textual orientada : um estudo sobre aprimoramento de textos |
title_sort |
Motivação prévia à escrita e revisão textual orientada : um estudo sobre aprimoramento de textos |
author |
Fumegalli, Daniela Barcellos |
author_facet |
Fumegalli, Daniela Barcellos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fumegalli, Daniela Barcellos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dalla Zen, Maria Isabel Habckost |
contributor_str_mv |
Dalla Zen, Maria Isabel Habckost |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Produção de textos Ensino fundamental Séries iniciais |
topic |
Produção de textos Ensino fundamental Séries iniciais |
description |
O presente estudo objetiva analisar os efeitos de proposições e intervenções didáticas docentes nas produções textuais escolares de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Com este fim, foram realizadas duas propostas de escrita de textos e uma proposta de reescrita com alunos de 5° ano de uma escola estadual de Porto Alegre/RS. No primeiro encontro, os alunos produziram textos sem qualquer intervenção docente; no segundo, enquanto os alunos escreviam, a professora pesquisadora acompanhou as produções em andamento, fazendo perguntas e comentários; no terceiro encontro, os alunos reescreveram os textos produzidos no encontro anterior, com base em apontamentos neles realizados relativos à: coesão, coerência, ortografia, pontuação. As intervenções realizadas, bem como as posteriores análises dos seus efeitos, partiram de estudos sobre a produção textual infantil (DALLA ZEN, 2010; GERALDI, 1991; CAGLIARI, 2010), sobre o ensino da ortografia e da pontuação (MORAIS, 2009) e sobre coesão e coerência em textos infantis (PINHEIRO, 2012). As análises tiveram como foco o desempenho dos alunos nas três propostas realizadas. Os resultados indicam que intervenções didáticas que levam os alunos a reflexões metalinguísticas contribuem significativamente para o aprimoramento dos seus textos. Também apontam para o fato de que a motivação para a escrita é um fator de grande relevância nesse processo. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-03-06T01:49:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/88163 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000911344 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/88163 |
identifier_str_mv |
000911344 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88163/1/000911344.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88163/2/000911344.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88163/3/000911344.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
90f56e266a50afdbd99aef69ffbc37ec dd1bab72006b00dd8e52365ce6930bb7 2b331e4231b327d470a66f3857db6a45 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224461269073920 |