Trabalho em grupo : desvendando um "bicho de sete cabeças"
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/49239 |
Resumo: | O trabalho em grupo tem sido sugerido por vários estudiosos da área da Educação e tem aparecido em materiais didáticos como estratégia de aprendizagem envolvendo o desenvolvimento da sociabilidade, por meio da interação entre os pares. Porém, ainda há muita resistência por parte dos professores e também dos alunos na aplicação deste tipo de dinâmica. Portanto, neste trabalho foi realizada a análise da Revista Nova Escola da Editora Abril, sendo que esta tem amplo alcance entre os professores, estando disponível online. Esta revista sugere planos de aula para realização nas escolas, tendo sido analisados 192 planos de aula, dirigidos ao Ensino Médio, quanto à presença da dinâmica de trabalho em grupo, o tipo de atividade proposta, o tamanho sugerido dos grupos de trabalho e os critérios de avaliação. Após ter sido feita a análise, foi constatado que em torno de 60% dos planos de aula não citavam trabalho em grupo e os 40% restantes que o citavam, não abordavam o trabalho em grupo no sentido de desenvolver a capacidade de trabalhar coletivamente, mas sim apenas sugeriam que fosse feita essa dinâmica. Foram encontrados tipos de atividades que poderiam ser realizadas em grupo, mas boa parte das sugestões pareceu inadequada para esta finalidade; o tamanho dos grupos em sua maioria com muitos integrantes não propiciaria interações entre todos os seus componentes; os critérios de avaliação, de um modo geral, não foram detalhados no sentido de permitir o acompanhamento dos aprendizados necessários ao trabalho em equipe. Foram encontrados quatro planos de aula com sugestões que possibilitavam a qualificação do trabalho coletivo. Portanto, conclui-se que os planos de aula encontrados na Revista Nova Escola da Editora Abril não seriam os mais recomendados para o desenvolvimento do trabalho em grupo na sala de aula, por não valorizar este aspecto em suas propostas. A partir dessa constatação, permanece em aberto a resposta à pergunta se existem estudos e experiências suficientes, em nosso contexto educacional, para o desenvolvimento da capacidade de trabalhar em equipe no Ensino Médio. |
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Schneider, NatáliaRosa, Russel Teresinha Dutra da2012-05-26T01:36:26Z2011http://hdl.handle.net/10183/49239000835689O trabalho em grupo tem sido sugerido por vários estudiosos da área da Educação e tem aparecido em materiais didáticos como estratégia de aprendizagem envolvendo o desenvolvimento da sociabilidade, por meio da interação entre os pares. Porém, ainda há muita resistência por parte dos professores e também dos alunos na aplicação deste tipo de dinâmica. Portanto, neste trabalho foi realizada a análise da Revista Nova Escola da Editora Abril, sendo que esta tem amplo alcance entre os professores, estando disponível online. Esta revista sugere planos de aula para realização nas escolas, tendo sido analisados 192 planos de aula, dirigidos ao Ensino Médio, quanto à presença da dinâmica de trabalho em grupo, o tipo de atividade proposta, o tamanho sugerido dos grupos de trabalho e os critérios de avaliação. Após ter sido feita a análise, foi constatado que em torno de 60% dos planos de aula não citavam trabalho em grupo e os 40% restantes que o citavam, não abordavam o trabalho em grupo no sentido de desenvolver a capacidade de trabalhar coletivamente, mas sim apenas sugeriam que fosse feita essa dinâmica. Foram encontrados tipos de atividades que poderiam ser realizadas em grupo, mas boa parte das sugestões pareceu inadequada para esta finalidade; o tamanho dos grupos em sua maioria com muitos integrantes não propiciaria interações entre todos os seus componentes; os critérios de avaliação, de um modo geral, não foram detalhados no sentido de permitir o acompanhamento dos aprendizados necessários ao trabalho em equipe. Foram encontrados quatro planos de aula com sugestões que possibilitavam a qualificação do trabalho coletivo. Portanto, conclui-se que os planos de aula encontrados na Revista Nova Escola da Editora Abril não seriam os mais recomendados para o desenvolvimento do trabalho em grupo na sala de aula, por não valorizar este aspecto em suas propostas. A partir dessa constatação, permanece em aberto a resposta à pergunta se existem estudos e experiências suficientes, em nosso contexto educacional, para o desenvolvimento da capacidade de trabalhar em equipe no Ensino Médio.The group work has been suggested by a great number of researchers in the field of Education and has appeared in teaching materials as a learning method involving social and interactions among the pairs. Although, there is a lot of resistance by the students and teachers when this type of dynamics is used. So, in this work it was proposed the analysis of the magazine Nova Escola from Editora Abril, because it has wide-ranging between teachers, being accessible on line. 192 class plans were analyzed in relation to the presence of work group, the type of activity suggested, the size of groups and evaluation criteria. When analysis were done, was found that approximately 60% of the plans didn’t mention group work and 40% that mentioned it, didn’t suggest it with the intention of development of the capacity to work in pairs, but just said this dynamics could be used. Were found types of activities that could be used in group work, but a range of it were inadequate for that; the size of groups mostly was showed out of the ideal for a work in groups; the evaluation criteria were not detailed with the purpose of being well used in class. Were found four class plans with significant suggestions to qualify group work in class. Thus, it follows that class plans in the magazine Nova Escola from Editora Abril wouldn’t be the most recommended to developing group work in class, because it doesn’t value this aspect in its proposals. From this conclusion, it is still unanswered if there are enough studies and experiences, in our educational context, to development of capacity to work in group at school.application/pdfporTrabalho em grupoEnsino médioGroup workClassEvaluationTrabalho em grupo : desvendando um "bicho de sete cabeças"info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2011Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000835689.pdf000835689.pdfTexto completoapplication/pdf3055157http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49239/1/000835689.pdfbf934939482896fa952fdcae06f55cd8MD51TEXT000835689.pdf.txt000835689.pdf.txtExtracted Texttext/plain80614http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49239/2/000835689.pdf.txtb6faacdf35071e7f0d9489a7ad7ba035MD52THUMBNAIL000835689.pdf.jpg000835689.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1066http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49239/3/000835689.pdf.jpg01fcdacb8782f9caec333b9653f0066bMD5310183/492392018-10-08 08:01:45.644oai:www.lume.ufrgs.br:10183/49239Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:01:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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