Trabalho em grupo : desvendando um "bicho de sete cabeças"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schneider, Natália
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/49239
Resumo: O trabalho em grupo tem sido sugerido por vários estudiosos da área da Educação e tem aparecido em materiais didáticos como estratégia de aprendizagem envolvendo o desenvolvimento da sociabilidade, por meio da interação entre os pares. Porém, ainda há muita resistência por parte dos professores e também dos alunos na aplicação deste tipo de dinâmica. Portanto, neste trabalho foi realizada a análise da Revista Nova Escola da Editora Abril, sendo que esta tem amplo alcance entre os professores, estando disponível online. Esta revista sugere planos de aula para realização nas escolas, tendo sido analisados 192 planos de aula, dirigidos ao Ensino Médio, quanto à presença da dinâmica de trabalho em grupo, o tipo de atividade proposta, o tamanho sugerido dos grupos de trabalho e os critérios de avaliação. Após ter sido feita a análise, foi constatado que em torno de 60% dos planos de aula não citavam trabalho em grupo e os 40% restantes que o citavam, não abordavam o trabalho em grupo no sentido de desenvolver a capacidade de trabalhar coletivamente, mas sim apenas sugeriam que fosse feita essa dinâmica. Foram encontrados tipos de atividades que poderiam ser realizadas em grupo, mas boa parte das sugestões pareceu inadequada para esta finalidade; o tamanho dos grupos em sua maioria com muitos integrantes não propiciaria interações entre todos os seus componentes; os critérios de avaliação, de um modo geral, não foram detalhados no sentido de permitir o acompanhamento dos aprendizados necessários ao trabalho em equipe. Foram encontrados quatro planos de aula com sugestões que possibilitavam a qualificação do trabalho coletivo. Portanto, conclui-se que os planos de aula encontrados na Revista Nova Escola da Editora Abril não seriam os mais recomendados para o desenvolvimento do trabalho em grupo na sala de aula, por não valorizar este aspecto em suas propostas. A partir dessa constatação, permanece em aberto a resposta à pergunta se existem estudos e experiências suficientes, em nosso contexto educacional, para o desenvolvimento da capacidade de trabalhar em equipe no Ensino Médio.
id UFRGS-2_88d959ab567136ac84252ab601c88b35
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/49239
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Schneider, NatáliaRosa, Russel Teresinha Dutra da2012-05-26T01:36:26Z2011http://hdl.handle.net/10183/49239000835689O trabalho em grupo tem sido sugerido por vários estudiosos da área da Educação e tem aparecido em materiais didáticos como estratégia de aprendizagem envolvendo o desenvolvimento da sociabilidade, por meio da interação entre os pares. Porém, ainda há muita resistência por parte dos professores e também dos alunos na aplicação deste tipo de dinâmica. Portanto, neste trabalho foi realizada a análise da Revista Nova Escola da Editora Abril, sendo que esta tem amplo alcance entre os professores, estando disponível online. Esta revista sugere planos de aula para realização nas escolas, tendo sido analisados 192 planos de aula, dirigidos ao Ensino Médio, quanto à presença da dinâmica de trabalho em grupo, o tipo de atividade proposta, o tamanho sugerido dos grupos de trabalho e os critérios de avaliação. Após ter sido feita a análise, foi constatado que em torno de 60% dos planos de aula não citavam trabalho em grupo e os 40% restantes que o citavam, não abordavam o trabalho em grupo no sentido de desenvolver a capacidade de trabalhar coletivamente, mas sim apenas sugeriam que fosse feita essa dinâmica. Foram encontrados tipos de atividades que poderiam ser realizadas em grupo, mas boa parte das sugestões pareceu inadequada para esta finalidade; o tamanho dos grupos em sua maioria com muitos integrantes não propiciaria interações entre todos os seus componentes; os critérios de avaliação, de um modo geral, não foram detalhados no sentido de permitir o acompanhamento dos aprendizados necessários ao trabalho em equipe. Foram encontrados quatro planos de aula com sugestões que possibilitavam a qualificação do trabalho coletivo. Portanto, conclui-se que os planos de aula encontrados na Revista Nova Escola da Editora Abril não seriam os mais recomendados para o desenvolvimento do trabalho em grupo na sala de aula, por não valorizar este aspecto em suas propostas. A partir dessa constatação, permanece em aberto a resposta à pergunta se existem estudos e experiências suficientes, em nosso contexto educacional, para o desenvolvimento da capacidade de trabalhar em equipe no Ensino Médio.The group work has been suggested by a great number of researchers in the field of Education and has appeared in teaching materials as a learning method involving social and interactions among the pairs. Although, there is a lot of resistance by the students and teachers when this type of dynamics is used. So, in this work it was proposed the analysis of the magazine Nova Escola from Editora Abril, because it has wide-ranging between teachers, being accessible on line. 192 class plans were analyzed in relation to the presence of work group, the type of activity suggested, the size of groups and evaluation criteria. When analysis were done, was found that approximately 60% of the plans didn’t mention group work and 40% that mentioned it, didn’t suggest it with the intention of development of the capacity to work in pairs, but just said this dynamics could be used. Were found types of activities that could be used in group work, but a range of it were inadequate for that; the size of groups mostly was showed out of the ideal for a work in groups; the evaluation criteria were not detailed with the purpose of being well used in class. Were found four class plans with significant suggestions to qualify group work in class. Thus, it follows that class plans in the magazine Nova Escola from Editora Abril wouldn’t be the most recommended to developing group work in class, because it doesn’t value this aspect in its proposals. From this conclusion, it is still unanswered if there are enough studies and experiences, in our educational context, to development of capacity to work in group at school.application/pdfporTrabalho em grupoEnsino médioGroup workClassEvaluationTrabalho em grupo : desvendando um "bicho de sete cabeças"info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2011Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000835689.pdf000835689.pdfTexto completoapplication/pdf3055157http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49239/1/000835689.pdfbf934939482896fa952fdcae06f55cd8MD51TEXT000835689.pdf.txt000835689.pdf.txtExtracted Texttext/plain80614http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49239/2/000835689.pdf.txtb6faacdf35071e7f0d9489a7ad7ba035MD52THUMBNAIL000835689.pdf.jpg000835689.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1066http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49239/3/000835689.pdf.jpg01fcdacb8782f9caec333b9653f0066bMD5310183/492392018-10-08 08:01:45.644oai:www.lume.ufrgs.br:10183/49239Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:01:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Trabalho em grupo : desvendando um "bicho de sete cabeças"
title Trabalho em grupo : desvendando um "bicho de sete cabeças"
spellingShingle Trabalho em grupo : desvendando um "bicho de sete cabeças"
Schneider, Natália
Trabalho em grupo
Ensino médio
Group work
Class
Evaluation
title_short Trabalho em grupo : desvendando um "bicho de sete cabeças"
title_full Trabalho em grupo : desvendando um "bicho de sete cabeças"
title_fullStr Trabalho em grupo : desvendando um "bicho de sete cabeças"
title_full_unstemmed Trabalho em grupo : desvendando um "bicho de sete cabeças"
title_sort Trabalho em grupo : desvendando um "bicho de sete cabeças"
author Schneider, Natália
author_facet Schneider, Natália
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schneider, Natália
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rosa, Russel Teresinha Dutra da
contributor_str_mv Rosa, Russel Teresinha Dutra da
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho em grupo
Ensino médio
topic Trabalho em grupo
Ensino médio
Group work
Class
Evaluation
dc.subject.eng.fl_str_mv Group work
Class
Evaluation
description O trabalho em grupo tem sido sugerido por vários estudiosos da área da Educação e tem aparecido em materiais didáticos como estratégia de aprendizagem envolvendo o desenvolvimento da sociabilidade, por meio da interação entre os pares. Porém, ainda há muita resistência por parte dos professores e também dos alunos na aplicação deste tipo de dinâmica. Portanto, neste trabalho foi realizada a análise da Revista Nova Escola da Editora Abril, sendo que esta tem amplo alcance entre os professores, estando disponível online. Esta revista sugere planos de aula para realização nas escolas, tendo sido analisados 192 planos de aula, dirigidos ao Ensino Médio, quanto à presença da dinâmica de trabalho em grupo, o tipo de atividade proposta, o tamanho sugerido dos grupos de trabalho e os critérios de avaliação. Após ter sido feita a análise, foi constatado que em torno de 60% dos planos de aula não citavam trabalho em grupo e os 40% restantes que o citavam, não abordavam o trabalho em grupo no sentido de desenvolver a capacidade de trabalhar coletivamente, mas sim apenas sugeriam que fosse feita essa dinâmica. Foram encontrados tipos de atividades que poderiam ser realizadas em grupo, mas boa parte das sugestões pareceu inadequada para esta finalidade; o tamanho dos grupos em sua maioria com muitos integrantes não propiciaria interações entre todos os seus componentes; os critérios de avaliação, de um modo geral, não foram detalhados no sentido de permitir o acompanhamento dos aprendizados necessários ao trabalho em equipe. Foram encontrados quatro planos de aula com sugestões que possibilitavam a qualificação do trabalho coletivo. Portanto, conclui-se que os planos de aula encontrados na Revista Nova Escola da Editora Abril não seriam os mais recomendados para o desenvolvimento do trabalho em grupo na sala de aula, por não valorizar este aspecto em suas propostas. A partir dessa constatação, permanece em aberto a resposta à pergunta se existem estudos e experiências suficientes, em nosso contexto educacional, para o desenvolvimento da capacidade de trabalhar em equipe no Ensino Médio.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-05-26T01:36:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/49239
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000835689
url http://hdl.handle.net/10183/49239
identifier_str_mv 000835689
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49239/1/000835689.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49239/2/000835689.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49239/3/000835689.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bf934939482896fa952fdcae06f55cd8
b6faacdf35071e7f0d9489a7ad7ba035
01fcdacb8782f9caec333b9653f0066b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447089116610560