Sistemas de equações no Ensino Fundamental : abordagem através da Resolução de Problemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Riveiro, Luigi Quintans
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/236534
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo analisar o estudo de Matemática através da Resolução de Problemas como meio de auxiliar na aprendizagem de sistema de equações do 1º grau com duas incógnitas. A busca por alternativas didáticas que possibilitem ao aluno construir conhecimento matemático para além do uso de fórmulas ou métodos padronizados me motivou a realizar esta proposta. Seguindo a abordagem de ensinar Matemática através da Resolução de Problemas, foram realizadas práticas didáticas com turmas do nono ano do ensino fundamental de uma escola pública de Porto Alegre. Nesta abordagem, o desenvolvimento do conteúdo em sala de aula começa a partir de um problema. O professor torna-se um mediador e orientador enquanto que o aluno, trabalhando em grupo, procura construir novos conhecimentos a partir do que sabe. Estas atividades ocorreram no segundo semestre de 2021. Durante este período, o ensino escolar esteve condicionado aos protocolos de segurança estabelecidos em função da pandemia, o que fez com que as atividades ocorressem em um modelo híbrido, tornando o uso de tecnologias digitais necessário para seu bom andamento. A pesquisa teve o aspecto qualitativo, com ênfase na observação das informações provenientes das práticas citadas. Apoiado em livros e trabalhos acadêmicos sobre o tema Resolução de Problemas, foram elaborados relato e análises das práticas didáticas realizadas para esta investigação. As análises indicaram que, através da metodologia utilizada, é possível o aluno, em trabalho cooperativo e mediado pelo professor, relacionar noções matemáticas conhecidas a novos conceitos.
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