Sistemas de equações no Ensino Fundamental : abordagem através da Resolução de Problemas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/236534 |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo analisar o estudo de Matemática através da Resolução de Problemas como meio de auxiliar na aprendizagem de sistema de equações do 1º grau com duas incógnitas. A busca por alternativas didáticas que possibilitem ao aluno construir conhecimento matemático para além do uso de fórmulas ou métodos padronizados me motivou a realizar esta proposta. Seguindo a abordagem de ensinar Matemática através da Resolução de Problemas, foram realizadas práticas didáticas com turmas do nono ano do ensino fundamental de uma escola pública de Porto Alegre. Nesta abordagem, o desenvolvimento do conteúdo em sala de aula começa a partir de um problema. O professor torna-se um mediador e orientador enquanto que o aluno, trabalhando em grupo, procura construir novos conhecimentos a partir do que sabe. Estas atividades ocorreram no segundo semestre de 2021. Durante este período, o ensino escolar esteve condicionado aos protocolos de segurança estabelecidos em função da pandemia, o que fez com que as atividades ocorressem em um modelo híbrido, tornando o uso de tecnologias digitais necessário para seu bom andamento. A pesquisa teve o aspecto qualitativo, com ênfase na observação das informações provenientes das práticas citadas. Apoiado em livros e trabalhos acadêmicos sobre o tema Resolução de Problemas, foram elaborados relato e análises das práticas didáticas realizadas para esta investigação. As análises indicaram que, através da metodologia utilizada, é possível o aluno, em trabalho cooperativo e mediado pelo professor, relacionar noções matemáticas conhecidas a novos conceitos. |
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Riveiro, Luigi QuintansStormowski, Vandoir2022-04-05T04:41:30Z2021http://hdl.handle.net/10183/236534001138900Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo analisar o estudo de Matemática através da Resolução de Problemas como meio de auxiliar na aprendizagem de sistema de equações do 1º grau com duas incógnitas. A busca por alternativas didáticas que possibilitem ao aluno construir conhecimento matemático para além do uso de fórmulas ou métodos padronizados me motivou a realizar esta proposta. Seguindo a abordagem de ensinar Matemática através da Resolução de Problemas, foram realizadas práticas didáticas com turmas do nono ano do ensino fundamental de uma escola pública de Porto Alegre. Nesta abordagem, o desenvolvimento do conteúdo em sala de aula começa a partir de um problema. O professor torna-se um mediador e orientador enquanto que o aluno, trabalhando em grupo, procura construir novos conhecimentos a partir do que sabe. Estas atividades ocorreram no segundo semestre de 2021. Durante este período, o ensino escolar esteve condicionado aos protocolos de segurança estabelecidos em função da pandemia, o que fez com que as atividades ocorressem em um modelo híbrido, tornando o uso de tecnologias digitais necessário para seu bom andamento. A pesquisa teve o aspecto qualitativo, com ênfase na observação das informações provenientes das práticas citadas. Apoiado em livros e trabalhos acadêmicos sobre o tema Resolução de Problemas, foram elaborados relato e análises das práticas didáticas realizadas para esta investigação. As análises indicaram que, através da metodologia utilizada, é possível o aluno, em trabalho cooperativo e mediado pelo professor, relacionar noções matemáticas conhecidas a novos conceitos.This Degree Final Project aims to analyze the teaching of Mathematics through Problem Solving as a means of helping to learn a system of first degree equations in two unknowns. The search for didactic alternatives that enable the student to build mathematical knowledge beyond the use of formulas or standardized methods motivated me to carry out this proposal. Following the approach of teaching Mathematics through Problem Solving, didactic practices were carried out with classes from the ninth grade of elementary school in a public school in Porto Alegre. In this approach, the development of content in the classroom starts from a problem. The teacher becomes a mediator and guide while the student, working in groups, seeks to build new knowledge based on what he knows. These activities took place in the second half of 2021. During this period, school education was conditioned to the safety protocols established due to the pandemic, which made the activities take place in a hybrid model, making the use of digital technologies necessary for its smooth progress. The research had a qualitative aspect, with emphasis on the observation of information from the aforementioned practices. Supported by books and academic papers on the topic of Problem Solving, a report and analysis of the didactic practices carried out for this investigation were elaborated. The analyses indicated that, through the methodology used, it is possible for the student, in cooperative work and mediated by the teacher, relate known mathematical notions to new concepts.application/pdfporResolução de problemasSistema de equacoesTecnologias digitaisProblem solvingEquation systemLearningDigital technologiesSistemas de equações no Ensino Fundamental : abordagem através da Resolução de Problemasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2021Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001138900.pdf.txt001138900.pdf.txtExtracted Texttext/plain131786http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236534/2/001138900.pdf.txt3321aeca8a257c1d8296ed362eacf3b0MD52ORIGINAL001138900.pdfTexto completoapplication/pdf1709167http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236534/1/001138900.pdf93beed729cfad9f37b5f68c3f385d7a8MD5110183/2365342022-04-20 04:51:57.794493oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236534Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-20T07:51:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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