Uma discussão sobre generalizações no ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/23719 |
Resumo: | Embora não haja um consenso entre os educadores sobre o que é generalização, todos reconhecem sua importância e seu papel na Educação Matemática. Este trabalho tem como objetivo apresentar e discutir esses pensamentos no ambiente de algumas atividades matemáticas. Para entender melhor esses conceitos, investigaremos aspectos presentes na linguagem humana. Finalmente, indicarei que atividades com uma seqüência de sugestões e questionamentos, nas quais o aluno busca, a partir do uso natural da linguagem cotidiana, uma generalização, possibilitam desenvolver o pensamento matemático. |
id |
UFRGS-2_8900c64448056f6caefeb89634042b52 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/23719 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Baltazar Junior, Rene Carlos CardosoBurigo, Elisabete Zardo2010-06-11T04:18:43Z2008http://hdl.handle.net/10183/23719000743293Embora não haja um consenso entre os educadores sobre o que é generalização, todos reconhecem sua importância e seu papel na Educação Matemática. Este trabalho tem como objetivo apresentar e discutir esses pensamentos no ambiente de algumas atividades matemáticas. Para entender melhor esses conceitos, investigaremos aspectos presentes na linguagem humana. Finalmente, indicarei que atividades com uma seqüência de sugestões e questionamentos, nas quais o aluno busca, a partir do uso natural da linguagem cotidiana, uma generalização, possibilitam desenvolver o pensamento matemático.Although there is no general or widespread agreement among educators about the concept of generalization, all recognize its role and importance in Mathematics Education. In this work we aim to present and discuss generalization within the setting of some mathematical activities. In order to better understand these issues, we investigate some aspects inherent in the human language. In conclusion, we indicate how the student's mathematical reasoning can be developed through a sequence of suggestions and questioning by which the student seeks generalizations using everyday language.application/pdfporEducação Matemática : Conhecimento : Generalização : Didática : EnsinoMathematics educationGeneralized thoughtGeneric thoughtTraining conceptsLanguage and thoughtUma discussão sobre generalizações no ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2008Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000743293.pdf000743293.pdfTexto completoapplication/pdf1889425http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23719/1/000743293.pdfb56d9db9751b7867a55a33773e1645a0MD51TEXT000743293.pdf.txt000743293.pdf.txtExtracted Texttext/plain95052http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23719/2/000743293.pdf.txt6ab13a6738e0cb16a6c892618a8532dfMD52THUMBNAIL000743293.pdf.jpg000743293.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg916http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23719/3/000743293.pdf.jpg54c9fce4795092e60e9e6a746d0318ffMD5310183/237192018-10-18 07:29:23.58oai:www.lume.ufrgs.br:10183/23719Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T10:29:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma discussão sobre generalizações no ensino fundamental |
title |
Uma discussão sobre generalizações no ensino fundamental |
spellingShingle |
Uma discussão sobre generalizações no ensino fundamental Baltazar Junior, Rene Carlos Cardoso Educação Matemática : Conhecimento : Generalização : Didática : Ensino Mathematics education Generalized thought Generic thought Training concepts Language and thought |
title_short |
Uma discussão sobre generalizações no ensino fundamental |
title_full |
Uma discussão sobre generalizações no ensino fundamental |
title_fullStr |
Uma discussão sobre generalizações no ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Uma discussão sobre generalizações no ensino fundamental |
title_sort |
Uma discussão sobre generalizações no ensino fundamental |
author |
Baltazar Junior, Rene Carlos Cardoso |
author_facet |
Baltazar Junior, Rene Carlos Cardoso |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baltazar Junior, Rene Carlos Cardoso |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Burigo, Elisabete Zardo |
contributor_str_mv |
Burigo, Elisabete Zardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática : Conhecimento : Generalização : Didática : Ensino |
topic |
Educação Matemática : Conhecimento : Generalização : Didática : Ensino Mathematics education Generalized thought Generic thought Training concepts Language and thought |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Mathematics education Generalized thought Generic thought Training concepts Language and thought |
description |
Embora não haja um consenso entre os educadores sobre o que é generalização, todos reconhecem sua importância e seu papel na Educação Matemática. Este trabalho tem como objetivo apresentar e discutir esses pensamentos no ambiente de algumas atividades matemáticas. Para entender melhor esses conceitos, investigaremos aspectos presentes na linguagem humana. Finalmente, indicarei que atividades com uma seqüência de sugestões e questionamentos, nas quais o aluno busca, a partir do uso natural da linguagem cotidiana, uma generalização, possibilitam desenvolver o pensamento matemático. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-06-11T04:18:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/23719 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000743293 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/23719 |
identifier_str_mv |
000743293 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23719/1/000743293.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23719/2/000743293.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23719/3/000743293.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b56d9db9751b7867a55a33773e1645a0 6ab13a6738e0cb16a6c892618a8532df 54c9fce4795092e60e9e6a746d0318ff |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224394965516288 |