Estudo das elaborações dos professores sobre o conceito de medida em atividades de ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607596 |
Resumo: | Orientador: Anna Regina Lanner de Moura |
id |
UNICAMP-30_37246259918bd675601f42b98e267afe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::430129 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudo das elaborações dos professores sobre o conceito de medida em atividades de ensinoStudiets of the the teacher's elaboration about the measurent concept in teaching activitiesMediçãoAtividades de ensino-aprendizagemEducação matemáticaConceitosPensamentoMeasurementsTeaching-learning activityMathematics educationConceptsThoughtOrientador: Anna Regina Lanner de MouraTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa constitui-se num estudo de caráter qualitativo das elaborações, de professores do nível fundamental, relacionadas ao conceito de medida. Foram assumidos como referência teórica para este estudo os autores como Kopnin (1978), Davýdov (1982), Kosik (2002), Leontiev (1989). Para a elaboração das atividades de ensino foram considerados os autores: Caraça (2003), Leontiev(1983), Aleksandrov (1988), Ribnikov (1987), Dantzig (1970), Hogben (1970), Lanner de Moura( 1995, 2001, 2002, 2003) e Moura (1998,2000,2001) e Lima & Moisés (1998). As atividades enfocaram os nexos conceituais da medida como: qualidade-quantidade, grandeza, discreto-contínuo e unidade que se supõe aprofundar o conceito além de seus aspectos perceptíveis, tendo por pressuposto serem esses temas necessários para o desenvolvimento do pensamento e linguagem da medida. A pesquisa foi desenvolvida, durante 12 aulas, do semestre letivo de um Curso de Pedagogia, do período noturno, na cidade de Campinas. Os dados resultaram da transcrição de atividades de ensino, dos portfólios elaborados pelos professores e do registro do pesquisador que atuou como professor no período da pesquisa. A análise dos dados é feita tendo por referência os nexos conceituais da medida sobre as elaborações feitas pelas professoras, focalizando suas características empírico-teóricas segundo os autores de referência. Os resultados indicam o progresso nas elaborações com características empíricas inicias para características teóricas do aspecto prático da medida, ao término das atividades. Este estudo pretende fornecer contribuições para a reflexão dos professores sobre o ensino de medida nos anos iniciais do Ensino FundamentalAbstract: This research constitutes itself to a study of qualitative character of the elaborations of professors of the fundamental levels, related to the concept of measurement. The assumption of certain theoretical references for this study came from authors such as Kopnin (1978), Davydov (1982), Kosik (2002), Leontiev (1989). For the elaboration of teaching activities, the consideration of authors like: Caraça (2003), Leontiev(1983), Aleksandrov (1988), Ribnikov (1987), Dantzig (1970), Hogben (1970), Lanner de Moura (1995, 2001,2002,2003) and Moura (1998,2000,2001) and Lima & Moisés (1998) were dispensed. These activities enforced the conceptual connections of measurement such as: quality vs. quantity, size, discretion vs. continuity and unity which is going to deepen the concept beyond the aspects perceptible to students, having these assumptions will be necessary in order to develop the process of thought and language of measurement. This research was developed during five classes, within the academic semester of a nocturnal class on pedagogy within the city of Campinas. The data resulted in the transcription of teaching activities, the portfolios elaborated by professors and the recording of the researcher who acted as teacher during this period of research. The analysis of the data was done having as reference the connected concepts of measurement about the elaborations done by the professors focusing on the characteristics of empirical-theoretical though second to the authors stated above. The results point towards the progress of elaboration with characteristics initially empirical for the characteristics theories with aspects on the practice of measurement, in terms of the activities. This study is meant to establish a contribution to the reflections of professors on the subject of teaching measurement in the initial years of the initial studiesDoutoradoEducação MatemáticaDoutor em Educação[s.n.]Moura, Anna Regina Lanner de, 1945-Sousa, Maria do Carmo deGrando, Regina CeliaMegid Neto, JorgeDias, MarisaCarvalho, Dione Lucchesi deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCunha, Micheline Riscallah Kanaan da20082008-02-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf147p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607596CUNHA, Micheline Riscallah Kanaan da. Estudo das elaborações dos professores sobre o conceito de medida em atividades de ensino. 2008. 147p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607596. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/430129porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:16:10Zoai::430129Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:16:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo das elaborações dos professores sobre o conceito de medida em atividades de ensino Studiets of the the teacher's elaboration about the measurent concept in teaching activities |
title |
Estudo das elaborações dos professores sobre o conceito de medida em atividades de ensino |
spellingShingle |
Estudo das elaborações dos professores sobre o conceito de medida em atividades de ensino Cunha, Micheline Riscallah Kanaan da Medição Atividades de ensino-aprendizagem Educação matemática Conceitos Pensamento Measurements Teaching-learning activity Mathematics education Concepts Thought |
title_short |
Estudo das elaborações dos professores sobre o conceito de medida em atividades de ensino |
title_full |
Estudo das elaborações dos professores sobre o conceito de medida em atividades de ensino |
title_fullStr |
Estudo das elaborações dos professores sobre o conceito de medida em atividades de ensino |
title_full_unstemmed |
Estudo das elaborações dos professores sobre o conceito de medida em atividades de ensino |
title_sort |
Estudo das elaborações dos professores sobre o conceito de medida em atividades de ensino |
author |
Cunha, Micheline Riscallah Kanaan da |
author_facet |
Cunha, Micheline Riscallah Kanaan da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Moura, Anna Regina Lanner de, 1945- Sousa, Maria do Carmo de Grando, Regina Celia Megid Neto, Jorge Dias, Marisa Carvalho, Dione Lucchesi de Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Micheline Riscallah Kanaan da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Medição Atividades de ensino-aprendizagem Educação matemática Conceitos Pensamento Measurements Teaching-learning activity Mathematics education Concepts Thought |
topic |
Medição Atividades de ensino-aprendizagem Educação matemática Conceitos Pensamento Measurements Teaching-learning activity Mathematics education Concepts Thought |
description |
Orientador: Anna Regina Lanner de Moura |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2008-02-25T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607596 CUNHA, Micheline Riscallah Kanaan da. Estudo das elaborações dos professores sobre o conceito de medida em atividades de ensino. 2008. 147p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607596. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607596 |
identifier_str_mv |
CUNHA, Micheline Riscallah Kanaan da. Estudo das elaborações dos professores sobre o conceito de medida em atividades de ensino. 2008. 147p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607596. Acesso em: 2 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/430129 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 147p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188990331387904 |