Análise das características e percepção de alunos de educação à distância : um estudo longitudinal no Curso de Biblioteconomia da UFRGS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caregnato, Sonia Elisa
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Moura, Ana Maria Mielniczuk de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/129336
Resumo: Investiga características e percepções dos alunos de disciplinas de educação a distância realizados no Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a fim de refletir sobre as práticas adotadas para esta modalidade de ensino. Ferramentas da internet tais como e-mail, listas de discussão, chats, páginas da web e ambiente de ensino a distância foram empregadas nessas disciplinas para apoiar as atividades de ensino-aprendizagem e a interação entre alunos e professores. Os dados foram coletados a partir de questionários aplicados ao final das disciplinas e dos relatos feitos nos diários de bordo durante três semestres. Resultados sugerem que os alunos são críticos da experiência, percebendo tanto vantagens quanto desvantagens na modalidade de ensino a distância.
id UFRGS-2_894b12b68edae893b0d42f4189bd419b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129336
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Caregnato, Sonia ElisaMoura, Ana Maria Mielniczuk de2015-11-09T16:35:03Z20031807-8893http://hdl.handle.net/10183/129336000399600Investiga características e percepções dos alunos de disciplinas de educação a distância realizados no Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a fim de refletir sobre as práticas adotadas para esta modalidade de ensino. Ferramentas da internet tais como e-mail, listas de discussão, chats, páginas da web e ambiente de ensino a distância foram empregadas nessas disciplinas para apoiar as atividades de ensino-aprendizagem e a interação entre alunos e professores. Os dados foram coletados a partir de questionários aplicados ao final das disciplinas e dos relatos feitos nos diários de bordo durante três semestres. Resultados sugerem que os alunos são críticos da experiência, percebendo tanto vantagens quanto desvantagens na modalidade de ensino a distância.The article investigates characteristics and perceptions of distance learning librarianship students from the Federal University of Rio Grande do Sul, in order to consider best practices for this teaching method. Internet tools such as e-mail, discussion lists, chats, web pages and virtual learning environments were used during the courses to support teaching and learning and the interaction amongst students and tutors. Data were collected by means of questionnaires filled in at the end of the courses and reports made on diaries during three semesters. Results suggest that students are critical about the experience, pointing both advantages and disadvantages of the distance learning method.application/pdfporEm Questão : revista da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS. Vol. 9, n.1 (jan./jun. 2003), p. 11-24Educação a distância (EaD)Tecnologia da informaçãoInternetBiblioteconomiaEnsino superiorDistance learningtInformation and communication technologiesLibrarianship educationAnálise das características e percepção de alunos de educação à distância : um estudo longitudinal no Curso de Biblioteconomia da UFRGSAnalysis of characteristics and perception of distance learning students: a longitudinal study on the library science course of UFRGS info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000399600.pdf000399600.pdfTexto completoapplication/pdf395957http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129336/1/000399600.pdfa9c8ed2df1e33865067de45085be1d70MD51TEXT000399600.pdf.txt000399600.pdf.txtExtracted Texttext/plain32662http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129336/2/000399600.pdf.txt36ef719d7cff304e74f047f81b152ec0MD52THUMBNAIL000399600.pdf.jpg000399600.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1675http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129336/3/000399600.pdf.jpgda8bf4934bc28bd45a678763c97b8c3eMD5310183/1293362018-10-24 09:13:52.202oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129336Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-24T12:13:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise das características e percepção de alunos de educação à distância : um estudo longitudinal no Curso de Biblioteconomia da UFRGS
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Analysis of characteristics and perception of distance learning students: a longitudinal study on the library science course of UFRGS
title Análise das características e percepção de alunos de educação à distância : um estudo longitudinal no Curso de Biblioteconomia da UFRGS
spellingShingle Análise das características e percepção de alunos de educação à distância : um estudo longitudinal no Curso de Biblioteconomia da UFRGS
Caregnato, Sonia Elisa
Educação a distância (EaD)
Tecnologia da informação
Internet
Biblioteconomia
Ensino superior
Distance learningt
Information and communication technologies
Librarianship education
title_short Análise das características e percepção de alunos de educação à distância : um estudo longitudinal no Curso de Biblioteconomia da UFRGS
title_full Análise das características e percepção de alunos de educação à distância : um estudo longitudinal no Curso de Biblioteconomia da UFRGS
title_fullStr Análise das características e percepção de alunos de educação à distância : um estudo longitudinal no Curso de Biblioteconomia da UFRGS
title_full_unstemmed Análise das características e percepção de alunos de educação à distância : um estudo longitudinal no Curso de Biblioteconomia da UFRGS
title_sort Análise das características e percepção de alunos de educação à distância : um estudo longitudinal no Curso de Biblioteconomia da UFRGS
author Caregnato, Sonia Elisa
author_facet Caregnato, Sonia Elisa
Moura, Ana Maria Mielniczuk de
author_role author
author2 Moura, Ana Maria Mielniczuk de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caregnato, Sonia Elisa
Moura, Ana Maria Mielniczuk de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a distância (EaD)
Tecnologia da informação
Internet
Biblioteconomia
Ensino superior
topic Educação a distância (EaD)
Tecnologia da informação
Internet
Biblioteconomia
Ensino superior
Distance learningt
Information and communication technologies
Librarianship education
dc.subject.eng.fl_str_mv Distance learningt
Information and communication technologies
Librarianship education
description Investiga características e percepções dos alunos de disciplinas de educação a distância realizados no Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a fim de refletir sobre as práticas adotadas para esta modalidade de ensino. Ferramentas da internet tais como e-mail, listas de discussão, chats, páginas da web e ambiente de ensino a distância foram empregadas nessas disciplinas para apoiar as atividades de ensino-aprendizagem e a interação entre alunos e professores. Os dados foram coletados a partir de questionários aplicados ao final das disciplinas e dos relatos feitos nos diários de bordo durante três semestres. Resultados sugerem que os alunos são críticos da experiência, percebendo tanto vantagens quanto desvantagens na modalidade de ensino a distância.
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-11-09T16:35:03Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/129336
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1807-8893
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000399600
identifier_str_mv 1807-8893
000399600
url http://hdl.handle.net/10183/129336
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Em Questão : revista da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS. Vol. 9, n.1 (jan./jun. 2003), p. 11-24
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129336/1/000399600.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129336/2/000399600.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129336/3/000399600.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a9c8ed2df1e33865067de45085be1d70
36ef719d7cff304e74f047f81b152ec0
da8bf4934bc28bd45a678763c97b8c3e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817724971953160192