Análise das características e percepção de alunos de educação à distância : um estudo longitudinal no Curso de Biblioteconomia da UFRGS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/129336 |
Resumo: | Investiga características e percepções dos alunos de disciplinas de educação a distância realizados no Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a fim de refletir sobre as práticas adotadas para esta modalidade de ensino. Ferramentas da internet tais como e-mail, listas de discussão, chats, páginas da web e ambiente de ensino a distância foram empregadas nessas disciplinas para apoiar as atividades de ensino-aprendizagem e a interação entre alunos e professores. Os dados foram coletados a partir de questionários aplicados ao final das disciplinas e dos relatos feitos nos diários de bordo durante três semestres. Resultados sugerem que os alunos são críticos da experiência, percebendo tanto vantagens quanto desvantagens na modalidade de ensino a distância. |
id |
UFRGS-2_894b12b68edae893b0d42f4189bd419b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129336 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Caregnato, Sonia ElisaMoura, Ana Maria Mielniczuk de2015-11-09T16:35:03Z20031807-8893http://hdl.handle.net/10183/129336000399600Investiga características e percepções dos alunos de disciplinas de educação a distância realizados no Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a fim de refletir sobre as práticas adotadas para esta modalidade de ensino. Ferramentas da internet tais como e-mail, listas de discussão, chats, páginas da web e ambiente de ensino a distância foram empregadas nessas disciplinas para apoiar as atividades de ensino-aprendizagem e a interação entre alunos e professores. Os dados foram coletados a partir de questionários aplicados ao final das disciplinas e dos relatos feitos nos diários de bordo durante três semestres. Resultados sugerem que os alunos são críticos da experiência, percebendo tanto vantagens quanto desvantagens na modalidade de ensino a distância.The article investigates characteristics and perceptions of distance learning librarianship students from the Federal University of Rio Grande do Sul, in order to consider best practices for this teaching method. Internet tools such as e-mail, discussion lists, chats, web pages and virtual learning environments were used during the courses to support teaching and learning and the interaction amongst students and tutors. Data were collected by means of questionnaires filled in at the end of the courses and reports made on diaries during three semesters. Results suggest that students are critical about the experience, pointing both advantages and disadvantages of the distance learning method.application/pdfporEm Questão : revista da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS. Vol. 9, n.1 (jan./jun. 2003), p. 11-24Educação a distância (EaD)Tecnologia da informaçãoInternetBiblioteconomiaEnsino superiorDistance learningtInformation and communication technologiesLibrarianship educationAnálise das características e percepção de alunos de educação à distância : um estudo longitudinal no Curso de Biblioteconomia da UFRGSAnalysis of characteristics and perception of distance learning students: a longitudinal study on the library science course of UFRGS info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000399600.pdf000399600.pdfTexto completoapplication/pdf395957http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129336/1/000399600.pdfa9c8ed2df1e33865067de45085be1d70MD51TEXT000399600.pdf.txt000399600.pdf.txtExtracted Texttext/plain32662http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129336/2/000399600.pdf.txt36ef719d7cff304e74f047f81b152ec0MD52THUMBNAIL000399600.pdf.jpg000399600.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1675http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129336/3/000399600.pdf.jpgda8bf4934bc28bd45a678763c97b8c3eMD5310183/1293362018-10-24 09:13:52.202oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129336Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-24T12:13:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise das características e percepção de alunos de educação à distância : um estudo longitudinal no Curso de Biblioteconomia da UFRGS |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Analysis of characteristics and perception of distance learning students: a longitudinal study on the library science course of UFRGS |
title |
Análise das características e percepção de alunos de educação à distância : um estudo longitudinal no Curso de Biblioteconomia da UFRGS |
spellingShingle |
Análise das características e percepção de alunos de educação à distância : um estudo longitudinal no Curso de Biblioteconomia da UFRGS Caregnato, Sonia Elisa Educação a distância (EaD) Tecnologia da informação Internet Biblioteconomia Ensino superior Distance learningt Information and communication technologies Librarianship education |
title_short |
Análise das características e percepção de alunos de educação à distância : um estudo longitudinal no Curso de Biblioteconomia da UFRGS |
title_full |
Análise das características e percepção de alunos de educação à distância : um estudo longitudinal no Curso de Biblioteconomia da UFRGS |
title_fullStr |
Análise das características e percepção de alunos de educação à distância : um estudo longitudinal no Curso de Biblioteconomia da UFRGS |
title_full_unstemmed |
Análise das características e percepção de alunos de educação à distância : um estudo longitudinal no Curso de Biblioteconomia da UFRGS |
title_sort |
Análise das características e percepção de alunos de educação à distância : um estudo longitudinal no Curso de Biblioteconomia da UFRGS |
author |
Caregnato, Sonia Elisa |
author_facet |
Caregnato, Sonia Elisa Moura, Ana Maria Mielniczuk de |
author_role |
author |
author2 |
Moura, Ana Maria Mielniczuk de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caregnato, Sonia Elisa Moura, Ana Maria Mielniczuk de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a distância (EaD) Tecnologia da informação Internet Biblioteconomia Ensino superior |
topic |
Educação a distância (EaD) Tecnologia da informação Internet Biblioteconomia Ensino superior Distance learningt Information and communication technologies Librarianship education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Distance learningt Information and communication technologies Librarianship education |
description |
Investiga características e percepções dos alunos de disciplinas de educação a distância realizados no Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a fim de refletir sobre as práticas adotadas para esta modalidade de ensino. Ferramentas da internet tais como e-mail, listas de discussão, chats, páginas da web e ambiente de ensino a distância foram empregadas nessas disciplinas para apoiar as atividades de ensino-aprendizagem e a interação entre alunos e professores. Os dados foram coletados a partir de questionários aplicados ao final das disciplinas e dos relatos feitos nos diários de bordo durante três semestres. Resultados sugerem que os alunos são críticos da experiência, percebendo tanto vantagens quanto desvantagens na modalidade de ensino a distância. |
publishDate |
2003 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2003 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-11-09T16:35:03Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/129336 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1807-8893 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000399600 |
identifier_str_mv |
1807-8893 000399600 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/129336 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Em Questão : revista da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS. Vol. 9, n.1 (jan./jun. 2003), p. 11-24 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129336/1/000399600.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129336/2/000399600.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129336/3/000399600.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a9c8ed2df1e33865067de45085be1d70 36ef719d7cff304e74f047f81b152ec0 da8bf4934bc28bd45a678763c97b8c3e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724971953160192 |