Atitudes de enfermeiros frente aos disgnósticos de enfermagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/143463 |
Resumo: | Introdução: O instrumento “Posições frente ao Diagnóstico de Enfermagem” (PDE) foi traduzido e validado para a língua portuguesa do Brasil e avalia, por meio de uma escala de diferencial semântico com 20 duplas de adjetivos antagônicos, as atitudes de enfermeiros frente aos Diagnósticos de Enfermagem (DE). Objetivos: Conhecer as atitudes de enfermeiros frente aos DE e comparar os resultados dessa pesquisa com os obtidos em estudo realizado em 2008. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa quantitativa, transversal e descritiva comparativa, realizada com enfermeiros que utilizam o DE na prática assistencial de um hospital universitário. A coleta de dados foi realizada em 10 serviços de enfermagem com enfermeiros de diferentes turnos de trabalho e a amostra foi selecionada por conveniência. Utilizou-se o programa SPSS 18.0, teste de Pearson, Mann-Whithney e Kruskal-Wallis para análise dos dados. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição. Resultados: De 172 participantes do estudo, 91,9% são mulheres e 42,4% têm entre 30 e 39 anos. O maior envolvimento dos entrevistados com DE é na prática clínica, e 63,95% afirmaram ter participado de pesquisas dessa temática. Não houve correlação significativa entre o escore total do PDE e as variáveis sexo e idade. Evidenciou-se que os formados há menos tempo são mais favoráveis aos DE. O item que obteve menor média (3,94) foi a dupla de adjetivos “Rotineiro e Criativo”; o item de maior média (6,03) foi “Sem importância e Importante”, demonstrando reconhecimento da importância do DE na profissão. Conclusão: Espera-se aprofundar o conhecimento sobre diagnósticos de enfermagem, promover ações educativas que possam melhorar as atitudes dos profissionais, especialmente dos formados há mais tempo, e obter subsídios para qualificar o cuidado de enfermagem. Os resultados desta investigação podem contribuir para capacitações, fortalecendo a etapa do DE no Processo de Enfermagem. |
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Torres, Bruna MoserAlmeida, Miriam de Abreu2016-07-12T02:15:46Z2013http://hdl.handle.net/10183/143463000899323Introdução: O instrumento “Posições frente ao Diagnóstico de Enfermagem” (PDE) foi traduzido e validado para a língua portuguesa do Brasil e avalia, por meio de uma escala de diferencial semântico com 20 duplas de adjetivos antagônicos, as atitudes de enfermeiros frente aos Diagnósticos de Enfermagem (DE). Objetivos: Conhecer as atitudes de enfermeiros frente aos DE e comparar os resultados dessa pesquisa com os obtidos em estudo realizado em 2008. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa quantitativa, transversal e descritiva comparativa, realizada com enfermeiros que utilizam o DE na prática assistencial de um hospital universitário. A coleta de dados foi realizada em 10 serviços de enfermagem com enfermeiros de diferentes turnos de trabalho e a amostra foi selecionada por conveniência. Utilizou-se o programa SPSS 18.0, teste de Pearson, Mann-Whithney e Kruskal-Wallis para análise dos dados. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição. Resultados: De 172 participantes do estudo, 91,9% são mulheres e 42,4% têm entre 30 e 39 anos. O maior envolvimento dos entrevistados com DE é na prática clínica, e 63,95% afirmaram ter participado de pesquisas dessa temática. Não houve correlação significativa entre o escore total do PDE e as variáveis sexo e idade. Evidenciou-se que os formados há menos tempo são mais favoráveis aos DE. O item que obteve menor média (3,94) foi a dupla de adjetivos “Rotineiro e Criativo”; o item de maior média (6,03) foi “Sem importância e Importante”, demonstrando reconhecimento da importância do DE na profissão. Conclusão: Espera-se aprofundar o conhecimento sobre diagnósticos de enfermagem, promover ações educativas que possam melhorar as atitudes dos profissionais, especialmente dos formados há mais tempo, e obter subsídios para qualificar o cuidado de enfermagem. Os resultados desta investigação podem contribuir para capacitações, fortalecendo a etapa do DE no Processo de Enfermagem.application/pdfporDiagnóstico de enfermagemProcessos de enfermagemPesquisa em enfermagemAtitudes de enfermeiros frente aos disgnósticos de enfermageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EnfermagemPorto Alegre, BR-RS2013Enfermagemgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000899323.pdf000899323.pdfTexto completoapplication/pdf687324http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143463/1/000899323.pdf4a245a28f7d860596a4c5e5f6c3587e5MD51TEXT000899323.pdf.txt000899323.pdf.txtExtracted Texttext/plain71484http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143463/2/000899323.pdf.txt845d6430fc49517c4a7f337a339b553cMD52THUMBNAIL000899323.pdf.jpg000899323.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg974http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143463/3/000899323.pdf.jpgc1cc415bb59c5435514f404a668724a9MD5310183/1434632022-06-17 04:47:20.886701oai:www.lume.ufrgs.br:10183/143463Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-17T07:47:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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