Atitudes de alunos e enfermeiros frente ao diagnóstico de enfermagem: attitudes of nurses and nursing students

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliva,Ana Paula Vilcinski
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Lopes,Diná de Almeida, Volpato,Márcia Paschoalina, Hayashi,Alda Aparecida Mastelaro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Paulista de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002005000400004
Resumo: INTRODUÇÃO: No processo de enfermagem proposto por Horta, o termo diagnóstico de enfermagem (DE) foi substituído por problemas de enfermagem, reaparecendo na literatura brasileira no final da década de 80. Desde então, as enfermeiras vêm se apropriando do conhecimento sobre os conceitos diagnósticos, especialmente a classificação de DE da North American Nursing Diagnosis Association. OBJETIVOS: Descrever as atitudes de enfermeiros e estudantes de enfermagem em relação ao conceito DE e analisar as associações entre atitudes frente ao DE e o grau de experiência com o tema. MÉTODOS: Para esta pesquisa foi utilizado o instrumento Positions on Nursing Diagnosis. A amostra foi constituída de 81 participantes de três universidades do estado do Paraná. RESULTADOS: A análise das respostas mostrou que o grupo dos alunos obteve melhores escores em atitudes que o grupo de enfermeiros e o grupo com média de contato maior apresentou melhores escores em atitudes que o grupo com médias de contato menores. CONCLUSÃO: Maior intensidade de contato com DE e ser estudante estão associados a melhores atitudes frente ao DE quando comparados a enfermeiros.
id USP-8_9c21bc12cdab73f71aaffbe2b90dad65
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-21002005000400004
network_acronym_str USP-8
network_name_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Atitudes de alunos e enfermeiros frente ao diagnóstico de enfermagem: attitudes of nurses and nursing studentsDiagnóstico de enfermagemEstudantes de enfermagemAvaliaçãoAtitudeINTRODUÇÃO: No processo de enfermagem proposto por Horta, o termo diagnóstico de enfermagem (DE) foi substituído por problemas de enfermagem, reaparecendo na literatura brasileira no final da década de 80. Desde então, as enfermeiras vêm se apropriando do conhecimento sobre os conceitos diagnósticos, especialmente a classificação de DE da North American Nursing Diagnosis Association. OBJETIVOS: Descrever as atitudes de enfermeiros e estudantes de enfermagem em relação ao conceito DE e analisar as associações entre atitudes frente ao DE e o grau de experiência com o tema. MÉTODOS: Para esta pesquisa foi utilizado o instrumento Positions on Nursing Diagnosis. A amostra foi constituída de 81 participantes de três universidades do estado do Paraná. RESULTADOS: A análise das respostas mostrou que o grupo dos alunos obteve melhores escores em atitudes que o grupo de enfermeiros e o grupo com média de contato maior apresentou melhores escores em atitudes que o grupo com médias de contato menores. CONCLUSÃO: Maior intensidade de contato com DE e ser estudante estão associados a melhores atitudes frente ao DE quando comparados a enfermeiros.Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo2005-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002005000400004Acta Paulista de Enfermagem v.18 n.4 2005reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:USP10.1590/S0103-21002005000400004info:eu-repo/semantics/openAccessOliva,Ana Paula VilcinskiLopes,Diná de AlmeidaVolpato,Márcia PaschoalinaHayashi,Alda Aparecida Mastelaropor2007-09-18T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21002005000400004Revistahttp://www.scielo.br/apePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br1982-01940103-2100opendoar:2007-09-18T00:00Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Atitudes de alunos e enfermeiros frente ao diagnóstico de enfermagem: attitudes of nurses and nursing students
title Atitudes de alunos e enfermeiros frente ao diagnóstico de enfermagem: attitudes of nurses and nursing students
spellingShingle Atitudes de alunos e enfermeiros frente ao diagnóstico de enfermagem: attitudes of nurses and nursing students
Oliva,Ana Paula Vilcinski
Diagnóstico de enfermagem
Estudantes de enfermagem
Avaliação
Atitude
title_short Atitudes de alunos e enfermeiros frente ao diagnóstico de enfermagem: attitudes of nurses and nursing students
title_full Atitudes de alunos e enfermeiros frente ao diagnóstico de enfermagem: attitudes of nurses and nursing students
title_fullStr Atitudes de alunos e enfermeiros frente ao diagnóstico de enfermagem: attitudes of nurses and nursing students
title_full_unstemmed Atitudes de alunos e enfermeiros frente ao diagnóstico de enfermagem: attitudes of nurses and nursing students
title_sort Atitudes de alunos e enfermeiros frente ao diagnóstico de enfermagem: attitudes of nurses and nursing students
author Oliva,Ana Paula Vilcinski
author_facet Oliva,Ana Paula Vilcinski
Lopes,Diná de Almeida
Volpato,Márcia Paschoalina
Hayashi,Alda Aparecida Mastelaro
author_role author
author2 Lopes,Diná de Almeida
Volpato,Márcia Paschoalina
Hayashi,Alda Aparecida Mastelaro
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliva,Ana Paula Vilcinski
Lopes,Diná de Almeida
Volpato,Márcia Paschoalina
Hayashi,Alda Aparecida Mastelaro
dc.subject.por.fl_str_mv Diagnóstico de enfermagem
Estudantes de enfermagem
Avaliação
Atitude
topic Diagnóstico de enfermagem
Estudantes de enfermagem
Avaliação
Atitude
description INTRODUÇÃO: No processo de enfermagem proposto por Horta, o termo diagnóstico de enfermagem (DE) foi substituído por problemas de enfermagem, reaparecendo na literatura brasileira no final da década de 80. Desde então, as enfermeiras vêm se apropriando do conhecimento sobre os conceitos diagnósticos, especialmente a classificação de DE da North American Nursing Diagnosis Association. OBJETIVOS: Descrever as atitudes de enfermeiros e estudantes de enfermagem em relação ao conceito DE e analisar as associações entre atitudes frente ao DE e o grau de experiência com o tema. MÉTODOS: Para esta pesquisa foi utilizado o instrumento Positions on Nursing Diagnosis. A amostra foi constituída de 81 participantes de três universidades do estado do Paraná. RESULTADOS: A análise das respostas mostrou que o grupo dos alunos obteve melhores escores em atitudes que o grupo de enfermeiros e o grupo com média de contato maior apresentou melhores escores em atitudes que o grupo com médias de contato menores. CONCLUSÃO: Maior intensidade de contato com DE e ser estudante estão associados a melhores atitudes frente ao DE quando comparados a enfermeiros.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002005000400004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002005000400004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-21002005000400004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem v.18 n.4 2005
reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:USP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
collection Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br
_version_ 1748858262076260352