Acompanhando aprendizagens amorosas na interface da metodologia de projetos de aprendizagem e tecnologias digitais : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corte Real, Luciane Magalhães
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Maraschin, Cleci, Axt, Margarete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/23256
Resumo: Este artigo analisa o percurso de um estudante do nível fundamental de uma escola pública em uma experiência de intervenção construída na interface da metodologia de Projetos de Aprendizagem e Tecnologias Digitais. Busca- se identificar as aprendizagens amorosas que emergiram na interação deste estudante na experiência proposta. O constructo ‘Aprendizagem Amorosa’ foi articulado a partir da confluência do referencial teórico da Biologia do Conhecer de Humberto Maturana e da Epistemologia Genética Jean Piaget. Os Projetos de Aprendizagem (PAs) e a interação dos alunos com as Tecnologias Digitais são a matriz da construção da rede de conversações da experiência vivida e analisada no estudo. As conclusões apontam para a importância da constituição de um domínio cooperativo para que exista a aceitação da legitimidade do outro que se operacionaliza na possibilidade de descentração cognitiva e afetiva. A existência de um domínio de ações de cooperação, está implicada com um emocionar que considera a legitimidade do outro na ação em jogo, logo, Aprendizagens Amorosas.
id UFRGS-2_89a818daf7cffc1699b55a7d1e53abfa
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/23256
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Corte Real, Luciane MagalhãesMaraschin, CleciAxt, Margarete2010-06-02T04:19:01Z20071516-084Xhttp://hdl.handle.net/10183/23256000684365Este artigo analisa o percurso de um estudante do nível fundamental de uma escola pública em uma experiência de intervenção construída na interface da metodologia de Projetos de Aprendizagem e Tecnologias Digitais. Busca- se identificar as aprendizagens amorosas que emergiram na interação deste estudante na experiência proposta. O constructo ‘Aprendizagem Amorosa’ foi articulado a partir da confluência do referencial teórico da Biologia do Conhecer de Humberto Maturana e da Epistemologia Genética Jean Piaget. Os Projetos de Aprendizagem (PAs) e a interação dos alunos com as Tecnologias Digitais são a matriz da construção da rede de conversações da experiência vivida e analisada no estudo. As conclusões apontam para a importância da constituição de um domínio cooperativo para que exista a aceitação da legitimidade do outro que se operacionaliza na possibilidade de descentração cognitiva e afetiva. A existência de um domínio de ações de cooperação, está implicada com um emocionar que considera a legitimidade do outro na ação em jogo, logo, Aprendizagens Amorosas.This paper is related to an educational experience of intervention carried out in a public school maintained by the Cityhall of Porto Alegre city. The educational experience was based on the learning projects methodology along with the technological resources use. As for the theorethical background this article counts on the Genetic Epistemology of Jean Piaget and the Biology of Knowing proposed by Humberto Maturana. The results show the importance of the implied action emotions play in this net of conversations for the constitution of a cooperative group work, making the living together and intimacy a dominium of acceptance of the other legitimacy, which takes place through a cognitive and affective descentralization process. The learning projects methodology has offered several group interactions and exchanges, and the technological resources seem to have favored a big range of interaction among students by synchronous and asyncronous communication exchange.application/pdfporInformática na educação : teoria & prática. Porto Alegre. Vol. 10, n. 1 (jan./jun. 2007), p. 57-74InformáticaTecnologia socialComputer in EducationLearning ProjectsIntimacy and Living Together TransformationAcompanhando aprendizagens amorosas na interface da metodologia de projetos de aprendizagem e tecnologias digitais : um estudo de casoFollowing the love learnings in the interface of learning projects methodology and digital technologies: case study info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000684365.pdf.txt000684365.pdf.txtExtracted Texttext/plain56920http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23256/2/000684365.pdf.txta21ab5e009fcedaf7c8fcd1afbadd5a3MD52ORIGINAL000684365.pdf000684365.pdfTexto completoapplication/pdf96030http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23256/1/000684365.pdfc7427ea15bfbf4860873d3efd1fc6323MD51THUMBNAIL000684365.pdf.jpg000684365.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1424http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23256/3/000684365.pdf.jpgb11791767cc38366349a4b46e38483ffMD5310183/232562018-10-08 09:31:49.136oai:www.lume.ufrgs.br:10183/23256Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T12:31:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Acompanhando aprendizagens amorosas na interface da metodologia de projetos de aprendizagem e tecnologias digitais : um estudo de caso
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Following the love learnings in the interface of learning projects methodology and digital technologies: case study
title Acompanhando aprendizagens amorosas na interface da metodologia de projetos de aprendizagem e tecnologias digitais : um estudo de caso
spellingShingle Acompanhando aprendizagens amorosas na interface da metodologia de projetos de aprendizagem e tecnologias digitais : um estudo de caso
Corte Real, Luciane Magalhães
Informática
Tecnologia social
Computer in Education
Learning Projects
Intimacy and Living Together Transformation
title_short Acompanhando aprendizagens amorosas na interface da metodologia de projetos de aprendizagem e tecnologias digitais : um estudo de caso
title_full Acompanhando aprendizagens amorosas na interface da metodologia de projetos de aprendizagem e tecnologias digitais : um estudo de caso
title_fullStr Acompanhando aprendizagens amorosas na interface da metodologia de projetos de aprendizagem e tecnologias digitais : um estudo de caso
title_full_unstemmed Acompanhando aprendizagens amorosas na interface da metodologia de projetos de aprendizagem e tecnologias digitais : um estudo de caso
title_sort Acompanhando aprendizagens amorosas na interface da metodologia de projetos de aprendizagem e tecnologias digitais : um estudo de caso
author Corte Real, Luciane Magalhães
author_facet Corte Real, Luciane Magalhães
Maraschin, Cleci
Axt, Margarete
author_role author
author2 Maraschin, Cleci
Axt, Margarete
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corte Real, Luciane Magalhães
Maraschin, Cleci
Axt, Margarete
dc.subject.por.fl_str_mv Informática
Tecnologia social
topic Informática
Tecnologia social
Computer in Education
Learning Projects
Intimacy and Living Together Transformation
dc.subject.eng.fl_str_mv Computer in Education
Learning Projects
Intimacy and Living Together Transformation
description Este artigo analisa o percurso de um estudante do nível fundamental de uma escola pública em uma experiência de intervenção construída na interface da metodologia de Projetos de Aprendizagem e Tecnologias Digitais. Busca- se identificar as aprendizagens amorosas que emergiram na interação deste estudante na experiência proposta. O constructo ‘Aprendizagem Amorosa’ foi articulado a partir da confluência do referencial teórico da Biologia do Conhecer de Humberto Maturana e da Epistemologia Genética Jean Piaget. Os Projetos de Aprendizagem (PAs) e a interação dos alunos com as Tecnologias Digitais são a matriz da construção da rede de conversações da experiência vivida e analisada no estudo. As conclusões apontam para a importância da constituição de um domínio cooperativo para que exista a aceitação da legitimidade do outro que se operacionaliza na possibilidade de descentração cognitiva e afetiva. A existência de um domínio de ações de cooperação, está implicada com um emocionar que considera a legitimidade do outro na ação em jogo, logo, Aprendizagens Amorosas.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-06-02T04:19:01Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/23256
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1516-084X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000684365
identifier_str_mv 1516-084X
000684365
url http://hdl.handle.net/10183/23256
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Informática na educação : teoria & prática. Porto Alegre. Vol. 10, n. 1 (jan./jun. 2007), p. 57-74
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23256/2/000684365.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23256/1/000684365.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23256/3/000684365.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a21ab5e009fcedaf7c8fcd1afbadd5a3
c7427ea15bfbf4860873d3efd1fc6323
b11791767cc38366349a4b46e38483ff
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224717901758464