Acompanhando aprendizagens amorosas na interface da metodologia de projetos de aprendizagem e tecnologias digitais : um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/23256 |
Resumo: | Este artigo analisa o percurso de um estudante do nível fundamental de uma escola pública em uma experiência de intervenção construída na interface da metodologia de Projetos de Aprendizagem e Tecnologias Digitais. Busca- se identificar as aprendizagens amorosas que emergiram na interação deste estudante na experiência proposta. O constructo ‘Aprendizagem Amorosa’ foi articulado a partir da confluência do referencial teórico da Biologia do Conhecer de Humberto Maturana e da Epistemologia Genética Jean Piaget. Os Projetos de Aprendizagem (PAs) e a interação dos alunos com as Tecnologias Digitais são a matriz da construção da rede de conversações da experiência vivida e analisada no estudo. As conclusões apontam para a importância da constituição de um domínio cooperativo para que exista a aceitação da legitimidade do outro que se operacionaliza na possibilidade de descentração cognitiva e afetiva. A existência de um domínio de ações de cooperação, está implicada com um emocionar que considera a legitimidade do outro na ação em jogo, logo, Aprendizagens Amorosas. |
id |
UFRGS-2_89a818daf7cffc1699b55a7d1e53abfa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/23256 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Corte Real, Luciane MagalhãesMaraschin, CleciAxt, Margarete2010-06-02T04:19:01Z20071516-084Xhttp://hdl.handle.net/10183/23256000684365Este artigo analisa o percurso de um estudante do nível fundamental de uma escola pública em uma experiência de intervenção construída na interface da metodologia de Projetos de Aprendizagem e Tecnologias Digitais. Busca- se identificar as aprendizagens amorosas que emergiram na interação deste estudante na experiência proposta. O constructo ‘Aprendizagem Amorosa’ foi articulado a partir da confluência do referencial teórico da Biologia do Conhecer de Humberto Maturana e da Epistemologia Genética Jean Piaget. Os Projetos de Aprendizagem (PAs) e a interação dos alunos com as Tecnologias Digitais são a matriz da construção da rede de conversações da experiência vivida e analisada no estudo. As conclusões apontam para a importância da constituição de um domínio cooperativo para que exista a aceitação da legitimidade do outro que se operacionaliza na possibilidade de descentração cognitiva e afetiva. A existência de um domínio de ações de cooperação, está implicada com um emocionar que considera a legitimidade do outro na ação em jogo, logo, Aprendizagens Amorosas.This paper is related to an educational experience of intervention carried out in a public school maintained by the Cityhall of Porto Alegre city. The educational experience was based on the learning projects methodology along with the technological resources use. As for the theorethical background this article counts on the Genetic Epistemology of Jean Piaget and the Biology of Knowing proposed by Humberto Maturana. The results show the importance of the implied action emotions play in this net of conversations for the constitution of a cooperative group work, making the living together and intimacy a dominium of acceptance of the other legitimacy, which takes place through a cognitive and affective descentralization process. The learning projects methodology has offered several group interactions and exchanges, and the technological resources seem to have favored a big range of interaction among students by synchronous and asyncronous communication exchange.application/pdfporInformática na educação : teoria & prática. Porto Alegre. Vol. 10, n. 1 (jan./jun. 2007), p. 57-74InformáticaTecnologia socialComputer in EducationLearning ProjectsIntimacy and Living Together TransformationAcompanhando aprendizagens amorosas na interface da metodologia de projetos de aprendizagem e tecnologias digitais : um estudo de casoFollowing the love learnings in the interface of learning projects methodology and digital technologies: case study info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000684365.pdf.txt000684365.pdf.txtExtracted Texttext/plain56920http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23256/2/000684365.pdf.txta21ab5e009fcedaf7c8fcd1afbadd5a3MD52ORIGINAL000684365.pdf000684365.pdfTexto completoapplication/pdf96030http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23256/1/000684365.pdfc7427ea15bfbf4860873d3efd1fc6323MD51THUMBNAIL000684365.pdf.jpg000684365.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1424http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23256/3/000684365.pdf.jpgb11791767cc38366349a4b46e38483ffMD5310183/232562018-10-08 09:31:49.136oai:www.lume.ufrgs.br:10183/23256Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T12:31:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Acompanhando aprendizagens amorosas na interface da metodologia de projetos de aprendizagem e tecnologias digitais : um estudo de caso |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Following the love learnings in the interface of learning projects methodology and digital technologies: case study |
title |
Acompanhando aprendizagens amorosas na interface da metodologia de projetos de aprendizagem e tecnologias digitais : um estudo de caso |
spellingShingle |
Acompanhando aprendizagens amorosas na interface da metodologia de projetos de aprendizagem e tecnologias digitais : um estudo de caso Corte Real, Luciane Magalhães Informática Tecnologia social Computer in Education Learning Projects Intimacy and Living Together Transformation |
title_short |
Acompanhando aprendizagens amorosas na interface da metodologia de projetos de aprendizagem e tecnologias digitais : um estudo de caso |
title_full |
Acompanhando aprendizagens amorosas na interface da metodologia de projetos de aprendizagem e tecnologias digitais : um estudo de caso |
title_fullStr |
Acompanhando aprendizagens amorosas na interface da metodologia de projetos de aprendizagem e tecnologias digitais : um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Acompanhando aprendizagens amorosas na interface da metodologia de projetos de aprendizagem e tecnologias digitais : um estudo de caso |
title_sort |
Acompanhando aprendizagens amorosas na interface da metodologia de projetos de aprendizagem e tecnologias digitais : um estudo de caso |
author |
Corte Real, Luciane Magalhães |
author_facet |
Corte Real, Luciane Magalhães Maraschin, Cleci Axt, Margarete |
author_role |
author |
author2 |
Maraschin, Cleci Axt, Margarete |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corte Real, Luciane Magalhães Maraschin, Cleci Axt, Margarete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Informática Tecnologia social |
topic |
Informática Tecnologia social Computer in Education Learning Projects Intimacy and Living Together Transformation |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Computer in Education Learning Projects Intimacy and Living Together Transformation |
description |
Este artigo analisa o percurso de um estudante do nível fundamental de uma escola pública em uma experiência de intervenção construída na interface da metodologia de Projetos de Aprendizagem e Tecnologias Digitais. Busca- se identificar as aprendizagens amorosas que emergiram na interação deste estudante na experiência proposta. O constructo ‘Aprendizagem Amorosa’ foi articulado a partir da confluência do referencial teórico da Biologia do Conhecer de Humberto Maturana e da Epistemologia Genética Jean Piaget. Os Projetos de Aprendizagem (PAs) e a interação dos alunos com as Tecnologias Digitais são a matriz da construção da rede de conversações da experiência vivida e analisada no estudo. As conclusões apontam para a importância da constituição de um domínio cooperativo para que exista a aceitação da legitimidade do outro que se operacionaliza na possibilidade de descentração cognitiva e afetiva. A existência de um domínio de ações de cooperação, está implicada com um emocionar que considera a legitimidade do outro na ação em jogo, logo, Aprendizagens Amorosas. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-06-02T04:19:01Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/23256 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1516-084X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000684365 |
identifier_str_mv |
1516-084X 000684365 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/23256 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Informática na educação : teoria & prática. Porto Alegre. Vol. 10, n. 1 (jan./jun. 2007), p. 57-74 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23256/2/000684365.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23256/1/000684365.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23256/3/000684365.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a21ab5e009fcedaf7c8fcd1afbadd5a3 c7427ea15bfbf4860873d3efd1fc6323 b11791767cc38366349a4b46e38483ff |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224717901758464 |