Acompanhando Aprendizagens Amorosas na Interface da Metodologia de Projetos de Aprendizagem e Tecnologias Digitais: um Estudo de Caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corte Real, Luciane Magalhães
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Maraschin, Cleci, Axt, Margarete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4345
Resumo: This paper is related to an educational experience of intervention carried out in a public school maintained by the Cityhall of Porto Alegre city. The educational experience was based on the learning projects methodology along with the technological resources use. As for the theorethical background this article counts on the Genetic Epistemology of Jean Piaget and the Biology of Knowing proposed by Humberto Maturana. The results show the importance of the implied action emotions play in this net of conversations for the constitution of a cooperative group work, making the living together and intimacy a dominium of acceptance of the other legitimacy, which takes place through a cognitive and affective descentralization process. The learning projects methodology has offered several group interactions and exchanges, and the technological resources seem to have favored a big range of interaction among students by synchronous and asyncronous communication exchange.
id UFRGS-7_a0557c7619f83b7963935f2fc09e609d
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/4345
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Acompanhando Aprendizagens Amorosas na Interface da Metodologia de Projetos de Aprendizagem e Tecnologias Digitais: um Estudo de CasoAprendizagem AmorosaProjetos de AprendizagemTecnologias Digitais.This paper is related to an educational experience of intervention carried out in a public school maintained by the Cityhall of Porto Alegre city. The educational experience was based on the learning projects methodology along with the technological resources use. As for the theorethical background this article counts on the Genetic Epistemology of Jean Piaget and the Biology of Knowing proposed by Humberto Maturana. The results show the importance of the implied action emotions play in this net of conversations for the constitution of a cooperative group work, making the living together and intimacy a dominium of acceptance of the other legitimacy, which takes place through a cognitive and affective descentralization process. The learning projects methodology has offered several group interactions and exchanges, and the technological resources seem to have favored a big range of interaction among students by synchronous and asyncronous communication exchange.Este artigo analisa o percurso de um estudante do nível fundamental de uma escola pública em uma experiência de intervenção construída na interface da metodologia de Projetos de Aprendizagem e Tecnologias Digitais. Busca-se identificar as aprendizagens amorosas que emergiram na interação deste estudante na experiência proposta. O constructo 'Aprendizagem Amorosa' foi articulado a partir da confluência do referencial teórico da Biologia do Conhecer de Humberto Maturana e da Epistemologia Genética Jean Piaget. Os Projetos de Aprendizagem (PAs) e a interação dos alunos com as Tecnologias Digitais são a matriz da construção da rede de conversações da experiência vivida e analisada no estudo. As conclusões apontam para a importância da constituição de um domínio cooperativo para que exista a aceitação da legitimidade do outro que se operacionaliza na possibilidade de descentração cognitiva e afetiva. A existência de um domínio de ações de cooperação, está implicada com um emocionar que considera a legitimidade do outro na ação em jogo, logo, Aprendizagens Amorosas.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2007-06-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/434510.22456/1982-1654.4345Computers in education: theory & practice; Vol. 10 No. 1 (2007): Learning, Interfaces and TechnologyInformática na educação: teoria & prática; v. 10 n. 1 (2007): Aprendizagens, Interfaces e Tecnologias1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4345/2896Corte Real, Luciane MagalhãesMaraschin, CleciAxt, Margareteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-24T13:31:05Zoai:seer.ufrgs.br:article/4345Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2019-04-24T13:31:05Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Acompanhando Aprendizagens Amorosas na Interface da Metodologia de Projetos de Aprendizagem e Tecnologias Digitais: um Estudo de Caso
title Acompanhando Aprendizagens Amorosas na Interface da Metodologia de Projetos de Aprendizagem e Tecnologias Digitais: um Estudo de Caso
spellingShingle Acompanhando Aprendizagens Amorosas na Interface da Metodologia de Projetos de Aprendizagem e Tecnologias Digitais: um Estudo de Caso
Corte Real, Luciane Magalhães
Aprendizagem Amorosa
Projetos de Aprendizagem
Tecnologias Digitais.
title_short Acompanhando Aprendizagens Amorosas na Interface da Metodologia de Projetos de Aprendizagem e Tecnologias Digitais: um Estudo de Caso
title_full Acompanhando Aprendizagens Amorosas na Interface da Metodologia de Projetos de Aprendizagem e Tecnologias Digitais: um Estudo de Caso
title_fullStr Acompanhando Aprendizagens Amorosas na Interface da Metodologia de Projetos de Aprendizagem e Tecnologias Digitais: um Estudo de Caso
title_full_unstemmed Acompanhando Aprendizagens Amorosas na Interface da Metodologia de Projetos de Aprendizagem e Tecnologias Digitais: um Estudo de Caso
title_sort Acompanhando Aprendizagens Amorosas na Interface da Metodologia de Projetos de Aprendizagem e Tecnologias Digitais: um Estudo de Caso
author Corte Real, Luciane Magalhães
author_facet Corte Real, Luciane Magalhães
Maraschin, Cleci
Axt, Margarete
author_role author
author2 Maraschin, Cleci
Axt, Margarete
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corte Real, Luciane Magalhães
Maraschin, Cleci
Axt, Margarete
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem Amorosa
Projetos de Aprendizagem
Tecnologias Digitais.
topic Aprendizagem Amorosa
Projetos de Aprendizagem
Tecnologias Digitais.
description This paper is related to an educational experience of intervention carried out in a public school maintained by the Cityhall of Porto Alegre city. The educational experience was based on the learning projects methodology along with the technological resources use. As for the theorethical background this article counts on the Genetic Epistemology of Jean Piaget and the Biology of Knowing proposed by Humberto Maturana. The results show the importance of the implied action emotions play in this net of conversations for the constitution of a cooperative group work, making the living together and intimacy a dominium of acceptance of the other legitimacy, which takes place through a cognitive and affective descentralization process. The learning projects methodology has offered several group interactions and exchanges, and the technological resources seem to have favored a big range of interaction among students by synchronous and asyncronous communication exchange.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-06-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4345
10.22456/1982-1654.4345
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4345
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.4345
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4345/2896
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 10 No. 1 (2007): Learning, Interfaces and Technology
Informática na educação: teoria & prática; v. 10 n. 1 (2007): Aprendizagens, Interfaces e Tecnologias
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766181059493888