Plantas alimentícias não convencionais (panc’s) na escola rural municipal de São Francisco de Paula-RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Eliane Lopes Dos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/180157
Resumo: As Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC’s) são plantas muitas vezes consideradas daninhas, inços e até mesmo mato, mas são plantas de grande importância nutricional para a nossa vida. A proposta deste trabalho foi propor e discutir na escola rural Dom Pedro I no município de São Francisco de Paula-RS o conceito de PANC, levando em conta o conhecimento popular da localidade e assim relacionar o que é convencional e o que não é convencional dentro do próprio conceito. Os alunos do 5° e do 6° ano da escola Dom Pedro I, após a apresentação, responderam a um questionário. Nele buscou-se avaliar o conhecimento sobre a identificação das PANC’s, quais delas fazem parte da alimentação e as razões pelas quais algumas não são utilizadas. O questionário também perguntava sobre a possível introdução destas na merenda escolar. Após ter feito o levantamento, foi verificado a aceitação de 79% dos alunos na introdução das PANC’s na merenda escolar. A pesquisa mostra que é possível introduzir algumas plantas não convencionais na alimentação dos alunos, não somente nesta escola, mais nas demais, e entender que está se falando em baixo custo de produção e de manejo, fazendo possível a prática da introdução das PANC’s nestas localidades.
id UFRGS-2_89d60f878fd743e7715117f89b3dcd71
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180157
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Reis, Eliane Lopes DosKubo, Rumi ReginaVargas, Felipe2018-07-07T03:19:48Z2017http://hdl.handle.net/10183/180157001066023As Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC’s) são plantas muitas vezes consideradas daninhas, inços e até mesmo mato, mas são plantas de grande importância nutricional para a nossa vida. A proposta deste trabalho foi propor e discutir na escola rural Dom Pedro I no município de São Francisco de Paula-RS o conceito de PANC, levando em conta o conhecimento popular da localidade e assim relacionar o que é convencional e o que não é convencional dentro do próprio conceito. Os alunos do 5° e do 6° ano da escola Dom Pedro I, após a apresentação, responderam a um questionário. Nele buscou-se avaliar o conhecimento sobre a identificação das PANC’s, quais delas fazem parte da alimentação e as razões pelas quais algumas não são utilizadas. O questionário também perguntava sobre a possível introdução destas na merenda escolar. Após ter feito o levantamento, foi verificado a aceitação de 79% dos alunos na introdução das PANC’s na merenda escolar. A pesquisa mostra que é possível introduzir algumas plantas não convencionais na alimentação dos alunos, não somente nesta escola, mais nas demais, e entender que está se falando em baixo custo de produção e de manejo, fazendo possível a prática da introdução das PANC’s nestas localidades.Non-Conventional Food Plants (PANC's) are plants that are often considered weeds, roots and even weeds, but they are plants of great nutritional importance for our life. The proposal of this work was to propose and discuss in the rural school Dom Pedro I in the municipality of São Francisco de Paula-RS the concept of PANC, taking into account the popular knowledge of the locality and thus to relate what is conventional and what is not conventional within of the concept itself. The students of the 5th and 6th years of the Dom Pedro I school, after the presentation, answered a questionnaire. It sought to evaluate the knowledge about the identification of PANC's, which are part of the feeding and the reasons why some are not used. The questionnaire also asked about the possible introduction of these in school meals. After the survey, it was verified the acceptance of 79% of the students in the introduction of PANC's in school meals. The research shows that it is possible to introduce some unconventional plants in the students' feeding, not only in this school, but also in the others, and to understand that it is speaking in low cost of production and management, making possible the introduction of PANC's in these localities .application/pdfporPlantas alimentícias não convencionaisAlimentação escolarSão Francisco de Paula (RS)Food & Beverage OutletsRural SchoolSchool lunchPlantas alimentícias não convencionais (panc’s) na escola rural municipal de São Francisco de Paula-RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2017Desenvolvimento Rural: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001066023.pdf001066023.pdfTexto completoapplication/pdf1649973http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180157/1/001066023.pdf677dfa507d2c17fdf71980d9e6591ec0MD51TEXT001066023.pdf.txt001066023.pdf.txtExtracted Texttext/plain91227http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180157/2/001066023.pdf.txt8253f9e5609ffc00ef41377499b691ebMD5210183/1801572023-08-20 03:40:50.090272oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180157Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-20T06:40:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Plantas alimentícias não convencionais (panc’s) na escola rural municipal de São Francisco de Paula-RS
title Plantas alimentícias não convencionais (panc’s) na escola rural municipal de São Francisco de Paula-RS
spellingShingle Plantas alimentícias não convencionais (panc’s) na escola rural municipal de São Francisco de Paula-RS
Reis, Eliane Lopes Dos
Plantas alimentícias não convencionais
Alimentação escolar
São Francisco de Paula (RS)
Food & Beverage Outlets
Rural School
School lunch
title_short Plantas alimentícias não convencionais (panc’s) na escola rural municipal de São Francisco de Paula-RS
title_full Plantas alimentícias não convencionais (panc’s) na escola rural municipal de São Francisco de Paula-RS
title_fullStr Plantas alimentícias não convencionais (panc’s) na escola rural municipal de São Francisco de Paula-RS
title_full_unstemmed Plantas alimentícias não convencionais (panc’s) na escola rural municipal de São Francisco de Paula-RS
title_sort Plantas alimentícias não convencionais (panc’s) na escola rural municipal de São Francisco de Paula-RS
author Reis, Eliane Lopes Dos
author_facet Reis, Eliane Lopes Dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Eliane Lopes Dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kubo, Rumi Regina
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Vargas, Felipe
contributor_str_mv Kubo, Rumi Regina
Vargas, Felipe
dc.subject.por.fl_str_mv Plantas alimentícias não convencionais
Alimentação escolar
São Francisco de Paula (RS)
topic Plantas alimentícias não convencionais
Alimentação escolar
São Francisco de Paula (RS)
Food & Beverage Outlets
Rural School
School lunch
dc.subject.eng.fl_str_mv Food & Beverage Outlets
Rural School
School lunch
description As Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC’s) são plantas muitas vezes consideradas daninhas, inços e até mesmo mato, mas são plantas de grande importância nutricional para a nossa vida. A proposta deste trabalho foi propor e discutir na escola rural Dom Pedro I no município de São Francisco de Paula-RS o conceito de PANC, levando em conta o conhecimento popular da localidade e assim relacionar o que é convencional e o que não é convencional dentro do próprio conceito. Os alunos do 5° e do 6° ano da escola Dom Pedro I, após a apresentação, responderam a um questionário. Nele buscou-se avaliar o conhecimento sobre a identificação das PANC’s, quais delas fazem parte da alimentação e as razões pelas quais algumas não são utilizadas. O questionário também perguntava sobre a possível introdução destas na merenda escolar. Após ter feito o levantamento, foi verificado a aceitação de 79% dos alunos na introdução das PANC’s na merenda escolar. A pesquisa mostra que é possível introduzir algumas plantas não convencionais na alimentação dos alunos, não somente nesta escola, mais nas demais, e entender que está se falando em baixo custo de produção e de manejo, fazendo possível a prática da introdução das PANC’s nestas localidades.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-07-07T03:19:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/180157
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001066023
url http://hdl.handle.net/10183/180157
identifier_str_mv 001066023
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180157/1/001066023.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180157/2/001066023.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 677dfa507d2c17fdf71980d9e6591ec0
8253f9e5609ffc00ef41377499b691eb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447220335411200