Arte, verdade e pesquisa em educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loponte, Luciana Gruppelli
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/218305
Resumo: O texto pretende apresentar relações entre arte, verdade e pesquisa a partir de discussões filosóficas empreendidas principalmente por Michel Foucault e Friederich Nietzsche, além da reflexão em torno do trabalho de alguns artistas contemporâneos e de seusprocessos artísticos que desafiam verdades estabelecidas. Tais questionamentos abrem espaço para uma possível abordagem a respeito das emergentes metodologias de pesquisa educacional baseadas em arte. A discussão apresentada dialoga com a experiência de orientação de pesquisas em educação em conversa com o campo das artes, realizadas no âmbito de um programa de pós-graduação em educação
id UFRGS-2_8a0f137c9cc8076d122dcb329f4fc608
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218305
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Loponte, Luciana Gruppelli2021-03-02T04:15:46Z20191676-2592http://hdl.handle.net/10183/218305001121973O texto pretende apresentar relações entre arte, verdade e pesquisa a partir de discussões filosóficas empreendidas principalmente por Michel Foucault e Friederich Nietzsche, além da reflexão em torno do trabalho de alguns artistas contemporâneos e de seusprocessos artísticos que desafiam verdades estabelecidas. Tais questionamentos abrem espaço para uma possível abordagem a respeito das emergentes metodologias de pesquisa educacional baseadas em arte. A discussão apresentada dialoga com a experiência de orientação de pesquisas em educação em conversa com o campo das artes, realizadas no âmbito de um programa de pós-graduação em educaçãoThis text aims to present relations between art, truth and research based on philosophical discussions, mainly those by Michel Foucault and Friedrich Nietzsche, as well as reflecting on the works of some contemporary artists and their artistic processes that challenge established truths. This argumentation makes room for a possible approach to emerging educational research methodologies based on art. This discussion dialogues with the experience of supervising educational research in a dialogue with the field of the arts carried out by the a graduate programme in Education.El texto pretende presentar relaciones entre arte, verdad e investigación a partir de discusiones filosóficas emprendidas principalmente por Michel Foucault y Friederich Nietzsche, además de la reflexión en torno al trabajo de algunos artistas contemporáneos y sus procesos artísticos que desafían verdades establecidas. Tales cuestionamientos abren espacio para un posible abordaje acerca de las metodologías emergentes de investigación educativa basadas en arte. La discusión presentada dialoga con la experiencia de orientación de investigaciones en educación en conversación con el campo de las artes, realizadas en el marco de un programa de postgrado de investigación en educaciónapplication/pdfengETD: Educação Temática Digital. Campinas. Vol. 21, n.1 (jan./mar. 2019), p. 84-104ArtePesquisa educacionalArtTruthResearch and educationArteVerdadInvestigación y educaciónArte, verdade e pesquisa em educaçãoArt, truth and research in education Arte, verdad y investigación en educación info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001121973.pdf.txt001121973.pdf.txtExtracted Texttext/plain46848http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218305/2/001121973.pdf.txt3fd49d82d06ec2fa2b16ac341a74e47cMD52ORIGINAL001121973.pdfTexto completoapplication/pdf775886http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218305/1/001121973.pdf251536524bd7719c57a8122bc9b6254bMD5110183/2183052021-05-07 04:41:47.812493oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218305Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T07:41:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Arte, verdade e pesquisa em educação
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Art, truth and research in education
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Arte, verdad y investigación en educación
title Arte, verdade e pesquisa em educação
spellingShingle Arte, verdade e pesquisa em educação
Loponte, Luciana Gruppelli
Arte
Pesquisa educacional
Art
Truth
Research and education
Arte
Verdad
Investigación y educación
title_short Arte, verdade e pesquisa em educação
title_full Arte, verdade e pesquisa em educação
title_fullStr Arte, verdade e pesquisa em educação
title_full_unstemmed Arte, verdade e pesquisa em educação
title_sort Arte, verdade e pesquisa em educação
author Loponte, Luciana Gruppelli
author_facet Loponte, Luciana Gruppelli
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Loponte, Luciana Gruppelli
dc.subject.por.fl_str_mv Arte
Pesquisa educacional
topic Arte
Pesquisa educacional
Art
Truth
Research and education
Arte
Verdad
Investigación y educación
dc.subject.eng.fl_str_mv Art
Truth
Research and education
dc.subject.spa.fl_str_mv Arte
Verdad
Investigación y educación
description O texto pretende apresentar relações entre arte, verdade e pesquisa a partir de discussões filosóficas empreendidas principalmente por Michel Foucault e Friederich Nietzsche, além da reflexão em torno do trabalho de alguns artistas contemporâneos e de seusprocessos artísticos que desafiam verdades estabelecidas. Tais questionamentos abrem espaço para uma possível abordagem a respeito das emergentes metodologias de pesquisa educacional baseadas em arte. A discussão apresentada dialoga com a experiência de orientação de pesquisas em educação em conversa com o campo das artes, realizadas no âmbito de um programa de pós-graduação em educação
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-02T04:15:46Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/218305
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1676-2592
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001121973
identifier_str_mv 1676-2592
001121973
url http://hdl.handle.net/10183/218305
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv ETD: Educação Temática Digital. Campinas. Vol. 21, n.1 (jan./mar. 2019), p. 84-104
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218305/2/001121973.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218305/1/001121973.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3fd49d82d06ec2fa2b16ac341a74e47c
251536524bd7719c57a8122bc9b6254b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225008939270144