Arte, verdade e pesquisa em educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/218305 |
Resumo: | O texto pretende apresentar relações entre arte, verdade e pesquisa a partir de discussões filosóficas empreendidas principalmente por Michel Foucault e Friederich Nietzsche, além da reflexão em torno do trabalho de alguns artistas contemporâneos e de seusprocessos artísticos que desafiam verdades estabelecidas. Tais questionamentos abrem espaço para uma possível abordagem a respeito das emergentes metodologias de pesquisa educacional baseadas em arte. A discussão apresentada dialoga com a experiência de orientação de pesquisas em educação em conversa com o campo das artes, realizadas no âmbito de um programa de pós-graduação em educação |
id |
UFRGS-2_8a0f137c9cc8076d122dcb329f4fc608 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218305 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Loponte, Luciana Gruppelli2021-03-02T04:15:46Z20191676-2592http://hdl.handle.net/10183/218305001121973O texto pretende apresentar relações entre arte, verdade e pesquisa a partir de discussões filosóficas empreendidas principalmente por Michel Foucault e Friederich Nietzsche, além da reflexão em torno do trabalho de alguns artistas contemporâneos e de seusprocessos artísticos que desafiam verdades estabelecidas. Tais questionamentos abrem espaço para uma possível abordagem a respeito das emergentes metodologias de pesquisa educacional baseadas em arte. A discussão apresentada dialoga com a experiência de orientação de pesquisas em educação em conversa com o campo das artes, realizadas no âmbito de um programa de pós-graduação em educaçãoThis text aims to present relations between art, truth and research based on philosophical discussions, mainly those by Michel Foucault and Friedrich Nietzsche, as well as reflecting on the works of some contemporary artists and their artistic processes that challenge established truths. This argumentation makes room for a possible approach to emerging educational research methodologies based on art. This discussion dialogues with the experience of supervising educational research in a dialogue with the field of the arts carried out by the a graduate programme in Education.El texto pretende presentar relaciones entre arte, verdad e investigación a partir de discusiones filosóficas emprendidas principalmente por Michel Foucault y Friederich Nietzsche, además de la reflexión en torno al trabajo de algunos artistas contemporáneos y sus procesos artísticos que desafían verdades establecidas. Tales cuestionamientos abren espacio para un posible abordaje acerca de las metodologías emergentes de investigación educativa basadas en arte. La discusión presentada dialoga con la experiencia de orientación de investigaciones en educación en conversación con el campo de las artes, realizadas en el marco de un programa de postgrado de investigación en educaciónapplication/pdfengETD: Educação Temática Digital. Campinas. Vol. 21, n.1 (jan./mar. 2019), p. 84-104ArtePesquisa educacionalArtTruthResearch and educationArteVerdadInvestigación y educaciónArte, verdade e pesquisa em educaçãoArt, truth and research in education Arte, verdad y investigación en educación info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001121973.pdf.txt001121973.pdf.txtExtracted Texttext/plain46848http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218305/2/001121973.pdf.txt3fd49d82d06ec2fa2b16ac341a74e47cMD52ORIGINAL001121973.pdfTexto completoapplication/pdf775886http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218305/1/001121973.pdf251536524bd7719c57a8122bc9b6254bMD5110183/2183052021-05-07 04:41:47.812493oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218305Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T07:41:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Arte, verdade e pesquisa em educação |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Art, truth and research in education |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Arte, verdad y investigación en educación |
title |
Arte, verdade e pesquisa em educação |
spellingShingle |
Arte, verdade e pesquisa em educação Loponte, Luciana Gruppelli Arte Pesquisa educacional Art Truth Research and education Arte Verdad Investigación y educación |
title_short |
Arte, verdade e pesquisa em educação |
title_full |
Arte, verdade e pesquisa em educação |
title_fullStr |
Arte, verdade e pesquisa em educação |
title_full_unstemmed |
Arte, verdade e pesquisa em educação |
title_sort |
Arte, verdade e pesquisa em educação |
author |
Loponte, Luciana Gruppelli |
author_facet |
Loponte, Luciana Gruppelli |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Loponte, Luciana Gruppelli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte Pesquisa educacional |
topic |
Arte Pesquisa educacional Art Truth Research and education Arte Verdad Investigación y educación |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Art Truth Research and education |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Arte Verdad Investigación y educación |
description |
O texto pretende apresentar relações entre arte, verdade e pesquisa a partir de discussões filosóficas empreendidas principalmente por Michel Foucault e Friederich Nietzsche, além da reflexão em torno do trabalho de alguns artistas contemporâneos e de seusprocessos artísticos que desafiam verdades estabelecidas. Tais questionamentos abrem espaço para uma possível abordagem a respeito das emergentes metodologias de pesquisa educacional baseadas em arte. A discussão apresentada dialoga com a experiência de orientação de pesquisas em educação em conversa com o campo das artes, realizadas no âmbito de um programa de pós-graduação em educação |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-03-02T04:15:46Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/218305 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1676-2592 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001121973 |
identifier_str_mv |
1676-2592 001121973 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/218305 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
ETD: Educação Temática Digital. Campinas. Vol. 21, n.1 (jan./mar. 2019), p. 84-104 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218305/2/001121973.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218305/1/001121973.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3fd49d82d06ec2fa2b16ac341a74e47c 251536524bd7719c57a8122bc9b6254b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447732648673280 |