Arte e docência : pesquisa e percursos metodológicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loponte, Luciana Gruppelli
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/194561
Resumo: Tendo como mote um “manual de instruções” criado pelo escritor argentino Júlio Cortázar, apresento alguns princípios que podem ser úteis para pesquisadores, em especial para aqueles que se envolvem com temáticas envolvendo educação e arte. Tais princípios surgem da experiência como pesquisadora comprometida com investigações que refletem uma certa descrença em uma “verdade verdadeira” ou em grandes narrativas que pretendem fornecer explicações válidas universalmente. Na segunda parte do texto, compartilho de algumas experiências realizadas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS tanto na coordenação de pesquisas como na orientação de trabalhos acadêmicos envolvendo arte, educação e docência, expondo alguns percursos e experimentações metodológicas tais como conversações fotográficas e residências artístico-pedagógicas. A intenção é que esta “coleção de exemplos” de pesquisas não sirva como modelo ou instrução a seguir, mas que auxilie nos percursos metodológicos a serem escolhidos ou inventados por outros pesquisadores.
id UFRGS-2_eda284c274d975da74030aff84dfd0a4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194561
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Loponte, Luciana Gruppelli2019-05-24T02:36:47Z20182317-2452http://hdl.handle.net/10183/194561001088077Tendo como mote um “manual de instruções” criado pelo escritor argentino Júlio Cortázar, apresento alguns princípios que podem ser úteis para pesquisadores, em especial para aqueles que se envolvem com temáticas envolvendo educação e arte. Tais princípios surgem da experiência como pesquisadora comprometida com investigações que refletem uma certa descrença em uma “verdade verdadeira” ou em grandes narrativas que pretendem fornecer explicações válidas universalmente. Na segunda parte do texto, compartilho de algumas experiências realizadas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS tanto na coordenação de pesquisas como na orientação de trabalhos acadêmicos envolvendo arte, educação e docência, expondo alguns percursos e experimentações metodológicas tais como conversações fotográficas e residências artístico-pedagógicas. A intenção é que esta “coleção de exemplos” de pesquisas não sirva como modelo ou instrução a seguir, mas que auxilie nos percursos metodológicos a serem escolhidos ou inventados por outros pesquisadores.Using an “instruction manual” created by Argentine writer Júlio Cortázar as a trope, in this article I present some principles that can be useful to researchers, especially those who deal with themes involving education and art. These principles emerge from my experience as a researcher committed to investigations that indicate a certain disbelief in “real truth” or grand narratives that purport to provide universally valid explanations. In the second part of the text, I share some experiences carried out within the scope of the Graduate Programme in Education at UFRGS, both in the coordination of researches and in the supervision of scholarly works involving art, education and teaching, addressing some pathways and methodological experiences such as photographic conversations and artistic-pedagogical residencies. The aim is to use this “collection of examples” of researches as an aid in the methodological pathways to be chosen or invented by other researchers, rather than a model or instructions to be followed.application/pdfporCriar educação : revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - UNESC. Criciúma, SC. Vol. 7, n. 1 (jan./jul. 2018), p. 1-20Pesquisa educacionalArteResearchMethodologyEducationArtTeachingArte e docência : pesquisa e percursos metodológicosArt and teaching : research and methodological pathwaysinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001088077.pdf.txt001088077.pdf.txtExtracted Texttext/plain43380http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194561/2/001088077.pdf.txt01d09b470d5e423e9d5c9d86134c2d15MD52ORIGINAL001088077.pdfTexto completoapplication/pdf648177http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194561/1/001088077.pdf96dab034bb119bbfb668d0d886c1a37eMD5110183/1945612019-05-25 02:39:15.387099oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194561Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-05-25T05:39:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Arte e docência : pesquisa e percursos metodológicos
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Art and teaching : research and methodological pathways
title Arte e docência : pesquisa e percursos metodológicos
spellingShingle Arte e docência : pesquisa e percursos metodológicos
Loponte, Luciana Gruppelli
Pesquisa educacional
Arte
Research
Methodology
Education
Art
Teaching
title_short Arte e docência : pesquisa e percursos metodológicos
title_full Arte e docência : pesquisa e percursos metodológicos
title_fullStr Arte e docência : pesquisa e percursos metodológicos
title_full_unstemmed Arte e docência : pesquisa e percursos metodológicos
title_sort Arte e docência : pesquisa e percursos metodológicos
author Loponte, Luciana Gruppelli
author_facet Loponte, Luciana Gruppelli
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Loponte, Luciana Gruppelli
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa educacional
Arte
topic Pesquisa educacional
Arte
Research
Methodology
Education
Art
Teaching
dc.subject.eng.fl_str_mv Research
Methodology
Education
Art
Teaching
description Tendo como mote um “manual de instruções” criado pelo escritor argentino Júlio Cortázar, apresento alguns princípios que podem ser úteis para pesquisadores, em especial para aqueles que se envolvem com temáticas envolvendo educação e arte. Tais princípios surgem da experiência como pesquisadora comprometida com investigações que refletem uma certa descrença em uma “verdade verdadeira” ou em grandes narrativas que pretendem fornecer explicações válidas universalmente. Na segunda parte do texto, compartilho de algumas experiências realizadas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS tanto na coordenação de pesquisas como na orientação de trabalhos acadêmicos envolvendo arte, educação e docência, expondo alguns percursos e experimentações metodológicas tais como conversações fotográficas e residências artístico-pedagógicas. A intenção é que esta “coleção de exemplos” de pesquisas não sirva como modelo ou instrução a seguir, mas que auxilie nos percursos metodológicos a serem escolhidos ou inventados por outros pesquisadores.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-24T02:36:47Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/194561
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2317-2452
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001088077
identifier_str_mv 2317-2452
001088077
url http://hdl.handle.net/10183/194561
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Criar educação : revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - UNESC. Criciúma, SC. Vol. 7, n. 1 (jan./jul. 2018), p. 1-20
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194561/2/001088077.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194561/1/001088077.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 01d09b470d5e423e9d5c9d86134c2d15
96dab034bb119bbfb668d0d886c1a37e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447685911543808