Arte e docência : pesquisa e percursos metodológicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/194561 |
Resumo: | Tendo como mote um “manual de instruções” criado pelo escritor argentino Júlio Cortázar, apresento alguns princípios que podem ser úteis para pesquisadores, em especial para aqueles que se envolvem com temáticas envolvendo educação e arte. Tais princípios surgem da experiência como pesquisadora comprometida com investigações que refletem uma certa descrença em uma “verdade verdadeira” ou em grandes narrativas que pretendem fornecer explicações válidas universalmente. Na segunda parte do texto, compartilho de algumas experiências realizadas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS tanto na coordenação de pesquisas como na orientação de trabalhos acadêmicos envolvendo arte, educação e docência, expondo alguns percursos e experimentações metodológicas tais como conversações fotográficas e residências artístico-pedagógicas. A intenção é que esta “coleção de exemplos” de pesquisas não sirva como modelo ou instrução a seguir, mas que auxilie nos percursos metodológicos a serem escolhidos ou inventados por outros pesquisadores. |
id |
UFRGS-2_eda284c274d975da74030aff84dfd0a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194561 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Loponte, Luciana Gruppelli2019-05-24T02:36:47Z20182317-2452http://hdl.handle.net/10183/194561001088077Tendo como mote um “manual de instruções” criado pelo escritor argentino Júlio Cortázar, apresento alguns princípios que podem ser úteis para pesquisadores, em especial para aqueles que se envolvem com temáticas envolvendo educação e arte. Tais princípios surgem da experiência como pesquisadora comprometida com investigações que refletem uma certa descrença em uma “verdade verdadeira” ou em grandes narrativas que pretendem fornecer explicações válidas universalmente. Na segunda parte do texto, compartilho de algumas experiências realizadas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS tanto na coordenação de pesquisas como na orientação de trabalhos acadêmicos envolvendo arte, educação e docência, expondo alguns percursos e experimentações metodológicas tais como conversações fotográficas e residências artístico-pedagógicas. A intenção é que esta “coleção de exemplos” de pesquisas não sirva como modelo ou instrução a seguir, mas que auxilie nos percursos metodológicos a serem escolhidos ou inventados por outros pesquisadores.Using an “instruction manual” created by Argentine writer Júlio Cortázar as a trope, in this article I present some principles that can be useful to researchers, especially those who deal with themes involving education and art. These principles emerge from my experience as a researcher committed to investigations that indicate a certain disbelief in “real truth” or grand narratives that purport to provide universally valid explanations. In the second part of the text, I share some experiences carried out within the scope of the Graduate Programme in Education at UFRGS, both in the coordination of researches and in the supervision of scholarly works involving art, education and teaching, addressing some pathways and methodological experiences such as photographic conversations and artistic-pedagogical residencies. The aim is to use this “collection of examples” of researches as an aid in the methodological pathways to be chosen or invented by other researchers, rather than a model or instructions to be followed.application/pdfporCriar educação : revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - UNESC. Criciúma, SC. Vol. 7, n. 1 (jan./jul. 2018), p. 1-20Pesquisa educacionalArteResearchMethodologyEducationArtTeachingArte e docência : pesquisa e percursos metodológicosArt and teaching : research and methodological pathwaysinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001088077.pdf.txt001088077.pdf.txtExtracted Texttext/plain43380http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194561/2/001088077.pdf.txt01d09b470d5e423e9d5c9d86134c2d15MD52ORIGINAL001088077.pdfTexto completoapplication/pdf648177http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194561/1/001088077.pdf96dab034bb119bbfb668d0d886c1a37eMD5110183/1945612019-05-25 02:39:15.387099oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194561Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-05-25T05:39:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Arte e docência : pesquisa e percursos metodológicos |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Art and teaching : research and methodological pathways |
title |
Arte e docência : pesquisa e percursos metodológicos |
spellingShingle |
Arte e docência : pesquisa e percursos metodológicos Loponte, Luciana Gruppelli Pesquisa educacional Arte Research Methodology Education Art Teaching |
title_short |
Arte e docência : pesquisa e percursos metodológicos |
title_full |
Arte e docência : pesquisa e percursos metodológicos |
title_fullStr |
Arte e docência : pesquisa e percursos metodológicos |
title_full_unstemmed |
Arte e docência : pesquisa e percursos metodológicos |
title_sort |
Arte e docência : pesquisa e percursos metodológicos |
author |
Loponte, Luciana Gruppelli |
author_facet |
Loponte, Luciana Gruppelli |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Loponte, Luciana Gruppelli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa educacional Arte |
topic |
Pesquisa educacional Arte Research Methodology Education Art Teaching |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Research Methodology Education Art Teaching |
description |
Tendo como mote um “manual de instruções” criado pelo escritor argentino Júlio Cortázar, apresento alguns princípios que podem ser úteis para pesquisadores, em especial para aqueles que se envolvem com temáticas envolvendo educação e arte. Tais princípios surgem da experiência como pesquisadora comprometida com investigações que refletem uma certa descrença em uma “verdade verdadeira” ou em grandes narrativas que pretendem fornecer explicações válidas universalmente. Na segunda parte do texto, compartilho de algumas experiências realizadas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS tanto na coordenação de pesquisas como na orientação de trabalhos acadêmicos envolvendo arte, educação e docência, expondo alguns percursos e experimentações metodológicas tais como conversações fotográficas e residências artístico-pedagógicas. A intenção é que esta “coleção de exemplos” de pesquisas não sirva como modelo ou instrução a seguir, mas que auxilie nos percursos metodológicos a serem escolhidos ou inventados por outros pesquisadores. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-05-24T02:36:47Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/194561 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2317-2452 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001088077 |
identifier_str_mv |
2317-2452 001088077 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/194561 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Criar educação : revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - UNESC. Criciúma, SC. Vol. 7, n. 1 (jan./jul. 2018), p. 1-20 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194561/2/001088077.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194561/1/001088077.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
01d09b470d5e423e9d5c9d86134c2d15 96dab034bb119bbfb668d0d886c1a37e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447685911543808 |