Análise de atividades práticas propostas em livros didáticos de Biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Gabriela Pôrto
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/96765
Resumo: O ensino prático é tradicionalmente considerado como uma ferramenta pedagógica complementar às aulas teóricas e expositivas. No ambiente escolar, o emprego das atividades práticas, definidas como qualquer trabalho em que os alunos estejam ativos, é frequentemente valorizado. A abordagem de conteúdos por meio de propostas práticas configura-se como uma forma de aplicar os conceitos e processos em situações desafiadoras. A realização dessas atividades é favorecida quando há propostas de trabalho prático nos Livros Didáticos. Sob a perspectiva da relevância do papel ativo do aluno nos processos de ensino e aprendizagem de Ciências, este trabalho objetivou identificar e analisar as atividades práticas, relacionadas com o assunto de Biologia Celular, presentes em Livros Didáticos de Biologia e seus respectivos Manuais do Professor voltados para o Ensino Médio. Foram analisados os primeiros volumes de oito coleções, aprovadas e divulgadas no Guia de Livros Didáticos de Biologia, do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2012. Identificou-se 41 atividades práticas, nas quais se buscou verificar a localização, a estruturação, a classificação das atividades em categorias pelos próprios autores, a presença de aspectos relativos à exequibilidade, a existência de ilustrações e a menção a competências e habilidades. Constatou-se heterogeneidade de padrões de apresentação de atividades nas obras, assim como diferenças na localização e estruturação das atividades práticas entre as coleções e dentro de cada coleção. As atividades práticas propostas para trabalhar o assunto de Biologia Celular e seus respectivos conteúdos, nos Livros Didáticos analisados restringem-se a tipos específicos de atividades, destacando-se as de caráter experimental e demonstrativo de processos celulares, e as de observação e representação de formas e componentes celulares.
id UFRGS-2_8a37b3d9c92c398fb86616b1c4763e10
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/96765
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Marques, Gabriela PôrtoRosa, Russel Teresinha Dutra da2014-06-21T02:07:08Z2013http://hdl.handle.net/10183/96765000919128O ensino prático é tradicionalmente considerado como uma ferramenta pedagógica complementar às aulas teóricas e expositivas. No ambiente escolar, o emprego das atividades práticas, definidas como qualquer trabalho em que os alunos estejam ativos, é frequentemente valorizado. A abordagem de conteúdos por meio de propostas práticas configura-se como uma forma de aplicar os conceitos e processos em situações desafiadoras. A realização dessas atividades é favorecida quando há propostas de trabalho prático nos Livros Didáticos. Sob a perspectiva da relevância do papel ativo do aluno nos processos de ensino e aprendizagem de Ciências, este trabalho objetivou identificar e analisar as atividades práticas, relacionadas com o assunto de Biologia Celular, presentes em Livros Didáticos de Biologia e seus respectivos Manuais do Professor voltados para o Ensino Médio. Foram analisados os primeiros volumes de oito coleções, aprovadas e divulgadas no Guia de Livros Didáticos de Biologia, do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2012. Identificou-se 41 atividades práticas, nas quais se buscou verificar a localização, a estruturação, a classificação das atividades em categorias pelos próprios autores, a presença de aspectos relativos à exequibilidade, a existência de ilustrações e a menção a competências e habilidades. Constatou-se heterogeneidade de padrões de apresentação de atividades nas obras, assim como diferenças na localização e estruturação das atividades práticas entre as coleções e dentro de cada coleção. As atividades práticas propostas para trabalhar o assunto de Biologia Celular e seus respectivos conteúdos, nos Livros Didáticos analisados restringem-se a tipos específicos de atividades, destacando-se as de caráter experimental e demonstrativo de processos celulares, e as de observação e representação de formas e componentes celulares.Practical teaching is traditionally regarded as a pedagogical tool to complement theoretical lectures. In a school setting, the use of practical activities, defined as any work in which students are active, is often valued. The approach of content trough practical activities appears as a way to apply the concepts and processes in challenging situations. The adoption of these activities by teachers is facilitated when there is practical work proposed in Textbooks. From the perspective of the importance of the active role of student in the teaching and learning of science, this study aims to identify and analyze practical activities related to the subject of Cell Biology in high school Textbooks and their respective Teacher's Manuals. The books analized belonged to the first volumes of eight collections approved by the Ministry of Education and published in the Textbook Guide of Biology, the National Textbook Program (PNLD 2012). We identify 41 practical activities in which we tried to verify: their location, structure, classification according to categories, the presence of aspects related to feasibility, the existence of illustrations and the description of skills and abilities involved. We found heterogeneous patterns of activity presentation in the Textbook and Manuals, as well as differences in the location and structure of the practices between collections and within each collection. The practical activities proposed to teach the issue of Cell Biology in the Textbooks analized are restricted to specific types of activities, with emphasis on the experimental and demonstrative activities about cellular processes, and the observation and representation of cellular shapes and components.application/pdfporLivro didáticoMetodologia do ensinoPractical activitiesTextbookTeacher’s manualBiology teachingHigh schoolAnálise de atividades práticas propostas em livros didáticos de Biologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2013Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000919128.pdf000919128.pdfTexto completoapplication/pdf1526874http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96765/1/000919128.pdfdbb1a2b247a517dfd99dd82a63e3982dMD51TEXT000919128.pdf.txt000919128.pdf.txtExtracted Texttext/plain112335http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96765/2/000919128.pdf.txted9677dc7c07fe64e1c9b514aa7a0d8dMD52THUMBNAIL000919128.pdf.jpg000919128.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg988http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96765/3/000919128.pdf.jpgf8888f0efec6328285d20447aa6fb6b5MD5310183/967652018-10-18 08:32:00.155oai:www.lume.ufrgs.br:10183/96765Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise de atividades práticas propostas em livros didáticos de Biologia
title Análise de atividades práticas propostas em livros didáticos de Biologia
spellingShingle Análise de atividades práticas propostas em livros didáticos de Biologia
Marques, Gabriela Pôrto
Livro didático
Metodologia do ensino
Practical activities
Textbook
Teacher’s manual
Biology teaching
High school
title_short Análise de atividades práticas propostas em livros didáticos de Biologia
title_full Análise de atividades práticas propostas em livros didáticos de Biologia
title_fullStr Análise de atividades práticas propostas em livros didáticos de Biologia
title_full_unstemmed Análise de atividades práticas propostas em livros didáticos de Biologia
title_sort Análise de atividades práticas propostas em livros didáticos de Biologia
author Marques, Gabriela Pôrto
author_facet Marques, Gabriela Pôrto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Gabriela Pôrto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rosa, Russel Teresinha Dutra da
contributor_str_mv Rosa, Russel Teresinha Dutra da
dc.subject.por.fl_str_mv Livro didático
Metodologia do ensino
topic Livro didático
Metodologia do ensino
Practical activities
Textbook
Teacher’s manual
Biology teaching
High school
dc.subject.eng.fl_str_mv Practical activities
Textbook
Teacher’s manual
Biology teaching
High school
description O ensino prático é tradicionalmente considerado como uma ferramenta pedagógica complementar às aulas teóricas e expositivas. No ambiente escolar, o emprego das atividades práticas, definidas como qualquer trabalho em que os alunos estejam ativos, é frequentemente valorizado. A abordagem de conteúdos por meio de propostas práticas configura-se como uma forma de aplicar os conceitos e processos em situações desafiadoras. A realização dessas atividades é favorecida quando há propostas de trabalho prático nos Livros Didáticos. Sob a perspectiva da relevância do papel ativo do aluno nos processos de ensino e aprendizagem de Ciências, este trabalho objetivou identificar e analisar as atividades práticas, relacionadas com o assunto de Biologia Celular, presentes em Livros Didáticos de Biologia e seus respectivos Manuais do Professor voltados para o Ensino Médio. Foram analisados os primeiros volumes de oito coleções, aprovadas e divulgadas no Guia de Livros Didáticos de Biologia, do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2012. Identificou-se 41 atividades práticas, nas quais se buscou verificar a localização, a estruturação, a classificação das atividades em categorias pelos próprios autores, a presença de aspectos relativos à exequibilidade, a existência de ilustrações e a menção a competências e habilidades. Constatou-se heterogeneidade de padrões de apresentação de atividades nas obras, assim como diferenças na localização e estruturação das atividades práticas entre as coleções e dentro de cada coleção. As atividades práticas propostas para trabalhar o assunto de Biologia Celular e seus respectivos conteúdos, nos Livros Didáticos analisados restringem-se a tipos específicos de atividades, destacando-se as de caráter experimental e demonstrativo de processos celulares, e as de observação e representação de formas e componentes celulares.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-06-21T02:07:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/96765
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000919128
url http://hdl.handle.net/10183/96765
identifier_str_mv 000919128
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96765/1/000919128.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96765/2/000919128.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96765/3/000919128.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv dbb1a2b247a517dfd99dd82a63e3982d
ed9677dc7c07fe64e1c9b514aa7a0d8d
f8888f0efec6328285d20447aa6fb6b5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447128564039680