Formas da explicação : matemática, então?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kuhn, Letícia Diello
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/184252
Resumo: No contexto escolar, a explicação se apresenta, muitas vezes, como uma necessidade ao ato de aprender – para que se aprenda algo, alguém deve explicar alguma coisa. Esse trabalho descreve e analisa diferentes formas de manifestação da explicação em atividades relacionadas ao ensino de funções. As atividades foram desenvolvidas na disciplina de Estágio III, do Curso de Licenciatura em Matemática, com uma turma de 1º ano do Ensino Médio. A análise foi realizada considerando a explicação como um método, bem como descrito por Rancière (2003). O método desdobra-se em formas de explicação, tais como as constituídas por Camargo (2011). A partir das análises realizadas foi constituída a explicação-questionadora. Como resultante, percebemos que essa forma de explicação pode vir provocar e instigar a função investigadora dos estudantes por meio de questões que podem levar à expressão do próprio aprendizado. E, assim, gerar outras questões, produtoras de novos caminhos, talvez, emancipadores?
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