Efeitos das ações formativas e das concepções epistemológicas nas práticas docentes de uma futura professora de química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/142273 |
Resumo: | Este trabalho compõe um estudo de caso, no âmbito da formação de professores de Química, que visou analisar o sinergismo entre as concepções epistemológicas e as ações formativas vivenciadas no Curso de Licenciatura em Química Noturno da UFRGS na prática docente de uma licencianda. Nesse sentido, buscou-se identificar os modelos didáticos utilizados por ela nos Planos de Trabalho empreendidos nas Escolas de Educação Básica em que a licencianda realizou seus estágios. Para tanto, utilizou-se do aporte teórico de Rafael Porlán Ariza e Ana Garcia Rivero sobre a evolução do conhecimento profissional docente. Os resultados da investigação evidenciaram que, no período dos estágios, a licencianda progrediu para estágios intermediários do processo de desenvolvimento profissional. Além disso, verificaram-se evidências da inter-relação entre as diferentes experiências acadêmicas do curso e as práticas docentes utilizadas pela futura professora. Dessa forma, apontam-se contribuições para o melhor entendimento dos processos de evolução das concepções epistemológicas de professores em formação. |
id |
UFRGS-2_8a747adc2cc3404eb7199366cf80db23 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142273 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Passos, Camila GreffDel Pino, Jose Claudio2016-06-04T02:09:16Z20151982-873Xhttp://hdl.handle.net/10183/142273000987522Este trabalho compõe um estudo de caso, no âmbito da formação de professores de Química, que visou analisar o sinergismo entre as concepções epistemológicas e as ações formativas vivenciadas no Curso de Licenciatura em Química Noturno da UFRGS na prática docente de uma licencianda. Nesse sentido, buscou-se identificar os modelos didáticos utilizados por ela nos Planos de Trabalho empreendidos nas Escolas de Educação Básica em que a licencianda realizou seus estágios. Para tanto, utilizou-se do aporte teórico de Rafael Porlán Ariza e Ana Garcia Rivero sobre a evolução do conhecimento profissional docente. Os resultados da investigação evidenciaram que, no período dos estágios, a licencianda progrediu para estágios intermediários do processo de desenvolvimento profissional. Além disso, verificaram-se evidências da inter-relação entre as diferentes experiências acadêmicas do curso e as práticas docentes utilizadas pela futura professora. Dessa forma, apontam-se contribuições para o melhor entendimento dos processos de evolução das concepções epistemológicas de professores em formação.This paper comprises a case study within the scope of Chemistry teacher formation aimed at analyzing the synergism between epistemological conceptions and formative actions experienced in the Licenciate degree in the Chemistry evening course at UFRGS in the teaching practices of an undergraduate teacher. In this sense, the identification of the didactic models used by the undergraduate was sought in the Work Plans employed in Elementary Education Schools in the licencianda held its internships. For such, Rafael Porlán Ariza e Ana Garcia Rivero theoretical foundation on the evolution of teacher’s professional knowledge was used. The results of the study made evident that during the internship period the undergraduate progressed to the intermediate stages in the professional development. Furthermore, evidence was found of the interrelation between different academic experiences in the course and the teaching practices used by the future teacher. This way, contributions may be pointed out for a better understanding of the evolution processes of epistemological conceptions of teachers during their formation.application/pdfporRevista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia. Ponta Grossa. Vol. 8, n. 3 (maio/ago. 2015), p. 181-212Formação de professores : QuímicaPrática pedagógicaEnsino de quimicaTeacher formationDidactic modelsEpistemologicalEfeitos das ações formativas e das concepções epistemológicas nas práticas docentes de uma futura professora de químicaThe effects of formation actions and epistemological conceptions in the teaching practices of a future chemistry teacher info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000987522.pdf000987522.pdfTexto completoapplication/pdf734417http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142273/1/000987522.pdf314380f956dd2220e898f9756e2f9903MD51TEXT000987522.pdf.txt000987522.pdf.txtExtracted Texttext/plain85316http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142273/2/000987522.pdf.txtd37685b1efdd00222041a5d6a27429beMD52THUMBNAIL000987522.pdf.jpg000987522.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1814http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142273/3/000987522.pdf.jpgf323ce97a1f835677c3fb47e9ca299aeMD5310183/1422732018-10-26 09:39:27.936oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142273Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T12:39:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Efeitos das ações formativas e das concepções epistemológicas nas práticas docentes de uma futura professora de química |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The effects of formation actions and epistemological conceptions in the teaching practices of a future chemistry teacher |
title |
Efeitos das ações formativas e das concepções epistemológicas nas práticas docentes de uma futura professora de química |
spellingShingle |
Efeitos das ações formativas e das concepções epistemológicas nas práticas docentes de uma futura professora de química Passos, Camila Greff Formação de professores : Química Prática pedagógica Ensino de quimica Teacher formation Didactic models Epistemological |
title_short |
Efeitos das ações formativas e das concepções epistemológicas nas práticas docentes de uma futura professora de química |
title_full |
Efeitos das ações formativas e das concepções epistemológicas nas práticas docentes de uma futura professora de química |
title_fullStr |
Efeitos das ações formativas e das concepções epistemológicas nas práticas docentes de uma futura professora de química |
title_full_unstemmed |
Efeitos das ações formativas e das concepções epistemológicas nas práticas docentes de uma futura professora de química |
title_sort |
Efeitos das ações formativas e das concepções epistemológicas nas práticas docentes de uma futura professora de química |
author |
Passos, Camila Greff |
author_facet |
Passos, Camila Greff Del Pino, Jose Claudio |
author_role |
author |
author2 |
Del Pino, Jose Claudio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Passos, Camila Greff Del Pino, Jose Claudio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores : Química Prática pedagógica Ensino de quimica |
topic |
Formação de professores : Química Prática pedagógica Ensino de quimica Teacher formation Didactic models Epistemological |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teacher formation Didactic models Epistemological |
description |
Este trabalho compõe um estudo de caso, no âmbito da formação de professores de Química, que visou analisar o sinergismo entre as concepções epistemológicas e as ações formativas vivenciadas no Curso de Licenciatura em Química Noturno da UFRGS na prática docente de uma licencianda. Nesse sentido, buscou-se identificar os modelos didáticos utilizados por ela nos Planos de Trabalho empreendidos nas Escolas de Educação Básica em que a licencianda realizou seus estágios. Para tanto, utilizou-se do aporte teórico de Rafael Porlán Ariza e Ana Garcia Rivero sobre a evolução do conhecimento profissional docente. Os resultados da investigação evidenciaram que, no período dos estágios, a licencianda progrediu para estágios intermediários do processo de desenvolvimento profissional. Além disso, verificaram-se evidências da inter-relação entre as diferentes experiências acadêmicas do curso e as práticas docentes utilizadas pela futura professora. Dessa forma, apontam-se contribuições para o melhor entendimento dos processos de evolução das concepções epistemológicas de professores em formação. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-04T02:09:16Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/142273 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1982-873X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000987522 |
identifier_str_mv |
1982-873X 000987522 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/142273 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia. Ponta Grossa. Vol. 8, n. 3 (maio/ago. 2015), p. 181-212 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142273/1/000987522.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142273/2/000987522.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142273/3/000987522.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
314380f956dd2220e898f9756e2f9903 d37685b1efdd00222041a5d6a27429be f323ce97a1f835677c3fb47e9ca299ae |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224902375636992 |