Efeitos das ações formativas e das concepções epistemológicas nas práticas docentes de uma futura professora de química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passos, Camila Greff
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Del Pino, Jose Claudio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/142273
Resumo: Este trabalho compõe um estudo de caso, no âmbito da formação de professores de Química, que visou analisar o sinergismo entre as concepções epistemológicas e as ações formativas vivenciadas no Curso de Licenciatura em Química Noturno da UFRGS na prática docente de uma licencianda. Nesse sentido, buscou-se identificar os modelos didáticos utilizados por ela nos Planos de Trabalho empreendidos nas Escolas de Educação Básica em que a licencianda realizou seus estágios. Para tanto, utilizou-se do aporte teórico de Rafael Porlán Ariza e Ana Garcia Rivero sobre a evolução do conhecimento profissional docente. Os resultados da investigação evidenciaram que, no período dos estágios, a licencianda progrediu para estágios intermediários do processo de desenvolvimento profissional. Além disso, verificaram-se evidências da inter-relação entre as diferentes experiências acadêmicas do curso e as práticas docentes utilizadas pela futura professora. Dessa forma, apontam-se contribuições para o melhor entendimento dos processos de evolução das concepções epistemológicas de professores em formação.
id UFRGS-2_8a747adc2cc3404eb7199366cf80db23
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142273
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Passos, Camila GreffDel Pino, Jose Claudio2016-06-04T02:09:16Z20151982-873Xhttp://hdl.handle.net/10183/142273000987522Este trabalho compõe um estudo de caso, no âmbito da formação de professores de Química, que visou analisar o sinergismo entre as concepções epistemológicas e as ações formativas vivenciadas no Curso de Licenciatura em Química Noturno da UFRGS na prática docente de uma licencianda. Nesse sentido, buscou-se identificar os modelos didáticos utilizados por ela nos Planos de Trabalho empreendidos nas Escolas de Educação Básica em que a licencianda realizou seus estágios. Para tanto, utilizou-se do aporte teórico de Rafael Porlán Ariza e Ana Garcia Rivero sobre a evolução do conhecimento profissional docente. Os resultados da investigação evidenciaram que, no período dos estágios, a licencianda progrediu para estágios intermediários do processo de desenvolvimento profissional. Além disso, verificaram-se evidências da inter-relação entre as diferentes experiências acadêmicas do curso e as práticas docentes utilizadas pela futura professora. Dessa forma, apontam-se contribuições para o melhor entendimento dos processos de evolução das concepções epistemológicas de professores em formação.This paper comprises a case study within the scope of Chemistry teacher formation aimed at analyzing the synergism between epistemological conceptions and formative actions experienced in the Licenciate degree in the Chemistry evening course at UFRGS in the teaching practices of an undergraduate teacher. In this sense, the identification of the didactic models used by the undergraduate was sought in the Work Plans employed in Elementary Education Schools in the licencianda held its internships. For such, Rafael Porlán Ariza e Ana Garcia Rivero theoretical foundation on the evolution of teacher’s professional knowledge was used. The results of the study made evident that during the internship period the undergraduate progressed to the intermediate stages in the professional development. Furthermore, evidence was found of the interrelation between different academic experiences in the course and the teaching practices used by the future teacher. This way, contributions may be pointed out for a better understanding of the evolution processes of epistemological conceptions of teachers during their formation.application/pdfporRevista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia. Ponta Grossa. Vol. 8, n. 3 (maio/ago. 2015), p. 181-212Formação de professores : QuímicaPrática pedagógicaEnsino de quimicaTeacher formationDidactic modelsEpistemologicalEfeitos das ações formativas e das concepções epistemológicas nas práticas docentes de uma futura professora de químicaThe effects of formation actions and epistemological conceptions in the teaching practices of a future chemistry teacher info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000987522.pdf000987522.pdfTexto completoapplication/pdf734417http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142273/1/000987522.pdf314380f956dd2220e898f9756e2f9903MD51TEXT000987522.pdf.txt000987522.pdf.txtExtracted Texttext/plain85316http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142273/2/000987522.pdf.txtd37685b1efdd00222041a5d6a27429beMD52THUMBNAIL000987522.pdf.jpg000987522.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1814http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142273/3/000987522.pdf.jpgf323ce97a1f835677c3fb47e9ca299aeMD5310183/1422732018-10-26 09:39:27.936oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142273Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T12:39:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Efeitos das ações formativas e das concepções epistemológicas nas práticas docentes de uma futura professora de química
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The effects of formation actions and epistemological conceptions in the teaching practices of a future chemistry teacher
title Efeitos das ações formativas e das concepções epistemológicas nas práticas docentes de uma futura professora de química
spellingShingle Efeitos das ações formativas e das concepções epistemológicas nas práticas docentes de uma futura professora de química
Passos, Camila Greff
Formação de professores : Química
Prática pedagógica
Ensino de quimica
Teacher formation
Didactic models
Epistemological
title_short Efeitos das ações formativas e das concepções epistemológicas nas práticas docentes de uma futura professora de química
title_full Efeitos das ações formativas e das concepções epistemológicas nas práticas docentes de uma futura professora de química
title_fullStr Efeitos das ações formativas e das concepções epistemológicas nas práticas docentes de uma futura professora de química
title_full_unstemmed Efeitos das ações formativas e das concepções epistemológicas nas práticas docentes de uma futura professora de química
title_sort Efeitos das ações formativas e das concepções epistemológicas nas práticas docentes de uma futura professora de química
author Passos, Camila Greff
author_facet Passos, Camila Greff
Del Pino, Jose Claudio
author_role author
author2 Del Pino, Jose Claudio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Passos, Camila Greff
Del Pino, Jose Claudio
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores : Química
Prática pedagógica
Ensino de quimica
topic Formação de professores : Química
Prática pedagógica
Ensino de quimica
Teacher formation
Didactic models
Epistemological
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher formation
Didactic models
Epistemological
description Este trabalho compõe um estudo de caso, no âmbito da formação de professores de Química, que visou analisar o sinergismo entre as concepções epistemológicas e as ações formativas vivenciadas no Curso de Licenciatura em Química Noturno da UFRGS na prática docente de uma licencianda. Nesse sentido, buscou-se identificar os modelos didáticos utilizados por ela nos Planos de Trabalho empreendidos nas Escolas de Educação Básica em que a licencianda realizou seus estágios. Para tanto, utilizou-se do aporte teórico de Rafael Porlán Ariza e Ana Garcia Rivero sobre a evolução do conhecimento profissional docente. Os resultados da investigação evidenciaram que, no período dos estágios, a licencianda progrediu para estágios intermediários do processo de desenvolvimento profissional. Além disso, verificaram-se evidências da inter-relação entre as diferentes experiências acadêmicas do curso e as práticas docentes utilizadas pela futura professora. Dessa forma, apontam-se contribuições para o melhor entendimento dos processos de evolução das concepções epistemológicas de professores em formação.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-04T02:09:16Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/142273
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1982-873X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000987522
identifier_str_mv 1982-873X
000987522
url http://hdl.handle.net/10183/142273
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia. Ponta Grossa. Vol. 8, n. 3 (maio/ago. 2015), p. 181-212
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142273/1/000987522.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142273/2/000987522.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142273/3/000987522.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 314380f956dd2220e898f9756e2f9903
d37685b1efdd00222041a5d6a27429be
f323ce97a1f835677c3fb47e9ca299ae
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224902375636992