Efeitos das ações formativas e das concepções epistemológicas nas práticas docentes de uma futura professora de química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passos, Camila Greff
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Del Pino, José Claudio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1834
Resumo: Este trabalho compõe um estudo de caso, no âmbito da formação de professores de Química, que visou analisar o sinergismo entre as concepções epistemológicas e as ações formativas vivenciadas no Curso de Licenciatura em Química Noturno da UFRGS na prática docente de uma licencianda. Nesse sentido, buscou-se identificar os modelos didáticos utilizados por ela nos Planos de Trabalho empreendidos nas Escolas de Educação Básica em que a licencianda realizou seus estágios.  Para tanto, utilizou-se do aporte teórico de Rafael Porlán Ariza e Ana Garcia Rivero sobre a evolução do conhecimento profissional docente. Os resultados da investigação evidenciaram que, no período dos estágios, a licencianda progrediu para estágios intermediários do processo de desenvolvimento profissional. Além disso, verificaram-se evidências da inter-relação entre as diferentes experiências acadêmicas do curso e as práticas docentes utilizadas pela futura professora. Dessa forma, apontam-se contribuições para o melhor entendimento dos processos de evolução das concepções epistemológicas de professores em formação.
id UTFPR-7_5fddf21a854ff70b9c9aba91a878a58f
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/1834
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Efeitos das ações formativas e das concepções epistemológicas nas práticas docentes de uma futura professora de químicaEste trabalho compõe um estudo de caso, no âmbito da formação de professores de Química, que visou analisar o sinergismo entre as concepções epistemológicas e as ações formativas vivenciadas no Curso de Licenciatura em Química Noturno da UFRGS na prática docente de uma licencianda. Nesse sentido, buscou-se identificar os modelos didáticos utilizados por ela nos Planos de Trabalho empreendidos nas Escolas de Educação Básica em que a licencianda realizou seus estágios.  Para tanto, utilizou-se do aporte teórico de Rafael Porlán Ariza e Ana Garcia Rivero sobre a evolução do conhecimento profissional docente. Os resultados da investigação evidenciaram que, no período dos estágios, a licencianda progrediu para estágios intermediários do processo de desenvolvimento profissional. Além disso, verificaram-se evidências da inter-relação entre as diferentes experiências acadêmicas do curso e as práticas docentes utilizadas pela futura professora. Dessa forma, apontam-se contribuições para o melhor entendimento dos processos de evolução das concepções epistemológicas de professores em formação.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CAPESPassos, Camila GreffDel Pino, José Claudio2015-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/183410.3895/rbect.v8n3.1834Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 3 (2015)1982-873X10.3895/rbect.v8n2reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1834/2184Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-18T13:41:26Zoai:periodicos.utfpr:article/1834Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2015-11-18T13:41:26Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos das ações formativas e das concepções epistemológicas nas práticas docentes de uma futura professora de química
title Efeitos das ações formativas e das concepções epistemológicas nas práticas docentes de uma futura professora de química
spellingShingle Efeitos das ações formativas e das concepções epistemológicas nas práticas docentes de uma futura professora de química
Passos, Camila Greff
title_short Efeitos das ações formativas e das concepções epistemológicas nas práticas docentes de uma futura professora de química
title_full Efeitos das ações formativas e das concepções epistemológicas nas práticas docentes de uma futura professora de química
title_fullStr Efeitos das ações formativas e das concepções epistemológicas nas práticas docentes de uma futura professora de química
title_full_unstemmed Efeitos das ações formativas e das concepções epistemológicas nas práticas docentes de uma futura professora de química
title_sort Efeitos das ações formativas e das concepções epistemológicas nas práticas docentes de uma futura professora de química
author Passos, Camila Greff
author_facet Passos, Camila Greff
Del Pino, José Claudio
author_role author
author2 Del Pino, José Claudio
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Passos, Camila Greff
Del Pino, José Claudio
description Este trabalho compõe um estudo de caso, no âmbito da formação de professores de Química, que visou analisar o sinergismo entre as concepções epistemológicas e as ações formativas vivenciadas no Curso de Licenciatura em Química Noturno da UFRGS na prática docente de uma licencianda. Nesse sentido, buscou-se identificar os modelos didáticos utilizados por ela nos Planos de Trabalho empreendidos nas Escolas de Educação Básica em que a licencianda realizou seus estágios.  Para tanto, utilizou-se do aporte teórico de Rafael Porlán Ariza e Ana Garcia Rivero sobre a evolução do conhecimento profissional docente. Os resultados da investigação evidenciaram que, no período dos estágios, a licencianda progrediu para estágios intermediários do processo de desenvolvimento profissional. Além disso, verificaram-se evidências da inter-relação entre as diferentes experiências acadêmicas do curso e as práticas docentes utilizadas pela futura professora. Dessa forma, apontam-se contribuições para o melhor entendimento dos processos de evolução das concepções epistemológicas de professores em formação.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-19
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1834
10.3895/rbect.v8n3.1834
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1834
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v8n3.1834
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1834/2184
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 3 (2015)
1982-873X
10.3895/rbect.v8n2
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713870051147776