Tecnologias na escola: algumas experiências e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dutra, Italo Modesto
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Lacerda, Rosália Procasko
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/34868
Resumo: A necessidade de transformar a sala de aula tem levado a maioria das escolas públicas e privadas ao uso de novas tecnologias e ao repensar de metodologias na tentativa de construir um currículo que contemple os interesses dos alunos e as mudanças globais que ocorrem tão rapidamente. Dessa forma, a pesquisa em sala de aula e o uso da Internet têm lugar de destaque no cenário educativo, embora, muitas vezes, não reflitam mudanças pedagógicas de fato, deixando de integrar-se ao currículo e transformando-se em meros apêndices da grade curricular. Pressupondo-se que a possibilidade de interagir com outros sujeitos seja o fundamental papel do uso da tecnologia na escola, pretendemos, neste artigo, refletir sobre alguns recursos da Internet utilizados com alunos e professores a partir de nossa experiência em parcerias com escolas públicas brasileiras.
id UFRGS-2_8a97c82b17821ad90af6cf6c135ceae4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/34868
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Dutra, Italo ModestoLacerda, Rosália Procasko2011-11-26T01:24:31Z20031679-1916http://hdl.handle.net/10183/34868000734077A necessidade de transformar a sala de aula tem levado a maioria das escolas públicas e privadas ao uso de novas tecnologias e ao repensar de metodologias na tentativa de construir um currículo que contemple os interesses dos alunos e as mudanças globais que ocorrem tão rapidamente. Dessa forma, a pesquisa em sala de aula e o uso da Internet têm lugar de destaque no cenário educativo, embora, muitas vezes, não reflitam mudanças pedagógicas de fato, deixando de integrar-se ao currículo e transformando-se em meros apêndices da grade curricular. Pressupondo-se que a possibilidade de interagir com outros sujeitos seja o fundamental papel do uso da tecnologia na escola, pretendemos, neste artigo, refletir sobre alguns recursos da Internet utilizados com alunos e professores a partir de nossa experiência em parcerias com escolas públicas brasileiras.The continuous transformations of school and society leads to a rational and efficient use of the new technologies as a way to rethink methods and curriculum with the main goal to respect students’ needs and global changes. We assume that increase the possibilities of interaction with other teachers and students is, fundamentally, the role of technologies in school. We intent to show, in this paper, a little of our experience in using technology with another Public Brazilian Schools, and so discuss possibilities and new challenges of technology integration in the school.9application/pdfporRENOTE : Revista Novas Tecnologias na Educação. Vol. 1, n.1 (2003), 8 f.Tecnologia educacional : Ambiente de aprendizagemInternet : EscolaInternet : EnsinoInformática : EducaçãoInternetInteractionSchoolConstrutivismTecnologias na escola: algumas experiências e possibilidadesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000734077.pdf.txt000734077.pdf.txtExtracted Texttext/plain15763http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/34868/2/000734077.pdf.txteba19d3d8d42e5a1140d3d9cf369d7b6MD52ORIGINAL000734077.pdf000734077.pdfTexto completoapplication/pdf494878http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/34868/1/000734077.pdf5a5c9726d5048d9f45a7d776855d71f3MD51THUMBNAIL000734077.pdf.jpg000734077.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1732http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/34868/3/000734077.pdf.jpgd37dc5bce1f397eedd2a27571f75cd9eMD5310183/348682018-10-05 08:05:52.436oai:www.lume.ufrgs.br:10183/34868Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T11:05:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tecnologias na escola: algumas experiências e possibilidades
title Tecnologias na escola: algumas experiências e possibilidades
spellingShingle Tecnologias na escola: algumas experiências e possibilidades
Dutra, Italo Modesto
Tecnologia educacional : Ambiente de aprendizagem
Internet : Escola
Internet : Ensino
Informática : Educação
Internet
Interaction
School
Construtivism
title_short Tecnologias na escola: algumas experiências e possibilidades
title_full Tecnologias na escola: algumas experiências e possibilidades
title_fullStr Tecnologias na escola: algumas experiências e possibilidades
title_full_unstemmed Tecnologias na escola: algumas experiências e possibilidades
title_sort Tecnologias na escola: algumas experiências e possibilidades
author Dutra, Italo Modesto
author_facet Dutra, Italo Modesto
Lacerda, Rosália Procasko
author_role author
author2 Lacerda, Rosália Procasko
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dutra, Italo Modesto
Lacerda, Rosália Procasko
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional : Ambiente de aprendizagem
Internet : Escola
Internet : Ensino
Informática : Educação
topic Tecnologia educacional : Ambiente de aprendizagem
Internet : Escola
Internet : Ensino
Informática : Educação
Internet
Interaction
School
Construtivism
dc.subject.eng.fl_str_mv Internet
Interaction
School
Construtivism
description A necessidade de transformar a sala de aula tem levado a maioria das escolas públicas e privadas ao uso de novas tecnologias e ao repensar de metodologias na tentativa de construir um currículo que contemple os interesses dos alunos e as mudanças globais que ocorrem tão rapidamente. Dessa forma, a pesquisa em sala de aula e o uso da Internet têm lugar de destaque no cenário educativo, embora, muitas vezes, não reflitam mudanças pedagógicas de fato, deixando de integrar-se ao currículo e transformando-se em meros apêndices da grade curricular. Pressupondo-se que a possibilidade de interagir com outros sujeitos seja o fundamental papel do uso da tecnologia na escola, pretendemos, neste artigo, refletir sobre alguns recursos da Internet utilizados com alunos e professores a partir de nossa experiência em parcerias com escolas públicas brasileiras.
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-11-26T01:24:31Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/34868
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000734077
identifier_str_mv 1679-1916
000734077
url http://hdl.handle.net/10183/34868
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : Revista Novas Tecnologias na Educação. Vol. 1, n.1 (2003), 8 f.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/34868/2/000734077.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/34868/1/000734077.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/34868/3/000734077.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv eba19d3d8d42e5a1140d3d9cf369d7b6
5a5c9726d5048d9f45a7d776855d71f3
d37dc5bce1f397eedd2a27571f75cd9e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447439571681280