Tecnologias na escola: algumas experiências e possibilidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/34868 |
Resumo: | A necessidade de transformar a sala de aula tem levado a maioria das escolas públicas e privadas ao uso de novas tecnologias e ao repensar de metodologias na tentativa de construir um currículo que contemple os interesses dos alunos e as mudanças globais que ocorrem tão rapidamente. Dessa forma, a pesquisa em sala de aula e o uso da Internet têm lugar de destaque no cenário educativo, embora, muitas vezes, não reflitam mudanças pedagógicas de fato, deixando de integrar-se ao currículo e transformando-se em meros apêndices da grade curricular. Pressupondo-se que a possibilidade de interagir com outros sujeitos seja o fundamental papel do uso da tecnologia na escola, pretendemos, neste artigo, refletir sobre alguns recursos da Internet utilizados com alunos e professores a partir de nossa experiência em parcerias com escolas públicas brasileiras. |
id |
UFRGS-2_8a97c82b17821ad90af6cf6c135ceae4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/34868 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Dutra, Italo ModestoLacerda, Rosália Procasko2011-11-26T01:24:31Z20031679-1916http://hdl.handle.net/10183/34868000734077A necessidade de transformar a sala de aula tem levado a maioria das escolas públicas e privadas ao uso de novas tecnologias e ao repensar de metodologias na tentativa de construir um currículo que contemple os interesses dos alunos e as mudanças globais que ocorrem tão rapidamente. Dessa forma, a pesquisa em sala de aula e o uso da Internet têm lugar de destaque no cenário educativo, embora, muitas vezes, não reflitam mudanças pedagógicas de fato, deixando de integrar-se ao currículo e transformando-se em meros apêndices da grade curricular. Pressupondo-se que a possibilidade de interagir com outros sujeitos seja o fundamental papel do uso da tecnologia na escola, pretendemos, neste artigo, refletir sobre alguns recursos da Internet utilizados com alunos e professores a partir de nossa experiência em parcerias com escolas públicas brasileiras.The continuous transformations of school and society leads to a rational and efficient use of the new technologies as a way to rethink methods and curriculum with the main goal to respect students’ needs and global changes. We assume that increase the possibilities of interaction with other teachers and students is, fundamentally, the role of technologies in school. We intent to show, in this paper, a little of our experience in using technology with another Public Brazilian Schools, and so discuss possibilities and new challenges of technology integration in the school.9application/pdfporRENOTE : Revista Novas Tecnologias na Educação. Vol. 1, n.1 (2003), 8 f.Tecnologia educacional : Ambiente de aprendizagemInternet : EscolaInternet : EnsinoInformática : EducaçãoInternetInteractionSchoolConstrutivismTecnologias na escola: algumas experiências e possibilidadesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000734077.pdf.txt000734077.pdf.txtExtracted Texttext/plain15763http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/34868/2/000734077.pdf.txteba19d3d8d42e5a1140d3d9cf369d7b6MD52ORIGINAL000734077.pdf000734077.pdfTexto completoapplication/pdf494878http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/34868/1/000734077.pdf5a5c9726d5048d9f45a7d776855d71f3MD51THUMBNAIL000734077.pdf.jpg000734077.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1732http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/34868/3/000734077.pdf.jpgd37dc5bce1f397eedd2a27571f75cd9eMD5310183/348682018-10-05 08:05:52.436oai:www.lume.ufrgs.br:10183/34868Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T11:05:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Tecnologias na escola: algumas experiências e possibilidades |
title |
Tecnologias na escola: algumas experiências e possibilidades |
spellingShingle |
Tecnologias na escola: algumas experiências e possibilidades Dutra, Italo Modesto Tecnologia educacional : Ambiente de aprendizagem Internet : Escola Internet : Ensino Informática : Educação Internet Interaction School Construtivism |
title_short |
Tecnologias na escola: algumas experiências e possibilidades |
title_full |
Tecnologias na escola: algumas experiências e possibilidades |
title_fullStr |
Tecnologias na escola: algumas experiências e possibilidades |
title_full_unstemmed |
Tecnologias na escola: algumas experiências e possibilidades |
title_sort |
Tecnologias na escola: algumas experiências e possibilidades |
author |
Dutra, Italo Modesto |
author_facet |
Dutra, Italo Modesto Lacerda, Rosália Procasko |
author_role |
author |
author2 |
Lacerda, Rosália Procasko |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dutra, Italo Modesto Lacerda, Rosália Procasko |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia educacional : Ambiente de aprendizagem Internet : Escola Internet : Ensino Informática : Educação |
topic |
Tecnologia educacional : Ambiente de aprendizagem Internet : Escola Internet : Ensino Informática : Educação Internet Interaction School Construtivism |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Internet Interaction School Construtivism |
description |
A necessidade de transformar a sala de aula tem levado a maioria das escolas públicas e privadas ao uso de novas tecnologias e ao repensar de metodologias na tentativa de construir um currículo que contemple os interesses dos alunos e as mudanças globais que ocorrem tão rapidamente. Dessa forma, a pesquisa em sala de aula e o uso da Internet têm lugar de destaque no cenário educativo, embora, muitas vezes, não reflitam mudanças pedagógicas de fato, deixando de integrar-se ao currículo e transformando-se em meros apêndices da grade curricular. Pressupondo-se que a possibilidade de interagir com outros sujeitos seja o fundamental papel do uso da tecnologia na escola, pretendemos, neste artigo, refletir sobre alguns recursos da Internet utilizados com alunos e professores a partir de nossa experiência em parcerias com escolas públicas brasileiras. |
publishDate |
2003 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2003 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-11-26T01:24:31Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/34868 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000734077 |
identifier_str_mv |
1679-1916 000734077 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/34868 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE : Revista Novas Tecnologias na Educação. Vol. 1, n.1 (2003), 8 f. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/34868/2/000734077.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/34868/1/000734077.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/34868/3/000734077.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
eba19d3d8d42e5a1140d3d9cf369d7b6 5a5c9726d5048d9f45a7d776855d71f3 d37dc5bce1f397eedd2a27571f75cd9e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447439571681280 |