A formação de professores no cenário da qualidade social da educação : algumas questões do Ensino-Remoto Emergencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fontoura, Julian Silveira Diogo de Ávila
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Klering, João Pedro, Silva, Julia Melo da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/271228
Resumo: Compreendendo a importância do debate sobre a qualidade da educação frente às novas e emergentes demandas da formação docente, o estudo aqui apresentado objetiva abordara dimensão da qualidade social na perspectiva de estudantes de cursos de licenciatura a partir do conjunto das experiências dos sujeitos no espaço universitário. Na produção dos dados utilizamos a perspectiva da abordagem qualitativa alinhada ao uso do instrumental das entrevistas semiestruturadas. Já o processo de exploração dos dados se deu através da análise textual discursiva. Os resultados da investigação apontam para a complexidade existente na construção do ideário da qualidade social da educação por parte dos licenciandos, onde o fenômeno da qualidade relaciona-se diretamente com dimensões políticas, sociais, institucionais e culturais.
id UFRGS-2_8aa489dc9f5c4f21be034bc493e7e2a9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271228
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fontoura, Julian Silveira Diogo de ÁvilaKlering, João PedroSilva, Julia Melo da2024-01-30T04:43:09Z20231982-3207http://hdl.handle.net/10183/271228001195264Compreendendo a importância do debate sobre a qualidade da educação frente às novas e emergentes demandas da formação docente, o estudo aqui apresentado objetiva abordara dimensão da qualidade social na perspectiva de estudantes de cursos de licenciatura a partir do conjunto das experiências dos sujeitos no espaço universitário. Na produção dos dados utilizamos a perspectiva da abordagem qualitativa alinhada ao uso do instrumental das entrevistas semiestruturadas. Já o processo de exploração dos dados se deu através da análise textual discursiva. Os resultados da investigação apontam para a complexidade existente na construção do ideário da qualidade social da educação por parte dos licenciandos, onde o fenômeno da qualidade relaciona-se diretamente com dimensões políticas, sociais, institucionais e culturais.Understanding the importance of the debate on the quality of education in view of the new and emerging demands of teacher training, the study presented here aims to approachthe dimension of social quality from the perspective of undergraduate students, based on the set of experiences of the subjects in the space university. In the production of data, we used the perspective of a qualitative approach aligned with the use of instruments for semi-structured interviews.While the data exploration process took place through discursive extual analysis. The results of the investigation point to the existing complexity in the construction of the ideals of the social quality of education by the undergraduates, where the phenomenon of quality is directly related to political, social, institutional and cultural dimensions.Entendiendo la importancia del debate sobre la calidad de la educación frente a las nuevas y emergentes demandas de formación docente, el estudio aquí presentado pretende abordar la dimensión de la calidad social desde la perspectiva delos estudiantes de pregrado, a partir del conjunto de experiencias de los sujetos en el espacio universitario.En la producción de datos utilizamos la perspectiva de un enfoque cualitativo alineado con el uso de entrevistas semiestructuradas.Yael proceso de exploración de datos se llevó a cabo a través del análisis textual discursivo. Los resultados de la investigación apuntan a la complejidad que existe en la construcción de ideas sobre la calidad social de la educación por parte de los estudiantes de pregrado, donde el fenómeno de la calidad está directamente relacionado con dimensiones políticas, sociales, institucionales y culturales.application/pdfporPolíticas educativas : revista do Programa Políticas Educativas do Núcleo Disciplinário Educação para a Integração da Associação de Universidades Grupo Montevidéu. Vol. 17, n.2 (2023), p. 1-18ProfessorQualidade da educaçãoQuality of EducationTeaching TrainingEmerging ContextCalidad de educaciónFormación de ProfesoresContexto emergenteA formação de professores no cenário da qualidade social da educação : algumas questões do Ensino-Remoto EmergencialTeacher trainingin the scenario of social quality of education some questions about emergency remote teachingLa formación docente en el escenario de calidad social de la educación algunas preguntas sobre la enseñanza remota de emergenciainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001195264.pdf.txt001195264.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271228/2/001195264.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001195264.pdfTexto completoapplication/pdf5744474http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271228/1/001195264.pdfd06860b82b64c302b16ce9022c2014dcMD5110183/2712282024-01-31 06:01:16.330872oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271228Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-01-31T08:01:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A formação de professores no cenário da qualidade social da educação : algumas questões do Ensino-Remoto Emergencial
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Teacher trainingin the scenario of social quality of education some questions about emergency remote teaching
dc.title.alternative.es.fl_str_mv La formación docente en el escenario de calidad social de la educación algunas preguntas sobre la enseñanza remota de emergencia
title A formação de professores no cenário da qualidade social da educação : algumas questões do Ensino-Remoto Emergencial
spellingShingle A formação de professores no cenário da qualidade social da educação : algumas questões do Ensino-Remoto Emergencial
Fontoura, Julian Silveira Diogo de Ávila
Professor
Qualidade da educação
Quality of Education
Teaching Training
Emerging Context
Calidad de educación
Formación de Profesores
Contexto emergente
title_short A formação de professores no cenário da qualidade social da educação : algumas questões do Ensino-Remoto Emergencial
title_full A formação de professores no cenário da qualidade social da educação : algumas questões do Ensino-Remoto Emergencial
title_fullStr A formação de professores no cenário da qualidade social da educação : algumas questões do Ensino-Remoto Emergencial
title_full_unstemmed A formação de professores no cenário da qualidade social da educação : algumas questões do Ensino-Remoto Emergencial
title_sort A formação de professores no cenário da qualidade social da educação : algumas questões do Ensino-Remoto Emergencial
author Fontoura, Julian Silveira Diogo de Ávila
author_facet Fontoura, Julian Silveira Diogo de Ávila
Klering, João Pedro
Silva, Julia Melo da
author_role author
author2 Klering, João Pedro
Silva, Julia Melo da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fontoura, Julian Silveira Diogo de Ávila
Klering, João Pedro
Silva, Julia Melo da
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Qualidade da educação
topic Professor
Qualidade da educação
Quality of Education
Teaching Training
Emerging Context
Calidad de educación
Formación de Profesores
Contexto emergente
dc.subject.eng.fl_str_mv Quality of Education
Teaching Training
Emerging Context
dc.subject.spa.fl_str_mv Calidad de educación
Formación de Profesores
Contexto emergente
description Compreendendo a importância do debate sobre a qualidade da educação frente às novas e emergentes demandas da formação docente, o estudo aqui apresentado objetiva abordara dimensão da qualidade social na perspectiva de estudantes de cursos de licenciatura a partir do conjunto das experiências dos sujeitos no espaço universitário. Na produção dos dados utilizamos a perspectiva da abordagem qualitativa alinhada ao uso do instrumental das entrevistas semiestruturadas. Já o processo de exploração dos dados se deu através da análise textual discursiva. Os resultados da investigação apontam para a complexidade existente na construção do ideário da qualidade social da educação por parte dos licenciandos, onde o fenômeno da qualidade relaciona-se diretamente com dimensões políticas, sociais, institucionais e culturais.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-01-30T04:43:09Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/271228
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1982-3207
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001195264
identifier_str_mv 1982-3207
001195264
url http://hdl.handle.net/10183/271228
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Políticas educativas : revista do Programa Políticas Educativas do Núcleo Disciplinário Educação para a Integração da Associação de Universidades Grupo Montevidéu. Vol. 17, n.2 (2023), p. 1-18
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271228/2/001195264.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271228/1/001195264.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d06860b82b64c302b16ce9022c2014dc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447851760615424