A formação de professores no cenário da qualidade social da educação : algumas questões do Ensino-Remoto Emergencial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/271228 |
Resumo: | Compreendendo a importância do debate sobre a qualidade da educação frente às novas e emergentes demandas da formação docente, o estudo aqui apresentado objetiva abordara dimensão da qualidade social na perspectiva de estudantes de cursos de licenciatura a partir do conjunto das experiências dos sujeitos no espaço universitário. Na produção dos dados utilizamos a perspectiva da abordagem qualitativa alinhada ao uso do instrumental das entrevistas semiestruturadas. Já o processo de exploração dos dados se deu através da análise textual discursiva. Os resultados da investigação apontam para a complexidade existente na construção do ideário da qualidade social da educação por parte dos licenciandos, onde o fenômeno da qualidade relaciona-se diretamente com dimensões políticas, sociais, institucionais e culturais. |
id |
UFRGS-2_8aa489dc9f5c4f21be034bc493e7e2a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271228 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Fontoura, Julian Silveira Diogo de ÁvilaKlering, João PedroSilva, Julia Melo da2024-01-30T04:43:09Z20231982-3207http://hdl.handle.net/10183/271228001195264Compreendendo a importância do debate sobre a qualidade da educação frente às novas e emergentes demandas da formação docente, o estudo aqui apresentado objetiva abordara dimensão da qualidade social na perspectiva de estudantes de cursos de licenciatura a partir do conjunto das experiências dos sujeitos no espaço universitário. Na produção dos dados utilizamos a perspectiva da abordagem qualitativa alinhada ao uso do instrumental das entrevistas semiestruturadas. Já o processo de exploração dos dados se deu através da análise textual discursiva. Os resultados da investigação apontam para a complexidade existente na construção do ideário da qualidade social da educação por parte dos licenciandos, onde o fenômeno da qualidade relaciona-se diretamente com dimensões políticas, sociais, institucionais e culturais.Understanding the importance of the debate on the quality of education in view of the new and emerging demands of teacher training, the study presented here aims to approachthe dimension of social quality from the perspective of undergraduate students, based on the set of experiences of the subjects in the space university. In the production of data, we used the perspective of a qualitative approach aligned with the use of instruments for semi-structured interviews.While the data exploration process took place through discursive extual analysis. The results of the investigation point to the existing complexity in the construction of the ideals of the social quality of education by the undergraduates, where the phenomenon of quality is directly related to political, social, institutional and cultural dimensions.Entendiendo la importancia del debate sobre la calidad de la educación frente a las nuevas y emergentes demandas de formación docente, el estudio aquí presentado pretende abordar la dimensión de la calidad social desde la perspectiva delos estudiantes de pregrado, a partir del conjunto de experiencias de los sujetos en el espacio universitario.En la producción de datos utilizamos la perspectiva de un enfoque cualitativo alineado con el uso de entrevistas semiestructuradas.Yael proceso de exploración de datos se llevó a cabo a través del análisis textual discursivo. Los resultados de la investigación apuntan a la complejidad que existe en la construcción de ideas sobre la calidad social de la educación por parte de los estudiantes de pregrado, donde el fenómeno de la calidad está directamente relacionado con dimensiones políticas, sociales, institucionales y culturales.application/pdfporPolíticas educativas : revista do Programa Políticas Educativas do Núcleo Disciplinário Educação para a Integração da Associação de Universidades Grupo Montevidéu. Vol. 17, n.2 (2023), p. 1-18ProfessorQualidade da educaçãoQuality of EducationTeaching TrainingEmerging ContextCalidad de educaciónFormación de ProfesoresContexto emergenteA formação de professores no cenário da qualidade social da educação : algumas questões do Ensino-Remoto EmergencialTeacher trainingin the scenario of social quality of education some questions about emergency remote teachingLa formación docente en el escenario de calidad social de la educación algunas preguntas sobre la enseñanza remota de emergenciainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001195264.pdf.txt001195264.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271228/2/001195264.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001195264.pdfTexto completoapplication/pdf5744474http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271228/1/001195264.pdfd06860b82b64c302b16ce9022c2014dcMD5110183/2712282024-01-31 06:01:16.330872oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271228Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-01-31T08:01:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A formação de professores no cenário da qualidade social da educação : algumas questões do Ensino-Remoto Emergencial |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Teacher trainingin the scenario of social quality of education some questions about emergency remote teaching |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
La formación docente en el escenario de calidad social de la educación algunas preguntas sobre la enseñanza remota de emergencia |
title |
A formação de professores no cenário da qualidade social da educação : algumas questões do Ensino-Remoto Emergencial |
spellingShingle |
A formação de professores no cenário da qualidade social da educação : algumas questões do Ensino-Remoto Emergencial Fontoura, Julian Silveira Diogo de Ávila Professor Qualidade da educação Quality of Education Teaching Training Emerging Context Calidad de educación Formación de Profesores Contexto emergente |
title_short |
A formação de professores no cenário da qualidade social da educação : algumas questões do Ensino-Remoto Emergencial |
title_full |
A formação de professores no cenário da qualidade social da educação : algumas questões do Ensino-Remoto Emergencial |
title_fullStr |
A formação de professores no cenário da qualidade social da educação : algumas questões do Ensino-Remoto Emergencial |
title_full_unstemmed |
A formação de professores no cenário da qualidade social da educação : algumas questões do Ensino-Remoto Emergencial |
title_sort |
A formação de professores no cenário da qualidade social da educação : algumas questões do Ensino-Remoto Emergencial |
author |
Fontoura, Julian Silveira Diogo de Ávila |
author_facet |
Fontoura, Julian Silveira Diogo de Ávila Klering, João Pedro Silva, Julia Melo da |
author_role |
author |
author2 |
Klering, João Pedro Silva, Julia Melo da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fontoura, Julian Silveira Diogo de Ávila Klering, João Pedro Silva, Julia Melo da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor Qualidade da educação |
topic |
Professor Qualidade da educação Quality of Education Teaching Training Emerging Context Calidad de educación Formación de Profesores Contexto emergente |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Quality of Education Teaching Training Emerging Context |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Calidad de educación Formación de Profesores Contexto emergente |
description |
Compreendendo a importância do debate sobre a qualidade da educação frente às novas e emergentes demandas da formação docente, o estudo aqui apresentado objetiva abordara dimensão da qualidade social na perspectiva de estudantes de cursos de licenciatura a partir do conjunto das experiências dos sujeitos no espaço universitário. Na produção dos dados utilizamos a perspectiva da abordagem qualitativa alinhada ao uso do instrumental das entrevistas semiestruturadas. Já o processo de exploração dos dados se deu através da análise textual discursiva. Os resultados da investigação apontam para a complexidade existente na construção do ideário da qualidade social da educação por parte dos licenciandos, onde o fenômeno da qualidade relaciona-se diretamente com dimensões políticas, sociais, institucionais e culturais. |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-01-30T04:43:09Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/271228 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1982-3207 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001195264 |
identifier_str_mv |
1982-3207 001195264 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/271228 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Políticas educativas : revista do Programa Políticas Educativas do Núcleo Disciplinário Educação para a Integração da Associação de Universidades Grupo Montevidéu. Vol. 17, n.2 (2023), p. 1-18 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271228/2/001195264.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271228/1/001195264.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d06860b82b64c302b16ce9022c2014dc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447851760615424 |